Submissões gerais
					
			
				| 
				GAMIFICAÇÃO EM AULAS DE MATEMÁTICA: UM PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS AO CURRÍCULO				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Janini Gomes Caldas Rodrigues									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				AS CONTRIBUIÇÕES DAS TAREFAS CRIATIVAS PARA AS FASES DE APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA: UM ESTUDO SOBRE A CIRCUNFERÊNCIA COMO LUGAR GEOMÉTRICO E SUAS CONSTRUÇÕES COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Camila Bonini Araújo Cassoli									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO, CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA E ATITUDES NA TRANSIÇÃO DO 5º PARA O 6º ANO: UM ESTUDO CORRELACIONAL				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Milena Conceição Coutinho									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				MINICICLONES DE APRENDIZAGENS EXPANSIVAS NA PRODUÇÃO DE VÍDEOS MATEMÁTICOS DIGITAIS				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Rosicácia Florêncio Costa									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				ENSINO DE FRAÇÕES NA PERSPECTIVA DE MEDIÇÃO: IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											MARGARET CHARNEI									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				RECUPERAÇÃO DE ESTUDOS: A PROVA ESCRITA EM FASES COMO UMA ALTERNATIVA PARA A APRENDIZAGEM				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Milene Aparecida Malaquias Cardoso									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				CLASSIFICAÇÃO DE TAREFAS DE QUÍMICA RELACIONADAS À CONCENTRAÇÃO COMUM DE SOLUÇÕES: UMA INVESTIGAÇÃO FUNDAMENTADA NO CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											ADRIELI MAZUREK CIESLAK									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				AS TEORIAS IMPLÍCITAS SOBRE A APRENDIZAGEM DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA E AS RESISTÊNCIAS AO CAMPO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Wguineuma Pereira Avelino Cardoso									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				O Ensino de Volume por meio da História da Matemática: discutindo a contextualização na formação de professores de matemática.				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Christian Fernando Pinheiro,											Virginia Cardia Cardoso									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				LICENCIATURA HÍBRIDA EM MATEMÁTICA:  QUAL O PAPEL DOS VÍDEOS DIGITAIS?				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											José Fernandes Torres da Cunha									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				Proposta de ensino de Números Complexos por meio de materiais manipuláveis como recurso pedagógico para alunos com Transtorno do Espectro Autista				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Adriana Fátima Carniélli									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				SOBRE O SUJEITO QUE DESENVOLVE MODELAGEM MATEMÁTICA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											ELHANE DE FATIMA DE FATINA FRITSCH CARARO									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				ETNO(MATEMÁTICA)S DA RESISTÊNCIA: PULSÕES DE SOBREVIVÊNCIA DE MULHERES NEGRAS DURANTE A PANDEMIA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Ellen de Cássia									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				VÍDEOS DIGITAIS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: A ÁLGEBRA DA AUTOESTIMA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Geciara Silva Carvalho									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				AMBIENTES DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NUMA TURMA DE 6° ANO: UM ESPAÇO PARA APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE FRAÇÕES				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											simone gomes de almeida cezar									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				TRAJETÓRIA DO CURSO DE MAGISTÉRIO EM JI-PARANÁ-RO: UMA HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (1970-1996)				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Simone Aparecida Navarro Cruz,											Marlos Gomes de Albuquerque									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				A ABORDAGEM DOS CONCEITOS TRIGONOMÉTRICOS BÁSICOS EM LIVROS DIDÁTICOS E OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Renata Gaspar da Costa									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				A MATEMÁTICA NOS ARGUMENTOS: UMA INVESTIGAÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UM AMBIENTE DE MODELAGEM MATEMÁTICA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Érica Alice Copetti									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				UM MODELO DE ORGANIZAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES POLIVALENTES PARA O ESTUDO DOS QUADRILÁTEROS: UMA CONTRIBUIÇÃO EM TIPOS DE ARGUMENTAÇÃO,  PROVA E DEMONSTRAÇÃO.				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											George Henrique Conceição									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				CONSTRUINDO SABERES E ENTRELAÇANDO TEORIAS: UMA PESQUISA SOBRE A FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NAS LICENCIATURAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Matheus Cardoso da Cunha									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				A DIMENSÃO PEDAGÓGICA DA COORDENAÇÃO DE CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO CONTEXTO DO IFSP				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Paulo Henrique Correia Araújo da Cruz									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				ASPECTOS HISTÓRICOS DA MATEMÁTICA E DO SEU ENSINO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: TENDÊNCIAS EM PESQUISAS				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Reginaldo Guilhermino Cabral Liborio									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				VETORES E O ENSINO DE MATEMÁTICA: DEBATENDO E CONSTRUINDO UMA MELHOR ADAPTAÇÃO A ESTA NOVA FERRAMENTA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Lucas Felipe Clajus Pontes									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				O QUE RELATAM COORDENADORES DE INCLUSÃO EDUCACIONAL DE MUNICÍPIOS PERNAMBUCANOS SOBRE ENSINO DE ESTATÍSTICA PARA CRIANÇAS COM TEA?				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Katia Barros Cabral									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				EDUCAÇÃO PRISIONAL: OS SABERES MATEMÁTICOS NA VIDA DAS APENADAS DO SISTEMA PRISIONAL DE FOZ DO IGUAÇU - PR				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Djalma Machado da Cruz									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				PENSAMENTO GEOMÉTRICO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: INDICATIVOS DE PESQUISAS				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Fernanda Cybulski									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: UMA ANÁLISE DA MATEMÁTICA NOS MATERIAIS PUBLICADOS DISPONÍVEIS NO SITE DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Maieli Masteloto Crestani									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				UMA DISCIPLINA DE CÁLCULO I NO CONTEXTO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: PRÁTICAS COM TECNOLOGIAS DIGITAIS				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Larissa Beatriz Molgora,											Aparecida Santana de Souza Chiari									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				O PROCESSO DE CONCEITUALIZAÇÃO DA FUNÇÃO AFIM COM ESTUDANTES DO 1º ANO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA:  UMA ANÁLISE À LUZ DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Alcione Cappelin									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				AS AÇÕES DO VÍDEO DIGITAL NAS PRÁTICAS DE MODELAGEM QUANDO O PROBLEMA É PROPOSTO E RESPONDIDO COM ESSA MÍDIA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Neil da Rocha Canedo Junior									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				COOPERATIVAS E VULNERABILIDADE SOCIAL:  UMA ABORDAGEM SOBRE COMUNIDADES DE PRÁTICA NO USO DA MATEMÁTICA NO TOCANTE À INCLUSÃO SOCIAL				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Márcio Alexandre do Nascimento Chagas									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				PRÁTICAS AVALIATIVAS: UM OLHAR PARA UM GRUPO DE TRABALHO COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Luiza Cordeiro de Andrade Faustino									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				ROBÓTICA NA ESCOLA PÚBLICA:OBSERVANDO OS DISCURSOS DE DOCENTES EM UMA OFICINA DE ROBÓTICA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Danubia Baltazar da Cruz									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				COEDUCAÇÃO, GÊNERO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM CAMINHO PARA O RESPEITO À DIVERSIDADE				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Marina de Morais Córdova									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				ELABORAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE DIVISÃO POR ALUNOS DO 5º E 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Daiane Gomes Prior Cara									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				A FORMAÇÃO DO (A) PEDAGOGO(A) PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA OFERTADA POR CURSOS PRESENCIAIS DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											ANA PAULA LEITE CARDILIQUIO									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				O CONCEITO DE FRAÇÃO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM PANORAMA DA ÚLTIMA DÉCADA				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Giovana Rodrigues Castilho									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				APONTAMENTOS INICIAIS SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA ESTADUAL BARÃO DE CEARÁ-MIRIM				 | 
				
																				 | 
			
			
				| 
											Gustavo Lucas Costa,											Liliane dos Santos Gutierre									 | 
				 | 
			
			
		
			
		
			
		
		Este trabalho está licenciado sob uma 
Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
ISSN: 2764-2100
Contato: enemi.gt13@gmail.com