Relatos de Experiência
| UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES APRENDIZES | |
| Marilete Batista da Vitória Abadi, Nathalia Maria Dias Pagung, Marcelene Alves Duarte, Stevão Carneiro de Sousa, Oscar Luiz Teixeira de Rezende, Luciano Lessa Lorenzoni |
| MODELAGEM MATEMÁTICA E MATEMÁTICA FUZZY PARA A ABERTURA DE UM EMPREENDIMENTO | |
| Jeferson Takeo Padoan Seki, Bárbara Nivalda Palharini de Sousa, Tania Camila Kochmanscky Goulart, Ademir Pereira Junior, Daiany Cristiny Ramos, Ariel Cardoso da Silva, Lourdes Maria Werle de Almeida |
| PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO EM UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA | |
| Thiago Fernando Mendes, Kassiana Schmidt Surjus, Adriana Helena Borssoi, Karina Alessandra Pessoa da Silva |
| O USO DA ESTATÍSTICA EM UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA | |
| Bianca de Oliveira Martins, Élida Maiara Velozo de Castro, Gustavo Granado Magalhães, Maria Helena Scheel da Silva, Lourdes Maria Werle de Almeida |
| UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA UTILIZANDO O SOFTWARE TRACKER | |
| CÃntia da Silva, Amanda Faria de Oliveira, Lays Silva Jeronimo |
| A MATEMÁTICA EM TODO LUGAR: UMA EXPERIÊNCIA EM UM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM DE MODELAGEM MATEMÁTICA | |
| Olga Cristina Penetra Giraldi, Alvino Alves Sant’Ana |
| PROPOSTA DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA SOCIOCRÍTICA SOBRE NÚMEROS RACIONAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL VISANDO UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E REFLEXIVA | |
| Eciane Maria de Paula Souza, Oscar Luiz Teixeira de Rezende |
| ENTRELACES ENTRE MODELAGEM MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO IFES | |
| Marcelene Alves Duarte, Karina Aguieiras Cortat, LÃgia Arantes Sad |
| CONTEXTUALIZANDO O CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL: UMA EXPERIÊNCIA ANCORADA NA MODELAGEM MATEMÁTICA | |
| Rudinei Alves dos Santos, Vanessa Pires Santos Maduro, Verônica Solimar dos Santos, Gilbson Santos Soares |
| LAS PRÁCTICAS COTIDIANAS COMO ESCENARIO DE MODELACIÓN DE EN COMUNIDADES DE POBLACIÓN VULNERABLE | |
| Carlos Eduardo Leon Salinas |
| TRABALHANDO OTIMIZAÇÃO NA SALA DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO: A FILA DE CIRURGIAS | |
| Marcela Lima Santos, Claudia Mazza Dias, Edilson Fernandes de Arruda, Juan César D'Avila Baumgratz, Felipe Manuel Cabral |
| CUBAGEM DE MADEIRA COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM SERVIÇO | |
| Danusa de Lara Bonotto, Morgana Scheller |
| O USO DE AGROTÓXICOS NA PLANTAÇÃO DE MILHO: UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA | |
| Andréa Regina Teixeira Nunomura, Luana Carvalho dos Santos, Camila Iorio Marton, Karina Alessandra Pessoa da Silva |
| PINTAR O PÁTIO DA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Andréa Regina Teixeira Nunomura, Karina Alessandra Pessoa da Silva, Magna Natalia Marin Pires |
| MODELAGEM MATEMÁTICA, JOGOS E PEDAGOGIA DA PERGUNTA: UM CASO DE INCLUSÃO | |
| Gabriel de Souza Pinheiro, Marilaine de Fraga Sant’Ana |
| “QUANTA PELE VOCÊ TEM?”: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Thayná Felix dos Santos, Camila Bonini Araújo Cassoli, Bárbara Cândido Braz |
| ESTRUTURAÇÃO DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA INTEGRADA A UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA | |
| João Paulo Correa de Oliveira Junior, Adriana Helena Borssoi, Karina Alessandra Pessôa da Silva |
| MODELAGEM MATEMÁTICA COM PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA | |
| Eliane Sborgi Lovo, Jader Otavio Dalto, Karina Alessandra Pessoa da Silva |
Comunicações Científicas
| MODELAGEM MATEMÁTICA CRÍTICA-ÉTICA-SIMÉTRICA: UMA PERSPECTIVA EM CONSTRUÇÃO | |
| Luiz Antonio Ribeiro Neto de Oliveira, Elizabeth Gomes Souza |
| REGRAS, CONVENÇÕES E O USO DA MATEMÁTICA EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA | |
| Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa, Lourdes Maria Werle de Almeida |
| MODELAGEM MATEMÁTICA EM DUAS DISCIPLINAS DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFRGS: UMA ANÁLISE POR MEIO DOS CONCEITOS DE CLASSIFICAÇÃO E ENQUADRAMENTO | |
| Amanda Caroline Fagundes Campos, Marilaine de Fraga Sant’Ana |
| PESQUISAS SOBRE MODELAGEM EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: QUE LUGAR OCUPAM OS ALUNOS? | |
| Lahis Braga Souza, Ana Paula dos Santos Malheiros |
| “DIALOGIZANDO” CICLOS DE MODELAGEM À LUZ DA ARQUITETURA BAKHTINIANA | |
| Ednilson Sergio Ramalho de Souza |
| MOBILIZAÇÃO DE RECURSOS SEMIÓTICOS POR ALUNOS NOS DIFERENTES MOMENTOS DE FAMILIARIZAÇÃO COM A MODELAGEM MATEMÁTICA | |
| Paulo Henrique Hideki Araki, Karina Alessandra Pessoa da Silva |
| PERCALÇOS ENCONTRADOS NO DESENVOLVIMENTO DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA DO CAMPO | |
| Mariele de Freitas Osti, Jonson Ney Dias da Silva |
| SIGNOS INTERPRETANTES NO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO EM UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA | |
| Robson Aparecido Ramos Rocha, Karina Alessandra Pessoa da Silva |
| UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA: DISCUSSÕES A PARTIR DE UMA ANTECIPAÇÃO | |
| Luana Carvalho dos Santos, Adriana Helena Borssoi |
| A PESQUISA EM MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS PERIÓDICOS DA ÁREA DE ENSINO DE MATEMÁTICA NO PERÍODO DE 2013 A 2018 | |
| Elenice Josefa Kolancko Setti, Adriele Carolini Waideman, Rodolfo Eduardo Vertuan |
| MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DURANTE A PRÁTICA | |
| Andressa Franciele Scambara Schipanski, Rosângela Maria Kowalek, Juares Jocoski |
| ANÁLISE DE PRÁTICAS DISCURSIVAS COM MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL POR ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA | |
| Laécio Nobre de Macedo, Daniel Santos de Carvalho, Elizabeth Gomes Souza |
| ESTRATÉGIAS HEURISTICAS REVELADAS PELOS SIGNOS EM UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA | |
| Thais Maya Koga, Karina Alessandra Pessoa da Silva |
Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática