Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Modalidade:
 

Educação Matemática: educação básica e superior

CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE CÁLCULO: REFLEXÕES DO GRUPO TRANSIÇÃO DO PROJETO FUNDÃO-UFRJ PDF
Angela Cassia Biazutti, Luciano Andrade, Rafael Filipe Novôa Vaz
ARGUMENTAÇÃO E PROVA MATEMÁTICA NO PISA 2012 PDF
Carlos Augusto Aguilar Junior, João Carlos Caldato Correia
MANCALA: O USO DO JOGO COMO RECURSO EDUCACIONAL PDF
Claudio Henrique Sales de Souza, Liliana Manuela Gaspar Cerveira da Costa
A ESTATÍSTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO 6º ANO: UMA ANÁLISE À LUZ DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA PDF
Marília Rodrigues Ginglass
PESQUISANDO A TRANSIÇÃODO ENSINO MÉDIO PARA O SUPERIOR NO PROJETO FUNDÃO: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO MÉDIO PDF
Lilian Nasser, Geneci Alves Sousa, Marcelo André Torraca
A DIVERSIDADE DE RECURSOS NA SALA DE AULA E A CONSTRUÇÃO DO SABER MATEMÁTICO PDF
Lucia Arruda de Albuquerque Tinoco, Gilda Maria Quitete Portela, Johnny Nazareth dos Santos, Matheus Nascimento dos Santos
UM LEVANTAMENTO PRELIMINAR DE DISSERTAÇÕES SOBRE TORRE DE HANÓI PDF
Larissa de Almeida Reis, Marcelo Almeida Bairral
ESTATÍSTICA NOS ANOS INICIAIS: UMA PROPOSTA CRÍTICA E INTERDISCIPLINAR PDF
Lorena Rosa Branquinho, Luciane Lage Pazito, Bruno de Carvalho Pereira, Gabriela Félix Brião
AS CONTRIBUIÇÕES DA COMISSÃO DE JEAN-PIERRE KAHANE PARA AS REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PDF
Karen Coutinho Campos Furtado, Flávia Trópia, Maria Helena Monteiro Mendes Baccar
GEOMETRIAS EUCLIDIANA E NÃO EUCLIDIANAS: ASPECTOS HISTÓRICOS E REFLEXÕES SOBRE SEU ENSINO PDF
Maria Helena Monteiro Mendes Baccar, Flávia Trópia, Karen Coutinho Campos Furtado
FELIX KLEIN E O PROGRAMA DE ERLANGEN: HISTÓRICO E IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS PDF
Flávia Trópia, Karen Coutinho Campos Furtado, Maria Helena Monteiro Mendes Baccar
O DESENHO TÉCNICO EM PROCESSO DE SOBREVIVÊNCIA CURRICULAR PDF
George William Bravo de Oliveira, Marcelo Bairral
NUMERAMENTO E CONSTRUÇÃO DO NÚMERO POR CRIANÇAS DA REDE PÚBLICA DE DUQUE DE CAXIAS PDF
Gabriela dos Santos Barbosa, Jerlan Manaia de Araújo

Educação Matemática: tecnologias e educação a distância

MODELAGEM MATEMÁTICA E NANOTECNOLOGIAS – UMA INTERDISCIPLINARIDADE EM PROL DA EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA PDF
Flávio Leandro dos Santos
IMPACTOS DE UM CURSO DE EXTENSÃO SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA EM AMBIENTES VIRTUAIS NAS PRÁTICAS DE PROFESSORES DURANTE E PÓS-PANDEMIA PDF
Thays Rayana Santos de Carvalho, Agnaldo da Conceição Esquincalha
DESAFIOS DE SE ENSINAR MATEMÁTICA REMOTAMENTE: OS IMPACTOS DA PANDEMIA COVID-19 NA ROTINA DE PROFESSORES PDF
Pedro Paulo Mendes da Rocha Marques, Agnaldo da Conceição Esquincalha
UMA PROPOSTA DE MÉTODO PARA APLICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DA TCAM EM VIDEOAULAS PDF
Andréa Thees
UMA METASSÍNTESE DE PESQUISAS SOBRE PRÁTICAS EDUCATIVAS COM A UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS PDF
Alexander Pires da Silva, Marcelo Almeida Bairral
TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS: UMA BUSCA PRELIMINAR NO CATÁLOGO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES PDF
Soraya Barcellos Izar, Marcelo Almeida Bairral
O QUE DIZEM (FUTUROS) PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE ISOMETRIAS: UMA ANÁLISE PRELIMINAR PDF
Thuane da Silveira Silvano, Marcelo Almeida Bairral
INTRODUÇÃO AO CONCEITO DE LIMITE: UMA PROPOSTA BASEADA EM PRESSUPOSTOS DA APRENDIZAGEM INVERTIDA PDF
Marcio Vieira de Almeida, Agnaldo Esquincalha
UM MAPEAMENTO PRELIMINAR SOBRE A SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS PDF
Cristiano de Souza Brito, Marcelo Almeida Bairral
REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS PARA A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DURANTE A QUARENTENA PDF
Marcele Da Silva Santos, Neide Da Fonseca Parracho Sant`Anna
EDUCAÇÃO ONLINE: UMA EXPERIÊNCIA UTILIZANDO O FACEBOOK COMO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COM ALUNOS DO 9º ANO PDF
Adriano Araújo Nascimento, Marcelo Almeida Bairral

Educação Matemática: formação de professores que ensinam matemática

POSSÍVEIS INTERPELAÇÕES DA DECOLONIALIDADE À PERSPECTIVA DE LEE SHULMAN SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PDF
Ivo da Silva Knopp
GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS: ANÁLISE PRELIMINAR DE TRABALHOS PUBLICADOS NO XIII ENEM PDF
Rute Ribeiro Meireles, Marcelo Almeida Bairral
CONSTRUÇÃO COLETIVA DE UM MATERIAL EDUCACIONAL INCLUSIVO PARA UM ALUNO AUTISTA: PRECEPTORA E RESIDENTES NA APROPRIAÇÃO DE NOVAS FORMAS DO FAZER DOCENTE PDF
Amália Bichara Guimarães, Gisela Maria da Fonseca Pinto
OLHAR A PRODUÇÃO DAS CRIANÇAS: RESSIGNIFICANDO A AVALIAÇÃO PDF
Vania Finholdt Angelo Leite, Alessandra Holanda Cavalcante Mendes
MULHER E PROFESSORA DE MATEMÁTICA: EVIDENCIANDO ARMADILHAS DE INVISIBILIZAÇÃO PDF
Carolina Salviano Bezerra, Ulisses Dias da Silva, Victor Augusto Giraldo
TECNOLOGIAS DIGITAIS PRESENTES NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO FINAL DO SÉCULO XX E INÍCIO DO SÉCULO XXI PDF
Ana Lisa Nishio
APRENDIZAGEM DOCENTE AO INTERAGIR COM MATERIAIS CURRICULARES EDUCATIVOS ONLINE PDF
Darling Domingos Arquieres, Marcelo Almeida Bairral
RESPIRA EDUCAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DE REDE COLABORATIVA DE FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PDF
Luciano Roberto Padilha Andrade, Geneci Alves Sousa, Alexandre Oliveira Silva
DRAMATEMÁTICA: TEATRO E MATEMÁTICA PDF
Vinícius Borovoy de Sant'ana, Maria Beatriz da Silva Maia Porto
Uma reflexão em narrativas sobre a construção de uma nova metodologia em Ensino Matemático (CRIE), e como sua prática afeta Docente e Licenciando PDF
Lucas Machado O'Neill, Ulisses Dias da Silva

Educação Matemática: história, currículo e avaliação

AS PROGRESSÕES ARITMÉTICAS E GEOMÉTRICAS NAS VISÕES DOS LIVROS DE SERRASQUEIRO PDF
Thais Duarte Duarte Neves, Flávia dos Santos Soares
“EU ESCUTO, VOU LÁ, APRENDO, MAS NO FINAL, EU SEI A REALIDADE DA TURMA”: NARRATIVAS DE PRÁTICAS CURRICULARES MATEMÁTICAS NA EJA DA ZONA RURAL DE SOBRAL PDF
Francisco Josimar Ricardo Xavier, Adriano Vargas Freitas
PISA MATEMÁTICA 2012: ANÁLISE DE ITENS DA SUBÁREA MUDANÇAS E RELAÇÕES PDF
Maria Isabel Ramalho Ortigão, Geraldo Eustáquio Moreira, Carlos Augusto Aguilar Júnior
EXPERIÊNCIAS COM MATEMÁTICA MODERNA EM TURMAS DO PRIMEIRO GRAU NA DÉCADA DE 1970: O CASO DO CENTRO EDUCACIONAL DE NITERÓI PDF
Pedro Nogueira de Marins, Bruno Alves Dassie
ANALISANDO CATEGORIAS DE RESPOSTAS NUMA AVALIAÇÃO INOVADORA NO ENSINO REMOTO PDF
Daniel Lima, Lilian Nasser
ENSINO DE FUNÇÃO: UMA RELEITURA HISTÓRICO-EPISTEMOLÓGICA DO CONCEITO PDF
Jeanne Denise Bezerra de Barros, Alexandre Oliveira Silva, Gustavo Lima da Silva
As práticas avaliativas de professores que utilizam o Laboratório de Ensino de Matemática PDF
Felipe Olavo Silva, Rafael Filipe Novoa Vaz, Paula Monteiro Batista, Lilian Nasser
A VISUALIZAÇÃO EM QUESTÕES DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO PDF
Thaís Fernanda de Oliveira Settimy
LITERACIA FINANCEIRA NO PISA: UMA ESTRATÉGIA NEOLIBERAL EM LARGA ESCALA PDF
Adriana de Souza Lima, Janete Bolite Frant

Educação Matemática: diversidade e inclusão

MULHERES E SUAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE ESTUDAR E ENSINAR MATEMÁTICA NA ESCOLA E NA UNIVERSIDADE PDF
Jéssica Maria Oliveira de Luna, Agnaldo Esquincalha
REFLEXÕES TEÓRICAS A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA JUNTO A ESTUDANTES SURDOS PDF
Thamires Belo de Jesus, Agnaldo da Conceição Esquincalha
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM PROL DOS DIREITOS HUMANOS PDF
Luísa Cardoso Mendes, Agnaldo Esquincalha
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES(AS) DE MATEMÁTICA LGBTQIA+ SOBRE DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO PDF
Hygor Bastista Guse, Agnaldo Esquincalha
UMA ANÁLISE DE CONVERGÊNCIA DAS NARRATIVAS DE ALUNOS AUTISTAS SOBRE A ESCOLA E A LICENCIATURA EM MATEMÁTICA PDF
Renata Gilaberte Campos dos Santos, Agnaldo Esquincalha, Fernanda Malinosky Coelho da Rosa
A TEORIA DO RECONHECIMENTO NAS SALAS DE AULA DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DA LICENCIATURA FRENTE A DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO PDF
Tadeu Silveira Waise, Agnaldo Esquincalha
NOÇÕES DE ÁREA E PERÍMETRO PARA APRENDIZES SURDOS: PROPOSTA DE TRABALHO NA PERSPECTIVA DE LETRAMENTOS PDF
Pedro Paixão Borges, Silene Pereira Madalena
O USO DE JOGOS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA A ALUNOS COM DISCALCULIA PDF
Yaná da Silva Rocha, Joycimar Barcellos

Créditos

Editoração dos Anais do IX SPEM
Prof. Dr. Agnaldo Esquincalha


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

ISSN: 2764-2100

Contato: enemi.gt13@gmail.com