Corpo Editorial
					
			
				| Corpo Editorial | PDF | 
			
				| Agnaldo da Conceição Esquincalha,											Fernanda Malinosky Coelho da Rosa |  | 
			
		
					
					Relatório do II ENEMI
					
			
				| O II Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva | PDF | 
			
				| Coordenação do II ENEMI |  | 
			
		
					
					Mesas Redondas e Mesas de Experiências
					
			
				| Os desafios de uma pesquisa sobre Discalculia na Pós-graduação | PDF | 
			
				| Cristiane Teixeira Cordeiro Fonseca,											Edmar Reis Thiengo |  | 
			
					
			
				| Estudante da Pós-graduação e professora da Educação Básica: o relato | PDF | 
			
				| Nadjanara Ana Basso Morás |  | 
			
					
			
				| A Educação para as Relações Étnico-Raciais: das normativas ideais aos currículos de Matemática reais | PDF | 
			
				| Ana Clédina Rodrigues Gomes |  | 
			
					
			
				| Discalculia do Desenvolvimento: alguns estudos sobre definições, diagnósticos e intervenções pedagógicas | PDF | 
			
				| Isabel Cristina Machado de Lara |  | 
			
					
			
				| Tecnologia Assistiva: contribuições para a formação de professores em rede nacional | PDF | 
			
				| Elisa Tomoe Moriya Schlünzen,											CÃcera Aparecida Lima Malheiro,											Klaus Schlünzen Junior |  | 
			
					
			
				| O aprender a ser orientador: desafios iniciais na pesquisa em Educação Matemática Inclusiva | PDF | 
			
				| ThaÃs Philipsen Grützmann |  | 
			
					
			
				| Contribuições da Didática da Matemática para as pesquisas em Educação Matemática Inclusiva: o acesso ao saber | PDF | 
			
				| Luiz Márcio Santos Farias,											Nadjanara Ana Basso Morás |  | 
			
					
			
				| Reflexões sobre uma formação de professores com uma perspectiva inclusiva | PDF | 
			
				| Ana Lúcia Manrique |  | 
			
					
			
				| A formação inicial do professor de Matemática na perspectiva inclusiva: as possibilidades da disciplina Didática da Matemática | PDF | 
			
				| Clélia Maria Ignatius Nogueira,											Francielli Cristina Agostinetto Antunes Agostinetto Antunes |  | 
			
		
					
					Comunicação Científica
					
			
				| Quando a Geometria e a Combinatória se encontram: a integração de recursos físicos e digitais contemplando diferentes saberes e deficiências | PDF | 
			
				| Elisa Friedrich Martins,											Diego Lieban |  | 
			
					
			
				| O PROFESSOR E OS DESAFIOS DA INCLUSÃO NO ENSINO DA MATEMÁTICA | PDF | 
			
				| Viviane Regina Silva,											Vera Maria Jarcovis Fernandes |  | 
			
					
			
				| Narrativas de alunos autistas: percursos da Educação Básica à licenciatura em matemática | PDF | 
			
				| Renata Gilaberte Campos dos Santos,											Agnaldo da Conceição Esquincalha,											Fernanda Malinosky Coelho da Rosa |  | 
			
					
			
				| A ludicidade no ensino e aprendizagem para alunos com Discalculia: um primeiro olhar | PDF | 
			
				| Geovana Lutz Candio,											Luani Griggio Langwinski |  | 
			
					
			
				| Educação de surdos no contexto da educação matemática: reflexões teóricas a partir de experiências vivenciadas por professores de matemática | PDF | 
			
				| Thamires Belo de Jesus,											Agnaldo da Conceição Esquincalha |  | 
			
					
			
				| Refletindo sobre Conceitos Matemáticos Iniciais na Perspectiva de uma Estudante com Paralisia Cerebral | PDF | 
			
				| José Filipe de Quadros Nunes,											Marlise Geller |  | 
			
					
			
				| AVALIAÇÃO DA MATEMÁTICA INICIAL: perspectiva inclusiva | PDF | 
			
				| Fabiana de Miranda Rocha-Luna,											Raquel Elisa Weber,											Luciana Vellinho Corso |  | 
			
					
			
				| Compreendendo alguns princípios teóricos que sustentam pesquisas sobre Discalculia do Desenvolvimento | PDF | 
			
				| Talita Neves Silva,											Roberta D’Angela Menduni-Bortoloti,											Isabel Cristina Lara Machado |  | 
			
					
			
				| Deficiência Intelectual e o processo de ensino e aprendizagem: como professoras e professores desenvolvem conceitos matemáticos | PDF | 
			
				| Débora Resende Pereira Barbosa |  | 
			
					
			
				| Ensino de Matemática para surdos: um estudo sobre as metodologias | PDF | 
			
				| LÃvia Rezende Miranda Campos |  | 
			
					
			
				| A compreensão dos esquemas mentais na interação surdo/intérprete em situações da lógica proposicional | PDF | 
			
				| Anderson Alves de Queiroz,											Jurema Botelho Lindote Peixoto |  | 
			
					
			
				| Caminhos para Inclusão: uma abordagem do espectro autismo na formação de professores de matemática | PDF | 
			
				| Elaine Aparecida Leandro |  | 
			
					
			
				| Como desenvolver atividades escolares para estudantes com deficiência intelectual? Em tempos de Coronavírus | PDF | 
			
				| Graziella Emilioreli,											Helena Libardi |  | 
			
					
			
				| EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA: A ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO COMO PROPOSTA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES | PDF | 
			
				| Luana Pereira Cunha,											Allana Tamires Silva,											Vanessa Chaves Medeiros,											Halana Garcez Borowsky |  | 
			
					
			
				| AULAS DE MATEMÁTICA BASEADAS EM ATIVIDADES ORIENTADORAS: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE SURDOS | PDF | 
			
				| Tamillis Silva de Andrade Vigas,											Jurema Lindote Botelho Peixoto |  | 
			
					
			
				| Desenvolvimento da percepção de formas geométricas planas e espaciais por crianças com TDAH na Educação Infantil: uma revisão de literatura | PDF | 
			
				| Simone Souza Silva Rangel |  | 
			
					
			
				| Discalculia Associada ao Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade | PDF | 
			
				| Cristiane Teixeira Cordeiro Fonseca,											Edmar Reis Thiengo |  | 
			
					
			
				| Compreendendo a Discalculia por meio de uma revisão sistemática | PDF | 
			
				| Alline Araújo Lacerda,											Roberta D’Angela Menduni-Bortoloti |  | 
			
					
			
				| Compreendendo a inclusão: uma visita às produções em Educação Matemática que abordam Educação Inclusiva e Autismo | PDF | 
			
				| Suelen Martins Vasconcelos,											Diogo Franco Rios |  | 
			
					
			
				| Uma revisão bibliográfica sobre o processo de inserção e permanência de Surdos nas Instituições de Ensino Superior | PDF | 
			
				| Adrielly Antonia Santos Gomes,											Rosana Maria Mendes |  | 
			
					
			
				| Um relato de experiência com o Atendimento Educacional Especializado e a constituição de uma pesquisadora | PDF | 
			
				| Jocione Aparecida Marmontelo,											Rosana Maria Mendes |  | 
			
					
			
				| Transtorno do Espectro Autista na Escola e a Educação Matemática: um olhar sobre o professor e o material didático | PDF | 
			
				| Jaqueline Magalhães Brum,											Amanda Conceição Almeida Guimarães,											Juliano Delabianca |  | 
			
					
			
				| Multiplicação na ponta dos dedos: gelosia para alunos com deficiência visual | PDF | 
			
				| Deise Fabiane Silva,											Hellen Castro Almeida Leite,											Cátia Aparecida Palmeira |  | 
			
					
			
				| O software Elan e a Análise de Conteúdo: possibilidades para a análise de dados em pesquisas na área da educação de Surdos e Surdas | PDF | 
			
				| Leonice Silverio de Carvalho,											Rosana Maria Mendes |  | 
			
					
			
				| Atividades intergeracionais e matemática: Um olhar dos estudantes universitários | PDF | 
			
				| Guilherme Augusto Rinck |  | 
			
					
			
				| O conhecimento matemático de surdocegos sob o olhar Etnomatemático | PDF | 
			
				| Marcos Henrique Assunção Ramos,											Vivilà Maria Silva Gomes,											Elisabete Marcon Mello |  | 
			
					
			
				| Criação de dicionário de Libras e Matemática nas comunidades surdas de Marabá-PA | PDF | 
			
				| Pablo Silva de Oliveira,											Walber Christiano Lima da Costa |  | 
			
					
			
				| Recursos didáticos adaptados e o processo cognitivo da atenção na aprendizagem de matrizes para estudantes com surdez: uma realidade no Instituto Federal do Acre | PDF | 
			
				| marcia jose pedro,											SALETE MARIA CHALUB BANDEIRA |  | 
			
					
			
				| Função exponencial no estudo da Mitose: uma abordagem de aprendizagem inclusiva com o uso de recursos didáticos adaptados/Tecnologia Assistiva | PDF | 
			
