Dentre esses lócus investigativos essenciais para discussões sobre pesquisas da área de Educação Matemática, destaca-se o Encontro Brasileiro dos Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática (EBRAPEM), que teve início há 22 anos, quando, naquele ínterim, um grupo de estudantes do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - PGEM, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), de Rio Claro, constataram que, muito embora as conferências científicas de Educação Matemática favorecessem as discussões e difusões de pesquisas da área, tão somente as produções finalizadas ou em fase final eram privilegiadas. Desse modo, o grupo vislumbrou um espaço adequado para discutir, também, pesquisas em andamento, promovendo contribuições para o processo de elaboração, para a tomada de decisões, e para construção de referenciais teóricos e metodológicos que pudessem subsidiar as pesquisas.
Movidos por essas inquietações, os estudantes organizaram e realizaram o I Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós- Graduação em Educação Matemática (I EBRAPEM), na UNESP, em Rio Claro (SP), no mês de setembro de 1997. Nesta primeira edição, o encontro contou com a participação de estudantes de Pós-Graduação dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, representando UNESP, UNICAMP, UFMG e Universidade Santa Úrsula, totalizando 23 trabalhos submetidos em comunicações orais. A partir de então, tornou-se um evento de periodicidade anual. O II EBRAPEM, também foi realizado na UNESP, em Rio Claro (SP); e o III EBRAPEM ocorreu na Universidade de Santa Úrsula, na cidade do Rio de Janeiro, tornando-se definitivamente, um evento itinerante.
Foi a partir do IV EBRAPEM, que os encontros optaram por ter uma temática norteadora. O Quadro 1 retrata todas as edições e temáticas desde o ano 2000.
ANO /EDIÇÃO | TEMÁTICA | SEDE |
2000- IV EBRAPEM | A educação matemática como área de estudo. | UNESP (Rio Claro/SP) |
2001- V EBRAPEM | Educação matemática: realizações, avanços e perspectivas. | PUC (São Paulo/SP) |
2002- VI EBRAPEM | A pesquisa em educação matemática: múltiplos olhares sobre sua produção em perspectivas teórico-metodológicas. | UNICAMP (Campinas/SP) |
2003- VII EBRAPEM | Grupos de estudo e pesquisa em educação matemática: formação, consolidação e produção científica. | UNESP (Rio Claro/SP) |
2004- VIII EBRAPEM | Prioridades de pesquisa em educação matemática: quais os próximos desafios? | UEL (Londrina/PR) |
2005- IX EBRAPEM | Pesquisa em educação matemática e transformação social: perspectivas e interfaces. | Faculdade de Educação da USP (São Paulo/SP) |
2006- X EBRAPEM | Conhecimento e Inclusão Social. | UFMG (Belo Horizonte/MG) |
2007- XI EBRAPEM | Trilhas, caminhos e trajetórias da pesquisa em Educação Matemática no Brasil e suas implicações sociais. | UFPR (Paraná/PR) |
2008- XII EBRAPEM | Educação matemática: possibilidades de interlocução. | UNESP (Rio Claro/SP) |
2009- XIII EBRAPEM | Educação Matemática: as relações entre a pesquisa e as práticas pedagógicas na sala de aula. | UFG (Goiás/GO) |
2010- XIV EBRAPEM | “Educação Matemática: diversidades e particularidades no cenário nacional. | UFMS (Campo Grande/MS) |
2011- XV EBRAPEM | EBRAPEM em movimento: desafios e perspectivas. | UEPB (Campina Grande/PB) |
2012- XVI EBRAPEM | As Tintas da Pesquisa em Educação Matemática nos Papéis Sociais. | ULBRAS (Canoas/RS) |
2013- XVII EBRAPEM | “Impactos Sociais das Pesquisas em Educação Matemática. | IFES (Vitória/ES) |
2014- XVIII EBRAPEM | EBRAPEM 18 anos: Maioridade, novos desafios e responsabilidades sociais. | UFPE (Recife/PE) |
2015- XVIX EBRAPEM | As Relações do Ensino de Matemática e a Sala de Aula. | UFJF (Juiz de Fora/MG) |
2016- XX EBRAPEM | As Inter-Relações da Educação Matemática. | UFPR (Curitiba/PR) |
2017- XXI EBRAPEM | Os rumos da Educação Matemática no Brasil. | UFPEL (Pelotas/RS) |
2018- XXII EBRAPEM | Educação Matemática e Inclusão Social. | UFMG (Belo Horizonte/MG) |
2019- XXIII EBRAPEM | Pesquisa em Educação Matemática: perspectivas curriculares, ética e compromisso social. | A ser realizado na UNICSUL (São Paulo/SP) |
Fonte: elaborado pela comissão financeira a partir do site da edição do XXI EBRAPEM.
Dessa trajetória resulta que, em termos de contribuições para os campos científico e tecnológico e para a inovação, o EBRAPEM tem como principal objetivo a produção e a divulgação de pesquisas e, particularmente, constituiu-se como um espaço raro para a formação de pesquisadores no campo da Educação Matemática, reconhecendo e valorizando pesquisadores iniciantes.
Uma vez que é organizado por e para estudantes de pós-graduação stricto sensu, constitui-se em um espaço para discussão e reflexões acerca de suas pesquisas em andamento ou concluídas há, no máximo, um ano até a data do evento.
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