Corpo Editorial
					
			
				| Corpo Editorial | PDF | 
			
				| Agnaldo da Conceição Esquincalha,											Janivaldo Pacheco Cordeiro |  | 
			
		
					
					Relatório do III ENEMI
					
			
				| O III Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva | PDF | 
			
				| Coordenação do III ENEMI |  | 
			
		
					
					Comunicações Científicas e Relatos de Experiências
					
			
				| Reflexões sobre expectativas e possíveis impedimentos ou desafios que mulheres (que ensinam Matemática) tem encontrado em sua ascensão acadêmica e profissional | PDF | 
			
				| Geisa Abreu Lira Corrêa dos Santos,											Fernanda Malinosky Coelho da Rosa |  | 
			
					
			
				| Diálogos entre a Educação Matemática e os Estudos da Interpretação: produzir dados, produzir caminhos | PDF | 
			
				| Rafael Rossi Viégas,											Janine Soares de Oliveira,											Rosilene Beatriz Machado |  | 
			
					
			
				| O processo de inclusão de um estudante com Transtorno do Espectro Autista nos anos iniciais: desafios e estratégias no ensino e aprendizagem da Matemática | PDF | 
			
				| Suema Souza Araujo,											Ana Tereza Ramos de Jesus Ferreira,											Juliana Alves Lopes dos Santos,											Meire Nadja Meira Souza,											Geraldo Eustáquio Moreira,											Lygianne Batista Vieira |  | 
			
					
			
				| Considerações de brailistas sobre um material manipulável para o ensino de média aritmética para estudantes cegos | PDF | 
			
				| Stephany Maria Pereira da Silva,											Liliane Maria Teixeira Lima de Carvalho |  | 
			
					
			
				| Licenciandos em matemática e suas representações sociais de pessoa com deficiência visual | PDF | 
			
				| Maria Caroline de Souza Santos,											LÃcia de Souza Leão Maia |  | 
			
					
			
				| Níveis de co-determinação em sistemas didáticos inclusivos com foco na matriz de experiência da surdez | PDF | 
			
				| Douglas Willian Nogueira de Souza,											Marilena Bittar,											Fábio Alexandre Borges |  | 
			
					
			
				| Promovendo a inclusão na educação Matemática por meio do Desenho Universal para Aprendizagem: desafios e perspectivas. | PDF | 
			
				| Janaina Zanon Roberto Stellfeld,											Anderson Roges Teixeira Góes |  | 
			
					
			
				| Ensino de Matemática e Inclusão: o contexto educacional de alunos-pacientes com câncer | PDF | 
			
				| Camila Labres Nemos,											Marilaine de Fraga Sant'Ana |  | 
			
					
			
				| Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) aliadas à Educação Matemática Inclusiva: possibilidades e implicações | PDF | 
			
				| Ellen Michelle Barbosa de Moura,											Karla Vanessa Gomes dos Santos,											Dulcimária Ferreira da Cunha Marçal,											Joeanne Neves Fraz |  | 
			
					
			
				| Questões de gênero e práticas com robótica e na área STEAM na Educação Básica: reflexões sobre os foregrounds de meninas | PDF | 
			
				| Juliana Ramos Pereira,											Denner Dias Barros |  | 
			
					
			
				| Tecnologia Assistiva para estudantes com deficiência: vivências de uma oficina na Licenciatura Integrada | PDF | 
			
				| Cintia Aurora Quaresma Cardoso,											Clarissa Raimundo de Ataide,											Mônica de Nazaré Carvalho,											Gleyce Thamirys Chagas da Silva,											Elielson Ribeiro de Sales |  | 
			
					
			
				| Ensino de Matemática numa perspectiva da Educação Inclusiva em uma escola pública de Quirinópolis-GO | PDF | 
			
				| Elzanir Silva Alves,											Thiago Donda Rodrigues |  | 
			
					
			
				| A educação matemática e a educação inclusiva em contextos ribeirinhos | PDF | 
			
				| Monica Nazaré Carvalho,											Elielson Ribeiro de Sales |  | 
			
					
			
				| Ensino Superior e a Inclusão de Estudantes Surdos em aulas de Matemática | PDF | 
			
				| TAYNA DA SILVA VIEIRA,											Gisela Maria da Fonseca PINTO |  | 
			
					
			
				| Licenciatura em Matemática: Planejamentos docentes com a abordagem do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) | PDF | 
			
				| Ângela Paloma Zelli Wiedemann,											Anderson Roges Teixeira Góes |  | 
			
					
			
				| O Desenho Universal para Aprendizagem na Educação Matemática Inclusiva à luz do Pensamento Complexo: uma tessitura possível | PDF | 
			
				| Paula Regina Raksa,											Heliza Colaço Góes |  | 
			
					
			
				| A Surdez no Ensino Superior: inclusão da primeira estudante Surda em um programa de pós-graduação | PDF | 
			
				| Adrielly A. S. Gomes,											Rosana Maria Mendes |  | 
			
					
			
				| Promovendo a inclusão de alunos surdos: a utilização da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no ensino de matemática | PDF | 
			
				| Vinicius Berbat Paula,											Gisela Maria da Fonseca Pinto |  | 
			
					
			
				| O QUE NARRAM AS ALFABETIZADORAS SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA OS ALUNOS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: experiências a partir do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) | PDF | 
			
				| Renata Aparecida de Souza,											Emerson Rolkouski |  | 
			
					
			
				| Futuras Professoras: Investigação do auxílio prestado durante as aulas de matemática para alunos com Síndrome de Down. | PDF | 
			
				| Elaine Cristina Ribeiro Vignon,											Carlos Eduardo Rocha dos Santos |  | 
			
					
			
				| Questões sociais em sala de aula: uma tentativa de discutir sobre gênero, sexualidade e meritocracia. | PDF | 
			
				| Prof Luiz Fernando Harthcapf Sobrinho,											Natália Mayume Soares Moriya,											João Ricardo Viola dos Santos |  | 
			
					
			
				| Um olhar sobre formação de professores que ensinam matemática para estudantes surdos | PDF | 
			
				| Walber Christiano Lima da Costa,											Idemar Vizolli |  | 
			
					
			
				| Leitura e Escrita de Mundo com a Matemática e Meio Ambiente: possibilidades para a Educação Básica | PDF | 
			
				| Johnny Nazareth dos Santos,											Denner Dias Barros |  | 
			
					
			
				| Explorando a Matemática Crítica no Cotidiano de Catadores de Materiais Recicláveis: Reflexões sobre à Vulnerabilidade Social | PDF | 
			
				| Márcio Alexandre do Nascimento Chagas,											Carlos Eduardo Rocha dos Santos |  | 
			
					
			
				| Aprendizagem matemática de estudantes com deficiência intelectual: contribuições para a formação de licenciandos em Matemática a partir da Prática de Estágio Supervisionado de Doutorado | PDF | 
			
				| Gisély de Abrêu Corrêa,											Edmar Reis Thiengo |  | 
			
					
			
				| Análise do desenvolvimento de estudantes surdos do ensino médio com situações-problema do campo conceitual aditivo | PDF | 
			
				| Marcilio de Carvalho Vasconcelos,											Jurema Lindote Botelho Peixoto,											Larissa Pinca Sarro Gomes |  | 
			
					
			
				| Influência da religião nas escolhas das mulheres: os impactos na trajetória de professoras de Matemática | PDF | 
			
				| Carolina Salviano Bezerra,											Agnaldo da Conceição Esquincalha |  | 
			
					
			
				| A Modelagem Matemática em uma perspectiva inclusiva: compreensões acerca da Educação Matemática Inclusiva | PDF | 
			
				| Aline Keryn Pin,											Rodolfo Eduardo Vertuan |  | 
			
					
			
				| Gráficos Para Estudantes Cegos: adaptações a partir do contexto do IBC | PDF | 
			
				| MAYRA DARLY DA SILVA,											LILIANE MARIA TEIXEIRA LIMA DE CARVALHO |  | 
			
					
			
				| Representatividade e Inclusão na Pós-Graduação: trajetórias de estudantes cegos | PDF | 
			
				| Ana Julia Franco Gell,											Caio Kenichi Goto Feio,											Clarissa Raimundo De Ataide,											Ana Carolina Faustino,											Elielson Ribeiro De Sales |  | 
			
					
			
				| Dialogando sobre Aprendizagem Matemática de crianças com Transtorno do Espectro Autista junto a licenciandos em Matemática: contribuições para a formação inicial | PDF | 
			
				| Gilson Abdala Prata Filho,											Edmar Reis Thiengo |  | 
			
					
			
				| Os processos de ensino e aprendizagem na comunidade surda: possíveis reflexões nas aulas de matemática em colaboração com uma pesquisadora surda | PDF | 
			
				| Leticia Pereira do Nascimento,											Elisabete Marcon Mello |  | 
			
					
			
				| Desenvolvimento de noções espaciais por uma criança com TDAH na  Educação Infantil: brincadeiras na apropriação de conhecimentos  matemáticos | PDF | 
			
				| Simone Souza Silva Rangel,											Edmar Reis Thiengo |  | 
			
					
			
				| “Estudos de Gênero: o que a matemática tem a ver com isso?”: desdobramentos a partir de um curso de extensão | PDF | 
			
				| Hygor Batista Guse,											Agnaldo da Conceição Esquincalha |  | 
			
					
			
				| Relatos docentes sobre o ensino de matemática para estudantes com deficiência visual durante a pandemia | PDF | 
			
				| Wagner Rohr Garcez,											Agnaldo da Conceição Esquincalha |  | 
			
					
			
				| GÊNEROS E SEXUALIDADES DESVIANTES: PERSPECTIVAS DE PÓS-GRADUANDOS E EGRESSOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | PDF | 
			
				| João Gabriel Souza Freitas,											Fernanda Malinosky Coelho da Rosa |  | 
			
					
			
				| Reflexões interseccionais a partir de narrativas (auto)biográficas de surdos professores de matemática | PDF | 
			
				| Thamires Belo de Jesus,											Agnaldo da Conceição Esquincalha |  | 
			
					
			
				| O trabalho com Tecnologias Digitais Educacionais para a aprendizagem da Matemática pelos estudantes com Discalculia do Desenvolvimento: uma Revisão Sistemática da Literatura de 2020 a 2022 | PDF | 
			
				| Bruno Barros dos Passos,											Roberta D' Angela Menduni-Bortoloti |  | 
			
					
			
				| Desigualdades de Gênero nas Licenciaturas em Matemática: mito ou realidade? | PDF | 
			
				| Isabelle Steffânia Carvalho de Campos Bueno,											Edmar Reis Thiengo |  | 
			
					
			
				| ENSINO DE MATEMÁTICA E SURDEZ: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE TESES E DISSERTAÇÕES | PDF | 
			
				| Rosenilda Rocha Bueno,											Emerson Rolkouski |  | 
			
					
			
				| Educação Matemática na construção de subjetividades: um olhar para a escola do campo | PDF | 
			
				| João Paulo Oliveira da Paz,											Denner Dias Barros |  | 
			
					
			
				| O ensino de Matemática para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA): reflexões sobre a inclusão escolar | PDF | 
			
				| Ana Gabriela Cardoso do Nascimento,											Fernanda Malinosky Coelho da Rosa |  | 
			
					
			
				| Educação Matemática Para Alunos Autistas Nos Anos Iniciais E A Neurociência Cognitivas: Uma Pesquisa Intervenção No 3º Ano Do Ensino Fundamental Da Escola Municipal Furusato Tomio Do Município De Ubiratã - Paraná | PDF | 
			
				| GISLAINE BRUNIERI,											Clelia Maria Ignatius Nogueira |  | 
			
					
			
				| Transexualidade, travestilidade e Educação Matemática: Perspectivas e Possibilidades | PDF | 
			
				| Erikah Pinto Souza,											Agnaldo da Conceição Esquincalha |  | 
			
					
			
				| A influência da Ação Construída em Libras na compreensão de problemas do campo aditivo | PDF | 
			
				| Roberta Alena De Alcântara Brandão,											Jurema Lindote Botelho Peixoto |  | 
			
					
			
				| Uma sequência didática como intervenção pedagógica para estudantes com indícios de discalculia | PDF | 
			
				| Daniele Maria Bordini Fecchio,											Clélia Maria Ignatius Nogueira,											Roberta D'Angela Menduni-Bortoloti |  | 
			
					
			
				| Ensino Remoto de Matemática na Pandemia de Covid 19: uma experiência com uma estudante cega no ensino superior | PDF | 
			
				| Cátia Aparecida Palmeira,											Edmar Reis Thiengo |  | 
			
					
			
				| Silenciamentos de professores de matemática diante de possíveis violências sofridas por crianças e adolescentes | PDF | 
			
				| Paulo Roberto Pereira Junior,											Edmar Reis Thiengo |  | 
			
					
			
				| O enunciado sobre o problema da falta de sinais convencionados em Libras para termos matemáticos e a boa construção discursiva dos professores que ensinam matemática | PDF | 
			
				| Djeison Machado,											Rosilene Beatriz Machado,											Janine Soares de Oliveira |  | 
			
					
			
				| Domínio e Imagem das Relações do Gênero em Livros Didáticos de Matemática: um estado do conhecimento | PDF | 
			
				| RIVISON SOARES DE SOUZA LIMA,											Janivaldo Pacheco Cordeiro,											Edmar Reis Thiengo |  | 
			
					
			
				| As Adaptações em Matemática com o uso do Sistema Braille: possibilidades na formação inicial em Matemática | PDF | 
			
				| Girlane Brana Vilela,											Salete Maria Chalub Bandeira |  | 
			
					
			
				| (Des)afloramentos do eu nas escolas: um breve estudo sobre a sexualidade LGBT+ nas aulas e pela Educação Matemática | PDF | 
			
				| Luciano Araujo Lemos Junior,											Agnaldo da Conceição Esquincalha |  | 
			
					
			
				| Masculinidades e feminilidades em educação matemática. Como os estereótipos de gênero influenciam no estudo de matemática? | PDF | 
			
				| Débora Azevedo de Castro Borba,											Agnaldo Esquincalha |  | 
			
					
			
				| O pensamento algébrico no âmbito da neurodiversidade: discutindo a resolução de equações algébricas | PDF | 
			
				| Elton de Andrade Viana,											Ana Lucia Manrique |  | 
			
					
			
				| Metanálise das pesquisas sobre Ansiedade Matemática | PDF | 
			
				| Amanda Azevedo Abou Mourad,											Carolina Domingues Simões Martins,											Felipe Alexandre Inácio,											Aparecida Santana de Souza Chiari |  | 
			
					
			
				| Experiências inclusivas no Ensino Médio, EPT e EJA: Uma aluna, uma professora e uma hipotenusa unidas pelo autismo | PDF | 
			
				| Claudia Alessandra Costa de Araujo Lorenzoni,											Raquel Portes Lima |  | 
			
					
			
				| O docente do AEE e suas práticas na disciplina matemática para estudantes surdos | PDF | 
			
				| Clarissa Raimundo de Ataide,											Walber Christiano Lima da Costa |  | 
			
					
			
				| Neurodiversidade: uma perspectiva frente ao autismo e à discalculia | PDF | 
			
				| Lara Fernanda Leonel Ramires,											Ana Gabriela Cardoso do Nascimento,											Fernanda Malinosky Coelho da Rosa |  | 
			
					
			
				| Docentes da SRM: práticas pedagógicas em aulas de matemática com estudantes com TEA | PDF | 
			
				| Clarissa Raimundo de Ataide,											Cintia Aurora Quaresma Cardoso,											Elielson Ribeiro de Sales |  | 
			
					
			
				| Educação Matemática nas discussões contra a violência sexual de crianças com deficiência intelectual: Uma Revisão Sistemática de Literatura | XML | 
			
				| Gilson Abdala Prata Filho,											Edmar Reis Thiengo |  | 
			
					
			
				| Educação Matemática para a diversidade sexual e de gênero: apresentando o MatematiQueer | PDF | 
			
				| Glauber Carvalho da Silva,											Vitor Hugo Matias dos Santos,											Renata Arruda Barros,											Agnaldo da Conceição Esquincalha |  | 
			
					
			
				| Limites e possibilidades para desenvolver práticas pedagógicas para o ensino da Matemática com alunos autistas. | PDF | 
			
				| Maristel Carrilho da Rocha Tunas,											João Alberto Silva |  | 
			
					
			
				| Conteúdos de Geometria e Inclusão de Estudantes Cegos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: “e agora o que faço?” | PDF | 
			
				| Silvania Couto |  | 
			
					
			
				| Educação Matemática Inclusiva: estudo a respeito do acesso ao saber matemático pela ótica da diversidade de estudantes presentes em sala de aula | PDF | 
			
				| Nadjanara Ana Basso Morás,											Clélia Maria Ignatius Nogueira,											Luiz Marcio Santos Farias |  | 
			
					
			
				| Surdo professor ensinando Surdo estudante: práticas para além das experiências Surdas | PDF | 
			
				| Rafael Cunha Braga |  | 
			
					
			
				| Criança autista fazendo matemática com arte: outros quinhentos | PDF | 
			
				| Estéfano Stange Portella,											Edmar Reis Thiengo |  | 
			
					
			
				| Arte, matemática e ludicidade pelos quatro cantos da escola | PDF | 
			
				| Estéfano Stange Portella,											Edmar Reis Thiengo |  | 
			
					
			
				| Ensino de matemática para cegos: uma análise da produção dos ENEMIs | PDF | 
			
				| Luà Fellippe da Silva Bellincantta Mollossi,											Rosilene Beatriz Machado,											Daiana Zanelato dos Anjos |  | 
			
					
			
				| A auto narrativa e o percurso formativo: experiências e vivências a partir da perspectiva autista. | PDF | 
			
				| Tamyris Aparecida Simoni dos Reis,											Clelia Maria Ignatius Nogueira,											Marcus Bessa Menezes |  | 
			
					
			
				| Práticas pedagógicas para o ensino de matemática envolvendo estudantes com deficiência intelectual: Uma proposta de pesquisa | PDF | 
			
				| Elcio Pasolini Milli,											Edmar Reis Thiengo |  | 
			
					
			
				| Vivências Educacionais de pessoas com Discalculia em Campo Grande/ Mato Grosso do Sul | PDF | 
			
				| Lara Fernanda Leonel Ramires,											Fernanda Malinosky Coelho da Rosa |  | 
			
					
			
				| Mobile Plan: material didático para o estudo de funções quadráticas na perspectiva do Desenho Universal | PDF | 
			
				| Nicholas Yuri Naufal,											Ana Gabriela Massako Sato,											José Ricardo Dolenga Coelho,											Maria Lucia Panossian,											Anderson Roges Teixeira Góes |  | 
			
					
			
				| Desenho Universal para Aprendizagem e Geometria: indícios nas publicações dos ENEMIs | PDF | 
			
				| José Ricardo Dolenga Coelho,											Anderson Roges Teixeira Góes,											Heliza Colaço Góes,											Diovana Bzunek |  | 
			
					
			
				| Aspectos identitários das professoras de apoio: mediando o ensino de Matemática | PDF | 
			
				| Marianna Florentina Lima Alves de Oliveira Drummond |  | 
			
					
			
				| Matemática ao alcance de todos: levando a inclusão para a sala de aula | PDF | 
			
				| Ruth Grigorio Pederzini,											Marcia Gabriel Albani,											Gisély de Abrêu Corrêa |  | 
			
					
			
				| Altas Habilidades ou Superdotação: um olhar para os Encontros Nacionais de Educação Matemática Inclusiva | PDF | 
			
				| Déborah Liz Rodrigues de Souza,											Fábio Palácio Batista,											Fernanda Malinosky Coelho da Rosa |  | 
			
					
			
				| Um relato de propostas didáticas em Geometria Plana com um estudante com Síndrome de Down no Ensino Fundamental | PDF | 
			
				| Matheus Carvalho Carrijo Silveira,											Inaya Faria Nomura,											Arianne Vellasco Gomes |  | 
			
					
			
				| Educação de Surdos na perspectiva inclusiva: alfabetização matemática na proposta bilíngue | PDF | 
			
				| Solange Sodré Sodré de Jesus,											Jaqueline Araújo Civard |  | 
			
					
			
				| O Processo de elaboração dos Cadernos de Matemática do PAES: por uma aprendizagem de todos/as | PDF | 
			
				| Christiane Milagre da Silva Rodrigues |  | 
			
					
			
				| Estudo do projeto pedagógico de uma instituição federal de ensino: versões 2016-2020 e 2023-2027 | PDF | 
			
				| Yara PatrÃcia Barral de Queiroz Guimarães,											Wagner Barbosa de Lima Palanch |  | 
			
					
			
				| Síndrome de Down e Matemática: uma revisão de literatura | PDF | 
			
				| Carlos Eduardo Rocha dos Santos,											Jeferson da Silva Gonçalves |  | 
			
					
			
				| Lives no YouTube como fomento para reflexão docente sobre processos de exclusão/inclusão de pessoas LGBT+ nas aulas de matemática | PDF | 
			
				| Glauber Carvalho da Silva,											Agnaldo da Conceição Esquincalha |  | 
			
					
			
				| Ensinando fração com sólidos geométricos: uma proposta para a educação matemática inclusiva | PDF | 
			
				| Samuel Carlos Wiedemann,											Ângela Paloma Zelli Wiedemann,											Adriano David dos Anjos,											Wellington Meira Dancini dos Santos,											Diego Manoel Panonceli |  | 
			
					
			
				| Vivências educacionais de pessoas com Discalculia em Campo Grande/ Mato Grosso do Sul | PDF | 
			
				| Lara Fernanda Leonel Ramires,											Fernanda Malinosky Coelho da Rosa |  | 
			
					
			
				| Identificação de atitudes capacitistas no decorrer de uma pesquisa sobre inclusão | PDF | 
			
				| Karen Valencia Mercado,											Rosa Monteiro Paulo |  | 
			
					
			
				| Leitura e Transcrição em Braille: uma discussão de aspectos de aspectos semiocognitivos de enunciados apresentados a estudantes cegos | PDF | 
			
				| Daiana Zanelato dos Anjos,											Clélia Maria Ignatius Nogueira |  | 
			
					
			
				| Tarefas Matemáticas Inclusivas discutidas em investigações brasileiras | PDF | 
			
				| Salvador Cardoso Silva Muniz,											Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino,											Fábio Alexandre Borges |  | 
			
					
			
				| Processo inclusivo: relato de experiência de uma professora no estudo dos números com crianças do Infantil 4 | PDF | 
			
				| Adriana Indreli,											Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus |  | 
			
					
			
				| Desafio e Diversão para todos: uma proposta de jogo matemático | PDF | 
			
				| Samuel Carlos Wiedemann,											Angela Paloma Zelli Wiedemann,											Anderson Roges Teixeira Góes,											Laura Boufleur,											Wellington Meira Dancini dos Santos |  | 
			
					
			
				| Fotos Sentidas e Faladas: acessibilidade às imagens da cidade de Curitiba com indícios do Desenho Universal para Aprendizagem | PDF | 
			
				| Juliana Alves Brungari Raffaelli,											Anderson Roges Teixeira Góes,											Janaina Zanon Roberto Stellfeld |  | 
			
					
			
				| Inclusão Múltipla: ampliando horizontes audiotatéis por meio do Desenho Universal para Aprendizagem | PDF | 
			
				| Juliana Alves Brungari Raffaelli,											Anderson Roges Teixeira Góes |  | 
			
					
			
				| O Desenho Universal para Aprendizagem na Educação Matemática Inclusiva: um caminho possível à luz do pensamento complexo | PDF | 
			
				| Paula Regina Raksa,											Heliza Colaço Góes |  | 
			
					
			
				| Ser professor (de Matemática) gago: memórias de processos de in/exclusão | PDF | 
			
				| Claudemir Aniz,											Fernanda Malinosky Coelho da Rosa |  | 
			
					
			
				| Quantos Cabem? Uma proposta de atividade para introdução do conceito de Área para Alunos com Deficiência Visual e Alunos Surdos | PDF | 
			
				| Júlio César dos Santos Moreira,											Rodrigo Cardoso dos Santos,											Claudia Coelho de Segadas Vianna,											Edney Dantas de Oliveira,											Amanda dos Santos da Silva |  | 
			
					
			
				| A Formação em Educação Matemática Inclusiva e a prática com uma Estudante Cega: olhares dos licenciandos em Matemática | PDF | 
			
				| Lahis Braga Souza,											Salete Maria Chalub Bandeira |  | 
			
					
			
				| A formação do professor de matemática: percepções acerca da profissão a partir do Pibid e de reflexões na área da educação matemática inclusiva | PDF | 
			
				| Pedro Henrique Conceição de Oliveira,											Jaqueline Araujo Civardi,											PatrÃcia Giliê de Melo |  | 
			
					
			
				| Práticas Pedagógicas Antimachistas e AntiLGBTI+fóbicas para o Ensino de Matemática | PDF | 
			
				| Carolina Salviano,											Renata Arruda Barros |  | 
			
					
			
				| Três entre muitos: as percepções dos perfis de estudantes com Altas Habilidades ou Superdotação no Ensino Médio Integrado | PDF | 
			
				| Thiago da Silva e Silva,											Marlise Geller |  | 
			
					
			
				| Vivências de investigação do conceito de área com estudantes em Atendimento Educacional Especializado | PDF | 
			
				| Waleska Maria Silva Santos Barcellos,											Ayandara Pozzi de Moraes Campos,											Dilcineia Souza Bragança,											Maria Auxiliadora Vilela Paiva |  | 
			
					
			
				| Ensino de matemática para estudante com Deficiência Intelectual: um estudo de caso | PDF | 
			
				| Cintia Aurora Quaresma Cardoso,											Elielson Ribeiro de Sales |  | 
			
					
			
				| Uso de Tecnologias Digitais no ensino e aprendizagem de Matemática para alunos Público-Alvo da Educação Especial | PDF | 
			
				| Matheus Carvalho Carrijo Silveira,											Inaya Faria Nomura,											Arianne Vellasco-Gomes,											Silene Rodolfo Cajuella |  | 
			
					
			
				| Investigações sobre o Ensino e a Aprendizagem de Estudantes Cegos: uma revisão da literatura nos anais do EBRAPEM | PDF | 
			
				| MAYRA DARLY DA SILVA,											LILIANE MARIA TEIXEIRA LIMA DE CARVALHO |  | 
			
					
			
				| A Educação Matemática Inclusiva na formação inicial de pedagogas/os | PDF | 
			
				| Cláudia Rosana Kranz,											Mércia de Oliveira Pontes |  | 
			
					
			
				| A VOZ DE UM TRANSGRESSOR: narrativas do primeiro aluno cego licenciado em matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA) – Campus Capanema | PDF | 
			
				| Cristian Andrey Pinto Lima,											Alessandra Mariana dos Santos Oliveira,											Cláudio Pires Viana,											Marlene Barbosa de Freitas Reis |  | 
			
					
			
				| MathLibras na sala de aula: a primeira aplicação de vídeo do projeto com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental | PDF | 
			
				| Thais Philipsen Grutzmann |  | 
			
					
			
				| Gifted Students como Membros de um Grupo Cultural Específico: uma pesquisa na perspectiva Etnomatemática | PDF | 
			
				| Lucas Fré Campos |  | 
			
					
			
				| Área de Figuras Planas com o Tangram Quadrado: uma experiência entre um licenciando e um estudante com deficiência visual | PDF | 
			
				| ERIKA SILOS SILOS DE CASTRO BATISTA,											ANA MARIA Martensen Roland Kaleff,											LUCAS PERASSOLI DA SILVA |  | 
			
					
			
				| Atividades Inclusivas em Matemática e Física para Deficientes Visuais | PDF | 
			
				| João Paulo Attie,											Aline Santos de Jesus,											ThaÃs Santos Costa |  | 
			
					
			
				| Atividades matemáticas no processo de inclusão do atendimento de pessoas com surdocegueira em uma escola bilíngue no RS | PDF | 
			
				| Heniane Passos Aleixo,											ThaÃs Philipsen Grützmann |  | 
			
					
			
				| O conceito de casal na Combinatória: uma discussão sob a perspectiva da Educação Matemática | PDF | 
			
				| Daniel Bazolli Santos,											Geisa Abreu Lira Corrêa Santos,											Hygor Batista Guse,											Vitor Hugo Matias Santos |  | 
			
					
			
				| Pibid e inclusão na formação de professores de matemática | PDF | 
			
				| Bruno Moreira Marques |  | 
			
					
			
				| Desenho Universal para Aprendizagem e Matemática: desenvolvendo habilidades da geometria com estudantes do AEE Visual | PDF | 
			
				| Elis Angela Silva Vieira,											Marli de Almeida Giusti,											Anderson Roges Teixeira Góes,											Priscila Kabbaz Alves da Costa |  | 
			
					
			
				| Avaliação guiada: uma proposta de inclusão de alunos com dificuldades de aprendizagem em matemática | PDF | 
			
				| Yara PatrÃcia Barral de Queiroz Guimarães,											ClÃstenes Lopes da Cunha |  | 
			
					
			
				| Formação de Professores que ensinam Matemática: compreensões sobre práticas matemáticas inclusivas | PDF | 
			
				| Rodrigo Miranda Ferreira,											Fernanda Malinosky Coelho da Rosa |  | 
			
					
			
				| Atividades de redução ao primeiro quadrante usando o multiplano como recurso a partir de um relato de experiência em uma sala inclusiva | PDF | 
			
				| Jean Avelino Soares,											Daniel Felipe Matins |  | 
			
					
			
				| Recursos grafotáteis no reconhecimento de gráficos para o letramento estatístico na educação de estudantes com Deficiência Visual | PDF | 
			
				| Fábio Garcia Bernardo,											Rafael Duarte dos Santos |  | 
			
					
			
				| Reflexões sobre o processo de construção do Repositório de Pesquisa em Educação Matemática Inclusiva | PDF | 
			
				| Mylena Sarah Louzada Rodrigues |  | 
			
					
			
				| Inclusão de um estudante cego no Ensino de Matemática: o uso de materiais táteis e tecnologias assistivas no desenvolvimento dos Campos Conceituais | PDF | 
			
				| Luiza Ojeda Hoffmann,											Marlise Geller,											Claudia Lisete Oliveira Groenwald |  | 
			
					
			
				| Corpos que (re)existem transformam o Ensino de Matemática | PDF | 
			
				| Jessica OLIVEIRA DE LUNA |  | 
			
					
			
				| Cenas de um ambiente oralizado traduzido e de um ambiente sinalizado traduzido: águas que escorrem do interior de sistemas didáticos que pretendem ser inclusivos | PDF | 
			
				| Aniel Peixoto,											Sidiane Kemmerich,											Douglas Willian Nogueira de Souza |  | 
			
					
			
				| A produção de cenários de uma surdez inventada em aulas de Matemática: caminhos que, ao incluir, excluem?! | PDF | 
			
				| Douglas Willian Nogueira de Souza,											Camila de Oliveira da Silva,											Marilena Bittar |  | 
			
					
			
				| Imaginação Pedagógica, Educação Inclusiva e formação de professores de Matemática para a justiça social | PDF | 
			
				| Priscila Coelho Lima |  | 
			
					
			
				| O Desenho Universal para Aprendizagem como subsídio para o Atendimento Educacional Especializado: Desenvolvendo habilidades matemáticas descritas na Base Nacional Comum Curricular | PDF | 
			
				| Elis Angela Silva Vieira |  | 
			
					
			
				| Uma experiência no Curso de Licenciatura em Matemática a Distância com Planta Baixa Adaptada | PDF | 
			
				| Thais Philipsen Grutzmann |  | 
			
					
			
				| Laboratório de Estudos de Inclusão (LEI): pesquisas desenvolvidas na área da Educação Matemática Inclusiva | PDF | 
			
				| Maria Adelina Raupp Sganzerla,											Marlise Geller |  | 
			
					
			
				| A Identidade no contexto da Educação Matemática | PDF | 
			
				| Roberta Caetano Fleira,											Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes |  | 
			
					
			
				| O ensino-aprendizagem das operações fundamentais com material manipulável: uma reflexão a partir da mediação inclusiva. | PDF | 
			
				| Rosiane Figueredo Prates |  | 
			
					
			
				| O Mundo Colorido de Maria: acessibilidade atitudinal em um curso de Licenciatura em Matemática | PDF | 
			
				| Célia Regina Roncato |  | 
			
					
			
				| Estudantes do 9º ano investigando o conceito de área: uma prática pedagógica alinhada à educação matemática inclusiva | PDF | 
			
				| Nayta Trancoso Pestana,											Ayandara Pozzi de Moraes Campos,											Edna Vanuza Vitoraci,											Maria Auxiliadora Vilela Paiva |  | 
			
					
			
				| Aprendizagem em Matemática de um Estudante Autista: Experiências no programa Residência Pedagógica a partir do uso de Jogos | PDF | 
			
				| Daniel dos Santos Gonçalves Cruz,											Edmar Reis Thiengo,											Gilson Abdala Prata Filho |  | 
			
					
			
				| Formação de professores e vivencias em turmas de 6° ano após a Pandemia | PDF | 
			
				| Gabriel Afonso de Oliveira,											Douglas Alves Ferreira de Carvalho |  | 
			
					
			
				| Formação docente na perspectiva da educação matemática inclusiva: um desafio a ser enfrentado. | PDF | 
			
				| Gabriela Gomes de Almeida |  | 
			
					
			
				| Explorando padrões com o tato e audição: possibilidades do desenvolvimento do pensamento algébrico com estudantes cegos e videntes nos anos iniciais | PDF | 
			
				| Ana Carolina Faustino,											Elielson Ribeiro Sales |  | 
			
					
			
				| Ensino e Aprendizagem Matemática de Estudantes com TDAH: uma  revisão de literatura | PDF | 
			
				| Cizelly Victória Martins Alves,											Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão Santos |  | 
			
					
			
				| Pibid/Matemática: proposta de formação na perspectiva da educação matemática inclusiva | PDF | 
			
				| Sabrina Lopes Borges,											Daniel Dutra Oliveira,											Jaqueline Araújo Civardi,											PatrÃcia Giliê de Melo |  | 
			
					
			
				| Jogos pedagógicos no ensino médio: uma experiência junto a um aprendiz com deficiência intelectual | PDF | 
			
				| Débora da Silva Tores,											Cátia Aparecida Palmeira,											Edmar Reis Thiengo |  | 
			
					
			
				| Etnomatemática: uma perspectiva inclusiva no ensino e aprendizagem da matemática | PDF | 
			
				| LUCAS HENRIQUE SIQUEIRA PAIVA,											JAQUELINE APARECIDA FORATTO LIXANDRÃO SANTOS |  | 
			
					
			
				| “Corpos dissidentes” na Educação [Matemática]: problematizações acerca do gênero e da sexualidade no ensino de Matemática | PDF | 
			
				| Eduardo Mariano Silva,											João Gabriel Souza Freitas,											Fernando Helder Cassimiro Silva |  | 
			
					
			
				| O diverso é o normal: um convite aos professores em formação inicial para aulas de Matemática Inclusivas | PDF | 
			
				| Fabiane Guimarães Vieira Marcondes |  | 
			
					
			
				| A Identidade no contexto da Educação Matemática | PDF | 
			
				| Roberta Caetano Fleira |  | 
			
					
			
				| Dialogando questões étnico-raciais na Matemática: uma experiência no Programa de Residência Pedagógica | PDF | 
			
				| Hiago Stofeles Santos,											Edmar Reis Thiengo,											Tatiane Silva Lima |  | 
			
					
			
				| MATEMÁTICA, CORPO, MOVIMENTO, BRINCADEIRA: VIVÊNCIAS MULTISSENSORIAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL | PDF | 
			
				| Roseli Rosalino Dias da Silva Angelino,											Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes |  | 
			
					
			
				| Jogos matemáticos, Desenho Universal para Aprendizagem e pensamento complexo: uma tríade possível. | PDF | 
			
				| PAULA FERNANDA MUNIZ,											Heliza Colaço Goes |  | 
			
					
			
				| Trabalhando operações aritméticas básicas junto a estudantes com deficiência intelectual: experiências no programa Residência Pedagógica | PDF | 
			
				| Marisa Velmer,											Tatiane da Silva Lima,											Edmar Reis Thiengo |  | 
			
					
			
				| Identificação de atitudes capacitistas no decorrer de uma pesquisa sobre inclusão corregido | PDF | 
			
				| Karen Valencia Mercado |  | 
			
					
			
				| O Ensino de Matemática envolvendo Estudantes com Deficiência Intelectual: uma experiência com o material didático “mãozinhas adicionais” no campo aritmético | PDF | 
			
				| Flávia Santos Rodrigues,											Elcio Pasolini Milli |  | 
			
					
			
				| EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA ALUNOS AUTISTAS NOS ANOS INICIAIS E A NEUROCIÊNCIA COGNITIVAS: UMA PESQUISA INTERVENÇÃO NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL FURUSATO TOMIO DO MUNICÍPIO DE UBIRATÃ - PARANÁ | PDF | 
			
				| GISLAINE BRUNIERI |  | 
			
					
			
				| Tratamento da Informação: um plano de aula para aluno autista | PDF | 
			
				| Silvia Teresinha Frizzarini,											Maria Clara De Oliveira Zaparoli |  | 
			
					
			
				| Matemática e Dominó de Frações: Uma Experiência Junto a Crianças com Deficiência Intelectual no Programa de Residência Pedagógica | PDF | 
			
				| Leandro Macedo De Jesus,											Tatiane Da Silva Lima,											Edmar Reis Thiengo |  | 
			
					
			
				| Jogos matemáticos e Transtorno do Espectro Autista em um projeto de Educação Matemática Inclusiva – UFPel-DEMAT | PDF | 
			
				| Maristel Carrilho da Rocha Tunas,											Thais Philipsen Grutzmann |  | 
			
		
					
					Créditos
					
			
				| Editoração dos Anais do III Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva |  | 
			
				| Prof. Dr. Agnaldo da Conceição Esquincalha,											Prof. Dr. Janivaldo Pacheco Cordeiro |  | 
			
		
			
		
			 
		
		Este trabalho está licenciado sob uma 
Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
ISSN: 2764-2100
Contato: enemi.gt13@gmail.com