Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Modalidade:
 

GD 01 - Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

A Literatura Infantil no Ensino de Matemática para o Ciclo de Alfabetização da Rede Municipal de São Paulo PDF
Michele Ferreira Silva
UMA ANÁLISE DE PROPOSTAS DE ATIVIDADES RELACIONADAS À SEQUÊNCIAS REPETITIVAS NOS ANOS INICIAIS PDF
YASMIN RODRIGUES DA ROCHA
EXPLORANDO AS OPERAÇÕES COM NÚMEROS FRACIONÁRIOS: UMA ABORDAGEM POR MEIO DAS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS PDF
Leticia Dornellas Dias
Álgebra inicial no primeiro segmento da Educação de Jovens e Adultos PDF
Ludmila Wanderley Martins
UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO DE SITUAÇÕES DESENCADEADORAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PDF
Jocimara Rossa Rodrigues
A APROPRIAÇÃO DE CONCEITOS ALGÉBRICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CONTEXTO DO CLUBE DE MATEMÁTICA PDF
Ana Luiza de Araujo Ribeiro
A Relação Entre O Desenvolvimento Do Pensamento Aritmético Em Alunos Do 1º E Do 2º Ano Dos Anos Iniciais E A Constituição Do Material Didático Oficial Do Estado De São Paulo. PDF
Shalimar Silvia Santos Maximo
PRÁTICAS DE NUMERAMENTO PARA INCLUSÃO SOCIAL: UM ESTUDO COM ALFABETIZANDO DAS TERCEIRA IDADE PDF
Douglas Silva Santos
O USO DE MATERIAL PARADIDÁTICO NA ALFABETIZAÇÃO ESTATÍSTICA NOS ANOS INICIAIS DE UMA ESCOLA DE COMUNIDADE DO RIO DE JANEIRO PDF
Luciane Lage Pazito
QUE COMECEM OS JOGOS! O JOGO COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS PDF
Adriana Marques Sampaio
O letramento matemático e a formação de professores: uma jornada pelas unidades temáticas da BNCC. PDF
Marcília Cavalcante Viana
LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Karen Maria Jung Valk
FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL ENVOLVENDO REPRESENTAÇÃO GEOMÉTRICA DE SÓLIDOS PDF
Beatriz da Penha Santos
ENSINO DE ESTATÍSTICA: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, A PARTIR DO QUE É PROPOSTO NOS DOCUMENTOS CURRICULARES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E DA CIDADE DE SÃO JOÃO DE MERITI PDF
Loise Tarouquela Medeiros
O ENSINO DE MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PRÁTICAS DE LETRAMENTO MATEMÁTICO EM TURMAS DE 3º ANO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE SÃO MATEUS/ES PDF
Rafaela Dos Santos Ribeiro
CONTRIBUIÇÕES DA METODOLOGIA DE ENSINO SEQUÊNCIA FEDATHI PARA O ENSINO DO CAMPO MULTIPLICATIVO PDF
srº Leandro Nogueira Quinto
OS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO ARTICULADO AOS DIFERENTES TIPOS DE PENSAMENTOS MATEMÁTICOS PDF
Gustavo Gomes Moreno Senhora
O PENSAMENTO GEOMÉTRICO DE VAN HIELE NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES FEDATHIANAS INCLUSIVAS PDF
Roberto da Rocha Miranda
MOBILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE JANUÁRIA-MG PDF
Mirelle Pereira da Silva
FORMAÇÃO CONTINUADA ONLINE EM SERVIÇO: Memes na expressão de memórias de professoras que ensinam matemática nos anos iniciais PDF
Rute Ribeiro Meireles

GD 02 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental

SEQUÊNCIA RECURSIVA COM O USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHO: UMA ABORDAGEM INOVADORA PARA O PENSAMENTO ALGÉBRICO PDF
Alaide Cecília de Lima, ALAIDE CECÍLIA DE LIMA
O impacto das Gaiolas Epistemológicas na transição do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental PDF
Eliane Santos Alves
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE EQUAÇÃO QUADRÁTICA À LUZ DO ENFOQUE ONTOSSEMIÓTICO DOS CRITÉRIOS DE ADEQUAÇÃO DIDÁTICA PDF
Robert David Fernandes Sousa
O ENSINO CONCEITO DE FRAÇÃO A PARTIR DE SEUS SIGNIFICADOS PDF
Carla Daniella Barreto dos Santos
EXPLORANDO A SINERGIA DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES: INTEGRAÇÃO INTERDISCIPLINAR ENTRE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS DA NATUREZA PDF
Marusa Rosa Dreher
UM ESTUDO SOBRE A RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES POLINOMIAIS DO SEGUNDO GRAU: POR QUE A PREDILEÇÃO E USO QUASE EXCLUSIVO DA FÓRMULA DE BHÁSKARA? PDF
Francisco Fabiano dos Santos
JOGOS NO ENSINO DE EQUAÇÃO DO PRIMEIRO GRAU: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PDF
Suzy Kelly da Silva
ANÁLISE DE UM PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL A RESPEITO DE FRAÇÕES, A PARTIR DO MODELO DOS CAMPOS SEMÂNTICOS PDF
Bruna Moll Fernandes
JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DAS OPERAÇÕES DA MATEMÁTICA ESCOLAR E A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS PDF
Charlene Onhas Galo
UTILIZANDO MEIOS DE COMUNICAÇÃO PARA DESENVOLVER A LINGUAGEM MATEMÁTICA PDF
Isadora Roth
INDÍCIOS DE PENSAMENTO ALGÉBRICO EM INVESTIGAÇÕES MATEMÁTICAS COM ALUNOS DO SÉTIMO ANO PDF
Rafaella Freitas Vargas
PERCEPÇÕES DE CRITICIDADE VIA PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TECNOLÓGICA PDF
Bruno Tumelero Fetter
O USO DE JOGOS ONLINE COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DA MATEMÁTICA NO SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Eliane Fraga Silveira
TAREFAS MATEMÁTICAS E A RELAÇÃO ENTRE DESEMPENHO ACADÊMICO E ANSIEDADE MATEMÁTICA PDF
Nadia Alves Brito
COMPREENSÃO DE EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU NA PERSPECTIVA DE TAREFAS EXPLORATÓRIAS PDF
Patrícia Andressa Maieski
A ÁLGEBRA NOS DOCUMENTOS CURRICULARES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO ESTADO DE SÃO PAULO NAS ÚLTIMAS DÉCADAS PDF
Paulo Eugênio Silva
UM ESTUDO DAS POSSIBILIDADES DE INTEGRAÇÃO DA GEOMETRIA COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS SOB UM OLHAR DOS CRITÉRIOS DE ADEQUAÇÃO DIDÁTICA PDF
Marcelo Henrique dos Reis Filho
A GAMIFICAÇÃO E AS COMPETÊNCIAS GERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM AULAS DE MATEMÁTICA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Gustavo Henrique Zanette
O CLUBE DE MATEMÁTICA COMO AGENTE CRIADOR DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA PDF
Ayronn da Silva Santos
O papel das tarefas no ensino de variáveis - Uma trajetória hipotética de aprendizagem no 8° ano do Ensino Fundamental. PDF
Amanda Oliveira Calazans

GD 03 - Educação Matemática no Ensino Médio

ANÁLISE DAS ABORDAGENS DA MATEMÁTICA FINANCEIRA EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DE CAMPINA GRANDE - PB PDF
Caio Vinícius Silva
ARGUMENTAÇÃO, GEOMETRIA E HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: UMA INVESTIGAÇÃO DAS RELAÇÕES E CONTRIBUIÇÕES DA GEOMETRIA E DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO DESENVOLVIMENTO DA ARGUMENTAÇÃO PDF
Amanda de Araujo Queiroz
VÍNCULO DO SABER CIENTÍFICO SOBRE GEOMETRIAS NÃO-EUCLIDIANAS COM OS SABERES ESCOLARES DO ENSINO BÁSICO VÍNCULO DO SABER CIENTÍFICO SOBRE GEOMETRIAS NÃO-EUCLIDIANAS COM OS SABERES ESCOLARES DO ENSINO BÁSICO PDF
Milenko Schiavetti Basilio Kovacevic
CONTRIBUIÇÕES DE UM REPOSITÓRIO PARA A PRÁTICA DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PDF
Izabella Arpini Ferreira
A MATEMATICA E O PENSAMENTO SUSTENTAVEL PDF
NORMA DIAS CRUZ DE CARVALHO
O DIÁLOGO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NA EJA: UM OLHAR PARA O QUE DIZEM OS EDUCANDOS E A EDUCADORA MATEMÁTICA. PDF
Eduardo dos Reis Mendes da Silva
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA RELAÇÃO TRABALHO MANUAL/INTELECTUAL: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO EM REDES DE COMPUTADORES PDF
Stella Gomes de Souza
UMA DISCUSSÃO INICIAL A RESPEITO DE EMPODERAMENTO FEMININO NAS AULAS DE MATEMÁTICA: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DO MODELO DOS CAMPOS SEMÂNTICOS. PDF
Euléssia Costa Silva
UM PANORAMA DAS PUBLICAÇÕES SOBRE A ABORDAGEM DO ENSINO EXPLORATÓRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA PDF
Luiz Fernando Ferreira Machado
Um olhar da Educação Matemática Crítica para as dissertações e teses brasileiras que relacionam vídeos ao ensino de Matemática da Educação Básica PDF
Luís Fernando Mesquita de Lima

GD 04 - Educação Matemática no Ensino Superior

UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA PARA O ENSINO DE CÁLCULO INTEGRAL A PARTIR DE UM PROBLEMA CLÁSSICO DA ENGENHARIA CIVIL PDF
Karina Bradaschia Rocha
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL PDF
Gabriel Ribeiro Padilha
UMA PESQUISA SOBRE A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA EM CURSOS DE MATEMÁTICA DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL MINEIRA PDF
Cyndi Menezes Pimentel

GD 05 - História da Matemática e da Educação Matemática

Uso de Textos Históricos e Lendas em Matemática: Uma Abordagem em História da Matemática PDF
Denise Aparecida Enes RIBEIRO
NA LUTA PELO DIREITO À EDUCAÇÃO: HISTÓRIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS/EDUCACIONAIS DE UMA COMUNIDADE DO CAMPO PDF
Gleisson Santos de Oliveira
PROPOSTA DE FORMAÇÃO COM ARTICULAÇÕES EM INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA E MODELO DOS CAMPOS SEMÂNTICOS PDF
Thaciane Jahring Schunk
O ESTUDO DIRIGIDO COMO TÉCNICA DIDÁTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA PDF
Rogério Joaquim Santana
UMA HISTÓRIA SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM RONDÔNIA. PDF
Rafaela Ferreira Afonso
O ENSINO DE MATEMÁTICA NO SERTÃO PARAIBANO: A APLICAÇÃO DA METODOLOGIA LESSON STUDY EM CONJUNTO COM OS CRITÉRIOS DE IDONEIDADE DIDÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PDF
Péricles Dennys Santana Costa
AS GEOMETRIAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UEMS PDF
Marisa Raquel de Melo Pereira
PERSPECTIVAS DE PROFESSORES E ESTUDANTES ACERCA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REGIONAL DO RIO GRANDE DO NORTE PDF
Tiely Virginio da Hora Lima
MEMÓRIAS DA DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA: LUTAS E RESISTÊNCIAS NO TEMPO PRESENTE PDF
Ledevande Martins da Silva
ANÁLISE DA DISCIPLINA DIDÁTICA NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO/CEUNES: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DE 1960 A 2002 PDF
Célio Moacir dos Santos
O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA MENINAS: UMA ANÁLISE HISTÓRICA DE ORIENTAÇÕES PARA ENSINAR MATEMÁTICA QUE CIRCULARAM NO INÍCIO DO SÉCULO XX EM ESCOLAS FEMININAS PDF
Thainá Araujo Bonfim
GEOMETRIA ANALÍTICA NO ENSINO SUPERIOR NAS DÉCADAS DE 1960 E 1970: ANÁLISE DE MANUAIS DE AUTORES BRASILEIROS PDF
Daniel José de Paula
UMA VISÃO HISTÓRICA SOBRE JOAQUIM GOMES DE SOUZA (1829-1864) E UMA TRADUÇÃO PARCIAL DO PRIMEIRO CAPÍTULO DE SEU LIVRO MÉLANGES DE CALCUL INTEGRAL PDF
Gabriel Faria Vieira
SABERES PROFISSIONAIS RELATIVOS AO ENSINO DE GEOMETRIA: FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTES – PRIMEIRAS CONSIDERAÇÕES PDF
Rosane Miguel Alvin Mendonça
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO ALIADA NO ENSINO DA MULTIPLICAÇÃO: UMA PROPOSTA PRA INVESTIGAÇÃO PDF
Bárbara C. Toledo Lima
SIGNIFICADOS PRODUZIDOS A PARTIR DE UM ESTUDO HISTÓRICO SOBRE A RAZÃO ÁUREA NA ELABORAÇÃO DE UMA PROPOSTA EDUCACIONAL PDF
Patrick Storch Sorio
A ÁLGEBRA ESCOLAR NO COMPÊNDIO ELEMENTOS DE ÁLGEBRA DE OTTONI PDF
Vítor da Silva Botelho
ZOLTAN P. DIENES E O ENSINO DE FRAÇÕES: UMA ANÁLISE DOS SABERES A E PARA ENSINAR EM PUBLICAÇÕES DIRIGIDAS A PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (1960-1980) PDF
Armando Freitas Tramontano

GD 06 - Educação Matemática, Tecnologia e Educação à Distância

FAZER E COMPREENDER NA PROGRAMAÇÃO: ANÁLISE SOBRE A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS PDF
Luiza Lehmen Kerkhoff
TIKTOK NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE VÍDEOS PARA O ENSINO DO CONCEITO DE FRAÇÃO NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SÃO MATEUS - ES PDF
Marinete Santana Wutke Welmer
PROCESSOS DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA PDF
Jhonattan Gonçalves de Araújo
Vídeos Digitais em um ambiente de Modelagem Matemática: uma proposta para o Ensino Fundamental PDF
Emanuel Rodrigues Kapczynski
A UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO GEOGEBRA NO ENSINO DA ÁLGEBRA LINEAR: UMA VISÃO ALÉM DO ABSTRATO PDF
Vinícius dos Santos Honorato
Geometria do táxi e desenvolvimento do pensamento computacional PDF
Lucas Henrique Viana
LEAGUE OF LEGENDS (LoL) E O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A CRIAÇÃO DE ATIVIDADES-MATEMÁTICAS-COM-O-LoL PDF
Leonardo Pessin da Silveira
UMA PROPOSTA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO POR MEIO DA ATIVIDADE DE PROGRAMAÇÃO PDF
Rúbia Carla Pereira
DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL POR MEIO DE UM PROCESSO FORMATIVO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA UTILIZANDO A COMPUTAÇÃO DESPLUGADA PDF
Lézia Cristina Dias dos Santos
A MATEMÁTICA ENTRE POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO NEOTECNICISTA: UMA LEITURA CRÍTICA DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL PDF
João Vitor Pires Vieira
COGNOMATIZET: EXPLORANDO A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA E MIDIÁTICA NA IDENTIFICAÇÃO/COMPREENSÃO DE FAKE NEWS PDF
Pablo Henrique Tolfo
ÉTICA NA CYBERFORMAÇÃO COM PROFESSORAS/PROFESSORIES/PROFESSORES DE MATEMÁTICA: CINEMA COMO MEIO DE REVELAÇÃO DE POSTURAS LIBERTADORAS PDF
Marcelo Augusto Fontana
A APRENDIZAGEM DE AUTOVALORES E AUTOVETORES POR MEIO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS: POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES PDF
Gabriel Cordelina
PROJETOS DE APRENDIZAGEM E TECNOLOGIA: ABORDAGENS E POSSIBILIDADES PARA UM ESTUDO SOBRE FUNÇÕES EM TURMAS DE EJA DO ENSINO MÉDIO PDF
Mauricio Rosa
Reconfigurações na Pesquisa Educacional: a produção de vídeos e a experiência na sala de aula de matemática PDF
Fernanda Martins da Silva
Investigando o uso do ChatGPT no ensino da proporcionalidade para alunos do 1º ano do Ensino Médio em uma escola do norte do Espírito Santo PDF
Amanda Freitas Cazadine
VERIFICAÇÃO DE PROPRIEDADES DA GEOMETRIA PLANA COM O GEOGEBRA DISCOVERY EM UM CONTEXTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PDF
Daniel Mendes Inácio de Souza
IMPORTÂNCIA DE ESTUDOS PRELIMINARES PARA UMA PESQUISA DE MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PDF
Érika Verzegnassi
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CURTAS METRAGENS ANIMADOS: PROJETANDO A VIDA. PDF
Claudio Roberto Coelho da Silva
O ChatGPT como um sistema de tutoria inteligente na Educação Matemática PDF
David Zatz Correia
GEOMETRIA ESPACIAL: UM ESTUDO COM A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE SKECHUP PDF
Eduarda Santos de Oliveira
STRANGER THINGS: O CINEMA NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA - DISCUTINDO A ASSIMETRIA DA VULNERABILIDADE SOCIAL PDF
Rafael Dutra Ferrugem
EXPLORANDO NARRATIVAS QUEER NA MATEMÁTICA COM PODCAST: UM POSSÍVEL ESPAÇO DE REPRESENTATIVIDADE E ACOLHIMENTO PDF
Johnatan Boeira Boeira Rodrigues
INTERAÇÕES DE ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM DISPOSITIVOS DIGITAIS MÓVEIS TIPO TABLETS: GESTOS E TOQUES EM TELAS QUE DESVELAM O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO PDF
Késia Alves Penna Ferreira
TRIGONOMETRIA E FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS COM TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA PESQUISA-FORMAÇÃO COM LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA PDF
Gabriel Santos Muniz
DO MUNDO DAS RELAÇÕES PARA O MUNDO DA EDUCAÇÃO: O USO DAS REDES SOCIAIS NO ENSINO A PARTIR DA PANDEMIA DA COVID-19. PDF
Rúbia Araújo Pessoa de Albuquerque
MATEMÁTICA FINANCEIRA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM JOGOS DIGITAIS PDF
WALLACE RODRIGUES ALMEIDA
O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA SOB O OLHAR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL DA ATIVIDADE E APRENDIZAGEM EXPANSIVA PDF
Samuel Souza Vaz
UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA ENVOLVENDO TAREFAS DE INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA COM CONSTRUÇÃO DE JOGOS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO PDF
Andressa Solane Moreira Costa
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: SUSTENTABILIDADE, CULTURA E SOCIEDADE A PARTIR DE UM USO HUMANIZADO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL PDF
Thainá do Nascimento
DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO POR MEIO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS COM USO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL NA PERSPECTIVA DA TEORIA DE COGNIÇÃO CORPORIFICADA PDF
Roger da Trindade Gomes
UM PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS AO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM MOVIMENTOS DE UMA CULTURA MAKER PDF
CLEIDE MARIA DOS PASSOS ARRUDA
ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM CAMINHO PARA A MOTIVAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DE POTENCIALIDADES EM MATEMÁTICA PDF
Ednéia Leite Petry
FORMAS EM MOVIMENTO: O GEOGEBRA E A APRENDIZAGEM ATIVA PDF
Robson Hessler
PRODUÇÃO DE VÍDEOS DIGITAIS MATEMÁTICOS COM PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Pamella Aleska Silva Santos
Jogos Matemáticos e o Desenvolvimento do Pensamento Algébrico: Uma Análise das Potencialidades do Jogo Odisseia Matemática PDF
André Sousa Braz de Araújo
USING ED-TECH TOOLS TO SUPPORT MATHEMATICS TEACHING AND LEARNING FOR SECOND LANGUAGE LEARNERS PDF
Jinos Nejad Mikailli
DO DESIGN AO REDESIGN EM PESQUISAS: INSERINDO O GEOGEBRA NAS TAREFAS MATEMÁTICAS PDF
Leonardo Martins
Má_temática – em que a matemática não é uma temática ruim: a produção de podcast no ensino e aprendizagem da matemática no ensino médio PDF
Thamiris Cristina Gomes Lopes
POTENCIAÇÃO NO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DOS ANOS FINAIS: EXPLORANDO O USO DO INSTAGRAM COMO SUPORTE NA APRENDIZAGEM PDF
Raphael Ferreira Bortolassi

