Educação Matemática: educação básica e superior
					
			
				| 
				CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE CÁLCULO: REFLEXÕES DO GRUPO TRANSIÇÃO DO PROJETO FUNDÃO-UFRJ				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Angela Cassia Biazutti,											Luciano Andrade,											Rafael Filipe Novôa Vaz									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				ARGUMENTAÇÃO E PROVA MATEMÁTICA NO PISA 2012				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Carlos Augusto Aguilar Junior,											João Carlos Caldato Correia									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				MANCALA: O USO DO JOGO COMO RECURSO EDUCACIONAL				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Claudio Henrique Sales de Souza,											Liliana Manuela Gaspar Cerveira da Costa									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				A ESTATÍSTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO 6º ANO: UMA ANÁLISE À LUZ DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											MarÃlia Rodrigues Ginglass									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				PESQUISANDO A TRANSIÇÃODO ENSINO MÉDIO PARA O SUPERIOR NO PROJETO FUNDÃO:  IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO MÉDIO				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Lilian Nasser,											Geneci Alves Sousa,											Marcelo André Torraca									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				A DIVERSIDADE DE RECURSOS NA SALA DE AULA E A CONSTRUÇÃO DO SABER MATEMÁTICO				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Lucia Arruda de Albuquerque Tinoco,											Gilda Maria Quitete Portela,											Johnny Nazareth dos Santos,											Matheus Nascimento dos Santos									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				UM LEVANTAMENTO PRELIMINAR DE DISSERTAÇÕES SOBRE TORRE DE HANÓI				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Larissa de Almeida Reis,											Marcelo Almeida Bairral									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				ESTATÍSTICA NOS ANOS INICIAIS: UMA PROPOSTA CRÍTICA E INTERDISCIPLINAR				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Lorena Rosa Branquinho,											Luciane Lage Pazito,											Bruno de Carvalho Pereira,											Gabriela Félix Brião									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				AS CONTRIBUIÇÕES DA COMISSÃO DE JEAN-PIERRE KAHANE PARA AS REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Karen Coutinho Campos Furtado,											Flávia Trópia,											Maria Helena Monteiro Mendes Baccar									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				GEOMETRIAS EUCLIDIANA E NÃO EUCLIDIANAS: ASPECTOS HISTÓRICOS E REFLEXÕES SOBRE SEU ENSINO				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Maria Helena Monteiro Mendes Baccar,											Flávia Trópia,											Karen Coutinho Campos Furtado									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				FELIX KLEIN E O PROGRAMA DE ERLANGEN: HISTÓRICO E IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Flávia Trópia,											Karen Coutinho Campos Furtado,											Maria Helena Monteiro Mendes Baccar									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				O DESENHO TÉCNICO EM PROCESSO DE SOBREVIVÊNCIA CURRICULAR				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											George William Bravo de Oliveira,											Marcelo Bairral									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				NUMERAMENTO E CONSTRUÇÃO DO NÚMERO POR CRIANÇAS DA REDE PÚBLICA DE DUQUE DE CAXIAS				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Gabriela dos Santos Barbosa,											Jerlan Manaia de Araújo									 | 
				 | 
			
			
		
					
					Educação Matemática: tecnologias e educação a distância
					
			
				| 
				MODELAGEM MATEMÁTICA E NANOTECNOLOGIAS – UMA INTERDISCIPLINARIDADE EM PROL DA EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Flávio Leandro dos Santos									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				IMPACTOS DE UM CURSO DE EXTENSÃO SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA EM AMBIENTES VIRTUAIS NAS PRÁTICAS DE PROFESSORES DURANTE E PÓS-PANDEMIA				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Thays Rayana Santos de Carvalho,											Agnaldo da Conceição Esquincalha									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				DESAFIOS DE SE ENSINAR MATEMÁTICA REMOTAMENTE: OS IMPACTOS DA PANDEMIA COVID-19 NA ROTINA DE PROFESSORES				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Pedro Paulo Mendes da Rocha Marques,											Agnaldo da Conceição Esquincalha									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				UMA PROPOSTA DE MÉTODO PARA APLICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DA TCAM EM VIDEOAULAS				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Andréa Thees									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				UMA METASSÍNTESE DE PESQUISAS SOBRE PRÁTICAS EDUCATIVAS COM A UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Alexander Pires da Silva,											Marcelo Almeida Bairral									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS: UMA BUSCA PRELIMINAR NO CATÁLOGO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Soraya Barcellos Izar,											Marcelo Almeida Bairral									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				O QUE DIZEM (FUTUROS) PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE ISOMETRIAS: UMA ANÁLISE PRELIMINAR				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Thuane da Silveira Silvano,											Marcelo Almeida Bairral									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				INTRODUÇÃO AO CONCEITO DE LIMITE: UMA PROPOSTA BASEADA EM PRESSUPOSTOS DA APRENDIZAGEM INVERTIDA				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Marcio Vieira de Almeida,											Agnaldo Esquincalha									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				UM MAPEAMENTO PRELIMINAR SOBRE A SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Cristiano de Souza Brito,											Marcelo Almeida Bairral									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS PARA  A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NA  EDUCAÇÃO BÁSICA DURANTE A QUARENTENA				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Marcele Da Silva Santos,											Neide Da Fonseca Parracho Sant`Anna									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				EDUCAÇÃO ONLINE: UMA EXPERIÊNCIA UTILIZANDO O FACEBOOK COMO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COM ALUNOS DO 9º ANO				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Adriano Araújo Nascimento,											Marcelo Almeida Bairral									 | 
				 | 
			
			
		
					
					Educação Matemática: formação de professores que ensinam matemática
					
			
				| 
				POSSÍVEIS INTERPELAÇÕES DA DECOLONIALIDADE À PERSPECTIVA DE LEE SHULMAN SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Ivo da Silva Knopp									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS: ANÁLISE PRELIMINAR DE TRABALHOS PUBLICADOS NO XIII ENEM				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Rute Ribeiro Meireles,											Marcelo Almeida Bairral									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				CONSTRUÇÃO COLETIVA DE UM MATERIAL EDUCACIONAL INCLUSIVO PARA UM ALUNO AUTISTA: PRECEPTORA E RESIDENTES NA APROPRIAÇÃO DE NOVAS FORMAS DO FAZER DOCENTE				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Amália Bichara Guimarães,											Gisela Maria da Fonseca Pinto									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				OLHAR A PRODUÇÃO DAS CRIANÇAS: RESSIGNIFICANDO  A  AVALIAÇÃO				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Vania Finholdt Angelo Leite,											Alessandra Holanda Cavalcante Mendes									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				MULHER E PROFESSORA DE MATEMÁTICA: EVIDENCIANDO ARMADILHAS DE INVISIBILIZAÇÃO				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Carolina Salviano Bezerra,											Ulisses Dias da Silva,											Victor Augusto Giraldo									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				TECNOLOGIAS DIGITAIS PRESENTES NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO FINAL DO SÉCULO XX E INÍCIO DO SÉCULO XXI				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Ana Lisa Nishio									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				APRENDIZAGEM DOCENTE AO INTERAGIR COM MATERIAIS CURRICULARES EDUCATIVOS ONLINE				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Darling Domingos Arquieres,											Marcelo Almeida Bairral									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				RESPIRA EDUCAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DE REDE COLABORATIVA DE FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Luciano Roberto Padilha Andrade,											Geneci Alves Sousa,											Alexandre Oliveira Silva									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				DRAMATEMÁTICA: TEATRO E MATEMÁTICA				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											VinÃcius Borovoy de Sant'ana,											Maria Beatriz da Silva Maia Porto									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				Uma reflexão em narrativas sobre a construção de uma nova metodologia em Ensino Matemático (CRIE), e como sua prática afeta Docente e Licenciando				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Lucas Machado O'Neill,											Ulisses Dias da Silva									 | 
				 | 
			
			
		
