Dentre esses lócus investigativos essenciais para discussões sobre pesquisas da área de Educação Matemática, destaca-se o Encontro Brasileiro dos Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática (EBRAPEM), que teve início há 22 anos, quando, naquele ínterim, um grupo de estudantes do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - PGEM, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), de Rio Claro, constataram que, muito embora as conferências científicas de Educação Matemática favorecessem as discussões e difusões de pesquisas da área, tão somente as produções finalizadas ou em fase final eram privilegiadas. Desse modo, o grupo vislumbrou um espaço adequado para discutir, também, pesquisas em andamento, promovendo contribuições para o processo de elaboração, para a tomada de decisões, e para construção de referenciais teóricos e metodológicos que pudessem subsidiar as pesquisas.
Movidos por essas inquietações, os estudantes organizaram e realizaram o I Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós- Graduação em Educação Matemática (I EBRAPEM), na UNESP, em Rio Claro (SP), no mês de setembro de 1997. Nesta primeira edição, o encontro contou com a participação de estudantes de Pós-Graduação dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, representando UNESP, UNICAMP, UFMG e Universidade Santa Úrsula, totalizando 23 trabalhos submetidos em comunicações orais. A partir de então, tornou-se um evento de periodicidade anual. O II EBRAPEM, também foi realizado na UNESP, em Rio Claro (SP); e o III EBRAPEM ocorreu na Universidade de Santa Úrsula, na cidade do Rio de Janeiro, tornando-se definitivamente, um evento itinerante.
Foi a partir do IV EBRAPEM, que os encontros optaram por ter uma temática norteadora. O Quadro 1 retrata todas as edições e temáticas desde o ano 2000.
ANO /EDIÇÃO  | TEMÁTICA  | SEDE  | 
2000- IV EBRAPEM  | A educação matemática como área de estudo.  | UNESP (Rio Claro/SP)  | 
2001- V EBRAPEM  | Educação matemática: realizações, avanços e perspectivas.  | PUC (São Paulo/SP)  | 
2002- VI EBRAPEM  | A pesquisa em educação matemática: múltiplos olhares sobre sua produção em perspectivas teórico-metodológicas.  | UNICAMP (Campinas/SP)  | 
2003- VII EBRAPEM  | Grupos de estudo e pesquisa em educação matemática: formação, consolidação e produção científica.  | UNESP (Rio Claro/SP)  | 
2004- VIII EBRAPEM  | Prioridades de pesquisa em educação matemática: quais os próximos desafios?  | UEL (Londrina/PR)  | 
2005- IX EBRAPEM  | Pesquisa em educação matemática e transformação social: perspectivas e interfaces.  | Faculdade de Educação da USP (São Paulo/SP)  | 
2006- X EBRAPEM  | Conhecimento e Inclusão Social.  | UFMG (Belo Horizonte/MG)  | 
2007- XI EBRAPEM  | Trilhas, caminhos e trajetórias da pesquisa em Educação Matemática no Brasil e suas implicações sociais.  | UFPR (Paraná/PR)  | 
2008- XII EBRAPEM  | Educação matemática: possibilidades de interlocução.  | UNESP (Rio Claro/SP)  | 
2009- XIII EBRAPEM  | Educação Matemática: as relações entre a pesquisa e as práticas pedagógicas na sala de aula.  | UFG (Goiás/GO)  | 
2010- XIV EBRAPEM  | “Educação Matemática: diversidades e particularidades no cenário nacional.  | UFMS (Campo Grande/MS)  | 
2011- XV EBRAPEM  | EBRAPEM em movimento: desafios e perspectivas.  | UEPB (Campina Grande/PB)  | 
2012- XVI EBRAPEM  | As Tintas da Pesquisa em Educação Matemática nos Papéis Sociais.  | ULBRAS (Canoas/RS)  | 
2013- XVII EBRAPEM  | “Impactos Sociais das Pesquisas em Educação Matemática.  | IFES (Vitória/ES)  | 
2014- XVIII EBRAPEM  | EBRAPEM 18 anos: Maioridade, novos desafios e responsabilidades sociais.  | UFPE (Recife/PE)  | 
2015- XVIX EBRAPEM  | As Relações do Ensino de Matemática e a Sala de Aula.  | UFJF (Juiz de Fora/MG)  | 
2016- XX EBRAPEM  | As Inter-Relações da Educação Matemática.  | UFPR (Curitiba/PR)  | 
2017- XXI EBRAPEM  | Os rumos da Educação Matemática no Brasil.  | UFPEL (Pelotas/RS)  | 
2018- XXII EBRAPEM  | Educação Matemática e Inclusão Social.  | UFMG (Belo Horizonte/MG)  | 
2019- XXIII EBRAPEM  | Pesquisa em Educação Matemática: perspectivas curriculares, ética e compromisso social.  | A ser realizado na UNICSUL (São Paulo/SP)  | 
Fonte: elaborado pela comissão financeira a partir do site da edição do XXI EBRAPEM.
Dessa trajetória resulta que, em termos de contribuições para os campos científico e tecnológico e para a inovação, o EBRAPEM tem como principal objetivo a produção e a divulgação de pesquisas e, particularmente, constituiu-se como um espaço raro para a formação de pesquisadores no campo da Educação Matemática, reconhecendo e valorizando pesquisadores iniciantes.
Uma vez que é organizado por e para estudantes de pós-graduação stricto sensu, constitui-se em um espaço para discussão e reflexões acerca de suas pesquisas em andamento ou concluídas há, no máximo, um ano até a data do evento.