Comunicações Científicas e Relatos de Experiências
Promovendo a inclusão na educação Matemática por meio do Desenho Universal para Aprendizagem: desafios e perspectivas. | |
Janaina Zanon Roberto Stellfeld, Anderson Roges Teixeira Góes |
Licenciatura em Matemática: Planejamentos docentes com a abordagem do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) | |
Ângela Paloma Zelli Wiedemann, Anderson Roges Teixeira Góes |
O Desenho Universal para Aprendizagem na Educação Matemática Inclusiva à luz do Pensamento Complexo: uma tessitura possível | |
Paula Regina Raksa, Heliza Colaço Góes |
A Surdez no Ensino Superior: inclusão da primeira estudante Surda em um programa de pós-graduação | |
Adrielly A. S. Gomes, Rosana Maria Mendes |
Representatividade e Inclusão na Pós-Graduação: trajetórias de estudantes cegos | |
Ana Julia Franco Gell, Caio Kenichi Goto Feio, Clarissa Raimundo De Ataide, Ana Carolina Faustino, Elielson Ribeiro De Sales |
“Estudos de Gênero: o que a matemática tem a ver com isso?”: desdobramentos a partir de um curso de extensão | |
Hygor Batista Guse, Agnaldo da Conceição Esquincalha |
Relatos docentes sobre o ensino de matemática para estudantes com deficiência visual durante a pandemia | |
Wagner Rohr Garcez, Agnaldo da Conceição Esquincalha |
Mobile Plan: material didático para o estudo de funções quadráticas na perspectiva do Desenho Universal | |
Nicholas Yuri Naufal, Ana Gabriela Massako Sato, José Ricardo Dolenga Coelho, Maria Lucia Panossian, Anderson Roges Teixeira Góes |
Desenho Universal para Aprendizagem e Geometria: indícios nas publicações dos ENEMIs | |
José Ricardo Dolenga Coelho, Anderson Roges Teixeira Góes, Heliza Colaço Góes, Diovana Bzunek |
Um relato de propostas didáticas em Geometria Plana com um estudante com Síndrome de Down no Ensino Fundamental | |
Matheus Carvalho Carrijo Silveira, Inaya Faria Nomura, Arianne Vellasco Gomes |
Estudo do projeto pedagógico de uma instituição federal de ensino: versões 2016-2020 e 2023-2027 | |
Yara PatrÃcia Barral de Queiroz Guimarães, Wagner Barbosa de Lima Palanch |
Síndrome de Down e Matemática: uma revisão de literatura | |
Carlos Eduardo Rocha dos Santos, Jeferson da Silva Gonçalves |
Desafio e Diversão para todos: uma proposta de jogo matemático | |
Samuel Carlos Wiedemann, Angela Paloma Zelli Wiedemann, Anderson Roges Teixeira Góes, Laura Boufleur, Wellington Meira Dancini dos Santos |
Fotos Sentidas e Faladas: acessibilidade às imagens da cidade de Curitiba com indícios do Desenho Universal para Aprendizagem | |
Juliana Alves Brungari Raffaelli, Anderson Roges Teixeira Góes, Janaina Zanon Roberto Stellfeld |
Inclusão Múltipla: ampliando horizontes audiotatéis por meio do Desenho Universal para Aprendizagem | |
Juliana Alves Brungari Raffaelli, Anderson Roges Teixeira Góes |
O Desenho Universal para Aprendizagem na Educação Matemática Inclusiva: um caminho possível à luz do pensamento complexo | |
Paula Regina Raksa, Heliza Colaço Góes |
A formação do professor de matemática: percepções acerca da profissão a partir do Pibid e de reflexões na área da educação matemática inclusiva | |
Pedro Henrique Conceição de Oliveira, Jaqueline Araujo Civardi, PatrÃcia Giliê de Melo |
Três entre muitos: as percepções dos perfis de estudantes com Altas Habilidades ou Superdotação no Ensino Médio Integrado | |
Thiago da Silva e Silva, Marlise Geller |
MathLibras na sala de aula: a primeira aplicação de vídeo do projeto com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental | |
Thais Philipsen Grutzmann |
Atividades matemáticas no processo de inclusão do atendimento de pessoas com surdocegueira em uma escola bilíngue no RS | |
Heniane Passos Aleixo, ThaÃs Philipsen Grützmann |
O conceito de casal na Combinatória: uma discussão sob a perspectiva da Educação Matemática | |
Daniel Bazolli Santos, Geisa Abreu Lira Corrêa Santos, Hygor Batista Guse, Vitor Hugo Matias Santos |
Desenho Universal para Aprendizagem e Matemática: desenvolvendo habilidades da geometria com estudantes do AEE Visual | |
Elis Angela Silva Vieira, Marli de Almeida Giusti, Anderson Roges Teixeira Góes, Priscila Kabbaz Alves da Costa |
Avaliação guiada: uma proposta de inclusão de alunos com dificuldades de aprendizagem em matemática | |
Yara PatrÃcia Barral de Queiroz Guimarães, ClÃstenes Lopes da Cunha |
Inclusão de um estudante cego no Ensino de Matemática: o uso de materiais táteis e tecnologias assistivas no desenvolvimento dos Campos Conceituais | |
Luiza Ojeda Hoffmann, Marlise Geller, Claudia Lisete Oliveira Groenwald |
Uma experiência no Curso de Licenciatura em Matemática a Distância com Planta Baixa Adaptada | |
Thais Philipsen Grutzmann |
Laboratório de Estudos de Inclusão (LEI): pesquisas desenvolvidas na área da Educação Matemática Inclusiva | |
Maria Adelina Raupp Sganzerla, Marlise Geller |
Formação docente na perspectiva da educação matemática inclusiva: um desafio a ser enfrentado. | |
Gabriela Gomes de Almeida |
Jogos matemáticos, Desenho Universal para Aprendizagem e pensamento complexo: uma tríade possível. | |
PAULA FERNANDA MUNIZ, Heliza Colaço Goes |
Jogos matemáticos e Transtorno do Espectro Autista em um projeto de Educação Matemática Inclusiva – UFPel-DEMAT | |
Maristel Carrilho da Rocha Tunas, Thais Philipsen Grutzmann |