Educação Matemática: educação básica e superior
| CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE CÁLCULO: REFLEXÕES DO GRUPO TRANSIÇÃO DO PROJETO FUNDÃO-UFRJ | |
| Angela Cassia Biazutti, Luciano Andrade, Rafael Filipe Novôa Vaz |
| ARGUMENTAÇÃO E PROVA MATEMÁTICA NO PISA 2012 | |
| Carlos Augusto Aguilar Junior, João Carlos Caldato Correia |
| MANCALA: O USO DO JOGO COMO RECURSO EDUCACIONAL | |
| Claudio Henrique Sales de Souza, Liliana Manuela Gaspar Cerveira da Costa |
| A ESTATÍSTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO 6º ANO: UMA ANÁLISE À LUZ DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA | |
| MarÃlia Rodrigues Ginglass |
| PESQUISANDO A TRANSIÇÃODO ENSINO MÉDIO PARA O SUPERIOR NO PROJETO FUNDÃO: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO MÉDIO | |
| Lilian Nasser, Geneci Alves Sousa, Marcelo André Torraca |
| A DIVERSIDADE DE RECURSOS NA SALA DE AULA E A CONSTRUÇÃO DO SABER MATEMÁTICO | |
| Lucia Arruda de Albuquerque Tinoco, Gilda Maria Quitete Portela, Johnny Nazareth dos Santos, Matheus Nascimento dos Santos |
| UM LEVANTAMENTO PRELIMINAR DE DISSERTAÇÕES SOBRE TORRE DE HANÓI | |
| Larissa de Almeida Reis, Marcelo Almeida Bairral |
| ESTATÍSTICA NOS ANOS INICIAIS: UMA PROPOSTA CRÍTICA E INTERDISCIPLINAR | |
| Lorena Rosa Branquinho, Luciane Lage Pazito, Bruno de Carvalho Pereira, Gabriela Félix Brião |
| AS CONTRIBUIÇÕES DA COMISSÃO DE JEAN-PIERRE KAHANE PARA AS REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
| Karen Coutinho Campos Furtado, Flávia Trópia, Maria Helena Monteiro Mendes Baccar |
| GEOMETRIAS EUCLIDIANA E NÃO EUCLIDIANAS: ASPECTOS HISTÓRICOS E REFLEXÕES SOBRE SEU ENSINO | |
| Maria Helena Monteiro Mendes Baccar, Flávia Trópia, Karen Coutinho Campos Furtado |
| FELIX KLEIN E O PROGRAMA DE ERLANGEN: HISTÓRICO E IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS | |
| Flávia Trópia, Karen Coutinho Campos Furtado, Maria Helena Monteiro Mendes Baccar |
| O DESENHO TÉCNICO EM PROCESSO DE SOBREVIVÊNCIA CURRICULAR | |
| George William Bravo de Oliveira, Marcelo Bairral |
| NUMERAMENTO E CONSTRUÇÃO DO NÚMERO POR CRIANÇAS DA REDE PÚBLICA DE DUQUE DE CAXIAS | |
| Gabriela dos Santos Barbosa, Jerlan Manaia de Araújo |
Educação Matemática: tecnologias e educação a distância
| MODELAGEM MATEMÁTICA E NANOTECNOLOGIAS – UMA INTERDISCIPLINARIDADE EM PROL DA EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA | |
| Flávio Leandro dos Santos |
| IMPACTOS DE UM CURSO DE EXTENSÃO SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA EM AMBIENTES VIRTUAIS NAS PRÁTICAS DE PROFESSORES DURANTE E PÓS-PANDEMIA | |
| Thays Rayana Santos de Carvalho, Agnaldo da Conceição Esquincalha |
| DESAFIOS DE SE ENSINAR MATEMÁTICA REMOTAMENTE: OS IMPACTOS DA PANDEMIA COVID-19 NA ROTINA DE PROFESSORES | |
| Pedro Paulo Mendes da Rocha Marques, Agnaldo da Conceição Esquincalha |
| UMA PROPOSTA DE MÉTODO PARA APLICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DA TCAM EM VIDEOAULAS | |
| Andréa Thees |
| UMA METASSÍNTESE DE PESQUISAS SOBRE PRÁTICAS EDUCATIVAS COM A UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS | |
| Alexander Pires da Silva, Marcelo Almeida Bairral |
| TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS: UMA BUSCA PRELIMINAR NO CATÁLOGO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES | |
| Soraya Barcellos Izar, Marcelo Almeida Bairral |
| O QUE DIZEM (FUTUROS) PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE ISOMETRIAS: UMA ANÁLISE PRELIMINAR | |
| Thuane da Silveira Silvano, Marcelo Almeida Bairral |
| INTRODUÇÃO AO CONCEITO DE LIMITE: UMA PROPOSTA BASEADA EM PRESSUPOSTOS DA APRENDIZAGEM INVERTIDA | |
| Marcio Vieira de Almeida, Agnaldo Esquincalha |
| UM MAPEAMENTO PRELIMINAR SOBRE A SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS | |
| Cristiano de Souza Brito, Marcelo Almeida Bairral |
| REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS PARA A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DURANTE A QUARENTENA | |
| Marcele Da Silva Santos, Neide Da Fonseca Parracho Sant`Anna |
| EDUCAÇÃO ONLINE: UMA EXPERIÊNCIA UTILIZANDO O FACEBOOK COMO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COM ALUNOS DO 9º ANO | |
| Adriano Araújo Nascimento, Marcelo Almeida Bairral |
Educação Matemática: formação de professores que ensinam matemática
| POSSÍVEIS INTERPELAÇÕES DA DECOLONIALIDADE À PERSPECTIVA DE LEE SHULMAN SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
| Ivo da Silva Knopp |
| GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS: ANÁLISE PRELIMINAR DE TRABALHOS PUBLICADOS NO XIII ENEM | |
| Rute Ribeiro Meireles, Marcelo Almeida Bairral |
| CONSTRUÇÃO COLETIVA DE UM MATERIAL EDUCACIONAL INCLUSIVO PARA UM ALUNO AUTISTA: PRECEPTORA E RESIDENTES NA APROPRIAÇÃO DE NOVAS FORMAS DO FAZER DOCENTE | |
| Amália Bichara Guimarães, Gisela Maria da Fonseca Pinto |
| OLHAR A PRODUÇÃO DAS CRIANÇAS: RESSIGNIFICANDO A AVALIAÇÃO | |
| Vania Finholdt Angelo Leite, Alessandra Holanda Cavalcante Mendes |
| MULHER E PROFESSORA DE MATEMÁTICA: EVIDENCIANDO ARMADILHAS DE INVISIBILIZAÇÃO | |
| Carolina Salviano Bezerra, Ulisses Dias da Silva, Victor Augusto Giraldo |
| TECNOLOGIAS DIGITAIS PRESENTES NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO FINAL DO SÉCULO XX E INÍCIO DO SÉCULO XXI | |
| Ana Lisa Nishio |
| APRENDIZAGEM DOCENTE AO INTERAGIR COM MATERIAIS CURRICULARES EDUCATIVOS ONLINE | |
| Darling Domingos Arquieres, Marcelo Almeida Bairral |
| RESPIRA EDUCAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DE REDE COLABORATIVA DE FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
| Luciano Roberto Padilha Andrade, Geneci Alves Sousa, Alexandre Oliveira Silva |
| DRAMATEMÁTICA: TEATRO E MATEMÁTICA | |
| VinÃcius Borovoy de Sant'ana, Maria Beatriz da Silva Maia Porto |
| Uma reflexão em narrativas sobre a construção de uma nova metodologia em Ensino Matemático (CRIE), e como sua prática afeta Docente e Licenciando | |
| Lucas Machado O'Neill, Ulisses Dias da Silva |
Educação Matemática: história, currículo e avaliação
| AS PROGRESSÕES ARITMÉTICAS E GEOMÉTRICAS NAS VISÕES DOS LIVROS DE SERRASQUEIRO | |
| Thais Duarte Duarte Neves, Flávia dos Santos Soares |
| “EU ESCUTO, VOU LÁ, APRENDO, MAS NO FINAL, EU SEI A REALIDADE DA TURMA”: NARRATIVAS DE PRÁTICAS CURRICULARES MATEMÁTICAS NA EJA DA ZONA RURAL DE SOBRAL | |
| Francisco Josimar Ricardo Xavier, Adriano Vargas Freitas |
| PISA MATEMÁTICA 2012: ANÁLISE DE ITENS DA SUBÁREA MUDANÇAS E RELAÇÕES | |
| Maria Isabel Ramalho Ortigão, Geraldo Eustáquio Moreira, Carlos Augusto Aguilar Júnior |
| EXPERIÊNCIAS COM MATEMÁTICA MODERNA EM TURMAS DO PRIMEIRO GRAU NA DÉCADA DE 1970: O CASO DO CENTRO EDUCACIONAL DE NITERÓI | |
| Pedro Nogueira de Marins, Bruno Alves Dassie |
| ANALISANDO CATEGORIAS DE RESPOSTAS NUMA AVALIAÇÃO INOVADORA NO ENSINO REMOTO | |
| Daniel Lima, Lilian Nasser |
| ENSINO DE FUNÇÃO: UMA RELEITURA HISTÓRICO-EPISTEMOLÓGICA DO CONCEITO | |
| Jeanne Denise Bezerra de Barros, Alexandre Oliveira Silva, Gustavo Lima da Silva |
| As práticas avaliativas de professores que utilizam o Laboratório de Ensino de Matemática | |
| Felipe Olavo Silva, Rafael Filipe Novoa Vaz, Paula Monteiro Batista, Lilian Nasser |
| A VISUALIZAÇÃO EM QUESTÕES DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO | |
| ThaÃs Fernanda de Oliveira Settimy |
| LITERACIA FINANCEIRA NO PISA: UMA ESTRATÉGIA NEOLIBERAL EM LARGA ESCALA | |
| Adriana de Souza Lima, Janete Bolite Frant |
Educação Matemática: diversidade e inclusão
| MULHERES E SUAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE ESTUDAR E ENSINAR MATEMÁTICA NA ESCOLA E NA UNIVERSIDADE | |
| Jéssica Maria Oliveira de Luna, Agnaldo Esquincalha |
| REFLEXÕES TEÓRICAS A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA JUNTO A ESTUDANTES SURDOS | |
| Thamires Belo de Jesus, Agnaldo da Conceição Esquincalha |
| EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM PROL DOS DIREITOS HUMANOS | |
| LuÃsa Cardoso Mendes, Agnaldo Esquincalha |
| REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES(AS) DE MATEMÁTICA LGBTQIA+ SOBRE DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO | |
| Hygor Bastista Guse, Agnaldo Esquincalha |
| UMA ANÁLISE DE CONVERGÊNCIA DAS NARRATIVAS DE ALUNOS AUTISTAS SOBRE A ESCOLA E A LICENCIATURA EM MATEMÁTICA | |
| Renata Gilaberte Campos dos Santos, Agnaldo Esquincalha, Fernanda Malinosky Coelho da Rosa |
| A TEORIA DO RECONHECIMENTO NAS SALAS DE AULA DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DA LICENCIATURA FRENTE A DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO | |
| Tadeu Silveira Waise, Agnaldo Esquincalha |
| NOÇÕES DE ÁREA E PERÍMETRO PARA APRENDIZES SURDOS: PROPOSTA DE TRABALHO NA PERSPECTIVA DE LETRAMENTOS | |
| Pedro Paixão Borges, Silene Pereira Madalena |
| O USO DE JOGOS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA A ALUNOS COM DISCALCULIA | |
| Yaná da Silva Rocha, Joycimar Barcellos |
Créditos
| Editoração dos Anais do IX SPEM | |
| Prof. Dr. Agnaldo Esquincalha |
Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática