Didática da Matemática e práticas docentes
O PROCESSO DE INCLUSÃO E O AUTISMO TEMÁTICO INSTITUCIONAL |
|
Silvia Teresinha Frizzarini, Claudete Cargnin |
|
COMPARAÇÃO ENTRE A TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS DE BROUSSEAU E A MATEMÁTICA NO CONTEXTO DAS CIÊNCIAS DE CAMARENA |
|
Gabriel Loureiro de Lima, Barbara Lutaif Bianchini, Eloiza Gomes |
|
A INFLUÊNCIA DA FORMA DE APRESENTAÇÃO DOS ENUNCIADOS NO DESEMPENHO DE ALUNOS SURDOS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE ESTRUTURAS ADITIVAS |
|
Clélia Maria Ignatius Nogueira |
|
UM ESTUDO DAS TRANSFORMAÇÕES NA PRÁTICA DO PROFESSOR ORIUNDAS DA SUA INTERAÇÃO COM OS RECURSOS: O APORTE DO CONCEITO DA TRAJETÓRIA DOCUMENTAL |
|
Katiane De Moraes Rocha |
|
ESTUDO SOBRE TRIGONOMETRIA A LUZ DA TEORIA ANTROPOLÓGICO DO DIDÁTICO: UMA ANÁLISE CRÍTICA DOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO SECUNDÁRIO GERAL MOÇAMBICANO |
|
Geraldo Vernijo Deixa |
|
PERCURSOS DE ESTUDANTES AO LIDAREM COM A INTRODUÇÃO DO CONCEITO DE LIMITE |
|
Sonia Maria Monteiro da Silva Burigato, José Luiz Magalhães de Freitas, Cécile Ouvrier-Buffet |
|
As três dimensões do Percurso de Estudo e Pesquisa: teórica, metodológica de pesquisa e dispositivo didático |
|
José Vieira do Nascimento Jr, Luiz Márcio Santos Farias, Edmo Fernandes Carvalho |
|
A ENGENHARIA DIDÁTICA EM PESQUISAS PUBLICADAS NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS DA REVISTA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PESQUISA |
|
Barbara Lutaif Bianchini |
|
ARTICULAÇÕES TEÓRICAS SOBRE A ABORDAGEM DOCUMENTAL DO DIDÁTICO |
|
Celina Abar |
|
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA E SUAS REPRESENTAÇÕES: ESTUDO DAS OPERAÇÕES COM ARCOS NO ENSINO MÉDIO |
|
Silvia Teresinha Frizzarini, Claudete Cargnin |
|
O BLOCO DO SABER DO CONJUNTO DOS INTEIROS RELATIVOS |
|
Kleber Ramos Gonçalves, Marilena Bittar |
|
A TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS NO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES COM ROBÓTICA EDUCACIONAL |
|
Lidiane Ottoni da Silva Petini |
|
A INTEGRAÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS EM PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM – UMA PERSPECTIVA TEÓRICA APRESENTADA NO GRUPO WG4 DURANTE A CONFERÊNCIA INTERNACIONAL RE(S)SOURCES 2018 – LYON, FRANÇA |
|
Danilo dos Santos Christo, Sonia Barbosa Camargo Igliori |
|
ANÁLISE DE PRÁTICAS EM AVALIAÇÃO FORMATIVA EM AMBIENTE VIRTUAIS NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE LIMITES DE UMA VARIÁVEL REAL |
|
Osnildo Andrade Carvalho |
|
A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA INTERNA EM UMA SALA DE AULA INCLUSIVA: O CASO DO ENSINO PARA SURDOS SOBRE O CONJUNTO DOS NÚMEROS NATURAIS |
|
Marcus Bessa de Menezes |
|
ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ENVOLVENDO CONTEÚDOS DE GEOMETRIA |
|
Suzana Nobre, Ana Lucia Manrique |
|
A ORQUESTRAÇÃO INSTRUMENTAL PARA UMA SITUAÇÃO MATEMÁTICA PARA O EFII |
|
Sonia Barbosa Camargo Igliori, Marcio Vieira Almeida |
|
ANÁLISE PRAXEOLÓGICA DAS SITUAÇÕES-PROBLEMA PROPOSTAS EM UM LIVRO INFANTIL |
|
