Corpo Editorial
Corpo Editorial |
PDF
|
Agnaldo da Conceição Esquincalha, Janivaldo Pacheco Cordeiro |
|
Relatório do III ENEMI
O III Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva |
PDF
|
Coordenação do III ENEMI |
|
Comunicações Científicas e Relatos de Experiências
Reflexões sobre expectativas e possíveis impedimentos ou desafios que mulheres (que ensinam Matemática) tem encontrado em sua ascensão acadêmica e profissional |
PDF
|
Geisa Abreu Lira Corrêa dos Santos, Fernanda Malinosky Coelho da Rosa |
|
Diálogos entre a Educação Matemática e os Estudos da Interpretação: produzir dados, produzir caminhos |
PDF
|
Rafael Rossi Viégas, Janine Soares de Oliveira, Rosilene Beatriz Machado |
|
O processo de inclusão de um estudante com Transtorno do Espectro Autista nos anos iniciais: desafios e estratégias no ensino e aprendizagem da Matemática |
PDF
|
Suema Souza Araujo, Ana Tereza Ramos de Jesus Ferreira, Juliana Alves Lopes dos Santos, Meire Nadja Meira Souza, Geraldo Eustáquio Moreira, Lygianne Batista Vieira |
|
Considerações de brailistas sobre um material manipulável para o ensino de média aritmética para estudantes cegos |
PDF
|
Stephany Maria Pereira da Silva, Liliane Maria Teixeira Lima de Carvalho |
|
Licenciandos em matemática e suas representações sociais de pessoa com deficiência visual |
PDF
|
Maria Caroline de Souza Santos, LÃcia de Souza Leão Maia |
|
Níveis de co-determinação em sistemas didáticos inclusivos com foco na matriz de experiência da surdez |
PDF
|
Douglas Willian Nogueira de Souza, Marilena Bittar, Fábio Alexandre Borges |
|
Promovendo a inclusão na educação Matemática por meio do Desenho Universal para Aprendizagem: desafios e perspectivas. |
PDF
|
Janaina Zanon Roberto Stellfeld, Anderson Roges Teixeira Góes |
|
Ensino de Matemática e Inclusão: o contexto educacional de alunos-pacientes com câncer |
PDF
|
Camila Labres Nemos, Marilaine de Fraga Sant'Ana |
|
Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) aliadas à Educação Matemática Inclusiva: possibilidades e implicações |
PDF
|
Ellen Michelle Barbosa de Moura, Karla Vanessa Gomes dos Santos, Dulcimária Ferreira da Cunha Marçal, Joeanne Neves Fraz |
|
Questões de gênero e práticas com robótica e na área STEAM na Educação Básica: reflexões sobre os foregrounds de meninas |
PDF
|
Juliana Ramos Pereira, Denner Dias Barros |
|
Tecnologia Assistiva para estudantes com deficiência: vivências de uma oficina na Licenciatura Integrada |
PDF
|
Cintia Aurora Quaresma Cardoso, Clarissa Raimundo de Ataide, Mônica de Nazaré Carvalho, Gleyce Thamirys Chagas da Silva, Elielson Ribeiro de Sales |
|
Ensino de Matemática numa perspectiva da Educação Inclusiva em uma escola pública de Quirinópolis-GO |
PDF
|
Elzanir Silva Alves, Thiago Donda Rodrigues |
|
A educação matemática e a educação inclusiva em contextos ribeirinhos |
PDF
|
Monica Nazaré Carvalho, Elielson Ribeiro de Sales |
|
Ensino Superior e a Inclusão de Estudantes Surdos em aulas de Matemática |
PDF
|
TAYNA DA SILVA VIEIRA, Gisela Maria da Fonseca PINTO |
|
Licenciatura em Matemática: Planejamentos docentes com a abordagem do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) |
PDF
|
Ângela Paloma Zelli Wiedemann, Anderson Roges Teixeira Góes |
|
O Desenho Universal para Aprendizagem na Educação Matemática Inclusiva à luz do Pensamento Complexo: uma tessitura possível |
PDF
|
Paula Regina Raksa, Heliza Colaço Góes |
|
A Surdez no Ensino Superior: inclusão da primeira estudante Surda em um programa de pós-graduação |
PDF
|
Adrielly A. S. Gomes, Rosana Maria Mendes |
|
Promovendo a inclusão de alunos surdos: a utilização da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no ensino de matemática |
PDF
|
Vinicius Berbat Paula, Gisela Maria da Fonseca Pinto |
|
O QUE NARRAM AS ALFABETIZADORAS SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA OS ALUNOS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: experiências a partir do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) |
PDF
|
Renata Aparecida de Souza, Emerson Rolkouski |
|
Futuras Professoras: Investigação do auxílio prestado durante as aulas de matemática para alunos com Síndrome de Down. |
PDF
|
Elaine Cristina Ribeiro Vignon, Carlos Eduardo Rocha dos Santos |
|
Questões sociais em sala de aula: uma tentativa de discutir sobre gênero, sexualidade e meritocracia. |
PDF
|
Prof Luiz Fernando Harthcapf Sobrinho, Natália Mayume Soares Moriya, João Ricardo Viola dos Santos |
|
Um olhar sobre formação de professores que ensinam matemática para estudantes surdos |
PDF
|
Walber Christiano Lima da Costa, Idemar Vizolli |
|
Leitura e Escrita de Mundo com a Matemática e Meio Ambiente: possibilidades para a Educação Básica |
PDF
|
Johnny Nazareth dos Santos, Denner Dias Barros |
|
Explorando a Matemática Crítica no Cotidiano de Catadores de Materiais Recicláveis: Reflexões sobre à Vulnerabilidade Social |
PDF
|
Márcio Alexandre do Nascimento Chagas, Carlos Eduardo Rocha dos Santos |
|
Aprendizagem matemática de estudantes com deficiência intelectual: contribuições para a formação de licenciandos em Matemática a partir da Prática de Estágio Supervisionado de Doutorado |
PDF
|
Gisély de Abrêu Corrêa, Edmar Reis Thiengo |
|
Análise do desenvolvimento de estudantes surdos do ensino médio com situações-problema do campo conceitual aditivo |
PDF
|
Marcilio de Carvalho Vasconcelos, Jurema Lindote Botelho Peixoto, Larissa Pinca Sarro Gomes |
|
Influência da religião nas escolhas das mulheres: os impactos na trajetória de professoras de Matemática |
PDF
|
Carolina Salviano Bezerra, Agnaldo da Conceição Esquincalha |
|
A Modelagem Matemática em uma perspectiva inclusiva: compreensões acerca da Educação Matemática Inclusiva |
PDF
|
Aline Keryn Pin, Rodolfo Eduardo Vertuan |
|
Gráficos Para Estudantes Cegos: adaptações a partir do contexto do IBC |
PDF
|
MAYRA DARLY DA SILVA, LILIANE MARIA TEIXEIRA LIMA DE CARVALHO |
|
Representatividade e Inclusão na Pós-Graduação: trajetórias de estudantes cegos |
PDF
|
Ana Julia Franco Gell, Caio Kenichi Goto Feio, Clarissa Raimundo De Ataide, Ana Carolina Faustino, Elielson Ribeiro De Sales |
|
Dialogando sobre Aprendizagem Matemática de crianças com Transtorno do Espectro Autista junto a licenciandos em Matemática: contribuições para a formação inicial |
PDF
|
Gilson Abdala Prata Filho, Edmar Reis Thiengo |
|
Os processos de ensino e aprendizagem na comunidade surda: possíveis reflexões nas aulas de matemática em colaboração com uma pesquisadora surda |
PDF
|
Leticia Pereira do Nascimento, Elisabete Marcon Mello |
|
Desenvolvimento de noções espaciais por uma criança com TDAH na Educação Infantil: brincadeiras na apropriação de conhecimentos matemáticos |
PDF
|
Simone Souza Silva Rangel, Edmar Reis Thiengo |
|
“Estudos de Gênero: o que a matemática tem a ver com isso?”: desdobramentos a partir de um curso de extensão |
PDF
|
Hygor Batista Guse, Agnaldo da Conceição Esquincalha |
|
Relatos docentes sobre o ensino de matemática para estudantes com deficiência visual durante a pandemia |
PDF
|
Wagner Rohr Garcez, Agnaldo da Conceição Esquincalha |
|
GÊNEROS E SEXUALIDADES DESVIANTES: PERSPECTIVAS DE PÓS-GRADUANDOS E EGRESSOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
PDF
|
João Gabriel Souza Freitas, Fernanda Malinosky Coelho da Rosa |
|
Reflexões interseccionais a partir de narrativas (auto)biográficas de surdos professores de matemática |
PDF
|
Thamires Belo de Jesus, Agnaldo da Conceição Esquincalha |
|
O trabalho com Tecnologias Digitais Educacionais para a aprendizagem da Matemática pelos estudantes com Discalculia do Desenvolvimento: uma Revisão Sistemática da Literatura de 2020 a 2022 |
PDF
|
Bruno Barros dos Passos, Roberta D' Angela Menduni-Bortoloti |
|
Desigualdades de Gênero nas Licenciaturas em Matemática: mito ou realidade? |
PDF
|
Isabelle Steffânia Carvalho de Campos Bueno, Edmar Reis Thiengo |
|
ENSINO DE MATEMÁTICA E SURDEZ: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE TESES E DISSERTAÇÕES |
PDF
|
Rosenilda Rocha Bueno, Emerson Rolkouski |
|
Educação Matemática na construção de subjetividades: um olhar para a escola do campo |
PDF
|
João Paulo Oliveira da Paz, Denner Dias Barros |
|
O ensino de Matemática para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA): reflexões sobre a inclusão escolar |
PDF
|
Ana Gabriela Cardoso do Nascimento, Fernanda Malinosky Coelho da Rosa |
|
Educação Matemática Para Alunos Autistas Nos Anos Iniciais E A Neurociência Cognitivas: Uma Pesquisa Intervenção No 3º Ano Do Ensino Fundamental Da Escola Municipal Furusato Tomio Do Município De Ubiratã - Paraná |
PDF
|
GISLAINE BRUNIERI, Clelia Maria Ignatius Nogueira |
|
Transexualidade, travestilidade e Educação Matemática: Perspectivas e Possibilidades |
PDF
|
Erikah Pinto Souza, Agnaldo da Conceição Esquincalha |
|
A influência da Ação Construída em Libras na compreensão de problemas do campo aditivo |
PDF
|
Roberta Alena De Alcântara Brandão, Jurema Lindote Botelho Peixoto |
|
Uma sequência didática como intervenção pedagógica para estudantes com indícios de discalculia |
PDF
|
Daniele Maria Bordini Fecchio, Clélia Maria Ignatius Nogueira, Roberta D'Angela Menduni-Bortoloti |
|
Ensino Remoto de Matemática na Pandemia de Covid 19: uma experiência com uma estudante cega no ensino superior |
PDF
|
Cátia Aparecida Palmeira, Edmar Reis Thiengo |
|
Silenciamentos de professores de matemática diante de possíveis violências sofridas por crianças e adolescentes |
PDF
|
Paulo Roberto Pereira Junior, Edmar Reis Thiengo |
|
O enunciado sobre o problema da falta de sinais convencionados em Libras para termos matemáticos e a boa construção discursiva dos professores que ensinam matemática |
PDF
|
Djeison Machado, Rosilene Beatriz Machado, Janine Soares de Oliveira |