GD 07 - Formação de Professores que ensinam Matemática

PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE PRODUTO EDUCACIONAL EM UMA PESQUISA DE DOUTORADO PROFISSIONAL DO IFES PDF
Adriano de Souza Viana
Emoções e Identidade Profissional de professores de Matemática em Início de Docência PDF
André Lima Rodrigues
AS OPERAÇÕES COM FRAÇÕES A PARTIR DE MATERIAIS CONCRETOS MONTESSORIANOS PDF
Edilene Regina Janjar
Visão e Visualização na formação inicial de professores de matemática: um estudo envolvendo o pensamento geométrico PDF
Talisson Fernando Leiria
A FORMAÇÃO ACADEMICA E A PRÁTICA PROFISSIONAL: CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES ACERCA DOS DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA PDF
Tiago Emanuel Domingos de Moura
PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA MATEMÁTICA: PROPOSTA DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORES PDF
Carlos Bruno Freitas Baptista
ANÁLISE COMBINATÓRIA, ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM RONDÔNIA: EM FOCO A ANÁLISE DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO PRESENCIAL DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIR/JI-PARANÁ PDF
Anne Cristiny Borges
O ENSINO DE TRIGONOMETRIA: A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA ATRELADA AOS ARTEFATOS HISTÓRICOS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL A PARTIR DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA PDF
Poliana Figueiredo Cardoso Rodrigues
PROCESSO FORMATIVO COM ABORDAGEM BLENDED PARA O ENSINO DE GEOMETRIA COM TECNOLOGIAS DIGITAIS PDF
Bárbara Silva Gumiero
A DISCIPLINA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL: memórias de estudantes PDF
Jenifer Souza
PROFESSORES INICIANTES E O ENSINO DE MATEMÁTICA: ALTERNATIVAS PARA O PROCESSO DE INÍCIO DE CARREIRA DE PROFESSORES LICENCIADOS EM PEDAGOGIA E MATEMÁTICA PDF
Roger Eduardo Silva Santos
TENDÊNCIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA EMERSÕES E CONCEPÇÕES EM UM CURSO DE EXTENSÃO PDF
Joana de Lima Moraes
Investigações a respeito da construção do conceito de números racionais por professores dos anos iniciais. PDF
Rosane Cordeiro Rafael
PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS EM PRÁTICAS ENVOLVENDO NÚMEROS FIGURADOS TRIDIMENSIONAIS PDF
Filyppe Neves de Andrade
FORMAÇÃO CONTINUADA SOBRE PENSAMENTO ALGÉBRICO PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA: QUAIS CONHECIMENTOS ESPECIALIZADOS SÃO MOBILIZADOS PELOS PARTICIPANTES? PDF
Renata Mendes Soares
DIVISÃO POR FRAÇÕES: COMPREENSÃO PROFUNDA DA MATEMÁTICA FUNDAMENTAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA PDF
Lorena Rosa Branquinho
COLETIVO DE PROFESSORAS FORMADORAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA: INTRODUÇÃO À GÊNESE DOCUMENTAL PDF
Samilly Alexandre Souza
TRABALHO DOCUMENTAL NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: formação de coletivos e recursos para ensinar matemática PDF
Rosana Maria da Silva
Desenvolvimento Profissional de Professores e as Trajetórias Hipotéticas de Aprendizagem: estudos sobre a Teoria dos Campos Conceituais com professores de matemática PDF
Theo Santana Sander
FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM SOBRE O USO DO MATERIAL DIDÁTICO MANIPULÁVEL PDF
Lais Scorziello Feitosa da Silva
A MULTIDIMENSIONALIDADE DOS SABERES DOCENTES: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A EXPERIÊNCIA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE UM INSTITUTO FEDERAL PDF
Fábio Gomes Lagoeiro
O ENSINO DE GEOMETRIA NA PRÉ-ESCOLA: OS CONHECIMENTOS E AS APRENDIZAGENS DE UM GRUPO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DO ESTUDO DE AULA PDF
Renata Ribeiro
INVESTIGAÇÃO DO CONCEITO DE ÁREA PARA O ENSINO: SABERES E IMPASSES EMERGENTES DE PRÁTICAS DOCENTES PDF
AYANDARA POZZI DE MORAES CAMPOS
DESENVOLVIMENTO DA “MATEMÁTICA PARA O ENSINO” A PARTIR DE REFLEXÕES COLETIVAS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA INVESTIGAÇÃO DO CONCEITO PROPORCIONALIDADE PDF
Andressa de Olivera Faria Lorenzutti
TECNOLOGIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA E UMA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO MUNICÍPIO DE SÃO ROQUE DO CANAÃ/ES PDF
Rafael Melotti
O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA CRIATIVA NOS (FUTUROS) PROFESSORES PARA O DESENHO DE TAREFAS MATEMÁTICAS PDF
Adriana Santos Sousa
FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL SOBRE TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS PDF
Sabrine Costa Oliveira
UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR POLIVALENTE E AS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA SUA INSTRUMENTALIZAÇÃO PDF
Shirlei Costa Araujo
Explorando as potencialidades da Plataforma Quizizz: estratégias de utilização para professores em um minicurso PDF
Fabrício da Silva Santos
O RACIOCÍNIO MATEMÁTICO NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA REFLEXÃO TEÓRICA. PDF
Lucas do Nascimento Corrêa
CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS PRÓPRIOS DA DOCÊNCIA QUE CIRCULAM NOS DOCUMENTOS OFICIAIS E NA PERCEPÇÃO DE DOCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE UM INSTITUTO FEDERAL MINEIRO PDF
Maria de Fátima Dias da Silva
APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA: UM MAPEAMENTO DE PESQUISAS PDF
Diva Prohmann de Lima
UMA INVESTIGAÇÃO DE ENTRELINHAS NOS DOCUMENTOS NORTEADORES DO PIBID DE 2007 A 2022 (2023). PDF
Eliandra Aparecida Portela Kmita
IMPACTOS DA PORTARIA MEC Nº1.428/2018 NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. PDF
Fabiana Cristina Pinto
Um Estudo Sobre a Formação de professores de Matemática no Timor-Leste PDF
Carlos Soares
PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E ESTUDANTES ACERCA DA UTILIZAÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA EM UMA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE TEIXEIRA DE FREITAS/BA PDF
Mariangela Silva Souza
ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS DIDÁTICO-MATEMÁTICOS MOBILIZADOS POR UM PROFESSOR FORMADOR DURANTE A CONDUÇÃO DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO PDF
Ana Paula Morito Neves
O PROCESSO FORMATIVO DE LICENCIANDOS EM UM CLUBE DE MATEMÁTICA: DISCUSSÕES A PARTIR DO ESTUDO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS NUMA PERSPECTIVA LÓGICO-HISTÓRICA PDF
Organdi Mongin Rovetta
FORMAÇÃO DOCENTE DE MATEMÁTICA: ABORDANDO GRANDEZAS GEOMÉTRICAS NA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL PDF
GLAZIELA VIEIRA FREDERICH
MOBILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO DIDÁTICO-MATEMÁTICO NA ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA PDF
Flávia Silva Souza
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS SOBRE O SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL E SEU MOVIMENTO LÓGICO-HISTÓRICO: DISCUSSÕES PRELIMINARES PDF
Yolanda Pinto dos Santos
CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS DE PROFESSORES EM UM CONTEXTO DE FORMAÇÃO CONTINUADA A RESPEITO DOS VÁRIOS ASPECTOS DO RACIOCÍNIO MATEMÁTICO PDF
Loryane Santos de Oliveira
AVALIAÇÃO DA FACETA EPISTÊMICA DO CONHECIMENTO DIDÁTICO-MATEMÁTICO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EGRESSOS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. PDF
Marina da Silva Cardoso
FORMAÇÃO COM PROFESSORES EMBASADA NA MATEMÁTICA PARA O ENSINO E NA INVESTIGAÇÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃO AFIM PDF
Tatiana Bonomo Bonomo de Sousa
EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: COMO ANALISAR DADOS PRODUZIDOS COM ENTREVISTAS NARRATIVAS? PDF
Edna Paola Fresneda-Patiño
FORMAÇÃO CONTINUADA EM MODELAGEM MATEMÁTICA: RESSIGNIFICANDO A PRÁTICA PROFISSIONAL PDF
Andressa Côco Lozorio
AS CONTRIBUIÇÕES DO GRUPO EMFOCO PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA CONTEMPORANEIDADE: REVISITANDO MEMÓRIAS E A TRAJETÓRIA PDF
José Walber Souza Ferreira
Uma Educação Financeira para além da Matemática: Diálogos com docentes de diferentes áreas do conhecimento PDF
Lucas Lopes Gueiros de Souza
NOTICING PROFISSIONAL DE UMA FORMADORA AO EXPLORAR CASOS MULTIMÍDIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PDF
Jéssika Naves de Oliveira
COMO O PROFESSOR DE MATEMÁTICA CONCEBE O ENSINO DE MATEMÀTICA A ESTUDANTES DO ENSINO MÈDIO DA EJA? PDF
senhora Alves Porcellis Alves Pereira
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES SOBRE GEOMETRIA A PARTIR DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA EM ESTUDOS BIBLIOGRÁFICOS NA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL PDF
Aparecida Ferreira Lopes
MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE EQUAÇÕES NUMA FORMAÇÃO COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PDF
Wallace Coutinho Soares
O ENSINO DE DISCIPLINAS MATEMÁTICAS NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: O CASO DAS VARIÁVEIS COMPLEXAS PDF
Lectícia Sobreiro Rezende de Souza
O Programa Residência Pedagógica – Subprojeto Matemática no contexto da Formação Inicial de Professores: alcances e repercussões PDF
Guilherme Oliveira Souza
Construindo saberes profissionais a partir dos erros nas demonstrações de estudantes de Licenciatura em Matemática PDF
Marcelo Eduardo Pereira
PRÁTICAS DE ENSINO DE ALTA ALAVANCAGEM NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE O ENSINO DAS DESIGUALDADES MATEMÁTICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA PDF
Valdir Alves Silva
Professores no futuro? Perspectivas futuras de estudantes da Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de São João del Rei e os fatores que as impactam. PDF
Maximiliano Garcia de Almeida
O domínio afetivo no ensino de geometria: um olhar para as concepções de futuros professores de matemática PDF
Thales Pessoa de Sousa Silva
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: A ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA COMO ESPAÇO FORMATIVO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA PDF
wester francisco de almeida
A PESQUISA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: PRÁTICAS E REFLEXOS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR PDF
Jonatas de Sousa Marques
FORMAÇÃO COMPARTILHADA ON-LINE DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: NARRATIVAS DOCENTES E PRÁTICAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Erica Gonçalves de Carvalho

GD 09 - Processos cognitivos e linguísticos em Educação Matemática

INFLUÊNCIAS DA APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE LINGUAGEM ALGÉBRICO NO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO ALGÉBRICO PDF
Paola La Corte E Almeida Ramos
O trabalho com os textos de cordel na aula de Matemática da EPJAI PDF
Jabson Costa Santos
Língua materna e linguagem matemática: uma interface necessária para a leitura e interpretação de enunciados matemáticos PDF
Kelly Cristina Coutinho

GD 10 - Modelagem Matemática

Modelagem Matemática no Proeja: Contribuições que interligam a Matemática ao mundo do trabalho PDF
Wanderson Pinto Moreira
Modelagem Matemática e o pensamento computacional em um Design de curso de formação de professores PDF
Emerson Alves Rosa
UMA PESQUISA SOBRE A CRITICIDADE NA MODELAGEM MATEMÁTICA PDF
MESSIAS SANTOS DE MORAIS
ESTUDO COM MODELOS MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM UMA PERSPECTIVA CRÍTICA PDF
Ailson Lopes Alzeri
DESAFIOS E ESTRATÉGIAS RELATADOS POR PROFESSORES QUE DESENVOLVEM ATIVIDADES DE MODELAGEM PDF
João Victor de França Gomes
MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E AS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS: ALGUMAS REFLEXÕES PDF
Silvana Cocco Dalvi
AVALIAÇÃO PARA APRENDIZAGEM EM AMBIENTES DE MODELAGEM MATEMÁTICA SEGUNDO A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA PDF
JONISARIO LITTIG
MODELAGEM MATEMÁTICA COMO UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA ALÉM DA SALA DE AULA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Janaína Milagres Martins
ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM HONDURAS PDF
Luis Padilla

GD 11 - Filosofia da Educação Matemática

PROBLEMATIZANDO A RELAÇÃO ENTRE UMA POLÍTICA DE RESISTÊNCIA E (RE)EXISTÊNCIA DO POVO NASA E UMA POLÍTICA DO CONHECIMENTO JUNTO COM AS CRIANÇAS E A MATEMÁTICA PDF
Estudante Carolina Higuita Ramírez
SIMETRIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: QUE SIGNIFICADOS SE DESTACAM? PDF
Luana Milagres Fernandes
COMPREENSÕES DO NÚMERO NA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PDF
Thalia Falquievicz Corassa
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PDF
Vitória Fenilli Vidaletti

GD 12 - Educação Estatística

EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA APLICADA À METEOROLOGIA: UMA PRÁTICA NO ENSINO MÉDIO. PDF
Allan Schroefer Gomes de Carvalho
CONTRIBUTOS DA INTEGRAÇÃO DO GEOGEBRA PARA ANÁLISE GRÁFICA DE DADOS ESTATÍSTICOS PDF
José Ronaldo Alves Araújo
MEDIDAS DE DISPERSÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
ANDERSON MARCOLINO DE SANTANA
PRÁTICA DOCENTE COMPARTILHADA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR ESTATÍSTICO PDF
Maria Helena Monteiro Mendes Baccar
AS TRÊS PARTES: HISTÓRIA PARA VIVENCIAR PROBABILIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL PDF
Kelly de Lima Azevedo Spinelli
O USO DO JOGO PARA O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Bárbara Gonçalves Fenille Velasco
CONFIGURAÇÕES DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO NAS PRÁTICAS DOCENTES PDF
Heloisa Almeida de Figueiredo
ENSINO E APRENDIZAGEM DE CLASSIFACAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PDF
Manuela Francisca Souza

GD 13 - Educação Matemática e Inclusão

DECODIFICANDO PROBLEMAS: AQUISIÇÃO DE CONCEITOS SOB A TEORIA DA ATIVIDADE POR UM ESTUDANTE COM TEA PDF
José Jorge de Sousa
DIVERSIDADE DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DE PROBLEMAS DE LIVROS DIDÁTICOS PDF
Amanda Lima Araújo
Jogos e inclusão na aula de Matemática de um estudante com síndrome de down: a importância das ações inclusivas PDF
Hudson de Souza Barbosa
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ENVOLVENDO ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL PDF
Elcio Pasolini Milli
ENSINO DE MATEMÁTICA A ESTUDANTES SURDOS POR UM PROFESSOR SURDO PDF
Rafael Cunha Braga
APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL A PARTIR DE RELAÇÕES ENTRE A TEORIA DE P. YA. GALPERIN E A FEIRA DE MATEMÁTICA PDF
Gisély de Abrêu Corrêa
A PESQUISA SOBRE SUPERDOTAÇÃO MATEMÁTICA: TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS NO CENÁRIO INTERNACIONAL PDF
Weberson Campos Ferreira
CRIANÇAS, DEFICIÊNCIAS, SEXUALIDADES E MATEMÁTICA: VIOLÊNCIA E SILENCIAMENTO PDF
Gilson Abdala Prata Filho
COMO NASCEM AS CORALINES? REFLEXÕES E INFLEXÕES DE UM CONCEITO DE CRIANÇA PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PDF
Paulo Roberto Pereira Junior
SOMOS TODOS REPRESENTADOS NAS IMAGENS DOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA? PDF
RIVISON SOARES SOARES DE SOUZA LIM
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA COM PESSOAS LGBTQIA+ PRIVADAS DE LIBERDADE TENDO EM VISTA A REINSERÇÃO SOCIAL PDF
Aline Borel Monteiro de Castro

GD 14 - Resolução de Problemas

ENSINO DA OPERAÇÃO DE ADIÇÃO COM NÚMEROS INTEIROS VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PDF
Flávia Hisayo Ribeiro Matsuo
ESTRATÉGIAS DE ALUNOS DO 7º ANO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENVOLVENDO ÁREA E PERÍMETRO PDF
Rodrigo de Menezes Cruz
EXPLORAÇÃO-PROPOSIÇÃO-RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS: O CAMINHAR DE UMA PESQUISA PDF
Jair Dias de Abreu
SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA ABORDAGEM COM ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Graziella Natali Machado
Abordando o conceito de Circunferência e deduzindo sua equação através da Resolução de Problemas PDF
Mário Barbosa da Silva

GD 15 - Educação Financeira

Olhares e discussões envolvendo a Educação Financeira Crítica pela ótica do dialogismo realizado no terceiro módulo da Série Educação Financeira em Debate PDF
Ivan Bezerra de Sousa
A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA FINANCEIRA A PARTIR DAS PRÁTICA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS PDF
Gustavo Perini do Amaral
UMA ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA A RESPEITO DE NOÇÕES DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA A PARTIR DO MODELO DOS CAMPOS SEMÂNTICOS PDF
Davi Magalhães Vieira
EDUCAÇÃO FINANCEIRA POR MEIO DO TEMA INFLAÇÃO: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO À LUZ DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA PDF
Aline Sousa Jacinto
INTERFACES ENTRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA E MODELAGEM MATEMÁTICA, NO ESPECTRO DO MODELO DOS CAMPOS SEMANTICOS PDF
Antônio Eduardo Monteiro da Silva
ANÁLISE DOS LIVROS DE PROJETOS INTEGRADORES DO PNLD 2021 QUANTO A EDUCAÇÃO FINANCEIRA PDF
Luis Gomes do Nascimento
UMA ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DA EMENTA DE “EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA A COOPERAÇÃO” NAS ESCOLAS DE ASSENTAMENTO E ACAMPAMENTO DO PARANÁ PDF
Rafaela Lopes Caetano
Educação Financeira sob uma perspectiva Crítica e Neoliberalismo: um olhar para estudantes em vulnerabilidade social PDF
Fabio Alves Menecucci
LETRAMENTO FINANCEIRO NO ENSINO MÉDIO: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA DESENVOLVER A CONSCIENTIZAÇÃO DE JOVENS SOBRE DECISÕES ENVOLVENDO JUROS E FINANCIAMENTOS PDF
Hanna Karolina Rodrigues Barros
EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR: O ENSINO DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO FAMILIAR PDF
Iolanda da Silva Luz
UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO ENVOLVENDO SITUAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS À LUZ DO MODELO DOS CAMPOS SEMÂNTICOS PDF
Allana Matos de Andrade
“EU NÃO PLANEJO MEU FUTURO, NÃO TENHO MAIS SONHOS”: REFLETINDO SOBRE FOREGROUNDS DE ESTUDANTES DA EJA PDF
Arlam Dielcio Pontes da Silva

