Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Modalidade:
 

GD1 - Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

AS MUDANÇAS GERADAS PELA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR EM MATERIAIS DIDÁTICOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO ENSINO DE ÁLGEBRA PDF
Débora Cristina Borba Pereira Favero
MAPEAMENTO DA PESQUISA ACADÊMICA BRASILEIRA SOBRE O TEMA GRANDEZAS E MEDIDAS: O CENÁRIO DE UMA DÉCADA PDF
Janaina Pinheiro Vece
LETRAMENTO MATEMÁTICO: DOS DOCUMENTOS CURRICULARES AOS SABERES E PRÁTICAS DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Anie Masquete Paruta
LETRAMENTO ESTATÍSTICO: CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS DE BARRAS COM EXCEL OU LÁPIS E PAPEL PDF
Marcilia Elane do Nascimento Pontes
APRENDIZAGEM DOCENTE E TÓPICOS DA TEORIA ELEMENTAR DOS NÚMEROS PERTINENTES AO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NO ENSINO FUNDAMENTAL I PDF
ANDERSON ADELMO SILVA
A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NA AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS LIGADAS AO SENTIDO DE NÚMERO PDF
Francieli Aparecida Prates dos Santos
ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA EM TAREFAS DE INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA NO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Luciana de Souza
UM LEVANTAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM DE NÚMEROS RACIONAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (1997-2017) PDF
Diana Maia
O CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO E AS SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM: UMA INVESTIGAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL I, A RESPEITO DAS IDEIAS BASE DE FUNÇÃO PDF
Luciana Del Castanhel Peron
APRENDIZAGEM DE PORCENTAGEM E JUROS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PDF
Elba Silva
UM ESTUDO FUNDAMENTADO PELA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA COM FOCO NO DESENVOLVIMENTO DA PROFESSORALIDADE DE PROFESSORAS POLIVALENTES PDF
Luana Leal Alves
PROBLEMAS DO CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO NOS LIVROS DIDÁTICOS DO CICLO I DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Jéssica Daiane da Silva
A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO: UMA EXPERIÊNCIA ANALÍTICA NA TURMA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO ESPAÇO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL DA MARÉ- RJ PDF
Ariene Vitalino da Silva
A EXPLICAÇÃO ORAL NO ENSINO DE GRÁFICOS NOS ANOS INICIAIS PDF
Rita de Cássia Gonçalves Muniz
O JOGO DE CARTAS COMO PROPOSTA DE TRABALHO COM CRIANÇAS DE 6 ANOS NUM CONTEXTO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PDF
Carla Mariana Rocha Brittes da Silva
CARACTERÍSTICAS DO PENSAMENTO MATEMÁTICO AVANÇADO NO PENSAMENTO COMPUTACIONAL PDF
Mariana Maestripieri Okamoto
QUIZ – UM ELEMENTO MEDIADOR DE APRENDIZAGEM ENTRE A CRIANÇA E O CONHECIMENTO PDF
Éllen Alves Matsuchita
IDEIAS DO CONCEITO DE FUNÇÃO MOBILIZADAS POR ALUNOS DO 5ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA INVESTIGAÇÃO A PARTIR DE PROBLEMAS MISTOS PDF
Carla Larissa Halum Rodrigues
CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DO PROFESSOR NO ÂMBITO DAS PLANIFICAÇÕES DE SUPERFÍCIES GEOMÉTRICAS ESPACIAIS PDF
Débora Mares Meireles
QUE CONHECIMENTOS REVELAM CRIANÇAS DO 3ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE GRÁFICOS E TABELAS DURANTE A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DO EMAI PDF
Valdinéia Prates Ribeiro

GD2 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental

NÚMEROS IRRACIONAIS: UMA ANÁLISE EM MATERIAL DIDÁTICO PDF
Fabio Freire dos Santos
ATELIÊ DE MATEMÁTICA: UM ESPAÇO PARA DIÁLOGO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Leandro de Andrades Campos
DIVISÃO: AS COMPREENSÕES DE ALUNOS DO 5º E DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Daiane Gomes Prior
INVESTIGANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE MULTIPLICAÇÃO DE FRAÇÕES PDF
Daiana dos Santos Oliveira Fischer
ESCOLHA DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA: ENTREVISTAS E ANÁLISES PDF
Fernando Paulino de Cerqueira Netto
ÁREA DE FIGURAS PLANAS: UMA METANÁLISE A PARTIR DE TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS PDF
Juliana Gabriele Kiefer
UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR AO ENSINO DE SISTEMAS LINEARES NO 8° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Felipe da Silva Souza
O TRABALHO COM TAREFAS DE UM LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REALÍSTICA PDF
Diego Barboza Prestes
APROPRIAÇÃO DE CONCEITOS DE DIVISÃO: UMA POSSIBILIDADE PARA A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA SOB A PERSPECTIVA TEÓRICA DE BROUSSEAU E A DINÂMICA DOS JOGOS PDF
Celia Alves Pereira
ANÁLISE DE ERROS NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DA OBMEP RELACIONADAS ÀS GRANDEZAS PERÍMETRO E ÁREA PDF
Thaís Vendruscolo
A ABORDAGEM DO VOCABULÁRIO MATEMÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE VIANÓPOLIS - GO PDF
Ana Karine Moreira Silva
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE A ÁREA DE PARALELOGRAMOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PDF
Luiz Henrique do Nascimento
OS JOGOS COMO RECURSO NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL II PDF
Simone Aparecida Martins
PENSAMENTO COMPUTACIONAL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS PDF
Leandra dos Santos
DEMONSTRAÇÕES GEOMÉTRICAS POR MEIO DE EXPERIMENTAÇÕES PDF
Carlos Eduardo Ladeira Vidigal
UM ESTUDO SOBRE OS CRITÉRIOS UTILIZADOS PELOS PROFESSORES ENVOLVENDO A SELEÇÃO DE TAREFAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA PDF
Franciéllem Roberta Gonçalves
UM MAPEAMENTO DE TESES SOBRE A TEORIA ELEMENTAR DOS NÚMEROS PDF
Joice D'Almeida
O ENSINO DE FRAÇÕES EM UMA TURMA DE 6º ANO PDF
Roseane Nunes Garcia de Souza
TRANSIÇÃO DA ARITMÉTICA PARA A ÁLGEBRA: UMA ABORDAGEM COM O USO DE REGULARIDADES E PADRÕES PDF
Daniella de Paula Pereira de Souza
FEIRAS DE MATEMÁTICA DE JUIZ DE FORA: INVESTIGANDO PROCESSOS FORMATIVOS NOS ALUNOS PARTICIPANTES PDF
Nayara de Oliveira Costa
A INTRODUÇÃO DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU COM UMA INCÓGNITA POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E DO USO DE ALGEBRA TILES PDF
Franciele Marciane Meinerz

GD3 - Educação Matemática no Ensino Médio

PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE GRANDEZAS E MEDIDAS COM ALUNOS DO CURSO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO - PROEJA PDF
Solange Taranto de Reis
MATEMÁTICA COM MÚSICA ENQUANTO CIÊNCIA: IMPLICAÇÕES DE UM ESTUDO DE CASO NO 2° ANO DO ENSINO MÉDIO PDF
Lucas Teixeira da Silva
TEORIA DOS JOGOS PARA O ENSINO MÉDIO PDF
Luiz Cláudio Alves de Carvalho
UMA METODOLOGIA PARA A ANÁLISE DE DIAGRAMAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO PDF
Alan Silva dos Santos
ANÁLISE DAS PRAXEOLOGIAS DOS ESTUDANTES DO 1ºANO DO ENSINO MÉDIO EM UM MODELO INTERDISCIPLINAR ENVOLVENDO FUNÇÃO AFIM ENTRE MATEMÁTICA, QUÍMICA E FÍSICA PDF
Abel de Oliveira Carneiro
PROBLEMAS MISTOS E SUAS IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE FUNÇÃO AFIM PDF
Fabricia Bernardino
O NÚMERO RACIONAL EM SUA FORMA FRACIONÁRIA: O LUGAR DE UM CONCEITO EM FORMAÇÃO NO ENSINO MÉDIO PDF
Maria das Graças Morato Lobato Menezes
PRAXEOLOGIA MATEMÁTICA E PESSOAL: RELAÇÕES EXISTENTES NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO E NAS RESPOSTAS DOS ESTUDANTES NAS AVALIAÇÕES DO SAEPE PDF
Cláudia Danielle da Silva Oliveira
UMA ANÁLISE DO CONTEÚDO DE NÚMEROS COMPLEXOS EM LIVROS DIDÁTICOS NO ENSINO MÉDIO SOB O OLHAR DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO. PDF
José Terêncio Neto
TAREFAS DE ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE ANÁLISE COMBINATÓRIA PDF
Erika Regina Santana da Silva Pereira
ANÁLISE DOS NÍVEIS DE DEMANDA COGNITIVA DE TAREFAS DE GEOMETRIA FORNECIDAS POR LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA SOB A PERSPECTIVA DO OPPORTUNITY-TO-LEARN PDF
Beatriz Fernanda Litoldo
MATEMÁTICA EMOCIONAL: PESQUISA DE DIAGNÓSTICO AFETIVO NO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL – IFRS – CAMPUS RIO GRANDE PDF
André Nunes Ferreira
SITUAÇÕES-PROBLEMAS QUE ENVOLVEM O CONCEITO DE FUNÇÃO AFIM: UMA ANÁLISE À LUZ DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS PDF
Clarice de Almeida Miranda
SEQUÊNCIAS E SÉRIES GEOMÉTRICAS: UMA ABORDAGEM COM VÁRIOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA PDF
Rodrigo Martins Lopes
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO ESCOLAR NO NÍVEL MÉDIO PDF
Lauro Chagas e Sá
ENSINO DA MATEMÁTICA E A PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE: PONTOS DE CONTATOS E CONSONÂNCIAS PDF
Alessandro Emilio Teruzzi

GD4 - Educação Matemática no Ensino Superior

LICENCIANDOS(AS) EM MATEMÁTICA E OS PROCESSOS DE APROPRIAÇÃO DE PRÁTICAS DE NUMERAMENTO ACADÊMICAS PDF
Gildelson Felicio de Jesus
SEQUÊNCIA DIDÁTICA ELETRÔNICA COM A TEMÁTICA DERIVADAS: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I PDF
Jonata Souza dos Santos
ORIGAMI: UM ESTUDO SOBRE A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO PDF
Carolina Yumi Lemos Ferreira Graciolli
ÁLGEBRA LINEAR NOS CURSOS DE ENGENHARIA: UMA ANÁLISE DA ESTRUTURA CURRICULAR DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE TRÊS UNIVERSIDADES DO ESTADO DE SÃO PAULO PDF
Juliana Martins Philot
INVESTIGANDO AS CONTRIBUIÇÕES DOS LESSON STUDY NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES DERIVADAS EM CÁLCULO I PDF
José Cirqueira Martins Júnior
INGRESSANTES NUMA FACULDADE DE TECNOLOGIA: AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA VINDAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA PDF
Cláudia Pereira dos Santos
ANÁLISE DO RACIOCÍNIO COVARIACIONAL EM TAREFAS PROPOSTAS A ESTUDANTES DE CÁLCULO PDF
Marcio Alexandre Volpato
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA AUXILIADA POR COMPUTADOR: IDENTIFICAÇÃO DAS DIFICULDADES DOS ALUNOS DOS CURSOS DE ENGENHARIA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM DERIVADAS PDF
Agostinho Iaqchan Ryokiti Homa
ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA EM PROVAS DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL: ACOMPANHAMENTO E INTERVENÇÕES SIMULTÂNEAS À LUZ DA REINVENÇÃO GUIADA PDF
Diovanna Bortoletto
UNIDADES DE ENSINO POTENCIAMENTE SIGNIFICATIVAS NA DISCIPLINA DE PRÉ-CÁLCULO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO FUNCIONAL PDF
João Paulo Correa de Oliveira Junior
A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS E SIGNIFICADOS DA INTEGRAL DEFINIDA NA PERSPECTIVA DO PENSAMENTO MATEMÁTICO AVANÇADO PDF
Janine Freitas Mota
O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS NA ENGENHARIA CIVIL PDF
Rieuse Lopes Pinto
OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM EM MOMENTOS FORMAIS DE AVALIAÇÃO EM AULAS DE CÁLCULO PDF
Roberta Marcelino de Almeida Alves
AS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL PDF
Líviam Santana Fontes
INTEGRAIS MÚLTIPLAS: UMA PROPOSTA VISANDO CONTEXTUALIZÁ-LAS NOS CURSOS DE ENGENHARIA PDF
Galvina Maria de Souza
A PRESENÇA DA MATEMÁTICA NAS PROVAS DO ENADE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PDF
Sonia Maria Martins Corsi

GD5 - História da Matemática e da Educação Matemática

HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DAS QUESTÕES DO PROVÃO E ENADE PDF
Eliane Siviero da Silva Dalbon
UMA HERMENÊUTICA DA COLEÇÃO “O PROFESSOR DE MATEMÁTICA EM AÇÃO”: CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PDF
Leandro Josué de Souza
SABERES MATEMÁTICOS PRESENTES NAS ESCOLAS NORMAIS RURAIS DO RIO GRANDE DO SUL (1940-1971) PDF
Luciane Bichet Luz
PROBLEMAS ARITMÉTICOS E O ENSINO: ORIENTAÇÕES DE VICTOR MERCANTE (BUENOS AIRES, 1905). PDF
Andreia Fernandes de Souza
TENDÊNCIAS DE PESQUISAS ACADÊMICAS COM ENFOQUE NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA PDF
Reginaldo Guilhermino Cabral Liborio
CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL: ASPECTOS HISTÓRICOS PDF
Mariana Duarte de Souza
A INSTAURAÇÃO DO COLÉGIO PIRACICABANO E O “DEBUT” DA EDUCAÇÃO FEMININA EM PIRACICABA NO FINAL DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX PDF
Renata Caterine Gambaro Cleto da Silva
O MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA DA UFRN: REGISTROS DE UMA HISTÓRIA PDF
Cídia Paula da Costa Alves
UM MAPEAMENTO DAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REALÍSTICA NO INSTITUTO FREUDENTHAL PDF
Fernanda Boa Sorte Rocha
A EXPERTISE PROFISSIONAL DA PROFESSORA VITALIA CAMPOS NA UTILIZAÇÃO DAS CARTAS DE PARKER PARA O ENSINO DE ARITMÉTICA PDF
Robert Rene Michel Michel Junior
ENSINO SECUNDÁRIO NO BRASIL: CONJUNTO DE FATOS QUE CONTRIBUIRAM PARA FORMAR O CONTEÚDO PROGRAMADO DE MATEMÁTICA SECUNDÁRIA PDF
Luiz Antônio Gonçalves da Silva
ENSINO DE MATEMÁTICA EM SALAS MULTISSERIADAS NO RIO GRANDE DO NORTE: PERSPECTIVAS EM CONSTRUÇÃO PDF
Bárbara Fernandes Costa
O ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA VISCONDE DE CAIRU NO PERÍODO DO MOVIMENTO DA ESCOLA NOVA PDF
Aline Suemi Moroto
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO ESTADO DO CEARÁ: ENTRADAS E TRÂNSITOS PDF
Gisane Fagundes Rodrigues
UM ESTUDO SOBRE A ESCOLA RURAL ÁGUA DO MANDI POR MEIO DA HISTÓRIA ORAL PDF
Juliana de Melo
EXPERTS E EXPERTISES DE MATEMÁTICA MODERNA NO ENSINO PRIMÁRIO DO MUNICÍPIO DE JUIZ DE FORA PDF
Isabela Magalhães Kirchmair
ABAIXO EUCLIDES OU IGUAL EUCLIDES? ALGUMAS IMPRESSÕES SOBRE O ENSINO DE GEOMETRIA EM TEMPOS DE MATEMÁTICA MODERNA PDF
Marizete Nink de Carvalho
O MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA: ORIENTAÇÕES DADAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, SÃO PAULO, DÉCADA DE 1970 PDF
Relicler Pardim Gouveia
“ELEMENTOS” DE EUCLIDES E GEOGEBRA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Thais Maria Barbosa Goulart
PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO NAS DÉCADAS DE 1960 E 1970: OS CADERNOS MEC DE MATEMÁTICA PDF
Lais Mendes Bonifacio
EDUCADORAS MATEMÁTICAS PARANAENSES: TRAJETÓRIA, PROFISSÃO E MEMÓRIAS PDF
Tailine Audilia de Santi
A CONSTRUÇÃO CIENTÍFICA DOS PROGRAMAS: A ARITMÉTICA EM APONTAMENTOS DE PSICOLOGIA (SÃO PAULO, 1934) PDF
Jefferson dos Santos Ferreira
SABERES PARA ENSINAR MATEMÁTICA (GEOMETRIA): MANUAIS ESCOLARES EM TEMPOS DE ESCOLA NOVA PDF
Evellin Sena Cruz
A ESCRITA DE UMA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: AS PRÁTICAS NAS ESCOLAS TEUTO-BRASILEIRAS DE ANTÔNIO CARLOS (SC) PDF
Francine Fragoso de Miranda Silva
EXPERTS E/OU INTELECTUAIS? AS CONTRIBUIÇÕES DOS PERSONAGENS DO ENSINO INDUSTRIAL BRASILEIRO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA PDF
Oscar Silva Neto
UMA CARACTERIZAÇÃO DO SABER CÁLCULO MENTAL SISTEMATIZADO POR MARIA DO CARMO SANTOS DOMITE PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1980 – 1996 PDF
Antônio Robert Chagas Conceição
SABERES MATEMÁTICOS A ENSINAR NOS BOLETINS DO CENTRO DE PESQUISAS E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAIS/RS (1947-1966) PDF
Leonardo Thomaz Sauter
GEOMETRIA E DESENHO REGISTRADOS EM DOCUMENTOS E CADERNOS ESCOLARES, 1890-1990 PDF
José Erisvaldo Lessa Vieira
O CONCEITO DE NÚMERO E A MATEMÁTICA PARA ENSINAR: O CASO DAS PROPOSTAS CURRICULARES PAULISTAS DA DÉCADA DE 1970 PDF
André Francisco de Almeida
AS REVISTAS PEDAGÓGICAS PAULISTAS E AS ORIENTAÇÕES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES: UM LEVANTAMENTO QUALI-QUANTITATIVO, 1890 – 1903 PDF
Victor Hugo de Lemos Gomes
UMA HISTÓRIA SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA REGIÃO DO BOLSÃO/MS PDF
Natalia Cristina Silva
A ARITMÉTICA E OS CENTROS DE INTERESSE: PROPOSTAS DE MUDANÇAS NO SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA, 1920 - 1930 PDF
Juliana Chiarini Balbino Fernandes
UMA GEOMETRIA PARA ENSINAR NOS CENTROS DE INTERESSE PDF
Joana Kelly Souza dos Santos
O ENSINO DE ÁLGEBRA NA ESCOLA PRIMÁRIA DO ESPÍRITO SANTO: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS PROVAS ESCOLARES PDF
Jéssica Otaviano das Virgens
A CONSTITUCIONALIZAÇÃO DAS AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS E AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA: OS CAMINHOS PERCORRIDOS DE 1889 ATÉ A INSTITUIÇÃO DO PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESPÍRITO SANTO PDF
ROSIANE PEREIRA LIMA
A HISTÓRIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA NO ESPELHO DA LITERATURA BRASILEIRA SOBRE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PDF
Renata Cardoso Barbosa
ARITMÉTICA INTUITIVA: OS PROBLEMAS DE ARITMÉTICA NOS LIVROS DE RAMON ROCA DORDAL (1891) PDF
karina Cristina dos Santos Pavarin

GD6 - Educação Matemática, Tecnologias e Educação à Distância

UM PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS AO CURRÍCULO DE TURMAS DO ENSINO MÉDIO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE UMA ESCOLA EM COMUNIDADE REMANESCENTE QUILOMBOLA PDF
Jacson José Rosa da Silva
EXPLORANDO O INFINITO COM O SOFTWARE GEOGEBRA: POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES PDF
Vinícius Aparecido Salatta
EXPLORAÇÃO DE PADRÕES DE REPETIÇÃO NO SCRATCH PDF
Rita de Cássia Idem
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA – UMA PROPOSTA PARA INTEGRAR TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRÁTICA DOCENTE PDF
Karina Nunes da Silva
UMA PROPOSTA DO USO DE EXCEL PARA CRIAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA O TRABALHO COM EDUCAÇÃO FINANCEIRA PDF
Alisson Barreira dos Reis
USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NA EXPLORAÇÃO DE PROBLEMAS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES PARA DEMONSTRAÇÕES EM CÁLCULO INFINITESIMAL COM TECNOLOGIAS PDF
Lara Martins Barbosa
DESENVOLVENDO A VISUALIZAÇÃO POR MEIO DE PAPEL, LÁPIS E TOQUES NA TELA PDF
Thaís Fernanda de Oliveira Settimy
SMARTPHONE E INTEGRAIS MÚLTIPLAS: O QUE PODEMOS? PDF
Victor Ferreira Ragoni
O PROJETO DE LEGO ROBÓTICA DA RME À LUZ DA THC: CONTRIBUIÇÕES AO CAMPO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PDF
Desirée Silva Lopes Pereira
CONTRIBUIÇÕES DA ROBÓTICA EDUCACIONAL PARA A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA EURICO DE AGUIAR SALLES PDF
Roger da Trindade Gomes
TAREFAS EXPLORATÓRIAS UTILIZANDO TECNOLOGIAS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA PDF
Vania Sara Doneda de Oliveira
EM CENA A PRODUÇÃO DE VÍDEO E O PROTAGONISMO ACADÊMICO NA COMUNICAÇÃO DE IDEIAS MATEMÁTICAS PDF
Marcelo Batista de Souza
O OLHAR DE UM LICENCIANDO EM MATEMÁTICA PARA O TRABALHO COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA PDF
Marcela Souza Silva
PENSAMENTO COMPUTACIONAL, MATEMÁTICA E UMA ABORDAGEM COM O SCRATCH PDF
Kaoma Ferreira de Bessa
USO DE RECURSO EDUCACIONAL DIGITAL NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLA PDF
Tahieny Kelly de Carvalho
A CULTURA DIGITAL FRENTE ÀS DEMANDAS AGRÍCOLAS: A ROBÓTICA EDUCACIONAL E AS ESCOLAS DO CAMPO, RELAÇÕES E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA PDF
Giane Fernanda Schneider Gross
APROPRIAÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS EM AMBIENTES COMPUTACIONAIS SOB UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA PDF
Elivelton Henrique Gonçalves
DIÁLOGOS (IM)POSSÍVEIS ENTRE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS: UM ESTUDO SOBRE WEB CURRÍCULO PDF
Vera Lúcia de Oliveira Freitas Ruas
ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO DE MATEMÁTICA: COMO OS CONTEÚDOS SE FAZEM PRESENTES? PDF
Neumar Regiane Machado Albertoni
ROBÓTICA EDUCACIONAL: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA COM O LUDOBOT PDF
Érica Oliveira dos Santos
EM BUSCA DE PERCEPÇÕES CONSTRUTIVISTAS NO APP INVENTOR PDF
André Aparecido da Silva
A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRÁTICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA PDF
Sandra Menezes
PROGRAMAÇÃO COMO UMA FERRAMENTA NO ENSINO DE MATRIZES PDF
Pedro Araújo Kalile
KHAN ACADEMY: CONTEXTOS DE USOS PARA UMA APRENDIZAGEM INOVADORA PDF
Juliano Caetano Pinto
DISPOSITIVO PARA SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL PDF
Joélia Santos de Lima
AÇÕES DO PROFESSOR NO ENSINO EXPLORATÓRIO DE MATEMÁTICA ENVOLVENDO SIMULAÇÕES E ANIMAÇÕES NO SOFTWARE GEOGEBRA PDF
João Carlos Alves Pereira Junior
PROPOSTA PEDAGÓGICA BASEADA NA APRENDIZAGEM MÓVEL E MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO PDF
Neuber Silva Ferreira
SALA DE AULA INVERTIDA: UMA PROPOSTA PARA O ESTUDO DA FORMA TRIGONOMÉTRICA DOS NÚMEROS COMPLEXOS PDF
João Anderson Mendes
PRODUÇÃO DE VÍDEOS MULTIMOLDAIS: POSSIBILIDADE DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE INTEGRAIS MÚLTIPLAS PDF
Geciara da Silva Carvalho
MATEMÁTICA, ARTE E TECNOLOGIA: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES INSCRITOS NO III FESTIVAL DE VÍDEOS DIGITAIS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA SOBRE PERFORMANCE MATEMÁTICA DIGITAL PDF
Hercules Gimenez
A USABILIDADE NA CONSTRUÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA PDF
Bruna Caroline Leite
DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL EM AULAS DE MATEMÁTICA COM O SOFTWARE SCRATCH PDF
Handley Magno Bernardo Lopes
TECNOLOGIAS DIGITAIS NA CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO ESTATÍSTISCO: UM ESTUDO DA TRANSNUMERAÇÃO PDF
José Ronaldo Alves Araújo
O USO DO GEOGEBRA NA INVESTIGAÇÃO DO PENSAMENTO DIFERENCIAL DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO PDF
Ana Rita Domingues
REALIDADE AUMENTADA: POSSIBILIDADES PARA A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO PDF
Anderson Luís Pereira
ROBÓTICA ESTRUTURAL: UMA PROPOSTA PARA UTILIZAÇÃO COMO RECURSO NO ENSINO DE FUNÇÃO AFIM PDF
Jefferson Barbosa Jimenez
PERCORRENDO USOS/SIGNIFICADOS DO QR CODE NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM CONTEXTOS FORMATIVOS PDF
Thayany Benesforte da Silva
ROBÓTICA NA ESCOLA PÚBLICA: UMA ATIVIDADE EXTRACURRICULAR PARA ALUNOS DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM DIFICULDADES NO APRENDIZADO DE MATEMÁTICA PDF
Danubia Baltazar da Cruz
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA ERA DIGITAL PDF
Nádia Alcântara da Silva
MACHINE LEARNING E PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO DE MATEMÁTICA PDF
Mateus Dauã de Morais
O DESENVOLVIMENTO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA O CONTEXTO DO ENSINO DE CÁLCULO INTEGRAL PDF
Izaias Paula de Jesus
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL II: O SCRATCH COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PDF
Marcos Paulo Tavares da Silva
ESTUDO SOBRE AS INTERAÇÕES EM UM FÓRUM DE DISCUSSÃO DE UM CURSO ONLINE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PDF
Ana Paula Mayara Vitolo
CYBERFORMAÇÃO COM PROFESSORES IMERSOS EM TECNOLOGIAS DIGITAIS DE REALIDADE VIRTUAL PDF
Rosana Piovesan Pinheiro
MAPEAMENTO SOBRE OS ARTIGOS ENVOLVENDO GEOGEBRA APRESENTADOS NO ENCONTRO BRASILEIRO DE PÓS – GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PDF
Luciano Teodoro da Silva
O USO DE TECNOLOGIAS NOS AOS INICIAIS PDF
Fernanda da Silva Damato

GD7 - Formação de Professores que Ensinam Matemática

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA PDF
Cirléia Pereira Barbosa
O USO DO ESTUDO DE AULA (LESSON STUDY) NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Simone Dias da Silva
PARTICIPAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS DE NUMERAMENTO: UMA ANÁLISE À LUZ DOS ESTUDOS DE JEAN LAVE E ETIENNE WENGER PDF
Neomar Lacerda Silva
UMA LEITURA DAS FALAS DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA SOBRE “SER PROFESSOR DE MATEMÁTICA” PDF
Walter Luís Moura Silva
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: O PENSAMENTO ALGÉBRICO E OS SEUS INDÍCIOS NA PRÁTICA LETIVA DOS ANOS INICIAIS PDF
Daniela Inês Baldan da Silva
O ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM PROJETO DE PESQUISA COM O FOCO PEDAGOGO-PROFESSOR DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Tânia Mara Vitaczik Campanucci
PROCESSOS FORMATIVOS DE PROFESSORES NO MOVIMENTO DAS FEIRAS DE MATEMÁTICA PDF
Araceli Gonçalves
JOGOS DIGITAIS PARA/NA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: UM PROJETO DE PESQUISA PARA CONSTRUÇÃO DE CAMINHOS METODOLÓGICOS PDF
Danielle Sousa Silva
SENTIDOS DO SER PROFESSOR DE MATEMÁTICA PDF
Luana Cristina Baier
UM CAMINHO, UM OLHAR, UM NOVO FAZER: NARRATIVAS DE PROFESSORES APÓS FORMAÇÃO CONTINUADA SOBRE EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA PDF
Ana Paula Gonçalves Pita
CONHECIMENTOS DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS E O SINAL DE IGUALDADE: UMA INVESTIGAÇÃO COM TAREFAS DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL PDF
Lilian Cristina de Souza Barboza
ENTRE O MACHADO E O CACETE: DE UM OLHAR PARA A UM OLHAR COM AS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU A PARTIR DAS DIFERENTES MATEMÁTICAS PDF
Kelly Almeida Oliveira
FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES PDF
Jéssica Tomiko Araújo Mitsuuchi
UM ESTUDO DA ESCRITA REFLEXIVA PRESENTE NO CADERNO DE AULA COM REFLEXÕES DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA PDF
Alisson Henrique dos Santos
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ESTÁGIO NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA PDF
Lúcia Renata dos Santos Silveira
CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA MOBILIZADO POR FUTUROS PROFESSORES EM UMA DISCIPLINA DE PRÁTICA DE ENSINO PDF
André Lima Rodrigues
CONTRIBUIÇÕES DE UMA PRÁTICA FORMATIVA ENVOLVENDO O SOFTWARE GEOGEBRA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Juliana Pereira Zorzin Silva
VÍDEOS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES QUE EMERGEM DE UM GRUPO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTINUADA PDF
Marília Franceschinelli de Souza
O RELATÓRIO DE ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO EM FOCO: CONHECIMENTOS DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA MANIFESTADOS NESSA ESCRITA REFLEXIVA PDF
Gabriela da Silva Oliveira
ATITUDES EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: CORRELAÇÕES COM A PRÁTICA DO PROFESSOR FORMADOR EM CURSOS DE PEDAGOGIA PDF
Cíntia Raquel Ferreira Mercado de Almeida
PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS E SUA FORMAÇÃO MATEMÁTICA NOS CURSOS DE PEDAGOGIA PDF
Joel Staub
FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA QUE ENVOLVAM O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: POSTURA DO DOCENTE DIANTE DO COMPUTADOR PDF
Fábio Vieira Abrão
UM ESTUDO SOBRE AS ATITUDES DOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA COM RELAÇÃO À TRIGONOMETRIA PDF
Wellington da Silva
MATEMÁTICA FINANCEIRA EM UMA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PDF
Vera Mônica Ribeiro
POSSIBILIDADES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE PDF
Ana Caroline Frigéri Barboza
TRAJETÓRIA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE UMA PROFESSORA NA REALIZAÇÃO DE PRÁTICAS ASSENTES NO ENSINO EXPLORATÓRIO DE MATEMÁTICA PDF
Dalva Spiler Brandelero
CRITÉRIOS UTILIZADOS POR PROFESSORES PARA SELECIONAR SITUAÇÕES DE ENSINO ENVOLVENDO NÚMEROS RACIONAIS PDF
Jaqueline Silva Assis
OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA E O ENSINO COM AS TD: O INÍCIO DE UMA CAMINHADA PDF
Eder Paulo Pereira
SER PROFESSOR DE MATEMÁTICA COM TECNOLOGIAS: POSSIBILIDADES DE COMPREENSÃO DE PRÁTICAS DE ENSINO NO ESTUDO DE AULA PDF
Carolina Cordeiro Batista
APRENDIZAGEM DOCENTE NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PDF
Alex Henrique Alves Honorato
UMA PROPOSTA DE ENSINO DE ÁLGEBRA ABSTRATA E SUAS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES NO ÂMBITO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA PDF
Diogo Getúlio Freire
IMPLICAÇÕES DA BNCC PARA O CONHECIMENTO PROFISSIONAL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS PDF
Cássia Edmara Coutinho Murback Maggioni
A HISTÓRIA ORAL COMO ABORDAGEM PEDAGÓGICA NA DISCIPLINA “HISTÓRIA E SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO: QUESTÕES DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA” EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA PDF
Taís Fernanda Gutzlaf
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E O MOVIMENTO DE SEUS SENTIDOS SOBRE AS PRÁTICAS: O CLUBE DE MATEMÁTICA PDF
Juliana Ribeiro Andrade
O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DA PESQUISA-FORMAÇÃO: PROGRAMA OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO E OS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA PDF
Aline Luz Mesquita
TEORIAS SOBRE A TOMADA DE CONSCIÊNCIA E A REFLEXÃO NA AÇÃO PODEM CONTRIBUIR PARA ANÁLISE DA APRENDIZAGEM DE DOCENTES DE MATEMÁTICA EM CONTEXTOS FORMATIVOS? PDF
Ianne Ely Godoi Vieira
UMA ANÁLISE DE EGRESSOS DO CURSO DE MATEMÁTICA LICENCIATURA/UFSM NO CURRÍCULO DA VERSÃO DE 2013: INDÍCIOS DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL PDF
Vartieli Lopes Viero
SABERES PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOMETRIA ESPACIAL A PARTIR DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PDF
Zelia Beserra Camelo
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS DE CONTEÚDO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO ESTADO DE MATO GROSSO PDF
Lucineia Oenning
O PENSAMENTO ESTATÍSTICO DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES DO CICLO INVESTIGATIVO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO PDF
Mariângela da Costa Mendonça
FORMAÇÃO CONTINUADA BASEADA NO TPACK: UMA POSSIBILIDADE PARA O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA PDF
Rejane Bianchini
FUNÇÕES EXPONENCIAIS E LOGARÍTMICAS EM UMA FORMAÇÃO CONTINUADA: DESENVOLVENDO O OLHAR PROFISSIONAL DOCENTE PDF
Carlos Antonio de Souza
IMPACTOS DE UM CURSO DE FORMAÇÃO ACERCA DO CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO NO CONHECIMENTO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA PDF
Leila de Souza Mello
DINÂMICA DA PRODUÇÃO DE SIGNIFICADO A RESPEITO DE NÚMEROS COM REPRESENTAÇÃO DECIMAL POR PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO CONTINUADA PDF
Veronica Borsonelli Marcarini
A CONSTRUÇÃO DE SABERES DOCENTES EM DIÁLOGOS SOBRE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA PDF
Mariana dos Santos Cezar
INFLUÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PERCEBIDAS NA PRÁTICA DOCENTE NA VISÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA RECÉM-EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA PDF
Ulisses Dias da Silva
ENSINO E APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA NOS ANOS INICIAIS: FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA PDF
Iasmim Martins Noro
A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA PROFESSORA POLIVALENTE NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS PDF
Darlan Maurente Rangel
MOBILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO DOCENTE EM AULAS DE GEOMETRIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Bárbara Silva Gumiero
ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DO CONTEÚDO DE DIVISÃO A PARTIR DOS SETE PROCESSOS MENTAIS BÁSICOS PDF
Iracema Sbizera dos Santos Ribeiro
REFLEXÕES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS NO ESPAÇO FORMATIVO DA FEIRA DE MATEMÁTICA PDF
Neuza França da Silva
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: ASPECTOS E CONCEITOS SOBRE A UTILIZAÇÃO DO SCRATCH EM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ATIVIDADE DE DESIGN PDF
Alissan Sarturato Firão
O CONHECIMENTO INTERPRETATIVO DO PROFESSOR DE/QUE ENSINA MATEMÁTICA NO TÓPICO DE MEDIDAS DE COMPRIMENTO E ÁREA PDF
Evonete Cristina Pinton Quimenton
CONCEPÇÕES SOBRE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM CURSOS DE PEDAGOGIA PDF
Michela Caroline Macêdo
PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS: DESVELANDO AS APRENDIZAGENS PROFISSIONAIS DE PROFESSORES PDF
Miriam Criez Nobrega Ferreira
ANÁLISE DA ESCRITA REFLEXIVA DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA PDF
Natalia Maria da Silva Soares
AS POSSÍVEIS NARRATIVAS DE PRÁTICA, AINDA QUE IMAGINÁRIAS, DE TRANSFORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA EM EDUCADOR MATEMÁTICO CRÍTICO PDF
Bruno de Carvalho Pereira
CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DO PROFESSOR E O ENSINO DA GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL PDF
Érica Doiche Savoy
O LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA ESCOLA BÁSICA: UM CURSO DE EXTENSÃO PARA PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA PDF
Ana Luiza de Araujo Ribeiro
REFLEXÕES SOBRE BEATRIZ SILVA D’AMBROSIO E A INSUBORDINAÇÃO CRIATIVA PDF
Josâne Geralda Barbosa
APRENDIZAGENS PROFISSIONAIS EM UM CONTEXTO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Flávia Maria Gonçalves da Costa
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE UMA PROFESSORA PROMOVIDO POR UM ESTUDO DE AULA PDF
Silmara Ribeiro Rodrigues
O ENSINO DE EQUAÇÃO DO 1º GRAU ATRAVÉS DE UM JOGO DE REGRAS: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PDF
Rafael da Cruz Moreira
ELAS E OS NÚMEROS: UM RECORTE DA PRESENÇA FEMININA NA DOCÊNCIA NOS CURSOS SUPERIORES DE MATEMÁTICA NO NORTE DE MINAS GERAIS PDF
Dione Alves de Almeida
UM ESTUDO DAS DIFICULDADES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES INICIANTES EM MATEMÁTICA PDF
Emerson Batista Ferreira Mota
REFLEXÕES DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTINUADA: SABERES PARA O ENSINO DE ÁREA E PERÍMETRO PDF
Ayandara Pozzi de Moraes Campos
A CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA E AGÊNCIA DE UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA QUE PARTICIPA DE UMA COMUNIDADE FRONTEIRIÇA PDF
Cristina Meyer
O ESTUDO DA GEOMETRIA POR MEIO DO SOFTWARE GEOGEBRA: APRENDIZAGEM EM COMUNIDADE DE PRÁTICA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA PDF
Angélica Rodrigues Ventura
A NARRATIVA DE UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA REVELANDO AÇÕES DE INSUBORDINAÇÃO CRIATIVA PDF
Patrícia Corrêa Santos
REFLEXÕES SOBRE OS CRITÉRIOS DE ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA PDF
Luciana Vieira Andrade
EM BUSCA DO X DA QUESTÃO: PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Vanessa de Oliveira
A PRÁTICA EDUCATIVA E PEDAGÓGICA DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA: UM ESTUDO METANALÍTICO PDF
Cicero Inacio dos Santos
FORMAÇÃO DOCENTE E O USO DAS TECNOLOGIAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA PDF
Manoel Messias Pereira Araujo
APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DO FUTURO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: ABORDANDO FUNÇÃO PDF
Felipe Augusto Pereira Vasconcelos Santos e Oliveira
ENSINO DE SEQUÊNCIAS: DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS À BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PDF
Willians Adriano Oliveira
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS: PROMOVENDO O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO PDF
Tiago Cardoso Silveira
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA PDF
Ediel Pereira de Macedo
GRUPO COLABORATIVO MATEMÁTICA EM MOVIMENTO: NARRATIVAS DO APRENDER E ENSINAR A DOCÊNCIA NA DOCÊNCIA PDF
Tatiana Lima Koga
CONVERSAS SOBRE COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA PDF
Marcela Lopes de Santana
SER PROFESSOR DO CAMPO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS EM MOVIMENTO EM UMA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO COM HABILITAÇÃO EM MATEMÁTICA PDF
Gleice Aparecida de Morais Lima
ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA: QUE CRITÉRIOS SÃO IDENTIFICADOS? PDF
Ana Paula Perovano
SABERES DOCENTES, NA PERSPECTIVA DA DECOLONIALIDADE, DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA AMAZÔNIA PDF
Erilúcia Souza da Silva
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: O ENSINO-APRENDIZAGEM DO ALGORITMO DA DIVISÃO NO CONJUNTO DOS NÚMEROS NATURAIS PDF
Maria Celeste Sánchez
O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA OBSERVAR COM SENTIDO E AS PRÁTICAS PARA DISCUSSÕES PRODUTIVAS: SELEÇÃO E USO DE TAREFAS PDF
Marcos Vinicius Fernandes Calazans
CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE FIGURAS GEOMÉTRICAS ESPACIAIS PDF
Marcos Paulo de Oliveira
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E SITUAÇÕES DIDÁTICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: COMO O CONHECIMENTO DE CONCEPÇÕES TEÓRICAS PODE AJUDAR O PROFESSOR NO ENSINO DA GEOMETRIA PDF
Luciano Soares Gabriel
OS CONHECIMENTOS DE FUTUROS PROFESSORES E PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA PARTICIPANTES DE UM GRUPO DE ESTUDOS ACERCA DO PENSAMENTO ALGÉBRICO PDF
Silvana Leonora Lehmkuhl Teres
DESVELANDO SABERES E PRÁTICAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO 6º AO 9º ANO NO MUNICÍPIO DE MARABÁ/PARÁ PDF
Cristiane Silva de Oliveira
CURSOS DE SEGUNDA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA: UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO PDF
Simone Batista Guedes
A CONSTITUIÇÃO DE UM GRUPO DE ESTUDO QUE ANALISA ÁREA E PERÍMETRO DE POLÍGONOS PDF
Susana Maris França da Silva
INVESTIGANDO A PRÓPRIA PRÁTICA EM UM ENSINO EXPLORATÓRIO ENVOLVENDO SIMETRIA EM CONTEXTOS ALGÉBRICOS PDF
Marcel Messias Gonçalves
ESTUDOS DE AULA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM TURMA DE 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL QUE ENSINAM NÚMEROS INTEIROS
Suzete Borelli
UMA ABORADGEM PARA ENSINO E APRENDIZAGEM DA DIVISÃO NAS SÉRIES INICIAIS COM ENFOQUE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PDF
Josiane Rochemback

GD8 - Avaliação em Educação Matemática

AMPLIANDO ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA POR MEIO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS PDF
Bárbara Chagas da silva
AS INFLUENCIAS QUE AS AVALIAÇÕES EXTERNAS EXERCEM NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA PDF
Leonor Fernanda Volpato De Moraes
ESTUDO DO ERRO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REALÍSTICA PDF
Daniela Harmuch
ANÁLISE PRAXEOLÓGICA DE QUESTÕES DO SARESP RELACIONADOS A TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO PDF
Ederson Sales Pastor
ARTICULAÇÃO DA AVALIAÇÃO SOMATIVA COM AVALIAÇÃO FORMATIVA EM AULAS DE MATEMÁTICA PDF
Talita Canassa Weber
AVALIAÇÃO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA PDF
Natalia Zulmira Massuquetti de Oliveira
PROVA ESCRITA COM CONSULTA DE CADERNO EM UM CURSO DE CÁLCULO PDF
Renata Graciele Batista Rodrigues
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA NO PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA PDF
Manuella Heloisa de Souza Carrijo
AVALIAÇÕES DE LARGA ESCALA: UM OLHAR PARA O QUE OCORRE NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM MATEMÁTICA PDF
Elisiane Peixoto Cardona Biurrun

GD9 - Processos Cognitivos e Linguísticos em Educação Matemática

UMA ANÁLISE PRAXEOLÓGICA DA GEOMETRIA FRACTAL EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO PDF
Ana Eliza Pescini
TRANSIÇÃO DO 5º PARA O 6º ANO: UM ESTUDO CORRELACIONAL ENTRE CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA, ATITUDES E ATRIBUIÇÃO DE CAUSALIDADE PDF
Milena Conceição Coutinho
O ENSINO DO RACIOCÍNIO LÓGICO NO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DE SILOGISMOS PDF
Valéria Aparecida Pilate
RESOLUÇÕES DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS ATRAVÉS DA LITERATURA: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR BASEADA NA OBRA DE MALBA TAHAN PDF
Ana Marlice Manhães Paes
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA NO ENSINO - APRENDIZAGEM DO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL. PDF
Aécio Alves Andrade
METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO COMO INSTRUMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO MATEMÁTICO FORMAL: UM ESTUDO DE CASO NO CONTEXTO DA DISCIPLINA DE ANÁLISE REAL PDF
Cecilia Ferreira Borges de Alcantara
O VALOR DO DINHEIRO NO TEMPO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR UTILIZANDO O MODELO DOS CAMPOS SEMÂNTICOS PDF
Jaciene Lara de Paula Caetano
A EDUCAÇÃO INFANTIL E O DESENVOLVIMENTO DO SENTIDO DE NÚMERO PELAS CRIANÇAS PDF
Thayná Reis
UM CENÁRIO SOBRE OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA NO BANCO DE DISSERTAÇÕES E TESES DA CAPES PDF
Adriana Ferreira Tiburtino
O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES SOBRE A TOMADA DE DECISÃO NA SOCIEDADE DE CONSUMIDORES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR NO ÂMBITO DA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA PDF
Priscila Fontes Juste
SALA DE AULA INVERTIDA ASSOCIADA A OUTRAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA: ANÁLISE DE INTERVENÇÃO(ÕES) NO ENSINO MÉDIO PDF
Erasto Piedade Alonso
DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL DE RAZÃO NA EJA PROVENIENTE DE UMA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO PDF
Rossanne Ferreira Diniz Shimizu

GD10 - Modelagem Matemática

MODELAGEM E EDUCAÇÃO BÁSICA: UM OLHAR PARA OS ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Lahis Braga Souza
PROPOR E RESPONDER TAREFAS COM VÍDEOS: UMA POSSÍVEL INTERLOCUÇÃO ENTRE MODELAGEM E PRODUÇÃO DE VÍDEOS DIGITAIS PDF
Neil da Rocha Canedo Junior
DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE A MODELAGEM MATEMÁTICA E A EDUCAÇÃO DO CAMPO PDF
Mariele de Freitas Osti
COMUNICAÇÃO EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA PDF
Robson Aparecido Ramos Rocha
MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO SOB A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA PDF
Hedy de Paula Paiva
APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: UMA ABORDAGEM POR MEIO DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA PDF
Andréa Regina Teixeira Nunomura
MODELO PRAXEOLÓGICO PARA O CÁLCULO DO IRPF PDF
Cláudia Fernandes Andrade do Espírito Santo
ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A INFLUÊNCIA DA CULTURA DIGITAL PDF
Luana Carvalho dos Santos
MODELAGEM MATEMÁTICA CRÍTICA NO ENSINO DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS PDF
Aldo Peres Campos e Lopes
MODELAGEM MATEMÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE: POR PROFESSORES PARA PROFESSORES PDF
Edyenis Rodrigues Frango
MODELAGEM MATEMÁTICA E SEQUÊNCIA FEDATHI: INTERFACES E IMPLICAÇÕES NA AÇÃO DOCENTE PDF
Adriana Ferreira Mendonça
MODOS DE VER E SIGNIFICAR AS MATEMÁTICAS/CIÊNCIAS EM PRÁTICAS DE CULTIVO DE ALFACE DE UM AGRICULTOR RURAL À LUZ DA TERAPIA DESCONSTRUCIONISTA PDF
Suliany Victória Ferreira Moura
UTILIZANDO A TRAJETÓRIA HIPOTÉTICA DO APRENDIZADO COMO AUXÍLIO EM UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA PDF
Guilherme das Neves Matos
COMPETÊNCIAS METACOGNITIVAS NO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA PDF
Élida Maiara Velozo de Castro

GD11 - Filosofia da Educação Matemática

INDICATIVOS OU AÇÕES PARA A EFETIVAÇÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA NAS ESCOLAS: UMA META-ANÁLISE PDF
Ana Maria Foss
INTERPRETANDO FOREGROUNDS DE ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE SÃO CARLOS-SP PDF
Edinei de Oliveira Filho
A DOCÊNCIA ENQUANTO CIÊNCIA NA FORMA-AÇÃO UNIVERSITÁRIA DOS CURSOS DE MATEMÁTICA: DESVELANDO CAMINHOS PARA A PESQUISA PDF
Josiel de Oliveira Batista
JOGOS DE LINGUAGEM EM SALAS DE AULA DE MATEMÁTICA MULTICULTURAIS: BRASIGUAIOS EM PONTA PORÃ PDF
Vanderlei Ramirez Lopes
UM ESTUDO FILOSÓFICO SOBRE A MATEMÁTICA NA IDADE MODERNA PDF
Rodolfo Masaichi Shintani
SOBRE SONHOS E EMPODERAMENTO DE JOVENS: POSSIBILIDADES PARA AS AULAS DE MATEMÁTICA PDF
Daniela Alves Soares
CONSTRUÇÃO DE UM JOGO EM GEOMETRIA: UMA EXPERIÊNCIA NO LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PDF
Raniane Lucimar Almeida de Aquino
RACIOCÍNIO ABDUTIVO E A EXPERIÊNCIA DO PENSAR NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO PDF
Jesaías da Silva Souza
GEOMETRIA DAS TRANSFORMAÇÕES: DO GEOPLANO AO GEOGEBRA - A CONSTITUIÇÃO DO CONCEITO DE SEMELHANÇA MEDIANTE FIGURAS HOMOTÉTICAS PDF
Elias da Costa Abreu

GD12 - Ensino de Probabilidade e Estatística

CONCEPÇÕES SOBRE ESTATÍSTICA: UM ESTUDO COM PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO MÉDIO PDF
Cassio Cristiano Giordano
LINGUAGEM PROBABILÍSTICA PARA O FINAL DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM CAMINHO PARA O DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO PROBABILÍSTICA PDF
Fátima Aparecida Kian
ANÁLISE E O ENSINO DE ESTATÍSTICA EM UM LIVRO DIDÁTICO PDF
Laura Cristina Santos
POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA PDF
Sandra Salerno
ELABORAÇÃO DE LIVRO PARADIDÁTICO PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA: O TRILHAR DE UMA PROPOSTA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Luzia Roseli da Silva Santos
O ESTUDO DE AMOSTRAGEM EM LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Luan Costa de Luna
ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE LIVRO PARADIDÁTICO PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA: O TRILHAR DE UMA PROPOSTA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Anneliese de Oliveira Lozada
OS CURRÍCULOS MOLDADO, REALIZADO E AVALIADO: PERSPECTIVAS DE PROFESSORES SOBRE ARTICULAÇÕES ENTRE COMBINATÓRIA E PROBABILIDADE PDF
Ewellen Tenorio de Lima
CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES SOBRE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PDF
Heloisa Almeida de Figueiredo
COMPREENSÕES DE LETRAMENTO ESTATÍSTICO ENTRE LICENCIANDOS DE MATEMÁTICA: EXPLORANDO DIMENSÕES CRÍTICAS EM UMA SITUAÇÃO DE FORMAÇÃO PDF
José Roberto Costa Junior
UMA ANÁLISE DO CURRÍCULO REFERÊNCIA DO ESTADO DE GOIÁS EM RELAÇÃO À ESTATÍSTICA: COMPREENSÕES E REFLEXÕES NECESSÁRIAS AO ENSINO MÉDIO PDF
Alyson Fernandes de Oliveira
ESTUDANTES CEGOS INTERPRETANDO GRÁFICOS: RELAÇÕES ENTRE ASPECTOS VISUAIS E CONCEITUAIS E ADEQUAÇÕES PARA O ENSINO PDF
Mayra Darly da Silva
O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA AO ENSINAREM ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE COM O USO DO GEOGEBRA PDF
Sidney Silva Santos
O DIÁLOGO COMO PROPOSTA PARA ABORDAGENS DAS COMPETÊNCIAS ESTATÍSTICAS PDF
Marcelene Alves Duarte
A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: UM ESTADO DO CONHECIMENTO XML
Thays Rodrigues Votto
A INSUBORDINAÇÃO CRIATIVA NA EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA COMO CONSEQUÊNCIA DA AUTORREFLEXÃO DA PESQUISADORA PDF
Solange Aparecida Corrêa
ESTUDO DA INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NOS CURRÍCULOS DAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS NO BRASIL PDF
Daniel de Freitas Barros Neto
PRÁTICAS DOCENTES NARRADAS POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTÍNUA PDF
Nathalia Tornisiello Scarlassari
PRINCÍPIOS COLABORATIVOS NAS AÇÕES DO GRUPO MOSAICO EDU PDF
Karla Priscila Schreiber
O USO DE ATIVIDADES DE INVESTIGAÇÃO NA APRENDIZAGEM PROBABILÍSTICA DOS ALUNOS PDF
Rogério Ramos Socha
ESTOCÁSTICA NO 2º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA POSSIBILIDADE PDF
Sezilia Elizabete Rodrigues Garcia Olmo de Toledo
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA QUE ENSINAM PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA COM AUXÍLIO DO GEOGEBRA E DA PLATAFORMA VMT PDF
Geovane Carlos Barbosa
ENSINO E APRENDIZADO DE ESTATÍSTICA EM CONTEXTO DE SAÚDE EMOCIONAL DOS ADOLESCENTES PDF
Vanessa Maciel Mangelot
A UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA ESTATÍSTICA NO ENSINO SUPERIOR PDF
FERNANDO GONZALES TAVARES
TIPOS DE REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA PARA OS CONCEITOS DE MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL PDF
Nathalia Felippi
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UM PANORAMA DAS PESQUISAS BRASILEIRAS PDF
Anderson José Gomes Ferreira
A EQUIVALÊNCIA DE ESTÍMULOS CONTRIBUINDO PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Natália Galvão Simão de Souza
O ENSINO DE PROBABILIDADE BASEADO NA LITERACIA ESTATÍSTICA E PROBABILÍSTICA PARA A TOMADA DE DECISÃO PDF
Cristimara Rodrigues de Castilho
A EQUIVALÊNCIA DE ESTÍMULOS CONTRIBUINDO PARA O ENSINO DE PROBABILIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Cláudio Marcelo Alves Marques

GD13 - Educação Matemática e Inclusão

OS PRESSUPOSTOS EPISTEMOLÓGICOS DE UMA PESQUISA SOBRE O AUTISMO: ULTRAPASSANDO FRONTEIRAS PDF
Elton de Andrade Viana
UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE MATEMÁTICO GEOGEBRA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL HOSPITALAR PDF
Claire Fátima Sachet Ramos
A ANÁLISE ARQUEOLÓGICA DO DISCURSO COMO MÉTODO PARA UMA AGENDA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO PDF
Íria Bonfim Gaviolli
A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DE ALUNOS AUTISTAS: UM OLHAR A PARTIR DA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO PDF
Josiane Jocoski Bueno
LEITURA E ESCRITA DO MUNDO COM A MATEMÁTICA: OS MOVIMENTOS SOCIAIS E A REPRESENTATIVIDADE PDF
Denner Dias Barros
UM ESTUDO SOBRE O DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS EM RELAÇÃO AO DOMÍNIO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA PDF
Sofia Seixas Takinaga
POSSÍVEIS RELAÇÕES ENTRE O ENSINO DE MATEMÁTICA E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOCENTES ACERCA DE ESTUDANTES COM AUTISMO PDF
Dayane Fernanda Borges de Araujo Walker
A MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM CAMPO GRANDE/MS. PDF
Joyce Braga
CONTRIBUIÇÕES DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM NA PRÁTICA DOCENTE INCLUSIVA NAS AULAS DE MATEMÁTICA PDF
Alberto Mota Barbosa Júnior
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM OLHAR NOS PROCESSOS FORMATIVOS DE PROFESSORES NO ESTADO DE MATO GROSSO PDF
Elisângela Aparecida dos Santos
AS AUTORREFLEXÕES DAQUELES ENVOLVIDOS NA INCLUSÃO DE APRENDIZES AUTISTAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA PDF
Roberta Caetano Fleira
AS EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: DANDO VOZ AO PROFESSOR PDF
Fábio Garcia Bernardo
ANSIEDADE MATEMÁTICA: COMO DIMINUIR OS EFEITOS DELETÉRIOS POR MEIO DO FLOW DE IMERSÃO AOS JOGOS MATEMÁTICOS – REVISÃO DE LITERATURA PDF
Ana Maria Antunes de Campos
EM BUSCA DE UM RUMO: UMA ANÁLISE DAS PESQUISAS ENVOLVENDO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL SOBRE UM OLHAR “ATIVO E SOCIAL” PDF
Elizabete Leopoldina da Silva
ABORDANDO A NUMERACIA POR MEIO DE CENÁRIOS INCLUSIVOS PARA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL PDF
Roseli Rosalino Dias da Silva Angelino
GAMIFICAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA PDF
Luis Fernando Pacheco Pereira
APRENDIZAGEM COLABORATIVA: EDUCAÇÃO FINANCEIRA POR MEIO DA REDE SOCIAL FACEBOOK PDF
Márcio Alexandre do Nascimento Chagas
O DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM NA CONCEPÇÃO REFLEXIVA DA FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA. PDF
Paula Soares Gomes da Silva
O PENSAMENTO ALGÉBRICO EMERGENTE EM ATIVIDADES ENVOLVENDO O PRINCÍPIO MULTIPLICATIVO EM UMA TURMA INCLUSIVA PDF
Talita Araújo Salgado Alvarez Faustino
CAMINHANDO JUNTOS: PROGRAMANDO E APRENDENDO PARA ALÉM DOS DADOS EM UMA TURMA INCLUSIVA DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Tula Rocha Morais
A RELAÇÃO ENTRE MATEMÁTICA E INCLUSÃO: PERSPECTIVAS DE FUTUROS PROFESSORES AO PLANEJAREM CENÁRIOS DE APRENDIZAGEM INCLUSIVOS PDF
Priscila Coelho Lima
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DE ÁLGEBRA SOBRE A APRENDIZAGEM DE ALUNOS AUTISTAS PDF
Maximiliam Albano Hermelino Ferreira
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM UMA CLASSE HOSPITALAR – VIVÊNCIAS PARTILHADAS PDF
Eunice Maria Figueira Cajango
O ENSINO DA MATEMÁTICA: RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO ESPECIAL E A INCLUSÃO COM AS NOVAS TECNOLOGIAS DA APRENDIZAGEM PDF
Viviane Regina de Oliveira Silva

GD14 - Resolução de Problemas

A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA A CONSTRUÇÃO DOS CONCEITOS DE “POTENCIAÇÃO E RADICIAÇÃO” COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Marcela Camila Picin de Melo
UM CENÁRIO DAS PESQUISAS ENVOLVENDO RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM EDIÇÕES DO EBRAPEM PDF
Cidimar Andreatta
O ENSINO DE MATEMÁTICA VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PDF
Luiz Otavio Rodrigues Mendes
VIVENCIANDO A METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NAS AULAS DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL PDF
Eliane Bihuna de Azevedo
O desenvolvimento da literacia estatística no Ensino Médio: Uma proposta de ensino-aprendizagem-avaliação fundamentada na Resolução de Problemas. PDF
Alan Júnior Severo
O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA PROGRESSÃO ARITMÉTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PDF
Claudia Vieira de Vargas
O ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO METODOLOGIA PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA GEOMETRIA ESPACIAL PDF
Ricardo Gonçalves
A PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS ANOS INICIAIS COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM MATEMÁTICA PDF
Maria Eliza Sitolino Leonardo
PESQUISA DA PRÓPRIA PRÁTICA AO ENSINAR MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE ALUNOS DO 5º ANO DE UMA ESCOLA DO CAMPO PDF
Jonas Souza Barreira
EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA: UMA PROPOSTA DE ESTUDO ARTICULADA COM A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PDF
Cíntia Poffo
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS – CONTRIBUIÇÕES DE UMA PESQUISA PARA O CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL PDF
Vilmar Ibanor Bertotti Junior
A METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA O ENSINO DE PROGRESSÃO GEOMÉTRICA NO ENSINO SUPERIOR PDF
Matheus Metz Correa
CONSTRUINDO O CONCEITO DE VOLUME E CAPACIDADE ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PDF
Dioney Luiz Fernandes
AVALIAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM DURANTE A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA PDF
Marcio Pironel
PERSPECTIVAS CURRICULARES DO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PDF
Ricardo Kucinskas
ENSINO DE FRAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PDF
Suelen Sasse Stein
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: COMPARANDO O VOLUME DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS PDF
Vívian Caroline da Silva de Sá

GD15 - Educação Financeira

O TRABALHO COLABORATIVO DE PROFESSORES DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA PARA A COMPREENSÃO DO PAPEL DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA PDF
Ana Karina Cancian Baroni
EDUCAÇÃO FINANCEIRA E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Denise Amorim de Mello Duarte
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: POTENCIALIDADES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA PDF
Dejair Frank Barroso
EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE DE MATERIAIS UTILIZADOS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE RECIFE PDF
Joseilda Machado Mendonça
A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA NO ENSINO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA O ENSINO MÉDIO PDF
Aline Barbosa Nascimento
EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR E EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA: UMA PROPOSTA PARA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA PDF
Natasha Cardoso Dias

GD16 - Etnomatemática

A ETNOMATEMÁTICA COMO AÇÃO PEDAGÓGICA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO POVOADO CENTRO DOS RAMOS EM BARRA DO CORDA-MA PDF
Ana Priscila Sampaio Rebouças
E[e]TNOMATEMÁTICA E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES: MODOS DE VIDA CRIADOS E AFIRMADOS POR INDÍGENAS QUE SE FORMARAM EM CURSOS DE ENSINO SUPERIOR E RETORNARAM À SUA COMUNIDADE NO BRASIL PDF
Jorge Isidro Orjuela Bernal
NARRATIVAS DE MULHERES SOBRE A OCUPAÇÃO DO QUADRADO: UMA ANÁLISE DOS JOGOS DE LINGUAGEM MATEMÁTICOS PDF
Letiane Oliveira da Fonseca
ALGUNS USOS MATEMÁTICOS POR CRIANÇAS: DESAFIO DO ARTILHEIRO PDF
Litiele Oliveira da Fonseca da Rocha
PROJETO TRILHAS DA MATEMÁTICA: UM ESTUDO TEÓRICO BASEADO NA PERSPECTIVA DA ETNOMODELAGEM PDF
Jéssica Rodrigues
O JOGO AFRICANO OLÓPÓN AYÓ/MANCALA NA PERSPECTIVA DA ETNOMATEMÁTICA, DA DECOLONIALIDADE E DA INTERCULTURALIDADE PDF
Adriana Ferreira Rebouças Campelo
INTERCULTURALIDADE E ETNOMATEMÁTICA: REFLEXÕES A PARTIR DO PENSAMENTO DECOLONIAL PDF
Danielle Alves Martins
OS ESPAÇOS SOCIOEDUCATIVOS IN?-KARAJÁ DA ALDEIA KREHAWÃ PDF
Maria Nazaré Souza Nascimento
ETNOCIÊNCIA NOS RITUAIS DO POVO IN?-KARAJÁ DA ALDEIA KREHAWÃ PDF
Andreia da Silva Feitosa
DA FALA, DAS MÃOS, DO CORPO: A PRODUÇÃO CULTURAL NAS COMUNIDADES ARTESÃS DE CAMPO BURITI E CAMPO ALEGRE/MG EM UMA ABORDAGEM ETNOMATEMÁTICA PDF
Rafael Antunes Machado
ALÉM DA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA PARA COMPREENDER A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA EM RELAÇÃO À PROFICIÊNCIA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS PDF
Helom Ávila Bento
ETNOMATEMÁTICA: AS CONCEPÇÕES DE CULTURA NAS TESES DEFENDIDAS NA ÁREA NO PERÍODO ENTRE 1996 E 2017 PDF
Claudia de Jesus Meira

GD17 - Currículo, Políticas Públicas e Educação Matemática

PROFESSORES DE MATEMÁTICA E SUAS RELAÇÕES COM MATERIAIS CURRICULARES PDF
Marilene Caitano Reis Almeida Soares
AS TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS NO CURRÍCULO PRESCRITO DE MATEMÁTICA DE PORTUGAL PDF
Júlio César Deckert Silva
VESTÍGIOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO CURRÍCULO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PDF
Jaíne Telles Quevedo
OLHAR SOBRE O CURRÍCULO OCULTO A PARTIR DO PONTO DE VISTA DE UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA PDF
Nilza Zanon de Sousa Machado
O PNAIC DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: RANÇOS E AVANÇOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA PDF
Viviane da Cruz Leal Nunes
MENSAGEM DA PRÁTICA PEDAGÓGICA REPRESENTADA EM TEXTO DE MATERIAIS CURRICULARES EDUCATIVOS PDF
REINALDO FEIO LIMA
TENSÕES NA IMPLEMENTAÇÃO DOS COMPLEXOS DE ESTUDO EM ESCOLAS DO CAMPO PDF
Wanderson Rocha Lopes
INVESTIGAÇÕES SOBRE A APRENDIZAGEM NOS PROJETOS DE REFORÇO/RECUPERAÇÃO EM MATEMÁTICA NAS ESCOLAS ESTADUAIS PAULISTAS PDF
Cilene Maria Fontes
O PRAGMATISMO NA MATEMÁTICA, HISTORICAMENTE INSTITUCIONALIZADO: UM OLHAR SOBRE OS DOCUMENTOS LEGAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA PDF
Italo Salomão Ribas
A VISÃO DE ÁREA DE MATEMÁTICA NO CENTRO DO MOVIMENTO DE REORIENTAÇÃO CURRICULAR DE PAULO FREIRE PDF
Júlio César Augusto do Valle
UMA ANÁLISE DO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA NA PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DO M-TEC NA ETEC DE ILHA SOLTEIRA PDF
Cla Monteiro Lima
AÇÃO COMUNICATIVA COMO FORMA DE (RE)POLITIZAÇÃO DA ESFERA PÚBLICA: DIVERSIDADE, IDENTIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PDF
Roberta de Oliveira Barbosa
EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: UMA ANÁLISE DE PUBLICAÇÕES DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PDF
Maiéli Masteloto Crestani
CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: TRANSFORMAÇÕES AO LONGO DE QUATRO DÉCADAS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NO AGRESTE PERNAMBUCANO PDF
Josilene Maria de Lima Torres
A BNCC DE MATEMÁTICA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E POSSÍVEIS CAMINHOS PARA RESISTÊNCIAS PDF
Valmíria Barcellos Pereira
A IDENTIDADE CAMPESINA EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Danusa Nunes de Menezes
INVESTIGANDO A GESTÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO HOSPITALAR EVIDENCIANDO A ÁREA DE EXATAS: ASPECTOS DE UM PROJETO DE PESQUISA PDF
Marisa Destéfani Alves
O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA DA CIDADE DE SÃO PAULO E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES EM ATUAÇÃO PDF
Bianca Freire dos Santos
DIRETRIZES CURRÍCULARES PARA FORMAÇÃO DE PROFESSOREES DE MATEMÁTICA – O ESTADO EM AÇÃO PDF
Ronaldo Antonio Junior Gollo
EDUCAÇÃO FÍSICA EM MOVIMENTO COM A MATEMÁTICA: UMA RELAÇÃO INTEGRADORA DE CURRÍCULOS, SABERES DOCENTES E MATERIAIS CURRICULARES PDF
Lívia Suely Souto
REFORMA CURRICULAR E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: OLHARES DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA PDF
JOANA INES NOVAES
O CURRÍCULO ESCOLAR FRENTE À BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REDE MUNICIPAL DE SÃO LEOPOLDO/RS PDF
Luiz Fernando da Silva
A FACULDADE DE PREDIZER QUE EMERGE DO RACIOCÍNIO PROPORCIONAL (UMA PROPOSTA DE ENFOQUE NO ESTUDO DE PROPORCIONALIDADE) PDF
Thiago Mascara da Silva
PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS (RESIDENTES) DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS SOBRE O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PDF
CONCEICAO APARECIDA CRUZ LONGO
CENTRALIZAÇÃO CURRICULAR: INQUIETAÇÕES DE UMA PROFESSORA QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Renata Cristina Albieri dos Reis
A SALA MULTISSERIADA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA POSSIBILIDADEDE PROMOVER UMA EDUCAÇÃO PARA ALÉM DA REPRODUÇÃO PDF
Adriana Chaves da Silva
O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO IFSP: REVISITANDO O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PDF
Bárbara Negrini Lourençon
CENÁRIOS DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA COM ADOLESCENTES INFRATORES EM SOCIOEDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE PROTAGONISMO DE ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI PRIVADOS DE LIBERDADE PDF
João Marcos Marques Machado
A TRAVESSIA DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS PAULISTAS PDF
Igor Micheletto Martins
A EVASÃO E A PERMANÊNCIA DE ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFRGS PDF
DANIELLA Thiemy Sada da Silva
UM ESTUDO SOBRE AS MUDANÇAS NAS PROPOSTAS OFICIAIS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS (1997 – 2018) PDF
Nilza Teresinha Ribeiro Xavier


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

SBEM-PE Licenciatura em Matemática, Campus Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco