Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Modalidade:
 

Corpo Editorial

Corpo Editorial PDF
Agnaldo da Conceição Esquincalha, Janivaldo Pacheco Cordeiro

Relatório do III ENEMI

O III Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva PDF
Coordenação do III ENEMI

Comunicações Científicas e Relatos de Experiências

Reflexões sobre expectativas e possíveis impedimentos ou desafios que mulheres (que ensinam Matemática) tem encontrado em sua ascensão acadêmica e profissional PDF
Geisa Abreu Lira Corrêa dos Santos, Fernanda Malinosky Coelho da Rosa
Diálogos entre a Educação Matemática e os Estudos da Interpretação: produzir dados, produzir caminhos PDF
Rafael Rossi Viégas, Janine Soares de Oliveira, Rosilene Beatriz Machado
O processo de inclusão de um estudante com Transtorno do Espectro Autista nos anos iniciais: desafios e estratégias no ensino e aprendizagem da Matemática PDF
Suema Souza Araujo, Ana Tereza Ramos de Jesus Ferreira, Juliana Alves Lopes dos Santos, Meire Nadja Meira Souza, Geraldo Eustáquio Moreira, Lygianne Batista Vieira
Considerações de brailistas sobre um material manipulável para o ensino de média aritmética para estudantes cegos PDF
Stephany Maria Pereira da Silva, Liliane Maria Teixeira Lima de Carvalho
Licenciandos em matemática e suas representações sociais de pessoa com deficiência visual PDF
Maria Caroline de Souza Santos, Lícia de Souza Leão Maia
Níveis de co-determinação em sistemas didáticos inclusivos com foco na matriz de experiência da surdez PDF
Douglas Willian Nogueira de Souza, Marilena Bittar, Fábio Alexandre Borges
Promovendo a inclusão na educação Matemática por meio do Desenho Universal para Aprendizagem: desafios e perspectivas. PDF
Janaina Zanon Roberto Stellfeld, Anderson Roges Teixeira Góes
Ensino de Matemática e Inclusão: o contexto educacional de alunos-pacientes com câncer PDF
Camila Labres Nemos, Marilaine de Fraga Sant'Ana
Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) aliadas à Educação Matemática Inclusiva: possibilidades e implicações PDF
Ellen Michelle Barbosa de Moura, Karla Vanessa Gomes dos Santos, Dulcimária Ferreira da Cunha Marçal, Joeanne Neves Fraz
Questões de gênero e práticas com robótica e na área STEAM na Educação Básica: reflexões sobre os foregrounds de meninas PDF
Juliana Ramos Pereira, Denner Dias Barros
Tecnologia Assistiva para estudantes com deficiência: vivências de uma oficina na Licenciatura Integrada PDF
Cintia Aurora Quaresma Cardoso, Clarissa Raimundo de Ataide, Mônica de Nazaré Carvalho, Gleyce Thamirys Chagas da Silva, Elielson Ribeiro de Sales
Ensino de Matemática numa perspectiva da Educação Inclusiva em uma escola pública de Quirinópolis-GO PDF
Elzanir Silva Alves, Thiago Donda Rodrigues
A educação matemática e a educação inclusiva em contextos ribeirinhos PDF
Monica Nazaré Carvalho, Elielson Ribeiro de Sales
Ensino Superior e a Inclusão de Estudantes Surdos em aulas de Matemática PDF
TAYNA DA SILVA VIEIRA, Gisela Maria da Fonseca PINTO
Licenciatura em Matemática: Planejamentos docentes com a abordagem do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) PDF
Ângela Paloma Zelli Wiedemann, Anderson Roges Teixeira Góes
O Desenho Universal para Aprendizagem na Educação Matemática Inclusiva à luz do Pensamento Complexo: uma tessitura possível PDF
Paula Regina Raksa, Heliza Colaço Góes
A Surdez no Ensino Superior: inclusão da primeira estudante Surda em um programa de pós-graduação PDF
Adrielly A. S. Gomes, Rosana Maria Mendes
Promovendo a inclusão de alunos surdos: a utilização da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no ensino de matemática PDF
Vinicius Berbat Paula, Gisela Maria da Fonseca Pinto
O QUE NARRAM AS ALFABETIZADORAS SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA OS ALUNOS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: experiências a partir do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) PDF
Renata Aparecida de Souza, Emerson Rolkouski
Futuras Professoras: Investigação do auxílio prestado durante as aulas de matemática para alunos com Síndrome de Down. PDF
Elaine Cristina Ribeiro Vignon, Carlos Eduardo Rocha dos Santos
Questões sociais em sala de aula: uma tentativa de discutir sobre gênero, sexualidade e meritocracia. PDF
Prof Luiz Fernando Harthcapf Sobrinho, Natália Mayume Soares Moriya, João Ricardo Viola dos Santos
Um olhar sobre formação de professores que ensinam matemática para estudantes surdos PDF
Walber Christiano Lima da Costa, Idemar Vizolli
Leitura e Escrita de Mundo com a Matemática e Meio Ambiente: possibilidades para a Educação Básica PDF
Johnny Nazareth dos Santos, Denner Dias Barros
Explorando a Matemática Crítica no Cotidiano de Catadores de Materiais Recicláveis: Reflexões sobre à Vulnerabilidade Social PDF
Márcio Alexandre do Nascimento Chagas, Carlos Eduardo Rocha dos Santos
Aprendizagem matemática de estudantes com deficiência intelectual: contribuições para a formação de licenciandos em Matemática a partir da Prática de Estágio Supervisionado de Doutorado PDF
Gisély de Abrêu Corrêa, Edmar Reis Thiengo
Análise do desenvolvimento de estudantes surdos do ensino médio com situações-problema do campo conceitual aditivo PDF
Marcilio de Carvalho Vasconcelos, Jurema Lindote Botelho Peixoto, Larissa Pinca Sarro Gomes
Influência da religião nas escolhas das mulheres: os impactos na trajetória de professoras de Matemática PDF
Carolina Salviano Bezerra, Agnaldo da Conceição Esquincalha
A Modelagem Matemática em uma perspectiva inclusiva: compreensões acerca da Educação Matemática Inclusiva PDF
Aline Keryn Pin, Rodolfo Eduardo Vertuan
Gráficos Para Estudantes Cegos: adaptações a partir do contexto do IBC PDF
MAYRA DARLY DA SILVA, LILIANE MARIA TEIXEIRA LIMA DE CARVALHO
Representatividade e Inclusão na Pós-Graduação: trajetórias de estudantes cegos PDF
Ana Julia Franco Gell, Caio Kenichi Goto Feio, Clarissa Raimundo De Ataide, Ana Carolina Faustino, Elielson Ribeiro De Sales
Dialogando sobre Aprendizagem Matemática de crianças com Transtorno do Espectro Autista junto a licenciandos em Matemática: contribuições para a formação inicial PDF
Gilson Abdala Prata Filho, Edmar Reis Thiengo
Os processos de ensino e aprendizagem na comunidade surda: possíveis reflexões nas aulas de matemática em colaboração com uma pesquisadora surda PDF
Leticia Pereira do Nascimento, Elisabete Marcon Mello
Desenvolvimento de noções espaciais por uma criança com TDAH na Educação Infantil: brincadeiras na apropriação de conhecimentos matemáticos PDF
Simone Souza Silva Rangel, Edmar Reis Thiengo
“Estudos de Gênero: o que a matemática tem a ver com isso?”: desdobramentos a partir de um curso de extensão PDF
Hygor Batista Guse, Agnaldo da Conceição Esquincalha
Relatos docentes sobre o ensino de matemática para estudantes com deficiência visual durante a pandemia PDF
Wagner Rohr Garcez, Agnaldo da Conceição Esquincalha
GÊNEROS E SEXUALIDADES DESVIANTES: PERSPECTIVAS DE PÓS-GRADUANDOS E EGRESSOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PDF
João Gabriel Souza Freitas, Fernanda Malinosky Coelho da Rosa
Reflexões interseccionais a partir de narrativas (auto)biográficas de surdos professores de matemática PDF
Thamires Belo de Jesus, Agnaldo da Conceição Esquincalha
O trabalho com Tecnologias Digitais Educacionais para a aprendizagem da Matemática pelos estudantes com Discalculia do Desenvolvimento: uma Revisão Sistemática da Literatura de 2020 a 2022 PDF
Bruno Barros dos Passos, Roberta D' Angela Menduni-Bortoloti
Desigualdades de Gênero nas Licenciaturas em Matemática: mito ou realidade? PDF
Isabelle Steffânia Carvalho de Campos Bueno, Edmar Reis Thiengo
ENSINO DE MATEMÁTICA E SURDEZ: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE TESES E DISSERTAÇÕES PDF
Rosenilda Rocha Bueno, Emerson Rolkouski
Educação Matemática na construção de subjetividades: um olhar para a escola do campo PDF
João Paulo Oliveira da Paz, Denner Dias Barros
O ensino de Matemática para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA): reflexões sobre a inclusão escolar PDF
Ana Gabriela Cardoso do Nascimento, Fernanda Malinosky Coelho da Rosa
Educação Matemática Para Alunos Autistas Nos Anos Iniciais E A Neurociência Cognitivas: Uma Pesquisa Intervenção No 3º Ano Do Ensino Fundamental Da Escola Municipal Furusato Tomio Do Município De Ubiratã - Paraná PDF
GISLAINE BRUNIERI, Clelia Maria Ignatius Nogueira
Transexualidade, travestilidade e Educação Matemática: Perspectivas e Possibilidades PDF
Erikah Pinto Souza, Agnaldo da Conceição Esquincalha
A influência da Ação Construída em Libras na compreensão de problemas do campo aditivo PDF
Roberta Alena De Alcântara Brandão, Jurema Lindote Botelho Peixoto
Uma sequência didática como intervenção pedagógica para estudantes com indícios de discalculia PDF
Daniele Maria Bordini Fecchio, Clélia Maria Ignatius Nogueira, Roberta D'Angela Menduni-Bortoloti
Ensino Remoto de Matemática na Pandemia de Covid 19: uma experiência com uma estudante cega no ensino superior PDF
Cátia Aparecida Palmeira, Edmar Reis Thiengo
Silenciamentos de professores de matemática diante de possíveis violências sofridas por crianças e adolescentes PDF
Paulo Roberto Pereira Junior, Edmar Reis Thiengo
O enunciado sobre o problema da falta de sinais convencionados em Libras para termos matemáticos e a boa construção discursiva dos professores que ensinam matemática PDF
Djeison Machado, Rosilene Beatriz Machado, Janine Soares de Oliveira
Domínio e Imagem das Relações do Gênero em Livros Didáticos de Matemática: um estado do conhecimento PDF
RIVISON SOARES DE SOUZA LIMA, Janivaldo Pacheco Cordeiro, Edmar Reis Thiengo
As Adaptações em Matemática com o uso do Sistema Braille: possibilidades na formação inicial em Matemática PDF
Girlane Brana Vilela, Salete Maria Chalub Bandeira
(Des)afloramentos do eu nas escolas: um breve estudo sobre a sexualidade LGBT+ nas aulas e pela Educação Matemática PDF
Luciano Araujo Lemos Junior, Agnaldo da Conceição Esquincalha
Masculinidades e feminilidades em educação matemática. Como os estereótipos de gênero influenciam no estudo de matemática? PDF
Débora Azevedo de Castro Borba, Agnaldo Esquincalha
O pensamento algébrico no âmbito da neurodiversidade: discutindo a resolução de equações algébricas PDF
Elton de Andrade Viana, Ana Lucia Manrique
Metanálise das pesquisas sobre Ansiedade Matemática PDF
Amanda Azevedo Abou Mourad, Carolina Domingues Simões Martins, Felipe Alexandre Inácio, Aparecida Santana de Souza Chiari
Experiências inclusivas no Ensino Médio, EPT e EJA: Uma aluna, uma professora e uma hipotenusa unidas pelo autismo PDF
Claudia Alessandra Costa de Araujo Lorenzoni, Raquel Portes Lima
O docente do AEE e suas práticas na disciplina matemática para estudantes surdos PDF
Clarissa Raimundo de Ataide, Walber Christiano Lima da Costa
Neurodiversidade: uma perspectiva frente ao autismo e à discalculia PDF
Lara Fernanda Leonel Ramires, Ana Gabriela Cardoso do Nascimento, Fernanda Malinosky Coelho da Rosa
Docentes da SRM: práticas pedagógicas em aulas de matemática com estudantes com TEA PDF
Clarissa Raimundo de Ataide, Cintia Aurora Quaresma Cardoso, Elielson Ribeiro de Sales
Educação Matemática nas discussões contra a violência sexual de crianças com deficiência intelectual: Uma Revisão Sistemática de Literatura XML
Gilson Abdala Prata Filho, Edmar Reis Thiengo
Educação Matemática para a diversidade sexual e de gênero: apresentando o MatematiQueer PDF
Glauber Carvalho da Silva, Vitor Hugo Matias dos Santos, Renata Arruda Barros, Agnaldo da Conceição Esquincalha
Limites e possibilidades para desenvolver práticas pedagógicas para o ensino da Matemática com alunos autistas. PDF
Maristel Carrilho da Rocha Tunas, João Alberto Silva
Conteúdos de Geometria e Inclusão de Estudantes Cegos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: “e agora o que faço?” PDF
Silvania Couto
Educação Matemática Inclusiva: estudo a respeito do acesso ao saber matemático pela ótica da diversidade de estudantes presentes em sala de aula PDF
Nadjanara Ana Basso Morás, Clélia Maria Ignatius Nogueira, Luiz Marcio Santos Farias
Surdo professor ensinando Surdo estudante: práticas para além das experiências Surdas PDF
Rafael Cunha Braga
Criança autista fazendo matemática com arte: outros quinhentos PDF
Estéfano Stange Portella, Edmar Reis Thiengo
Arte, matemática e ludicidade pelos quatro cantos da escola PDF
Estéfano Stange Portella, Edmar Reis Thiengo
Ensino de matemática para cegos: uma análise da produção dos ENEMIs PDF
Luí Fellippe da Silva Bellincantta Mollossi, Rosilene Beatriz Machado, Daiana Zanelato dos Anjos
A auto narrativa e o percurso formativo: experiências e vivências a partir da perspectiva autista. PDF
Tamyris Aparecida Simoni dos Reis, Clelia Maria Ignatius Nogueira, Marcus Bessa Menezes
Práticas pedagógicas para o ensino de matemática envolvendo estudantes com deficiência intelectual: Uma proposta de pesquisa PDF
Elcio Pasolini Milli, Edmar Reis Thiengo
Vivências Educacionais de pessoas com Discalculia em Campo Grande/ Mato Grosso do Sul PDF
Lara Fernanda Leonel Ramires, Fernanda Malinosky Coelho da Rosa
Mobile Plan: material didático para o estudo de funções quadráticas na perspectiva do Desenho Universal PDF
Nicholas Yuri Naufal, Ana Gabriela Massako Sato, José Ricardo Dolenga Coelho, Maria Lucia Panossian, Anderson Roges Teixeira Góes
Desenho Universal para Aprendizagem e Geometria: indícios nas publicações dos ENEMIs PDF
José Ricardo Dolenga Coelho, Anderson Roges Teixeira Góes, Heliza Colaço Góes, Diovana Bzunek
Aspectos identitários das professoras de apoio: mediando o ensino de Matemática PDF
Marianna Florentina Lima Alves de Oliveira Drummond
Matemática ao alcance de todos: levando a inclusão para a sala de aula PDF
Ruth Grigorio Pederzini, Marcia Gabriel Albani, Gisély de Abrêu Corrêa
Altas Habilidades ou Superdotação: um olhar para os Encontros Nacionais de Educação Matemática Inclusiva PDF
Déborah Liz Rodrigues de Souza, Fábio Palácio Batista, Fernanda Malinosky Coelho da Rosa
Um relato de propostas didáticas em Geometria Plana com um estudante com Síndrome de Down no Ensino Fundamental PDF
Matheus Carvalho Carrijo Silveira, Inaya Faria Nomura, Arianne Vellasco Gomes
Educação de Surdos na perspectiva inclusiva: alfabetização matemática na proposta bilíngue PDF
Solange Sodré Sodré de Jesus, Jaqueline Araújo Civard
O Processo de elaboração dos Cadernos de Matemática do PAES: por uma aprendizagem de todos/as PDF
Christiane Milagre da Silva Rodrigues
Estudo do projeto pedagógico de uma instituição federal de ensino: versões 2016-2020 e 2023-2027 PDF
Yara Patrícia Barral de Queiroz Guimarães, Wagner Barbosa de Lima Palanch
Síndrome de Down e Matemática: uma revisão de literatura PDF
Carlos Eduardo Rocha dos Santos, Jeferson da Silva Gonçalves
Lives no YouTube como fomento para reflexão docente sobre processos de exclusão/inclusão de pessoas LGBT+ nas aulas de matemática PDF
Glauber Carvalho da Silva, Agnaldo da Conceição Esquincalha
Ensinando fração com sólidos geométricos: uma proposta para a educação matemática inclusiva PDF
Samuel Carlos Wiedemann, Ângela Paloma Zelli Wiedemann, Adriano David dos Anjos, Wellington Meira Dancini dos Santos, Diego Manoel Panonceli
Vivências educacionais de pessoas com Discalculia em Campo Grande/ Mato Grosso do Sul PDF
Lara Fernanda Leonel Ramires, Fernanda Malinosky Coelho da Rosa
Identificação de atitudes capacitistas no decorrer de uma pesquisa sobre inclusão PDF
Karen Valencia Mercado, Rosa Monteiro Paulo
Leitura e Transcrição em Braille: uma discussão de aspectos de aspectos semiocognitivos de enunciados apresentados a estudantes cegos PDF
Daiana Zanelato dos Anjos, Clélia Maria Ignatius Nogueira
Tarefas Matemáticas Inclusivas discutidas em investigações brasileiras PDF
Salvador Cardoso Silva Muniz, Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino, Fábio Alexandre Borges
Processo inclusivo: relato de experiência de uma professora no estudo dos números com crianças do Infantil 4 PDF
Adriana Indreli, Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus
Desafio e Diversão para todos: uma proposta de jogo matemático PDF
Samuel Carlos Wiedemann, Angela Paloma Zelli Wiedemann, Anderson Roges Teixeira Góes, Laura Boufleur, Wellington Meira Dancini dos Santos
Fotos Sentidas e Faladas: acessibilidade às imagens da cidade de Curitiba com indícios do Desenho Universal para Aprendizagem PDF
Juliana Alves Brungari Raffaelli, Anderson Roges Teixeira Góes, Janaina Zanon Roberto Stellfeld
Inclusão Múltipla: ampliando horizontes audiotatéis por meio do Desenho Universal para Aprendizagem PDF
Juliana Alves Brungari Raffaelli, Anderson Roges Teixeira Góes
O Desenho Universal para Aprendizagem na Educação Matemática Inclusiva: um caminho possível à luz do pensamento complexo PDF
Paula Regina Raksa, Heliza Colaço Góes
Ser professor (de Matemática) gago: memórias de processos de in/exclusão PDF
Claudemir Aniz, Fernanda Malinosky Coelho da Rosa
Quantos Cabem? Uma proposta de atividade para introdução do conceito de Área para Alunos com Deficiência Visual e Alunos Surdos PDF
Júlio César dos Santos Moreira, Rodrigo Cardoso dos Santos, Claudia Coelho de Segadas Vianna, Edney Dantas de Oliveira, Amanda dos Santos da Silva
A Formação em Educação Matemática Inclusiva e a prática com uma Estudante Cega: olhares dos licenciandos em Matemática PDF
Lahis Braga Souza, Salete Maria Chalub Bandeira
A formação do professor de matemática: percepções acerca da profissão a partir do Pibid e de reflexões na área da educação matemática inclusiva PDF
Pedro Henrique Conceição de Oliveira, Jaqueline Araujo Civardi, Patrícia Giliê de Melo
Práticas Pedagógicas Antimachistas e AntiLGBTI+fóbicas para o Ensino de Matemática PDF
Carolina Salviano, Renata Arruda Barros
Três entre muitos: as percepções dos perfis de estudantes com Altas Habilidades ou Superdotação no Ensino Médio Integrado PDF
Thiago da Silva e Silva, Marlise Geller
Vivências de investigação do conceito de área com estudantes em Atendimento Educacional Especializado PDF
Waleska Maria Silva Santos Barcellos, Ayandara Pozzi de Moraes Campos, Dilcineia Souza Bragança, Maria Auxiliadora Vilela Paiva
Ensino de matemática para estudante com Deficiência Intelectual: um estudo de caso PDF
Cintia Aurora Quaresma Cardoso, Elielson Ribeiro de Sales
Uso de Tecnologias Digitais no ensino e aprendizagem de Matemática para alunos Público-Alvo da Educação Especial PDF
Matheus Carvalho Carrijo Silveira, Inaya Faria Nomura, Arianne Vellasco-Gomes, Silene Rodolfo Cajuella
Investigações sobre o Ensino e a Aprendizagem de Estudantes Cegos: uma revisão da literatura nos anais do EBRAPEM PDF
MAYRA DARLY DA SILVA, LILIANE MARIA TEIXEIRA LIMA DE CARVALHO
A Educação Matemática Inclusiva na formação inicial de pedagogas/os PDF
Cláudia Rosana Kranz, Mércia de Oliveira Pontes
A VOZ DE UM TRANSGRESSOR: narrativas do primeiro aluno cego licenciado em matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA) – Campus Capanema PDF
Cristian Andrey Pinto Lima, Alessandra Mariana dos Santos Oliveira, Cláudio Pires Viana, Marlene Barbosa de Freitas Reis
MathLibras na sala de aula: a primeira aplicação de vídeo do projeto com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental PDF
Thais Philipsen Grutzmann
Gifted Students como Membros de um Grupo Cultural Específico: uma pesquisa na perspectiva Etnomatemática PDF
Lucas Fré Campos
Área de Figuras Planas com o Tangram Quadrado: uma experiência entre um licenciando e um estudante com deficiência visual PDF
ERIKA SILOS SILOS DE CASTRO BATISTA, ANA MARIA Martensen Roland Kaleff, LUCAS PERASSOLI DA SILVA
Atividades Inclusivas em Matemática e Física para Deficientes Visuais PDF
João Paulo Attie, Aline Santos de Jesus, Thaís Santos Costa
Atividades matemáticas no processo de inclusão do atendimento de pessoas com surdocegueira em uma escola bilíngue no RS PDF
Heniane Passos Aleixo, Thaís Philipsen Grützmann
O conceito de casal na Combinatória: uma discussão sob a perspectiva da Educação Matemática PDF
Daniel Bazolli Santos, Geisa Abreu Lira Corrêa Santos, Hygor Batista Guse, Vitor Hugo Matias Santos
Pibid e inclusão na formação de professores de matemática PDF
Bruno Moreira Marques
Desenho Universal para Aprendizagem e Matemática: desenvolvendo habilidades da geometria com estudantes do AEE Visual PDF
Elis Angela Silva Vieira, Marli de Almeida Giusti, Anderson Roges Teixeira Góes, Priscila Kabbaz Alves da Costa
Avaliação guiada: uma proposta de inclusão de alunos com dificuldades de aprendizagem em matemática PDF
Yara Patrícia Barral de Queiroz Guimarães, Clístenes Lopes da Cunha
Formação de Professores que ensinam Matemática: compreensões sobre práticas matemáticas inclusivas PDF
Rodrigo Miranda Ferreira, Fernanda Malinosky Coelho da Rosa
Atividades de redução ao primeiro quadrante usando o multiplano como recurso a partir de um relato de experiência em uma sala inclusiva PDF
Jean Avelino Soares, Daniel Felipe Matins
Recursos grafotáteis no reconhecimento de gráficos para o letramento estatístico na educação de estudantes com Deficiência Visual PDF
Fábio Garcia Bernardo, Rafael Duarte dos Santos
Reflexões sobre o processo de construção do Repositório de Pesquisa em Educação Matemática Inclusiva PDF
Mylena Sarah Louzada Rodrigues
Inclusão de um estudante cego no Ensino de Matemática: o uso de materiais táteis e tecnologias assistivas no desenvolvimento dos Campos Conceituais PDF
Luiza Ojeda Hoffmann, Marlise Geller, Claudia Lisete Oliveira Groenwald
Corpos que (re)existem transformam o Ensino de Matemática PDF
Jessica OLIVEIRA DE LUNA
Cenas de um ambiente oralizado traduzido e de um ambiente sinalizado traduzido: águas que escorrem do interior de sistemas didáticos que pretendem ser inclusivos PDF
Aniel Peixoto, Sidiane Kemmerich, Douglas Willian Nogueira de Souza
A produção de cenários de uma surdez inventada em aulas de Matemática: caminhos que, ao incluir, excluem?! PDF
Douglas Willian Nogueira de Souza, Camila de Oliveira da Silva, Marilena Bittar
Imaginação Pedagógica, Educação Inclusiva e formação de professores de Matemática para a justiça social PDF
Priscila Coelho Lima
O Desenho Universal para Aprendizagem como subsídio para o Atendimento Educacional Especializado: Desenvolvendo habilidades matemáticas descritas na Base Nacional Comum Curricular PDF
Elis Angela Silva Vieira
Uma experiência no Curso de Licenciatura em Matemática a Distância com Planta Baixa Adaptada PDF
Thais Philipsen Grutzmann
Laboratório de Estudos de Inclusão (LEI): pesquisas desenvolvidas na área da Educação Matemática Inclusiva PDF
Maria Adelina Raupp Sganzerla, Marlise Geller
A Identidade no contexto da Educação Matemática PDF
Roberta Caetano Fleira, Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes
O ensino-aprendizagem das operações fundamentais com material manipulável: uma reflexão a partir da mediação inclusiva. PDF
Rosiane Figueredo Prates
O Mundo Colorido de Maria: acessibilidade atitudinal em um curso de Licenciatura em Matemática PDF
Célia Regina Roncato
Estudantes do 9º ano investigando o conceito de área: uma prática pedagógica alinhada à educação matemática inclusiva PDF
Nayta Trancoso Pestana, Ayandara Pozzi de Moraes Campos, Edna Vanuza Vitoraci, Maria Auxiliadora Vilela Paiva
Aprendizagem em Matemática de um Estudante Autista: Experiências no programa Residência Pedagógica a partir do uso de Jogos PDF
Daniel dos Santos Gonçalves Cruz, Edmar Reis Thiengo, Gilson Abdala Prata Filho
Formação de professores e vivencias em turmas de 6° ano após a Pandemia PDF
Gabriel Afonso de Oliveira, Douglas Alves Ferreira de Carvalho
Formação docente na perspectiva da educação matemática inclusiva: um desafio a ser enfrentado. PDF
Gabriela Gomes de Almeida
Explorando padrões com o tato e audição: possibilidades do desenvolvimento do pensamento algébrico com estudantes cegos e videntes nos anos iniciais PDF
Ana Carolina Faustino, Elielson Ribeiro Sales
Ensino e Aprendizagem Matemática de Estudantes com TDAH: uma revisão de literatura PDF
Cizelly Victória Martins Alves, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão Santos
Pibid/Matemática: proposta de formação na perspectiva da educação matemática inclusiva PDF
Sabrina Lopes Borges, Daniel Dutra Oliveira, Jaqueline Araújo Civardi, Patrícia Giliê de Melo
Jogos pedagógicos no ensino médio: uma experiência junto a um aprendiz com deficiência intelectual PDF
Débora da Silva Tores, Cátia Aparecida Palmeira, Edmar Reis Thiengo
Etnomatemática: uma perspectiva inclusiva no ensino e aprendizagem da matemática PDF
LUCAS HENRIQUE SIQUEIRA PAIVA, JAQUELINE APARECIDA FORATTO LIXANDRÃO SANTOS
“Corpos dissidentes” na Educação [Matemática]: problematizações acerca do gênero e da sexualidade no ensino de Matemática PDF
Eduardo Mariano Silva, João Gabriel Souza Freitas, Fernando Helder Cassimiro Silva
O diverso é o normal: um convite aos professores em formação inicial para aulas de Matemática Inclusivas PDF
Fabiane Guimarães Vieira Marcondes
A Identidade no contexto da Educação Matemática PDF
Roberta Caetano Fleira
Dialogando questões étnico-raciais na Matemática: uma experiência no Programa de Residência Pedagógica PDF
Hiago Stofeles Santos, Edmar Reis Thiengo, Tatiane Silva Lima
MATEMÁTICA, CORPO, MOVIMENTO, BRINCADEIRA: VIVÊNCIAS MULTISSENSORIAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL PDF
Roseli Rosalino Dias da Silva Angelino, Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes
Jogos matemáticos, Desenho Universal para Aprendizagem e pensamento complexo: uma tríade possível. PDF
PAULA FERNANDA MUNIZ, Heliza Colaço Goes
Trabalhando operações aritméticas básicas junto a estudantes com deficiência intelectual: experiências no programa Residência Pedagógica PDF
Marisa Velmer, Tatiane da Silva Lima, Edmar Reis Thiengo
Identificação de atitudes capacitistas no decorrer de uma pesquisa sobre inclusão corregido PDF
Karen Valencia Mercado
O Ensino de Matemática envolvendo Estudantes com Deficiência Intelectual: uma experiência com o material didático “mãozinhas adicionais” no campo aritmético PDF
Flávia Santos Rodrigues, Elcio Pasolini Milli
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA ALUNOS AUTISTAS NOS ANOS INICIAIS E A NEUROCIÊNCIA COGNITIVAS: UMA PESQUISA INTERVENÇÃO NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL FURUSATO TOMIO DO MUNICÍPIO DE UBIRATÃ - PARANÁ PDF
GISLAINE BRUNIERI
Tratamento da Informação: um plano de aula para aluno autista PDF
Silvia Teresinha Frizzarini, Maria Clara De Oliveira Zaparoli
Matemática e Dominó de Frações: Uma Experiência Junto a Crianças com Deficiência Intelectual no Programa de Residência Pedagógica PDF
Leandro Macedo De Jesus, Tatiane Da Silva Lima, Edmar Reis Thiengo
Jogos matemáticos e Transtorno do Espectro Autista em um projeto de Educação Matemática Inclusiva – UFPel-DEMAT PDF
Maristel Carrilho da Rocha Tunas, Thais Philipsen Grutzmann

Créditos

Editoração dos Anais do III Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva
Prof. Dr. Agnaldo da Conceição Esquincalha, Prof. Dr. Janivaldo Pacheco Cordeiro