Mesas Redondas e Mesas de Experiências
Tecnologia Assistiva: contribuições para a formação de professores em rede nacional | |
Elisa Tomoe Moriya Schlünzen, CÃcera Aparecida Lima Malheiro, Klaus Schlünzen Junior |
Contribuições da Didática da Matemática para as pesquisas em Educação Matemática Inclusiva: o acesso ao saber | |
Luiz Márcio Santos Farias, Nadjanara Ana Basso Morás |
Comunicação Científica
O PROFESSOR E OS DESAFIOS DA INCLUSÃO NO ENSINO DA MATEMÁTICA | |
Viviane Regina Silva, Vera Maria Jarcovis Fernandes |
Narrativas de alunos autistas: percursos da Educação Básica à licenciatura em matemática | |
Renata Gilaberte Campos dos Santos, Agnaldo da Conceição Esquincalha, Fernanda Malinosky Coelho da Rosa |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA: A ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO COMO PROPOSTA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
Luana Pereira Cunha, Allana Tamires Silva, Vanessa Chaves Medeiros, Halana Garcez Borowsky |
Multiplicação na ponta dos dedos: gelosia para alunos com deficiência visual | |
Deise Fabiane Silva, Hellen Castro Almeida Leite, Cátia Aparecida Palmeira |
O conhecimento matemático de surdocegos sob o olhar Etnomatemático | |
Marcos Henrique Assunção Ramos, Vivilà Maria Silva Gomes, Elisabete Marcon Mello |
Função exponencial no estudo da Mitose: uma abordagem de aprendizagem inclusiva com o uso de recursos didáticos adaptados/Tecnologia Assistiva | |
Clarice Guedes Souza, Salete Maria Chalub BANDEIRA |
O desenvolvimento de conhecimentos profissionais docentes em um contexto formativo para o ensino de Matemática no Atendimento Educacional Especializado | |
Andressa Franciele Schipanski, Fabio Alexadre Borges |
Os materiais didáticos e o foco da memória para a aprendizagem de tratamento da informação/gráficos estatísticos com uma estudante surda do Ensino Médio | |
luciana araújo santos |
Algoritmo da adição: uma proposta do uso do Soroban como material didático manipulável em turmas inclusivas | |
Henrique Faria Nogueira, Lúcia Maria Ramos da Silva Santos, Ráira Graziela Manhães Carvalho, Mylane Dos Santos Barreto, Dhienes Charla Ferreira Tinoco |
Inclusão de um aluno surdo na Licenciatura em Matemática: um estudo sobre as relações entre aluno surdo, professor e facilitador de aprendizagem | |
Vanessa Barreto da Silva, claudia coelho de segadas vianna, Gisela Maria da Fonseca PINTO |
No que você acredita?: (re)construção de representações sociais da Matemática com auxílio das Metodologias Ativas | |
Elizabete Leopoldina da Silva |
Cooperativas e vulnerabilidade social: uma abordagem sobre comunidades de prática no uso da matemática no tocante à inclusão social | |
Márcio Alexandre do Nascimento Chagas, Carlos Eduardo Rocha dos Santos |
O uso de recursos de tecnologia assistiva para a compreensão de gráficos de funções reais na disciplina de Cálculo de uma Variável I para alunos com deficiência visual no ensino superior. | |
Mariane de Almeida da Silva, Claudia Coelho Segadas Vianna |
A formação do professor de matemática inclusivo | |
Caroline Lima, Claudia Segadas-Vianna |
A Modelagem Matemática como alternativa pedagógica inclusiva | |
Karina Silva D'aquila, Lays Silva Jeronimo, CÃntia da Silva |
Atendimento Pedagógico Domiciliar: ensino de matemática além dos muros da escola no Estado do Pará | |
Silvia Caroline Salgado Pena, Elielson Ribeiro de Sales |
O Design Thinking aplicado na formação de professores de Matemática na perspectiva inclusiva | |
Paula Soares Gomes da Silva, Carlos Eduardo Rocha dos Santos |
Relato de Experiência
Caminho das Operações: uma experiência de futuras docentes na criação do jogo na perspectiva inclusiva | |
Laura Victorya Rodrigues de Oliveira, Stephany Maria Pereira da Silva, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão Santos |
Educação Matemática Inclusiva e a transição escolar do quinto para o sexto ano do Ensino Fundamental – um estudo de caso | |
Daiane Maria Seibert, Maykon Jhonatan Schrenk, Rodolfo Eduardo Vertuan |
Criação de cenários para investigação remotamente com pessoas idosas em situação de isolamento social | |
Rafael Ferreira Cardoso, Sara Maria Fagundes Conti Neves, Ronaldo André Lopes, Guilherme Henrique Gomes da Silva, Rejane Siqueira Julio |
“Descobrindo o que vem depois do 1: uma pizza com sabor de Matemática”, videoaula acessível na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) | |
Edre Almeida Corrêa, Priscila Rita da Silva, Ivanete Maria Ambrosio, Jadilson Serafim |
Percepções de alunos surdos frente a oferta do ENEM em Libras: uma visão crítica. | |
Carlos Eduardo Rocha dos Santos, Márcio Alexandre do Nascimento Chagas |
Reflexões sobre uma prática com abordagem baseada em inquérito em aulas de matemática com alunos surdos | |
Amanda Vieira Mendes, Nara Freitas Simões |
Comunicação Científica
A estética japonesa do wabi sabi: uma proposta de ressignificação do ensino e aprendizagem de matemática para alunos com deficiência | |
Alexandre Toman, Giselle Coutinho Ferreira, Thamiris Honório dos Santos |
Dificuldade em aritmética em crianças com alta inteligência: efeito da ansiedade matemática? | |
Bruna Kelly Teixeira de Araújo, Raphael Silva Santos Andrade, Priscila VirgÃnia Salles Teixeira Figueira, Júlia Paixão Consiglio, PatrÃcia Martins de Freitas |
Uma proposta de introdução ao conceito de equivalência para o ensino de equações de primeiro grau com uma incógnita com foco em estudantes com um histórico de dificuldades de aprendizagem | |
Carolina Cavalheiro Crittelli Sousa |
O ensino de Matemática para estudantes com Transtorno do Neurodesenvolvimento: possibilidades para a sala de aula | |
Andressa Franciele Schipanski, Veridiana Canassa Pinheiro, Dayane Fernanda Borges de Araújo Walke, Fabio Alexandre Borges |
Elaboração de problemas de matemática no ensino médio: estratégias de trabalho em uma turma com aprendizes cegos incluídos. | |
Cátia Aparecida Palmeira, Vânia Maria Pereria dos Santos-Wagner |
A aprendizagem de razões trigonométricas por estudantes cegos: uma análise a partir da Teoria dos Campos Conceituais | |
Evanilson Landim, LÃcia de Souza Leão Maia Maia, Wilma Pastor de Andrade Sousa |
Rampas e Trigonometria: o estudo sobre acessibilidade nas aulas de Matemática | |
Maiara Brenda Jesus Santos, Anete OtÃlia Cardoso de Santana Cruz |
O olhar de professoras que ensinam matemática acerca da inclusão de estudantes surdos/as | |
José Affonso Tavares Silva, Alanne de Jesus Cruz, Tiago de Jesus Souza, Anthoniberg Carvalho de Matos |
As “ticas de matema” e a inclusão de estudantes surdos/as: uma reflexão teórica | |
Tiago de Jesus Souza, Alanne de Jesus Cruz, José Affonso Tavares Silva, Denize da Silva Souza |
Educação Matemática no contexto da Surdez: um panorama das pesquisas publicadas no Encontro Nacional de Educação Matemática | |
Eduardo Pinheiro Monteiro Segundo, Thamires Belo de Jesus |
A complexidade do ensino de matemática para alunos surdos | |
José Affonso Tavares Silva, Alanne de Jesus Cruz, Anthoniberg Carvalho de Matos, Tiago de Jesus Souza |
O ensino e aprendizagem de álgebra na educação de surdos: contribuições a partir do mapeamento de pesquisas | |
Renata da Silva Dessbesel, Sani de Carvalho Rutz da Silva, Elsa Midori Shimazaki |