Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
junho 21, 2017 – junho 24, 2017
O evento justifica-se no cenário acadêmico ao considerarmos as preocupações explicitadas pelas políticas públicas em relação à formação de professores, em particular, de Matemática. Com a publicação das “Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formaçãopedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formaçãocontinuada” (Resolução CNE/CP nº 2/2015, aprovada em 1 de julho de 2015), durante o VI Fórum Nacional foi possível debater e avaliar como as diferentes Instituições de Ensino Superior do país vêm adequando seus projetos pedagógicos a respeito dasmudanças curriculares a serem promovidas pelos cursos de licenciatura. Destaca-se anecessidade de uma análise aprofundada dessas Diretrizes para que se possa pensar emalternativas de adequação a referida resolução.
Diante disso, o evento procurou mobilizar professores formadores que atuam noscursos de Matemática, pesquisadores que investigam a formação de professores queensinam matemática, estudantes de pós-graduação, e professores de Matemática queatuem no Ensino Superior e/ou na Educação Básica. Para a realização do evento foiestabelecida uma parceria entre o Instituto de Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e o Grupo de Trabalho de Formação de Professores que Ensinam Matemática (GT 7) da SBEM.
Com a participação de professores formadores que atuam nos cursos de Matemática, pesquisadores que investigam a formação de professores que ensinam matemática, estudantes de pós-graduação, e professores de Matemática que atuem noEnsino Superior e/ou na Educação Básica, foi possível articular aspectos teóricos àsexperiências de formação, de modo a contribuir para estreitar os laços entre a escola e auniversidade, aproximando diálogos de seus profissionais e suas práticas, a fim deincentivar, divulgar e implementar pesquisas em Educação Matemática, de modo que istopossa refletir na melhoria de processos de ensino e aprendizagem de Matemática, inclusive na formação inicial e continuada de professores que a ensinam.
Desse modo, o VI Fórum Nacional de Licenciaturas em Matemática teve como objetivo avaliar e debater, na comunidade acadêmica, as políticas de implementação doscursos de Licenciatura em Matemática decorrentes das Diretrizes Curriculares Nacionaispara a Formação Inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formaçãocontinuada” (Resolução CNE/CP no 2/2015, aprovado em 1 de julho de 2015).