Subeixo 1 - diretrizes curriculares e políticas públicas na formação inicial e continuada de professores que ensinam mat
DESAFIO DOS PALITOS: UMA ATIVIDADE DESENVOLVIDA NO CLUBE DE MATEMÁTICA NA ESCOLA |
PDF
|
Cristiane Schlagenhaufer, Regina Helena Munhoz, Fábio Seiji Sacurae |
|
A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL: ALGUMAS EXPERIÊNCIAS COM O ENSINO PRESENCIAL E REMOTO |
PDF
|
Bruna LuÃsa Ravache, Alex Manoel Vieira, Regina Helena Munhoz |
|
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: DADOS SOBRE A EVASÃO DE ESTUDANTES EM UMA UNIVERSIDADE CATARINENSE |
PDF
|
Djaina Sibiani Rieger, Marisol Vieira Melo |
|
Subeixo 2 - prática de ensino e/ou estágio supervisionado
ENSINO DE MATEMÁTICA COM MODELAGEM: TESOURA DE TELHADO |
PDF
|
Bruna Miecoanski, Mônica Marina Sordi, Pedro Augusto Pereira Borges |
|
Subeixo 3 - prática como componente curricular
UM PANORAMA DE EXPERIÊNCIAS DE INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA EM GEOMETRIA NO ENEM |
PDF
|
Daiane Rosa, Daiani Goedert, Rosane Hildebrandt, Elisângela Regina Melz, Morgana Scheller |
|
O JOGO COMO AUXÍLIO PARA A APRENDIZAGEM DE DETERMINANTES: UMA PROPOSTA PARA O 2º ANO DO ENSINO MÉDIO |
PDF
|
Jonas Santana da Silva, Thainá Cardoso Assis de Jesus, Zulma Elizabete de Freitas Madruga |
|
Subeixo 4 - aprendizagem docente e/ou desenvolvimento profissional
FORMAÇÃO CONTINUADA PARA POLIVALENTES: REPENSANDO A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS |
PDF
|
Carlos Mometti |
|
RODAS DE CONVERSAS: APRENDENDO E ENSINANDO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS |
PDF
|
Alessandra Holanda Cavalcante Mendes, Aline da Silva Ventura Simião, Vania Finholdt Angelo Leite |
|
Subeixo 5 - conhecimento, prática e/ou identidade docente
DEMANDAS COGNITIVAS EM MATERIAIS CURRICULARES DE MATEMÁTICA: PROPOSTA DE UM ESTUDO |
PDF
|
FabrÃcio dos Santos Almeida, Jackelany de Souza França Durães Machado, Gilberto Januario |
|
Subeixo 7 - práticas formativas e/ou práticas profissionais
A LITERATURA INFANTIL, A HISTÓRIA INFANTIL E A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Tatiane Carmelita Diniz Javaroti Plaine, Maria Carolina Machado Magnus |
|
UMA APLICAÇÃO DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE ÁLGEBRA PARA O ENSINO MÉDIO |
PDF
|
Mariana Nunes Barato, Lisandro Bitencourt Machado |
|
Subeixo 10 - Tendências em Educação Matemática
MAPEANDO A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENEM |
PDF
|
Ismael Andre Batista, Morgana Scheller, Thiago Agusto Koepp, Elisângela Regina Melz |
|
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO CIEM |
PDF
|
Luana Raitz, Sarah Luiza Pawlack Bento, Morgana Scheller, Elisângela Regina Melz |
|
ANÁLISE DE VÍDEOS: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA |
PDF
|
Vanessa Oechsler, VinÃcius Müller Martini, Guilherme Luis Soares |
|
O USO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA COMPETÊNCIA PARA A PRÁTICA DOCENTE |
PDF
|
Jader Leonardo Rodrigues Della Flora, PatrÃcia Ignácio, Caroline Braga Michel |
|
POR UMA MODELAGEM NO/DO CAMPO: E AGORA, JOSÉ? |
PDF
|
Maria Carolina Machado Magnus |
|
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: UM MAPEAMENTO PELOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE SANTA CATARINA |
PDF
|
Alex Manoel Vieira, Bruna LuÃsa Ravache, Regina Helena Munhoz |
|
POSSIBILIDADES PARA ENSINAR GEOMETRIA NA EJA A PARTIR DE ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
Rayane de Jesus Santos Melo |
|
MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO EF: USO DE TDICS E MATERIAIS MANIPULATIVOS |
PDF
|
Adriana Minozzo, Edemar Paulo Mealho Junior, Cristina Engelmann, Eduarda Cassol Festa, Fernanda Zorzi |
|
DESENVOLVIMENTO DE SEQUENCIAS DE ENSINO NO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Leonardo Pospichil Lima Neto, Lisandro Bitencourt Machado |
|
INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE A MATEMÁTICA E A ASTRONOMIA |
PDF
|
Gisele Groff, Marisol Vieira Melo |
|
Subeixo 11 - Feiras de matemática
REFLEXÕES SOBRE A PARTICIPAÇÃO EM UMA FEIRA DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Araceli Gonçalves, Lucas Martini, Maria Carolina Zimpel |
|
Subeixo 12 - Concepções em Educação Matemática
O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE OS ENUNCIADOS QUE CIRCULAM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
PDF
|
Djeison Machado |
|
CONTEXTUALIZAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO NOS LIVROS DIDÁTICOS E AS PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES |
PDF
|
Denise Schwendler, Marisol Vieira Melo |
|
Subeixo 15 - História, Filosofia e Epistemologia na e/ou da Educação Matemática
MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NO BRASIL: O CONCEITO DE NÚMERO EM LIVROS DIDÁTICOS DA DÉCADA DE 1960 |
PDF
|
Ana Cláudia Hoppe, Marisol Vieira Melo, Ana Maria Basei |
|
Mesas Temáticas e Conferência de Encerramento
VIDAS ENTRE MATEMÁTICA E ARTE: FLUXOS E ENCONTROS |
PDF
|
Cristina Lúcia Dias Vaz, Cláudia Regina Flores, Débora Regina Wagner, Mônica Maria Kerscher |
|
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UM DIÁLOGO POSSÍVEL |
PDF
|
Eliane Maria de Oliveira Araman |
|
MODELAGEM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: PRÁTICAS E PESQUISAS |
PDF
|
Morgana Scheller, Bazilicio Manoel de Andrade Filho, Pedro Augusto Pereira Borges, Nilce Fátima Scheffer |
|
Este trabalho está licenciado sob uma
Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
![SBEM-PE Licenciatura em Matemática, Campus Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco](/index.php/viiiepem/index/manager/files/paginas/rodapeepem.PNG)