Submissões gerais
					
			
				| 
				MATEMÁTICA VERSUS HETEROGENEIDADE: UM DESAFIO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM NA EJA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Júlio César Resende Melo									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				O ENSINO DE FRAÇÕES PARA ALUNOS DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENVOLVENDO CONEXÕES				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Edson Junior Monteiro									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				Metodologias Ativas na Educação Básica: desenvolvimento do letramento estatístico por meio da pesquisa de opinião				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Amanda Vieira Mendes									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				Um modelo didático para construção e análise de tarefas envolvendo problemas de adição e subtração com números naturais				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Nadjanara Ana Basso Morás,											Clélia Maria Ignatius Nogueira,											Luiz Márcio Santos Farias									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				DESENVOLVIMENTO E UTILIZAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM GAMIFICADOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Taniele Loss,											Marcelo Souza Motta									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				CONCEPÇÕES DO LABORATÓRIO DE ENSINO PRESENTES NOS PROJETOS DOS CURSOS PARANAENSES DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Simone Xavier Meurer									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				IDEIAS BASE DE FUNÇÃO MOBILIZADAS POR ALUNOS BRASILEIROS E AMERICANOS: UM ESTUDO COM LICENCIANDOS DE MATEMÁTICA E DE PEDAGOGIA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Renato Francisco Merli,											Clélia Maria Ignatius Nogueira,											Arthur Belford Powell									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				O APLICATIVO GOOGLE CLASSROOM COMO UMA PROPOSTA PARA MINIMIZAR OS PROBLEMAS DE PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Eliane Machado Machado de Mélo									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				ESTRATÉGIAS DE LEITURA EM AULAS DE MATEMÁTICA NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: PERSPECTIVAS DE UMA PESQUISA-AÇÃO				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Lúcia Moreno									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				QUANTO DE INFÂNCIA CABE NA EDUCAÇÃO? IMAGENS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E SUA POTÊNCIA EM DESFORMAR ESCOLAS E PESQUISAS E CURRÍCULOS E MATEMÁTICAS E...				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Amanda Silva de Medeiros									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				O USO DA PLATAFORMA KHAN ACADEMY EM SALA DE AULA: ESTADO DO CONHECIMENTO				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											VinÃcius Torres Marques									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				Focos da Aprendizagem Científica: identificando as comunidades do foco 5				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Ana Paula Moreira									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				Proposta de sistematização para o abastecimento de uma plataforma de construção de objetos de aprendizagem de Matemática				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Silvana Gogolla de Mattos									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				O ESTADO DO CONHECIMENTO: UMA BREVE ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES BUSCANDO NOVAS IDEIAS E CONHECIMENTOS NO COMEÇO DE UMA PESQUISA DE MESTRADO				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Marcos Aurélio da Silva Martins									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				TENDÊNCIAS DA PESQUISA BRASILEIRA EM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Kaique Martins,											Larissa Gomes,											Marlúbia de Paula									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL COM FOCO NO PENSAMENTO MATEMÁTICO: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Daniel Redinz Mansur									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: UM OLHAR PELA TEORIA DA OBJETIVAÇÃO				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Anderson Minosso,											Maria Lucia Panossian									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				MAPAS E CONVERSAS: MOVIMENTOS METODOLÓGICOS REALIZADOS EM UMA TESE QUE INVESTIGA A APRENDIZAGEM EM CÁLCULO				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Joice Rejane Pardo Maurell,											Celiane Costa Machado									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				A MATEMÁTICA NA PARÓQUIA SÃO VICENTE PALLOTTI				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Juliana Müller Silveira									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				PRÁTICAS EDUCATIVAS INVESTIGATIVAS ENVOLVENDO RECURSIVIDADE: PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS DE ALUNOS DE ENSINO MÉDIO				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Fernanda Santolin Marques									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				A CRIATIVIDADE EM MATEMÁTICA DE ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Camila Iorio Marton									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				EDUCAR EM DIREITOS HUMANOS POR MEIO DA MATEMÁTICA: UM CURSO ONLINE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											LuÃsa Cardoso Mendes									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA TRANSVERSAL E COLABORATIVA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Danilo Pontual de Melo									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				UMA PESQUISA SOBRE A FORMAÇÃO NO CURSO DE GEOGEBRA A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DA EQUIPE FORMADORA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Isane Maria Wowcsuk Marques									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				MODELAGEM MATEMÁTICA E O PARQUE FLORESTAL DE SINOP/MT: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Polyanna Possani da Costa Petry,											Kátia Maria de Medeiros									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				UM PERCURSO DE ESTUDO E PESQUISA PARA FORMAÇÃO DE PROFESORES DE MATEMÁTICA NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Francieli  Cristina Agostinetto Antunes,											Clélia Maria Ignatius Nogueira,											Marcus Bessa de Menezes									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				Álgebra nos anos iniciais: do aprender ao ensinar				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Iasmim Martins Noro									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				OS IMPACTOS DA PANDEMIA SARS-COV-2 (COVID 19) NA ROTINA PROFISSIONAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: CAMINHOS E IMPRESSÕES INICIAIS				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Pedro Paulo Mendes									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				UM MAPEAMENTO DAS PESQUISAS ENVOLVENDO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E IDOSOS				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Mateus Schmeckel Mota									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS PROCESSOS DE SOCIOEDUCAÇÃO DE ADOLESCENTES INFRATORES: UM OLHAR PELO TEATRO				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											João Marcos Marques Machado									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE CONTRATO DIDÁTICO(CD) E CONCEPÇÕES DE ENSINO DE MATEMÁTICA COMO FATORES QUE INFLUENCIAM A APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES EM ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL(EF)				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Maria das Dores Morais									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A PROPORCIONALIDADE NO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Anailde Felix Marques									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				Um Mapeamento do Ensino da Álgebra nas Primeiras Unidades Educacionais do Município de Campo Grande/MT no Período de 1900 a 1977				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Adriano da Fonseca Melo									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				CRIATIVIDADE E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: ASPECTOS EVIDENCIADOS DURANTE O ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Leandro Henrique Gonçalves Minella									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				A PERSPECTIVA DOCENTE SOBRE O DOMÍNIO AFETIVO DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NO PROCESSO DE TRANSIÇÃO DO 5º PARA O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Mayara Andressa Marzagao									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				UMA DISCIPLINA DE CÁLCULO I NO CONTEXTO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: PRÁTICAS COM TECNOLOGIAS DIGITAIS				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Larissa Beatriz Molgora,											Aparecida Santana de Souza Chiari									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				NOÇÕES DE ESTATISTICA E PROBABILIDADE: O PORTFÓLIO COMO DISPOSITIVO DIDÁTICO				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											DEBORA MACIEL MACIEL VILHENA									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				UMA ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DO SENTIDO NÚMERO E OS PROCESSOS MENTAIS NOS DOCUMENTOS CURRICULARES DE MATEMÁTICA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Amanda Cristine Lopes Marques									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				Investigação Matemática na Formação Docente				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Josiane Busquim Mota									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Wander Mateus Branco Meier									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				ESTÁGIO SUPERVISIONADO E APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA: UMA PROPOSTA BASEADA NA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Mayara Moraes Cardozo Coutinho									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				A ETNOMATEMÁTICA NA EXTRAÇÃO DE CASTANHA: UMA PROPOSTA DE AÇÃO PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Layune Guilherme Barbosa Muriel									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				NÓS, ESCRAVOS DE ROBÔS?				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Diogo Chadud Milagres									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				UM MODELO EPISTEMOLÓGICO DE REFERÊNCIA PARA O DOMÍNIO DAS GRANDEZAS E MEDIDAS NO ENSINO FUNDAMENTAL				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Leonardo Bernardo de Morais									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				ETNOMATEMÁTICA: POSSIBILIDADES MATEMÁTICAS EM UMA ESCOLA INSERIDA DE UMA COMUNIDADE REMANESCENTE QUILOMBOLA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Odécio Junior Batista Martins									 | 
				 | 
			
			
		
			
		
			
		
		Este trabalho está licenciado sob uma 
Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
ISSN: 2764-2100
Contato: enemi.gt13@gmail.com