ANDREA PAULA MONTEIRO DE LIMA, EVANILSON LANDIM |
|
ÁREAS DE FIGURAS PLANAS NO 9º ANO: um olhar para a organização matemática e didática do professor |
|
Almir Pereira Moura |
|
RELAÇÕES PESSOAIS DOS ALUNOS DO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM AGROPECUÁRIA |
|
Alexandre Luis de Souza Barros, Paula Baltar |
|
ANÁLISE DE UMA AULA SOBRE O ENSINO DAS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS BÁSICAS A LUZ DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA |
|
Jéssica CRAVO |
|
ANÁLISE PRAXEOLÓGICA DAS PRÁTICAS DE RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU. |
|
Maysa da Silva Leite Almeida |
|
LA COSA ANTES DE LA PALABRA: EL PAPEL DE LOS NOMBRES DE OBJETOS MATEMÁTICOS EN CLASES DE MEDICIÓN |
|
Tatiana MarÃa Mendoza |
|
ERROS E OBSTÁCULOS EM TORNO DOS OBJETOS OSTENSIVOS DE TAXAS DE VARIAÇÃO: AUTOANALISES DOS DISCENTES DA ENGENHARIA CIVIL DO IFBA – EUNÁPOLIS |
|
Celso Eduardo Brito |
|
ANÁLISE COMBINATÓRIA: RECURSOS DE UM PROFESSOR EM DIFERENTES NÍVEIS DE SUA ATIVIDADE |
|
Elisângela Bastos de Melo Espindola |
|
A RETOMADA DO CONCEITO DE ÁREA NAS AULAS DE UM PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Lúcia de Fátima Durão Ferreira, Paula Moreira Baltar BELLEMAIN |
|
O ENSINO DE PROBABILIDADE EM UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Janielly Taila dos Santos Verbisck, Marilena Bittar |
|
NEGOCIAÇÕES, RUPTURAS E RENEGOCIAÇÕES NUMA SALA DE AULA COM O SABER EQUAÇÃO DO SEGUNDO GRAU |
|
Fernando EmÃlio Leite de Almeida, Anna Paula de Avelar Brito Lima |
|
UMA NOVA ABORDAGEM E NOVAS VISÕES SOBRE A COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÕES DOS ALUNOS SOB A PERSPECTIVA DIAGNÓSTICA DA APRENDIZAGEM NAS REPRESENTAÇÕES TRANSPARENTES, TRANSLÚCIDAS E OPACAS |
|
Rubens Vilhena Fonseca |
|
ANÁLISIS DE UNA ESTRATEGIA DOCENTE ANTE LA MANIFESTACIÓN DEL FRACASO DE LA ENSEÑANZA A ESTUDIANTES ADULTOS ANÁLISIS DE UNA ESTRATEGIA DOCENTE ANTE LA MANIFESTACIÓN DEL FRACASO DE LA ENSEÑANZA A ESTUDIANTES ADULTOS |
|
Nicolás Gerez Cuevas |
|
AS AJUDAS COMO ESTRATÉGIAS DE PROFESSORES EM DUAS TRADIÇÕES DO ENSINO DE MATEMÁTICA |
|
ALEJANDRA AVALOS ROGEL |
|
A TAD NA ORGANIZAÇÃO DE SITUAÇÕES MATEMÁTICAS PARA ESTUDANTES SURDOS: ESTUDOS INICIAIS |
|
Anete Otilia Cardoso de Santana Cruz, Luiz Márcio Santos Farias |
|
RECURSOS PARA O LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIA DE UMA PROFESSORA DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Fernanda Elisbão Silva de Souza |
|
A ATUAÇÃO DOCENTE NO TRATAMENTO DE TÉCNICAS NÃO ALGORÍTMICAS MOBILIZADAS NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA |
|
Rosane Corsini Silva Nogueira |
|
ANÁLISE PRAXEOLÓGICA DA ABORDAGEM DE FRAÇÕES EM UM LIVRO DIDÁTICO DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Evanilson Landim Alves, Maria das Dores de Morais |
|
INVESTIGANDO O CAMPO CONCEITUAL DAS FUNÇÕES: PRIMEIROS RESULTADOS |
|
Clélia Maria Ignatius Nogueira, Veridiana Rezende |
|
A MALAMÁTICA PARA O TRABALHO COM AS OPERAÇÕES ARITMÉTICAS FUNDAMENTAIS: UM CONSTRUTO DIDÁTICO PARA O TRABALHO COM A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA |
|
Rita Cinéia Meneses Silva |
|
Didática da matemática e formação de professores
FORMAÇÃO DE PROFESSORESEDUCADORES PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DAS CAPACIDADES ESPACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
|
Regina Maria Pavanello, Leila Pessôa Da Costa |
|
ANÁLISE DA DIMENSÃO OSTENSIVA E NÃO OSTENSIVA EM UMA ATIVIDADE AVALIATIVA ENVOLVENDO A ÁLGEBRA VETORIAL |
|
Jany Santos Souza Goulart, Luiz Márcio Santos Farias |
|
UNE ENQUETE EPISTEMOLOGIQUE SUR LES CONCEPTIONS DES FUTURS PROFESSEURS DE MATHEMATIQUES SUR LES OBSTACLES SUR LA NOTION DE LIMITE |
|
Cheick Oumar DOUMBIA, Luiz Marcio Santos Farias, Saddo Ag ALMOULOUD |
|
PROBABILIDADE CONDICIONAL EM CONTEXTO DE ENSINO APRENDIZAGEM |
|
Auriluci Carvalho Figueiredo |
|
UMA ABORDAGEM GLOBAL NO ESTUDO DE INEQUAÇÕES COM ALUNOS SURDOS |
|
Silvia Teresinha Frizzarini, Clélia Maria Ignátius Nogueira |
|
O ENSINO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL INSTRUMENTALIZADO ATRAVÉS DE JOGOS POR MEIO DE PERCURSOS DE ESTUDO E PESQUISA |
|
Anderson Souza Neves, Luiz MÃ rcio Santos Farias |
|
A CONSTRUÇÃO DE ATIVIDADES PARA O ENSINO DE SEQUENCIAS NUMÉRICAS - Uma análise pela lente da Abordagem Documental do Didático |
|
Armenio Lannes Xavier Neto, Maria José Ferreira da Silva, Luc Trouche |
|
CONDIÇÕES E RESTRIÇÕES PARA O DESENVOVIMENTO DE UM PERCURSO DE ESTUDO E PESQUISA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL: UM ESTUDO PILOTO |
|
RITA LOBO FREITAS, Saddo Ag Almouloud |
|
ATIVIDADE DE ESTUDOS E INVESTIGAÇÃO SOBRE O SISTEMA DE NUMERAÇÃO POSICIONAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS |
|
Ferreira Soares Rêgo, Viana Nunes Messildo, GUERRA BORGES |
|
POSSIBILIDADES DE USO DA ENGENHARIA DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E NO ENSINO REGULAR |
|
Renan Lima |
|
PESQUISAS BRASILEIRAS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ESTUDOS DESENVOLVIDOS A PARTIR DA TAD |
|
Cintia Melo dos Santos, Maria Aparecida Silva Cruz |
|
CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: SABERES DA DOCÊNCIA |
|
MARIA Aparecida Silva de SOUZA |
|
PROPORCIONALIDADE: UM OLHAR A PARTIR DA TAD |
|
MARIA SÔNIA LEITÃO MELO VIEIRA |
|
CONSTRUCCIÓN DE SABERES SOBRE LA DEVOLUCIÓN EN EL PRACTICUM DE LA FORMACIÓN INICIAL |
|
ALEJANDRA AVALOS ROGEL |
|
CONTRIBUIÇÕES DE UMA ENGENHARIA DIDÁTICA DE FORMAÇÃO PARA O ENSINO DE PROBABILIDADE |
|
CECILIA MANOELLA CARVALHO ALMEIDA, luiz marcio santos farias |
|
DIMENSÃO COGNITIVA NA TEORIA ANTROPOLOGICA DO DIDÁTICO: O LUGAR DO SUJEITO PSICOLÓGICO |
|
José Luiz Cavalcante, Anna Paula Avelar Brito Lima, Vladimir Lira Veras Xavier de Andrade |
|
A TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO NO ESTUDO DO CÁLCULO MENTAL |
|
Jéssica Serra Corrêa da Costa, Marilena Bittar |
|
UM ESTUDO EVOLUTIVO DO CONCEITO DAS FUNÇÕES SENO E COSSENO: CONTRIBUIÇÕES NO RESGATE DA RAZÃO DE SER SOCIAL DAS FUNÇÕES SENO E COSSENO PARA CONSTRUÇÃO DE UM PEP BASEADO EM QSC |
|
Eliane Santana de Souza, Luiz Marcio Santos Farias |
|
Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional São Paulo (SBEM-SP)