Políticas das Modalidades

Eixo 1 - Práticas de Ensino da Matemática

abrange as práticas de ensino da matemática nos diferentes níveis e modalidades de ensino. Contempla todos os campos da matemática (números e operações, geometria, grandezas e suas medidas, estatística e probabilidade,
álgebra), abordagens teóricas e temas como avaliação, currículo, interdisciplinaridade, identidade docente, resolução de problemas, modelagem, didática da matemática...

Diretores
  • Valdir Bezerra, Núcleo de Formação Docente, Campus Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco
Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

Eixo 2 – Educação Matemática e suas interfaces com diferentes áreas de conhecimento

Abrange a Educação Matemática e suas interfaces com áreas de conhecimento como Educação, Pedagogia, Filosofia, Sociologia, Psicologia, Psicologia Cognitiva, Agroecologia, História, Linguística e Antropologia...

Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

Eixo 3 - Educação Matemática e diversidade sociocultural

Abrange os processos de ensino e aprendizagem e a formação de professores em diferentes contextos socioculturais, espaços formais e não formais, níveis e modalidades de ensino e campos da matemática (números e operações, geometria, grandezas e suas medidas, estatística e probabilidade, álgebra). Contempla domínios, abordagens teóricas e temas como Educação do Campo, Educação Indígena, Educação Quilombola, Educação Inclusiva, Direitos Humanos, Justiça Social, Etnomatemática e Educação Matemática Crítica...

Diretores
  • Aldinete Lima, Universidade Federal do Recôncavo Bahiano - UFRB
  • Iranete Lima, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

Eixo 4 - Tecn. digitais da inf. e da com., cibercultura e ensino a distância e suas relações com a Educ. Matemática

Abrange as relações entre as tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDIC), a cibercultura e o ensino a distância com o ensino e a aprendizagem da Matemática. Contempla a produção, utilização e avaliação de recursos didáticos e os processos formativos em diferentes níveis e modalidades de ensino e campos da matemática (números e operações, geometria, grandezas e suas medidas, estatística e probabilidade, álgebra).

Diretores
  • Rogério Ignácio, Colégio de Aplicação, Universidade Federal de Pernambuco
Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

Eixo 5 - Formação de Professores

Abrange a formação inicial e continuada de professores de Matemática nos diferentes níveis e modalidades de ensino. Contempla os diversos campos da matemática (números e operações, geometria, grandezas e suas medidas, estatística e probabilidade, álgebra) e temas como identidade e profissionalização docente, saberes, conhecimentos, concepções, desenvolvimento profissional, questões curriculares, estágio supervisionado, PIBID, residência pedagógica...

Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

SBEM-PE Licenciatura em Matemática, Campus Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco