Educação Matemática: educação básica e superior
CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE CÁLCULO: REFLEXÕES DO GRUPO TRANSIÇÃO DO PROJETO FUNDÃO-UFRJ |
PDF
|
Angela Cassia Biazutti, Luciano Andrade, Rafael Filipe Novôa Vaz |
|
ARGUMENTAÇÃO E PROVA MATEMÁTICA NO PISA 2012 |
PDF
|
Carlos Augusto Aguilar Junior, João Carlos Caldato Correia |
|
MANCALA: O USO DO JOGO COMO RECURSO EDUCACIONAL |
PDF
|
Claudio Henrique Sales de Souza, Liliana Manuela Gaspar Cerveira da Costa |
|
A ESTATÍSTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO 6º ANO: UMA ANÁLISE À LUZ DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA |
PDF
|
MarÃlia Rodrigues Ginglass |
|
PESQUISANDO A TRANSIÇÃODO ENSINO MÉDIO PARA O SUPERIOR NO PROJETO FUNDÃO: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO MÉDIO |
PDF
|
Lilian Nasser, Geneci Alves Sousa, Marcelo André Torraca |
|
A DIVERSIDADE DE RECURSOS NA SALA DE AULA E A CONSTRUÇÃO DO SABER MATEMÁTICO |
PDF
|
Lucia Arruda de Albuquerque Tinoco, Gilda Maria Quitete Portela, Johnny Nazareth dos Santos, Matheus Nascimento dos Santos |
|
UM LEVANTAMENTO PRELIMINAR DE DISSERTAÇÕES SOBRE TORRE DE HANÓI |
PDF
|
Larissa de Almeida Reis, Marcelo Almeida Bairral |
|
ESTATÍSTICA NOS ANOS INICIAIS: UMA PROPOSTA CRÍTICA E INTERDISCIPLINAR |
PDF
|
Lorena Rosa Branquinho, Luciane Lage Pazito, Bruno de Carvalho Pereira, Gabriela Félix Brião |
|
AS CONTRIBUIÇÕES DA COMISSÃO DE JEAN-PIERRE KAHANE PARA AS REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
PDF
|
Karen Coutinho Campos Furtado, Flávia Trópia, Maria Helena Monteiro Mendes Baccar |
|
GEOMETRIAS EUCLIDIANA E NÃO EUCLIDIANAS: ASPECTOS HISTÓRICOS E REFLEXÕES SOBRE SEU ENSINO |
PDF
|
Maria Helena Monteiro Mendes Baccar, Flávia Trópia, Karen Coutinho Campos Furtado |
|
FELIX KLEIN E O PROGRAMA DE ERLANGEN: HISTÓRICO E IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS |
PDF
|
Flávia Trópia, Karen Coutinho Campos Furtado, Maria Helena Monteiro Mendes Baccar |
|
O DESENHO TÉCNICO EM PROCESSO DE SOBREVIVÊNCIA CURRICULAR |
PDF
|
George William Bravo de Oliveira, Marcelo Bairral |
|
NUMERAMENTO E CONSTRUÇÃO DO NÚMERO POR CRIANÇAS DA REDE PÚBLICA DE DUQUE DE CAXIAS |
PDF
|
Gabriela dos Santos Barbosa, Jerlan Manaia de Araújo |
|
Educação Matemática: tecnologias e educação a distância
MODELAGEM MATEMÁTICA E NANOTECNOLOGIAS – UMA INTERDISCIPLINARIDADE EM PROL DA EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA |
PDF
|
Flávio Leandro dos Santos |
|
IMPACTOS DE UM CURSO DE EXTENSÃO SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA EM AMBIENTES VIRTUAIS NAS PRÁTICAS DE PROFESSORES DURANTE E PÓS-PANDEMIA |
PDF
|
Thays Rayana Santos de Carvalho, Agnaldo da Conceição Esquincalha |
|
DESAFIOS DE SE ENSINAR MATEMÁTICA REMOTAMENTE: OS IMPACTOS DA PANDEMIA COVID-19 NA ROTINA DE PROFESSORES |
PDF
|
Pedro Paulo Mendes da Rocha Marques, Agnaldo da Conceição Esquincalha |
|
UMA PROPOSTA DE MÉTODO PARA APLICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DA TCAM EM VIDEOAULAS |
PDF
|
Andréa Thees |
|
UMA METASSÍNTESE DE PESQUISAS SOBRE PRÁTICAS EDUCATIVAS COM A UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS |
PDF
|
Alexander Pires da Silva, Marcelo Almeida Bairral |
|
TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS: UMA BUSCA PRELIMINAR NO CATÁLOGO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES |
PDF
|
Soraya Barcellos Izar, Marcelo Almeida Bairral |
|
O QUE DIZEM (FUTUROS) PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE ISOMETRIAS: UMA ANÁLISE PRELIMINAR |
PDF
|
Thuane da Silveira Silvano, Marcelo Almeida Bairral |
|
INTRODUÇÃO AO CONCEITO DE LIMITE: UMA PROPOSTA BASEADA EM PRESSUPOSTOS DA APRENDIZAGEM INVERTIDA |
PDF
|
Marcio Vieira de Almeida, Agnaldo Esquincalha |
|
UM MAPEAMENTO PRELIMINAR SOBRE A SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS |
PDF
|
Cristiano de Souza Brito, Marcelo Almeida Bairral |
|
REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS PARA A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DURANTE A QUARENTENA |
PDF
|
Marcele Da Silva Santos, Neide Da Fonseca Parracho Sant`Anna |
|
EDUCAÇÃO ONLINE: UMA EXPERIÊNCIA UTILIZANDO O FACEBOOK COMO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COM ALUNOS DO 9º ANO |
PDF
|
Adriano Araújo Nascimento, Marcelo Almeida Bairral |
|
Educação Matemática: formação de professores que ensinam matemática
POSSÍVEIS INTERPELAÇÕES DA DECOLONIALIDADE À PERSPECTIVA DE LEE SHULMAN SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
PDF
|
Ivo da Silva Knopp |
|
GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS: ANÁLISE PRELIMINAR DE TRABALHOS PUBLICADOS NO XIII ENEM |
PDF
|
Rute Ribeiro Meireles, Marcelo Almeida Bairral |
|
CONSTRUÇÃO COLETIVA DE UM MATERIAL EDUCACIONAL INCLUSIVO PARA UM ALUNO AUTISTA: PRECEPTORA E RESIDENTES NA APROPRIAÇÃO DE NOVAS FORMAS DO FAZER DOCENTE |
PDF
|
Amália Bichara Guimarães, Gisela Maria da Fonseca Pinto |
|
OLHAR A PRODUÇÃO DAS CRIANÇAS: RESSIGNIFICANDO A AVALIAÇÃO |
PDF
|
Vania Finholdt Angelo Leite, Alessandra Holanda Cavalcante Mendes |
|
MULHER E PROFESSORA DE MATEMÁTICA: EVIDENCIANDO ARMADILHAS DE INVISIBILIZAÇÃO |
PDF
|
Carolina Salviano Bezerra, Ulisses Dias da Silva, Victor Augusto Giraldo |
|
TECNOLOGIAS DIGITAIS PRESENTES NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO FINAL DO SÉCULO XX E INÍCIO DO SÉCULO XXI |
PDF
|
Ana Lisa Nishio |
|
APRENDIZAGEM DOCENTE AO INTERAGIR COM MATERIAIS CURRICULARES EDUCATIVOS ONLINE |
PDF
|
Darling Domingos Arquieres, Marcelo Almeida Bairral |
|
RESPIRA EDUCAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DE REDE COLABORATIVA DE FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
PDF
|
Luciano Roberto Padilha Andrade, Geneci Alves Sousa, Alexandre Oliveira Silva |
|
DRAMATEMÁTICA: TEATRO E MATEMÁTICA |
PDF
|
VinÃcius Borovoy de Sant'ana, Maria Beatriz da Silva Maia Porto |
|
Uma reflexão em narrativas sobre a construção de uma nova metodologia em Ensino Matemático (CRIE), e como sua prática afeta Docente e Licenciando |
PDF
|
Lucas Machado O'Neill, Ulisses Dias da Silva |
|
Educação Matemática: história, currículo e avaliação
AS PROGRESSÕES ARITMÉTICAS E GEOMÉTRICAS NAS VISÕES DOS LIVROS DE SERRASQUEIRO |
PDF
|
Thais Duarte Duarte Neves, Flávia dos Santos Soares |
|
“EU ESCUTO, VOU LÁ, APRENDO, MAS NO FINAL, EU SEI A REALIDADE DA TURMA”: NARRATIVAS DE PRÁTICAS CURRICULARES MATEMÁTICAS NA EJA DA ZONA RURAL DE SOBRAL |
PDF
|
Francisco Josimar Ricardo Xavier, Adriano Vargas Freitas |
|
PISA MATEMÁTICA 2012: ANÁLISE DE ITENS DA SUBÁREA MUDANÇAS E RELAÇÕES |
PDF
|
Maria Isabel Ramalho Ortigão, Geraldo Eustáquio Moreira, Carlos Augusto Aguilar Júnior |
|
EXPERIÊNCIAS COM MATEMÁTICA MODERNA EM TURMAS DO PRIMEIRO GRAU NA DÉCADA DE 1970: O CASO DO CENTRO EDUCACIONAL DE NITERÓI |
PDF
|
Pedro Nogueira de Marins, Bruno Alves Dassie |
|
ANALISANDO CATEGORIAS DE RESPOSTAS NUMA AVALIAÇÃO INOVADORA NO ENSINO REMOTO |
PDF
|
Daniel Lima, Lilian Nasser |
|
ENSINO DE FUNÇÃO: UMA RELEITURA HISTÓRICO-EPISTEMOLÓGICA DO CONCEITO |
PDF
|
Jeanne Denise Bezerra de Barros, Alexandre Oliveira Silva, Gustavo Lima da Silva |
|
As práticas avaliativas de professores que utilizam o Laboratório de Ensino de Matemática |
PDF
|
Felipe Olavo Silva, Rafael Filipe Novoa Vaz, Paula Monteiro Batista, Lilian Nasser |
|
A VISUALIZAÇÃO EM QUESTÕES DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO |
PDF
|
ThaÃs Fernanda de Oliveira Settimy |
|
LITERACIA FINANCEIRA NO PISA: UMA ESTRATÉGIA NEOLIBERAL EM LARGA ESCALA |
PDF
|
Adriana de Souza Lima, Janete Bolite Frant |
|
Educação Matemática: diversidade e inclusão
MULHERES E SUAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE ESTUDAR E ENSINAR MATEMÁTICA NA ESCOLA E NA UNIVERSIDADE |
PDF
|
Jéssica Maria Oliveira de Luna, Agnaldo Esquincalha |
|
REFLEXÕES TEÓRICAS A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA JUNTO A ESTUDANTES SURDOS |
PDF
|
Thamires Belo de Jesus, Agnaldo da Conceição Esquincalha |
|
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM PROL DOS DIREITOS HUMANOS |
PDF
|
LuÃsa Cardoso Mendes, Agnaldo Esquincalha |
|
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES(AS) DE MATEMÁTICA LGBTQIA+ SOBRE DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO |
PDF
|
Hygor Bastista Guse, Agnaldo Esquincalha |
|
UMA ANÁLISE DE CONVERGÊNCIA DAS NARRATIVAS DE ALUNOS AUTISTAS SOBRE A ESCOLA E A LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
PDF
|
Renata Gilaberte Campos dos Santos, Agnaldo Esquincalha, Fernanda Malinosky Coelho da Rosa |
|
A TEORIA DO RECONHECIMENTO NAS SALAS DE AULA DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DA LICENCIATURA FRENTE A DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO |
PDF
|
Tadeu Silveira Waise, Agnaldo Esquincalha |
|
NOÇÕES DE ÁREA E PERÍMETRO PARA APRENDIZES SURDOS: PROPOSTA DE TRABALHO NA PERSPECTIVA DE LETRAMENTOS |
PDF
|
Pedro Paixão Borges, Silene Pereira Madalena |
|
O USO DE JOGOS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA A ALUNOS COM DISCALCULIA |
PDF
|
Yaná da Silva Rocha, Joycimar Barcellos |
|
Créditos
Editoração dos Anais do IX SPEM |
|
Prof. Dr. Agnaldo Esquincalha |
|
Este trabalho está licenciado sob uma
Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
ISSN: 2764-2100
Contato: enemi.gt13@gmail.com