					
					Educação Matemática: história, currículo e avaliação
					
			
				| 
				AS PROGRESSÕES ARITMÉTICAS E GEOMÉTRICAS NAS VISÕES DOS LIVROS DE SERRASQUEIRO				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Thais Duarte Duarte Neves,											Flávia dos Santos Soares									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				“EU ESCUTO, VOU LÁ, APRENDO, MAS NO FINAL, EU SEI A REALIDADE DA TURMA”: NARRATIVAS DE PRÁTICAS CURRICULARES MATEMÁTICAS NA EJA DA ZONA RURAL DE SOBRAL				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Francisco Josimar Ricardo Xavier,											Adriano Vargas Freitas									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				PISA MATEMÁTICA 2012: ANÁLISE DE ITENS DA SUBÁREA MUDANÇAS E RELAÇÕES				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Maria Isabel Ramalho Ortigão,											Geraldo Eustáquio Moreira,											Carlos Augusto Aguilar Júnior									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				EXPERIÊNCIAS COM MATEMÁTICA MODERNA EM TURMAS DO PRIMEIRO GRAU NA DÉCADA DE 1970: O CASO DO CENTRO EDUCACIONAL DE NITERÓI				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Pedro Nogueira de Marins,											Bruno Alves Dassie									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				ANALISANDO CATEGORIAS DE RESPOSTAS NUMA AVALIAÇÃO INOVADORA NO ENSINO REMOTO				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Daniel Lima,											Lilian Nasser									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				ENSINO DE FUNÇÃO: UMA RELEITURA HISTÓRICO-EPISTEMOLÓGICA DO CONCEITO				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Jeanne Denise Bezerra de Barros,											Alexandre Oliveira Silva,											Gustavo Lima da Silva									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				As práticas avaliativas de professores que utilizam o Laboratório de Ensino de Matemática				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Felipe Olavo Silva,											Rafael Filipe Novoa Vaz,											Paula Monteiro Batista,											Lilian Nasser									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				A VISUALIZAÇÃO EM QUESTÕES DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											ThaÃs Fernanda de Oliveira Settimy									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				LITERACIA FINANCEIRA NO PISA:  UMA ESTRATÉGIA NEOLIBERAL EM LARGA ESCALA				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Adriana de Souza Lima,											Janete Bolite Frant									 | 
				 | 
			
			
		
					
					Educação Matemática: diversidade e inclusão
					
			
				| 
				MULHERES E SUAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE ESTUDAR E ENSINAR MATEMÁTICA NA ESCOLA E NA UNIVERSIDADE				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Jéssica Maria Oliveira de Luna,											Agnaldo Esquincalha									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				REFLEXÕES TEÓRICAS A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA JUNTO A ESTUDANTES SURDOS				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Thamires Belo de Jesus,											Agnaldo da Conceição Esquincalha									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM PROL DOS DIREITOS HUMANOS				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											LuÃsa Cardoso Mendes,											Agnaldo Esquincalha									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES(AS) DE MATEMÁTICA LGBTQIA+ SOBRE DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Hygor Bastista Guse,											Agnaldo Esquincalha									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				UMA ANÁLISE DE CONVERGÊNCIA DAS NARRATIVAS DE ALUNOS AUTISTAS SOBRE A ESCOLA E A LICENCIATURA EM MATEMÁTICA				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Renata Gilaberte Campos dos Santos,											Agnaldo Esquincalha,											Fernanda Malinosky Coelho da Rosa									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				A TEORIA DO RECONHECIMENTO NAS SALAS DE AULA DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DA LICENCIATURA FRENTE A DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Tadeu Silveira Waise,											Agnaldo Esquincalha									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				NOÇÕES DE ÁREA E PERÍMETRO PARA APRENDIZES SURDOS: PROPOSTA DE TRABALHO NA PERSPECTIVA DE LETRAMENTOS				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Pedro Paixão Borges,											Silene Pereira Madalena									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				O USO DE JOGOS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA A ALUNOS COM DISCALCULIA				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Yaná da Silva Rocha,											Joycimar Barcellos									 | 
				 | 
			
			
		
					
					Créditos
					
			
				| 
				Editoração dos Anais do IX SPEM				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Prof. Dr. Agnaldo Esquincalha									 | 
				 | 
			
			
		
			
		
			
		
		Este trabalho está licenciado sob uma 
Licença Creative Commons Attribution 3.0 .