Visão Geral

Dentre esses lócus investigativos essenciais para discussões sobre pesquisas da área de Educação Matemática, destaca-se o Encontro Brasileiro dos Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática (EBRAPEM), que teve início há 22 anos, quando, naquele ínterim, um grupo de estudantes do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - PGEM, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), de Rio Claro, constataram que, muito embora as conferências científicas de Educação Matemática favorecessem as discussões e difusões de pesquisas da área, tão somente as produções finalizadas ou em fase final eram privilegiadas.  Desse modo, o grupo vislumbrou um espaço adequado para discutir, também, pesquisas em andamento, promovendo contribuições para o processo de elaboração, para a tomada de decisões, e para construção de referenciais teóricos e metodológicos que pudessem subsidiar as pesquisas.


Movidos por essas inquietações, os estudantes organizaram e realizaram o I Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós- Graduação em Educação Matemática (I EBRAPEM), na UNESP, em Rio Claro (SP), no mês de setembro de 1997. Nesta primeira edição, o encontro contou com a participação de estudantes de Pós-Graduação dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, representando UNESP, UNICAMP, UFMG e Universidade Santa Úrsula, totalizando 23 trabalhos submetidos em comunicações orais. A partir de então, tornou-se um evento de periodicidade anual. O II EBRAPEM, também foi realizado na UNESP, em Rio Claro (SP); e o III EBRAPEM ocorreu na Universidade de Santa Úrsula, na cidade do Rio de Janeiro, tornando-se definitivamente, um evento itinerante.

Foi a partir do IV EBRAPEM, que os encontros optaram por ter uma temática norteadora. O Quadro 1 retrata todas as edições e temáticas desde o ano 2000.

ANO /EDIÇÃO

TEMÁTICA

SEDE

2000- IV EBRAPEM

A educação matemática como área de estudo.

UNESP (Rio Claro/SP)

2001- V EBRAPEM

Educação matemática: realizações, avanços e perspectivas.

PUC (São Paulo/SP)

2002- VI EBRAPEM

A pesquisa em educação matemática: múltiplos olhares sobre sua produção em perspectivas teórico-metodológicas.

UNICAMP (Campinas/SP)

2003- VII EBRAPEM

Grupos de estudo e pesquisa em educação matemática: formação, consolidação e produção científica.

UNESP (Rio Claro/SP)

2004- VIII EBRAPEM

Prioridades de pesquisa em educação matemática: quais os próximos desafios?

UEL (Londrina/PR)

2005- IX EBRAPEM

Pesquisa em educação matemática e transformação social: perspectivas e interfaces.

Faculdade de Educação da USP (São Paulo/SP)

2006- X EBRAPEM

Conhecimento e Inclusão Social.

UFMG (Belo Horizonte/MG)

2007- XI EBRAPEM

Trilhas, caminhos e trajetórias da pesquisa em Educação Matemática no Brasil e suas implicações sociais.

UFPR (Paraná/PR)

2008- XII EBRAPEM

Educação matemática: possibilidades de interlocução.

UNESP (Rio Claro/SP)

2009- XIII EBRAPEM

Educação Matemática: as relações entre a pesquisa e as práticas pedagógicas na sala de aula.

UFG (Goiás/GO)

2010- XIV EBRAPEM

“Educação Matemática: diversidades e particularidades no cenário nacional.

UFMS (Campo Grande/MS)

2011- XV EBRAPEM

EBRAPEM em movimento: desafios e perspectivas.

UEPB (Campina Grande/PB)

2012- XVI EBRAPEM

As Tintas da Pesquisa em Educação Matemática nos Papéis Sociais.

ULBRAS (Canoas/RS)

2013- XVII EBRAPEM

“Impactos Sociais das Pesquisas em Educação Matemática.

IFES (Vitória/ES)

2014- XVIII EBRAPEM

EBRAPEM 18 anos: Maioridade, novos desafios e responsabilidades sociais.

UFPE (Recife/PE)

2015- XVIX EBRAPEM

As Relações do Ensino de Matemática e a Sala de Aula.

UFJF (Juiz de Fora/MG)

2016- XX EBRAPEM

As Inter-Relações da Educação Matemática.

UFPR (Curitiba/PR)

2017- XXI EBRAPEM

Os rumos da Educação Matemática no Brasil.

UFPEL (Pelotas/RS)

2018- XXII EBRAPEM

Educação Matemática e Inclusão Social.

UFMG (Belo Horizonte/MG)

2019- XXIII EBRAPEM

Pesquisa em Educação Matemática: perspectivas curriculares, ética e compromisso social.

A ser realizado na UNICSUL (São Paulo/SP)

Fonte: elaborado pela comissão financeira a partir do site da edição do XXI EBRAPEM.


Dessa trajetória resulta que, em termos de contribuições para os campos científico e tecnológico e para a inovação, o EBRAPEM tem como principal objetivo a produção e a divulgação de pesquisas e, particularmente, constituiu-se como um espaço raro para a formação de pesquisadores no campo da Educação Matemática, reconhecendo e valorizando pesquisadores iniciantes.

Uma vez que é organizado por e para estudantes de pós-graduação stricto sensu, constitui-se em um espaço para discussão e reflexões acerca de suas pesquisas em andamento ou concluídas há, no máximo, um ano até a data do evento.