GD 16 - Etnomatemática

TECENDO CESTOS IMBÉ NO QUILOMBO SÃO DOMINGOS NO SAPÊ DO NORTE DO ESPÍRITO SANTO:ENTRELAÇANDO SABERES,CULTURA E MATEMÁTICA PDF
Bianca Blandino Florentino
ETNOMODELAGEM E ETNOMODELOS DA PRODUÇÃO DE ARROZ NA CIDADE DE AMARANTE – PIAUÍ PDF
Luciano de Santana Rodrigues
“QUEM PODE CONTAR A NOSSA HISTÓRIA SOMOS NÓS” DA ALDEIA À ESCOLA: PROFESSORES GUARANI E TUPINIKIM NO FAZER DA PESQUISA PDF
Ana Paula Azevedo Moura
ESTADO DA ARTE DA PESQUISA EM ETNOMATEMÁTICA COM INDÍGENAS NO ESPÍRITO SANTO PDF
Géssica Gonçalves Martins
GRAFISMO INDÍGENA: HISTÓRIA E ETNOMATEMÁTICA EM TERRAS INDÍGENAS NO ESPÍRITO SANTO PDF
Fabricia de Jesus da Silva
Práticas Etnomatemáticas em Comunidades de Jogos Digitais - Possibilidades de Aprendizagem através dos Territórios Digitais PDF
Ana Gabrielle Camargo de Souza
RELACIONANDO MATEMÁTICA E CULTURA INDÍGENA AO CONTAR HISTÓRIAS NO SOFTWARE SCRATCH PDF
Yasmin Menger
MOMENTOS E MOVIMENTOS DE UM ESTUDO ETNOMÁTEMÁTICO SOBRE O MOÇAMBIQUE CAMISA ROSA PDF
Flávia De Fatima Santos Silva
Saberes matemáticos em um grupo de mulheres costureiras mineiras PDF
Fabrício Rodrigues Alves
CONECTANDO A MATEMÁTICA E A CULTURA NA PERSPECTIVA DA ETNOMODELAGEM POR MEIO DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS: UM ESTUDO QUALITATIVO NUMA ESCOLA QUILOMBOLA PDF
Ana Maria da Silva Gonçalves
UM OLHAR SOBRE AS APRENDIZAGENS NO ENSINO FUNDAMENTAL: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E OS SABERES MATEMÁTICOS DOS POVOS DE ANGOLA PDF
Carlos Mucuta Santos
OS TEMPOS QUE MARCAM E AS MARCAS DO TEMPO PDF
Mônica Taffarel
AS ABORDAGENS DIALÓGICAS (GLOCAL) DA ETNOMODELAGEM NA PRODUÇÃO DE VINHO ARTESANAL DE JABUTICABA PDF
Álvaro Moisés Borges
ETNOMODELAGEM NA GEOMETRIA FRACTAL: UMA AÇÃO PEDAGÓGICA PARA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI N° 10.639/03 PDF
Lucas Junior Paixão
PRÁTICA SOCIOCULTURAL DE CULTIVO, PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE HORTALIÇAS: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA COM ESTUDANTES DO CAMPO PDF
Lucina Soares da Paixao
PROCESSO DE FABRICAÇÃO DA CASACA TUPINIKIM COMO RECURSO DIDÁTICO PARA PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS ETNOMATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA PDF
Alexandre Maia Ferreira
ETNOMATEMÁTICA: UMA PERSPECTIVA COGNITIVA NO ENSINO DA MATEMÁTICA PDF
Tatiana Gonçalves Martins
JOGOS E BRINCADEIRAS INDÍGENAS: UMA ABORDAGEM NA PERSPECTIVA DA ETNOMATEMÁTICA PDF
Francimário da Silva
APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA POR MEIO DO SKATE DE RUA: UM ESTUDO DAS POTENCIALIDADES DA MANIFESTAÇÃO CULTURAL EM ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL PDF
Renan Subtil Torres
CARTOGRAFIA DOS AFETOS: A ETONOMATEMÁTICA SOB A DIMENSÃO ANCESTRAL COMO POTENCIA DE UMA ESCOLA OUTRA PDF
Rafael Bida Guabiraba Martins
ETNOMATEMÁTICA E A SALA DE AULA: POSSIBILIDADE DE ENXERGAR OUTRAS MATEMÁTICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA PDF
Camila Santos Silva

GD 17 - Currículo, Políticas Públicas e Educação Matemática

PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA E OS ITINERÁRIOS FORMATIVOS: O QUE ESTÁ ACONTECENDO NA ESCOLA? PDF
Ana Carolina Ferreira Rangel
ENSINO DE MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO INTEGRAL: COMPREENSÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE UMA ESCOLA ESTADUAL LOCALIZADA EM UM MUNICÍPIO DO INTERIOR DE MINAS GERAIS PDF
Claudiane Ferreira de Jesus
APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS ENTRE AS PRÁTICAS MATEMÁTICAS E OS DOCUMENTOS ORIENTADORES EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL DE MINAS GERAIS. PDF
Ana Flávia Siqueira P Dias
UMA ANÁLISE DO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA IMPLEMENTADO NO ENSINO INTEGRAL NA REDE MUNICIPAL DE MARICÁ/RJ PDF
Jessica Pereira De Souza
A CONFIGURAÇÃO DO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM REFORMAS CURRICULARES EM PAÍSES LATINO-AMERICANOS (BRASIL E CHILE). PDF
Claudemir Monteiro Lima
PROJETOS POLÍTICOS DE CURSO: O QUE ELES DIZEM SOBRE A EDUCAÇÃO DO CAMPO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PDF
Carlos Daniel Raminelli
O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM ESTUDO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO ENSINO DE MATEMÁTICA SOB A LUZ DA TEORIA DA ATIVIDADE PDF
Jaderson Luiz Marques
MATERIAL CURRICULAR EDUCATIVO: UM OLHAR SOBRE O ENSINO DE TRIGONOMETRIA NO ENSINO MÉDIO PDF
CLAUDIA REGINA CRUZ COELHO De Jesus

GD 18 - Didática da Matemática

ENSINO DE DERIVADAS E SITUAÇÕES DIDÁTICAS: REFLEXÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DE UM MEIO DIDÁTICO PARA TAXAS RELACIONADAS PDF
Maria Iane de Araújo Gonçalves
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DAS TRANSFORMAÇÕES QUE OCORREM DURANTE A EDUCAÇÃO BÁSICA PDF
Agatha Carvalho de Lima
OBRAS DE ESCHER E AS GEOMETRIAS: INTERSECÇÕES À LUZ DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO PDF
Rosemeri Neves de Souza
CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO AO RESOLVEREM SITUAÇÕES DE CONCENTRAÇÃO COMUM DE SOLUÇÕES EM QUÍMICA: UM ESTUDO À LUZ DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS PDF
Juliane Washov Pereira
UMA ANÁLISE DE OBSTÁCULOS IDENTIFICADOS POR MEIO DA APLICAÇÃO DE EXPERIMENTOS MENTAIS PDF
Cristiane Corrêa Amaral
CONHECIMENTOS DE ESTUDANTES DO 6º ANO RELACIONADOS À PORCENTAGEM E SUAS DIFERENTES REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS PDF
Adriana Maria Loss
A INVISIBILIDADE DAS DESIGUALDADES DE GÊNERO NA FORMAÇÃO DE QUEM ENSINA MATEMÁTICA: UMA APROXIMAÇÃO PDF
Maria Ester Duarte Pedrosa Rechi


Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional São Paulo (SBEM-SP)