				| Clarice Guedes Souza,											Salete Maria Chalub BANDEIRA |  | 
			
					
			
				| O Ser Surdo no Ensino Superior: que desafios marcam essa trajetória nas disciplinas de ciências exatas? | PDF | 
			
				| Joseli Alves da Silva,											Claudia Segadas- Vianna |  | 
			
					
			
				| O desenvolvimento de conhecimentos profissionais docentes em um contexto formativo para o ensino de Matemática no Atendimento Educacional Especializado | PDF | 
			
				| Andressa Franciele Schipanski,											Fabio Alexadre Borges |  | 
			
					
			
				| Os materiais didáticos e o foco da memória para a aprendizagem de tratamento da informação/gráficos estatísticos com uma estudante surda do Ensino Médio | PDF | 
			
				| luciana araújo santos |  | 
			
					
			
				| Práticas pedagógicas de professores surdos de Matemática: uma revisão de literatura | PDF | 
			
				| Ezir Gonçalves de Paula Costa |  | 
			
					
			
				| Algoritmo da adição: uma proposta do uso do Soroban como material didático manipulável em turmas inclusivas | PDF | 
			
				| Henrique Faria Nogueira,											Lúcia Maria Ramos da Silva Santos,											Ráira Graziela Manhães Carvalho,											Mylane Dos Santos Barreto,											Dhienes Charla Ferreira Tinoco |  | 
			
					
			
				| Ensino de Matemática para Deficientes Visuais: algumas possibilidades para ensino remoto | PDF | 
			
				| Esthela de Oliveira Santos Godoi,											Monick Pereira Batista Araújo,											Gisela Maria da Fonseca PINTO |  | 
			
					
			
				| Inclusão de um aluno surdo na Licenciatura em Matemática: um estudo sobre as relações entre aluno surdo, professor e facilitador de aprendizagem | PDF | 
			
				| Vanessa Barreto da Silva,											claudia coelho de segadas vianna,											Gisela Maria da Fonseca PINTO |  | 
			
					
			
				| Apropriação do Conceito de Números para Criança Autista por meio da Arte Visual: uma revisão de literatura | PDF | 
			
				| Estéfano Stanger Portella |  | 
			
					
			
				| No que você acredita?: (re)construção de representações sociais da Matemática com auxílio das Metodologias Ativas | PDF | 
			
				| Elizabete Leopoldina da Silva |  | 
			
					
			
				| O uso de textos matemáticos no ensino de surdos inclusos nas escolas públicas de Marabá-PA | PDF | 
			
				| Maysa dos Santos Neres,											Walber Christiano Lima da Costa |  | 
			
					
			
				| Cooperativas e vulnerabilidade social: uma abordagem sobre comunidades de prática no uso da matemática no tocante à inclusão social | PDF | 
			
				| Márcio Alexandre do Nascimento Chagas,											Carlos Eduardo Rocha dos Santos |  | 
			
					
			
				| Narrativa adaptada para a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de matemática: uma proposta para estudo de paralelismo. | PDF | 
			
				| Fabio Borges,											Lucia Virginia Mamcasz-Viginheski,											Sani de Carvalho Rutz da Silva |  | 
			
					
			
				| MATEMÁTICA E OS MATERIAIS MANIPULATIVOS: uma experimentação de imersão sensorial | PDF | 
			
				| Vanessa Blumberg |  | 
			
					
			
				| Estudantes com Paralisia Cerebral: A omissão de suas habilidades em documentos legais da educação | PDF | 
			
				| Dilson Ferreira Ribeiro,											Isabel Cristina Machado de Lara |  | 
			
					
			
				| O Processo Pedagógico no Ensino da Matemática para Estudantes com Paralisia Cerebral | PDF | 
			
				| Dilson Ferreira Ribeiro,											Isabel Cristina Machado de Lara |  | 
			
					
			
				| Proposta de Material Educacional na Perspectiva da Educação Matemática Inclusiva para um Aluno Autista: Preceptora e Licenciandos de um Programa de Residência Pedagógica na Apropriação de Novas Formas do Fazer do Professor num Processo de Aprendizagem Col | PDF | 
			
				| Amália Bichara Guimarães,											Gisela Maria da Fonseca PINTO |  | 
			
					
			
				| O aluno surdo e a educação matemática no ensino superior | PDF | 
			
				| Tayna da Silva Vieira,											Gisela Maria da Fonseca PINTO |  | 
			
					
			
				| Potencialidades inclusivas de um dispositivo didático pensado para estudantes surdos: um estudo a respeito de problemas de adição e subtração | PDF | 
			
				| Nadjanara Ana Basso Morás,											Clélia Maria Ignatius Nogueira,											Luiz Márcio Santos Farias |  | 
			
					
			
				| Surdez e Matemática: A produção científica nacional  nos anos 2010 – 2020 | PDF | 
			
				| Camila Oliveira,											Guilherme Oliveira |  | 
			
					
			
				| O uso de recursos de tecnologia assistiva para a compreensão de gráficos de funções reais na disciplina de Cálculo de uma Variável I para alunos com deficiência visual no ensino superior. | PDF | 
			
				| Mariane de Almeida da Silva,											Claudia Coelho Segadas Vianna |  | 
			
					
			
				| Um olhar atento à Educação Matemática com Pessoas Surdas: a trajetória metodológica de uma pesquisa de mestrado. | PDF | 
			
				| Vitor Oliveira do Nascimento |  | 
			
					
			
				| A formação do professor de matemática inclusivo | PDF | 
			
				| Caroline Lima,											Claudia Segadas-Vianna |  | 
			
					
			
				| Teses brasileiras relacionadas à Educação Matemática Inclusiva no período entre 2010 e 2020 | PDF | 
			
				| Maria Clara Montel Montel Gomes,											REINALDO FEIO LIMA |  | 
			
					
			
				| A Modelagem Matemática como alternativa pedagógica inclusiva | PDF | 
			
				| Karina Silva D'aquila,											Lays Silva Jeronimo,											CÃntia da Silva |  | 
			
					
			
				| Ansiedade Matemática: as implicações dos padrões de riscos na sala de aula | PDF | 
			
				| ANA MARIA ANTUNES DE CAMPOS,											Ana Lúcia Manrique |  | 
			
					
			
				| Adaptação curricular e certificação diferenciada: inquietudes e possibilidades na educação inclusiva | PDF | 
			
				| Marcelio Adriano Diogo,											Marlise Geller |  | 
			
					
			
				| Aulas de matemática remotas e inclusivas: um pandemônio na vida do professor | PDF | 
			
				| Roberta Caetano Fleira |  | 
			
					
			
				| A Matemática promovendo a inclusão social do cidadão do século XXI | PDF | 
			
				| Luis Fernando Pacheco Pereira,											Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes |  | 
			
					
			
				| O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA ESCOLA E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM OLHAR SOBRE O PROFESSOR E O MATERIAL DIDÁTICO | PDF | 
			
				| Juliano Delabianca,											Jaqueline Magalhães Brum,											Amanda Conceição Almeida Guimarães |  | 
			
					
			
				| Os desafios e as possibilidades da alfabetização matemática para uma criança com autismo no ensino remoto | PDF | 
			
				| Maria Eduarda Capistrano da Câmara |  | 
			
					
			
				| Pratica pedagógica e social: O Papel do professor diante do aluno com deficiência Intelectual | PDF | 
			
				| Caroline Reck,											Tatiane Rocha |  | 
			
					
			
				| O (A) PROFESSOR(A) DE LIBRAS SURDO(A): REFLEXÕES ACERCA DA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE | PDF | 
			
				| Edna Fabricia Tecco |  | 
			
					
			
				| Atendimento Pedagógico Domiciliar: ensino de matemática além dos muros da escola no Estado do Pará | PDF | 
			
				| Silvia Caroline Salgado Pena,											Elielson Ribeiro de Sales |  | 
			
					
			
				| Um Percurso de Estudo e Pesquisa para abordar conceitos da Didática da Matemática numa perspectiva Inclusiva | PDF | 
			
				| Francieli  Cristina Agostinetto Antunes,											Clélia Maria Ignatius Nogueira,											Marcus Bessa de Menezes |  | 
			
					
			
				| O Design Thinking aplicado na formação de professores de Matemática na perspectiva inclusiva | PDF | 
			
				| Paula Soares Gomes da Silva,											Carlos Eduardo Rocha dos Santos |  | 
			
					
			
				| Inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual nas aulas de matemática: análise de documentos oficiais da rede municipal de educação da cidade de São Paulo. | PDF | 
			
				| Leandro Souza Rodrigues,											Renato Marcone José de Souza |  | 
			
					
			
				| Surdo que ensina surdo: questionamentos sobre o processo de ensino e aprendizagem dos surdos no contexto da escola inclusiva | PDF | 
			
				| Janielli de Vargas Fortes,											Edmar Reis Thiengo |  | 
			
					
			
				| O ENSINO DE MATEMÁTICA EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES | PDF | 
			
				| Ludmila Marques Menezes,											José Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti |  | 
			
					
			
				| Levantamento de Teses e Dissertações sobre Educação Matemática e Deficiência Visual: um estudo preliminar | PDF | 
			
				| Valéria Belissa Pasuch,											Anelise Maria Regiani |  | 
			
					
			
				| Relatos e Experiências de uma Mãe-Pesquisadora: Educação Matemática de Pessoas Autistas | PDF | 
			
				| LUSILEIDE MOTA DO NASCIMENTO |  | 
			
		
					
					Relatórios das Rodas de Conversa
					
			
				| Reflexões sobre os ENEMI’S nas versões presencial e a distância: um olhar para a Roda de Conversa | PDF | 
			
				| Tula Maria Rocha Morais,											Roberta Caetano Fleira |  | 
			
		
					
					Relato de Experiência
					
			
				| Reflexos da Formação no Exercício da Docência: Relato de experiência de uma professora de Matemática | PDF | 
			
				| Flávia Helena Pereira |  | 
			
					
			
				| O Ensino da Matemática na Perspectiva da Inclusão Social | PDF | 
			
				| Edilena Costa da Silva Tavalask de Vasconcelos,											Joseli Alves da Silva |  | 
			
					
			
				| Surdez, Matemática e Atuação docente: desafios e possibilidades para o ensino de matemática para surdos | PDF | 
			
				| FERNANDA BARBOSA DAMASCENO,											MARIANNI CHAGAS LIMA,											eulina coutinho silva do nascimento,											Gisela Maria da Fonseca PINTO |  | 
			
					
			
				| O CLUMAT NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESPAÇO DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA INCLUSIVA | PDF | 
			
				| Vanessa Chaves Medeiros,											Allana Tamires Alves da Silva,											Luana Pereira da Cunha,											Halana Garcez Borowsky |  | 
			
					
			
				| A INSERÇÃO DE UMA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL NA SALA REGULAR E A APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS | PDF | 
			
				| Palane dos Santos Alves de Mendonça,											Roberta D'Angela Menduni-Bortoloti |  | 
			
					
			
				| Caminho das Operações: uma experiência de futuras docentes na criação do jogo na perspectiva inclusiva | PDF | 
			
				| Laura Victorya Rodrigues de Oliveira,											Stephany Maria Pereira da Silva,											Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão Santos |  | 
			
					
			
				| Inclusão Matemática: Práticas Pedagógicas para deficientes visuais e o Ensino Online | PDF | 
			
				| Endhyel Erben,											Endhyel Erben,											Kelen Berra de Mello Berra de Mello |  | 
			
					
			
				| Tematizando o bullying numa perspectiva inclusiva: relato de um encontro em uma formação de professores | PDF | 
			
				| LARISSA SANTANA ALMEIDA,											Ana Virginia Almeida Luna |  | 
			
					
			
				| ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO RUMO À UMA MATEMÁTICA INCLUSIVA: UM RELATO DE MONITORIA | PDF | 
			
				| Vânia Fatima Tluszcz Lippert,											Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro,											Marcos Lübeck |  | 
			
					
			
				| Torre do Cálculo: Uma proposta de jogo inclusivo | PDF | 
			
				| Amanda Pasinato Cruz,											Maria Lucia Panossian |  | 
			
					
			
				| Jogos matemáticos e Autismo em um projeto de Educação Matemática Inclusiva | PDF | 
			
				| Maristel Carrilho da Rocha Tunas |  | 
			
					
			
				| Educação Matemática Inclusiva e a transição escolar do quinto para o sexto ano do Ensino Fundamental – um estudo de caso | PDF | 
			
				| Daiane Maria Seibert,											Maykon Jhonatan Schrenk,											Rodolfo Eduardo Vertuan |  | 
			
					
			
				| Transtorno de Espectro Autista:  reflexões acerca da aprendizagem matemática | PDF | 
			
				| Adriéli Aline Duarte,											Aline Keryn Pin,											Rodolfo Eduardo Vertuan |  | 
			
					
			
				| Uso do Multiplano para o ensino de gráficos: uma proposta de atividade para um aluno com TEA | PDF | 
			
				| Danieli Felichak,											Aline keryn Pin |  | 
			
					
			
				| A avaliação em tempos de ensino remoto: um convite a insubordinação criativa | PDF | 
			
				| Talita Araújo Salgado Alvarez Faustino,											Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes |  | 
			
					
			
				| Criação de cenários para investigação remotamente com pessoas idosas em situação de isolamento social | PDF | 
			
				| Rafael Ferreira Cardoso,											Sara Maria Fagundes Conti Neves,											Ronaldo André Lopes,											Guilherme Henrique Gomes da Silva,											Rejane Siqueira Julio |  | 
			
					
			
				| Matemática Inclusiva na Oga Mitá: experiências dentro e fora da escola | PDF | 
			
				| Bianca de Souza Thiago,											Flávia Streva Nunes,											Mônica Barreto Magalhães Alexandre |  | 
			
					
			
				| Discalculia do Desenvolvimento: avaliação e intervenção psicopedagógicas | PDF | 
			
				| Lanúzia Almeida Brum Avila,											Isabel Cristina Machado de Lara |  | 
			
					
			
				| O planejamento e execução de atividades de Estatística junto a uma estudante cega: um olhar para Educação Profissional | PDF | 
			
				| Solange Taranto de Reis,											Bruna Zution Dalle Prane |  | 
			
					
			
				| Professores ouvintes e estudantes surdos: experiência vivenciada em aulas de matemática ministradas em Libras | PDF | 
			
				| Luisa Pimentel do Nascimento,											Mylena Sarah Louzada Rodrigues,											Thamires Belo de Jesus |  | 
			
					
			
				| “Descobrindo o que vem depois do 1: uma pizza com sabor de Matemática”, videoaula acessível na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) | PDF | 
			
				| Edre Almeida Corrêa,											Priscila Rita da Silva,											Ivanete Maria Ambrosio,											Jadilson Serafim |  | 
			
					
			
				| Percepções de alunos surdos frente a oferta do ENEM em Libras: uma visão crítica. | PDF | 
			
				| Carlos Eduardo Rocha dos Santos,											Márcio Alexandre do Nascimento Chagas |  | 
			
					
			
				| Reflexões sobre uma prática com abordagem baseada em inquérito em aulas de matemática com alunos surdos | PDF | 
			
				| Amanda Vieira Mendes,											Nara Freitas Simões |  | 
			
					
			
				| O ensino de Geometria para alunos surdos  nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental – relato de experiência | PDF | 
			
				| Camila Oliveira,											Douglas Menezes |  | 
			
					
			
				| Sala de Estimulação Sensorial: atendimento matemático para crianças com surdocegueira | PDF | 
			
				| Heniane Passos Aleixo,											ThaÃs Philipsen Grützmann |  | 
			
					
			
				| Caça ao tesouro com QR Codes: uma prática pedagógica de Matemática com alunos surdos bilíngues | PDF | 
			
				| Rafael Schilling Fuck |  | 
			
					
			
				| Ensino da Matemática na perspectiva inclusiva para alunos com deficiência auditiva: uma experiência formativa com o Jogo Tiguo | PDF | 
			
				| Flávia Alessandra BenÃcio Costa,											Jean Carlos Lemes,											Eliane Matesco Cristovão |  | 
			
					
			
				| Um relato de minha experiência com o uso de material manipulativo no  ensino inclusivo | PDF | 
			
				| Luiz Winicius da Silva Fidelis |  | 
			
		
					
					Comunicação Científica
					
			
				| O enriquecimento curricular em Matemática para alunos com Altas Habilidades ou Superdotação e algumas possibilidades. | PDF | 
			
				| Adriana Fátima Carniélli,											Cilio José Volce,											Claudete Cargnin |  | 
			
					
			
				| A estética japonesa do wabi sabi: uma proposta de ressignificação do ensino e aprendizagem de matemática para alunos com deficiência | PDF | 
			
				| Alexandre Toman,											Giselle Coutinho Ferreira,											Thamiris Honório dos Santos |  | 
			
					
			
				| Formação docente e conhecimento para ensinar matemática: investigações na perspectiva da educação inclusiva. | PDF | 
			
				| Ana Cláudia Olekszyszen,											Crisitane dos Santos Oliveita,											Mariana Hochmann Narciso |  | 
			
					
			
				| Dificuldade em aritmética em crianças com alta inteligência: efeito da ansiedade matemática? | PDF | 
			
				| Bruna Kelly Teixeira de Araújo,											Raphael Silva Santos Andrade,											Priscila VirgÃnia Salles Teixeira Figueira,											Júlia Paixão Consiglio,											PatrÃcia Martins de Freitas |  | 
			
					
			
				| Uma proposta de introdução ao conceito de equivalência para o ensino de equações de primeiro grau com uma incógnita com foco em estudantes com um histórico de dificuldades de aprendizagem | PDF | 
			
				| Carolina Cavalheiro Crittelli Sousa |  | 
			
					
			
				| Educação Matemática Inclusiva: considerações a partir de um estágio de observação participativa | PDF | 
			
				| Bárbara Raquel Castanha,											Rosângela Maria Kowalek |  | 
			
					
			
				| Ansiedade Matematica em profesores do ensino fundamental:discutindo a formação | PDF | 
			
				| Júlia paixão Consiglio,											Natan Ferreira Filadelfo,											Priscila Virginia Salles Texeira Figueira,											Patricia Martins de Freitas |  | 
			
					
			
				| Desmistificando a Discalculia | PDF | 
			
				| Thais de Assis Rocha |  | 
			
					
			
				| A discalculia em escolas municipais de 1° e 2° ciclos do ensino fundamental de Niterói: demandas de formação - criação de um site | PDF | 
			
				| Michelly Amarante da Silva Gomes |  | 
			
					
			
				| O ensino de Matemática para estudantes com Transtorno do Neurodesenvolvimento: possibilidades para a sala de aula | PDF | 
			
				| Andressa Franciele Schipanski,											Veridiana Canassa Pinheiro,											Dayane Fernanda Borges de Araújo Walke,											Fabio Alexandre Borges |  | 
			
					
			
				| Altas habilidades/superdotação em matemática e inclusão: um estudo com professores no Distrito Federal | PDF | 
			
				| Weberson Campos Ferreira |  | 
			
					
			
				| Altas Habilidades/Superdotação: contribuições teórico-metodológicas | PDF | 
			
				| LEONARDO CARVALHO DE SOUZA,											Fabricia de Carvalho Paixão |  | 
			
					
			
				| Elaboração de problemas de matemática no ensino médio: estratégias de trabalho em uma turma com aprendizes cegos incluídos. | PDF | 
			
				| Cátia Aparecida Palmeira,											Vânia Maria Pereria dos Santos-Wagner |  | 
			
					
			
				| A aprendizagem de razões trigonométricas por estudantes cegos: uma análise a partir da Teoria dos Campos Conceituais | PDF | 
			
				| Evanilson Landim,											LÃcia de Souza Leão Maia Maia,											Wilma Pastor de Andrade Sousa |  | 
			
					
			
				| O que acontece quando passamos uma atividade matemática da tinta ao braile? | PDF | 
			
				| Karen Valencia Mercado,											Ivete Baraldi |  | 
			
					
			
				| A Cantina da Escola: contribuições de uma situação emergente do cotidiano para o ensino de álgebra para deficientes visuais | PDF | 
			
				| Natalia Mota Oliveira,											Maria Lucia Panossian |  | 
			
					
			
				| Reflexões sobre o ensino e aprendizado do estudante com deficiência através da ludicidade nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRMFs) | PDF | 
			
				| AMANDA REGINA DOS SANTOS ANDRADE |  | 
			
					
			
				| Rampas e Trigonometria: o estudo sobre acessibilidade nas aulas de Matemática | PDF | 
			
				| Maiara Brenda Jesus Santos,											Anete OtÃlia Cardoso de Santana Cruz |  | 
			
					
			
				| Acesso de estudantes público-alvo da Lei de Cotas na UNIFAL-MG em 2019: implicações para a educação matemática inclusiva | PDF | 
			
				| Eder de Oliveira Quintino,											Ronaldo André Lopes,											Guilherme Henrique Gomes da Silva |  | 
			
					
			
				| A escrita unidirecional em Braille: os escritos simbólicos e a aprendizagem algébrica de estudantes cegos | PDF | 
			
				| Daiana Zanelato dos Anjos,											Méricles Thadeu Moretti |  | 
			
					
			
				| Práticas inclusivas de Matemática pautadas no uso de Jogos e Materiais Manipulativos e/ou Concretos: Uma pesquisa do tipo Estado da Arte | PDF | 
			
				| Jean Carlos Lemes,											Eliane Matesco Cristovão |  | 
			
					
			
				| Avaliação e reavaliação psicopedagógica: uma análise das habilidades matemáticas por meio do Subteste de Aritmética | PDF | 
			
				| Lanúzia Almeida Brum Avila,											Isabel Cristina Machado de Lara |  | 
			
					
			
				| O olhar de professoras que ensinam matemática acerca da inclusão de estudantes surdos/as | PDF | 
			
				| José Affonso Tavares Silva,											Alanne de Jesus Cruz,											Tiago de Jesus Souza,											Anthoniberg Carvalho de Matos |  | 
			
					
			
				| As “ticas de matema” e a inclusão de estudantes surdos/as: uma reflexão teórica | PDF | 
			
				| Tiago de Jesus Souza,											Alanne de Jesus Cruz,											José Affonso Tavares Silva,											Denize da Silva Souza |  | 
			
					
			
				| O processo de aprendizagem da matemática por alunos surdos no ensino superior: um estudo de caso na Universidade Federal de Sergipe | PDF | 
			
				| Cristiele de Santana Lima,											Alanne de Jesus Cruz,											José Affonso Tavares Silva |  | 
			
					
			
				| Padrões figurais e numéricos: investigação de regularidades ou padrões com um estudante Surdo | PDF | 
			
				| Franciana Teixeira Franco Ribeiro,											Rosana Maria Mendes |  | 
			
					
			
				| Educação Matemática no contexto da Surdez: um panorama das pesquisas publicadas no Encontro Nacional de Educação Matemática | PDF | 
			
				| Eduardo Pinheiro Monteiro Segundo,											Thamires Belo de Jesus |  | 
			
					
			
				| A interação social no Proeja: Aprendizagens sobre conceitos geométricos de um estudante com deficiência intelectual | PDF | 
			
				| Solange Taranto de Reis,											Thamires Belo de Jesus,											Elcio Pasolini Mille |  | 
			
					
			
				| O raciocínio aditivo de um estudante com deficiência intelectual: um estudo a partir do uso do Tampimática no Proeja | PDF | 
			
				| Elcio Pasolini Milli,											Edmar Reis Thiengo |  | 
			
					
			
				| Mapeamento de pesquisas sobre deficiência intelectual: um olhar a partir dos Encontros Nacionais de Educação Matemática | PDF | 
			
				| Ana Júlia de Mattos Mota Ramalho,											Elcio Pasolini Milli |  | 
			
					
			
				| Ensino de matemática para alunos com síndrome de Down: Análise de teses e dissertações | PDF | 
			
				| Renata Viviane Raffa Rodrigues,											Bianca Mourão Osório |  | 
			
					
			
				| Resiliência, fatores de riscos e fatores protetivos na inclusão matemática de aluno surdo | PDF | 
			
				| Romar Souza Barros,											Roberta D´Ângela B. Menduni,											Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão |  | 
			
					
			
				| O processo de adaptação de Avaliação Diagnóstica de matemática nas Escolas em Tempo Integral do Município de Vitória – ES. | PDF | 
			
				| Christiane Milagre da Silva Rodrigues |  | 
			
					
			
				| ANSIEDADE MATEMÁTICA EM CRIANÇAS COM E SEM DÉFICITS EM INTELIGÊNCIA FLUÍDA | PDF | 
			
				| Natan Ferreira Filadelfo,											Bruna Kelly Teixeira de Araújo,											Priscila VirgÃnia Salles Teixeira Figueira,											PatrÃcia Martins de Freitas |  | 
			
					
			
				| Proposta de jogos de cartas para o ensino – aprendizagem de Matemática para alunos surdos | PDF | 
			
				| CecÃlia Pereira de Andrade,											Brenda Ziviani,											Ivy Cabral Barbosa |  | 
			
					
			
				| A complexidade do ensino de matemática para alunos surdos | PDF | 
			
				| José Affonso Tavares Silva,											Alanne de Jesus Cruz,											Anthoniberg Carvalho de Matos,											Tiago de Jesus Souza |  | 
			
					
			
				| O uso potencial do Software Braille Fácil para o ensino de matemática para alunos com deficiência visual | PDF | 
			
				| Fábio Garcia Bernardo,											Wagner Rohr Garcez,											Edney Dantas Oliveira,											Paula Marcia Barbosa |  | 
			
					
			
				| Educação Matemática Inclusiva e Deficiência Visual: um olhar sobre as publicações do Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM | PDF | 
			
				| Matheus Fernandes Campos da Costa,											Cátia Aparecida Palmeira |  | 
			
					
			
				| O que acontece quando passamos uma atividade matemática da tinta ao braile? | PDF | 
			
				| Karen Valencia Mercado,											Ivete Baraldi |  | 
			
					
			
				| Ansiedade Matematica em profesores do ensino fundamental:discutindo a formação | PDF | 
			
				| julia paixão consiglio,											Natan Ferreira Filadelfo,											Priscila Virginia Salles Texeira Figueira,											Patricia Martins de Freitas |  | 
			
					
			
				| O ensino e aprendizagem de álgebra na educação de surdos: contribuições a partir do mapeamento de pesquisas | PDF | 
			
				| Renata da Silva Dessbesel,											Sani de Carvalho Rutz da Silva,											Elsa Midori Shimazaki |  | 
			
		
					
					Créditos
					
			
				| Editoração dos Anais do II Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva |  | 
			
				| Prof. Dr. Agnaldo da Conceição Esquincalha,											Prof.ª Dr.ª Fernanda Malinosky Coelho da Rosa |  | 
			
		
			
		
			 
		
		Este trabalho está licenciado sob uma 
Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