|
Domínio e Imagem das Relações do Gênero em Livros Didáticos de Matemática: um estado do conhecimento |
PDF
|
RIVISON SOARES DE SOUZA LIMA, Janivaldo Pacheco Cordeiro, Edmar Reis Thiengo |
|
As Adaptações em Matemática com o uso do Sistema Braille: possibilidades na formação inicial em Matemática |
PDF
|
Girlane Brana Vilela, Salete Maria Chalub Bandeira |
|
(Des)afloramentos do eu nas escolas: um breve estudo sobre a sexualidade LGBT+ nas aulas e pela Educação Matemática |
PDF
|
Luciano Araujo Lemos Junior, Agnaldo da Conceição Esquincalha |
|
Masculinidades e feminilidades em educação matemática. Como os estereótipos de gênero influenciam no estudo de matemática? |
PDF
|
Débora Azevedo de Castro Borba, Agnaldo Esquincalha |
|
O pensamento algébrico no âmbito da neurodiversidade: discutindo a resolução de equações algébricas |
PDF
|
Elton de Andrade Viana, Ana Lucia Manrique |
|
Metanálise das pesquisas sobre Ansiedade Matemática |
PDF
|
Amanda Azevedo Abou Mourad, Carolina Domingues Simões Martins, Felipe Alexandre Inácio, Aparecida Santana de Souza Chiari |
|
Experiências inclusivas no Ensino Médio, EPT e EJA: Uma aluna, uma professora e uma hipotenusa unidas pelo autismo |
PDF
|
Claudia Alessandra Costa de Araujo Lorenzoni, Raquel Portes Lima |
|
O docente do AEE e suas práticas na disciplina matemática para estudantes surdos |
PDF
|
Clarissa Raimundo de Ataide, Walber Christiano Lima da Costa |
|
Neurodiversidade: uma perspectiva frente ao autismo e à discalculia |
PDF
|
Lara Fernanda Leonel Ramires, Ana Gabriela Cardoso do Nascimento, Fernanda Malinosky Coelho da Rosa |
|
Docentes da SRM: práticas pedagógicas em aulas de matemática com estudantes com TEA |
PDF
|
Clarissa Raimundo de Ataide, Cintia Aurora Quaresma Cardoso, Elielson Ribeiro de Sales |
|
Educação Matemática nas discussões contra a violência sexual de crianças com deficiência intelectual: Uma Revisão Sistemática de Literatura |
XML
|
Gilson Abdala Prata Filho, Edmar Reis Thiengo |
|
Educação Matemática para a diversidade sexual e de gênero: apresentando o MatematiQueer |
PDF
|
Glauber Carvalho da Silva, Vitor Hugo Matias dos Santos, Renata Arruda Barros, Agnaldo da Conceição Esquincalha |
|
Limites e possibilidades para desenvolver práticas pedagógicas para o ensino da Matemática com alunos autistas. |
PDF
|
Maristel Carrilho da Rocha Tunas, João Alberto Silva |
|
Conteúdos de Geometria e Inclusão de Estudantes Cegos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: “e agora o que faço?” |
PDF
|
Silvania Couto |
|
Educação Matemática Inclusiva: estudo a respeito do acesso ao saber matemático pela ótica da diversidade de estudantes presentes em sala de aula |
PDF
|
Nadjanara Ana Basso Morás, Clélia Maria Ignatius Nogueira, Luiz Marcio Santos Farias |
|
Surdo professor ensinando Surdo estudante: práticas para além das experiências Surdas |
PDF
|
Rafael Cunha Braga |
|
Criança autista fazendo matemática com arte: outros quinhentos |
PDF
|
Estéfano Stange Portella, Edmar Reis Thiengo |
|
Arte, matemática e ludicidade pelos quatro cantos da escola |
PDF
|
Estéfano Stange Portella, Edmar Reis Thiengo |
|
Ensino de matemática para cegos: uma análise da produção dos ENEMIs |
PDF
|
Luà Fellippe da Silva Bellincantta Mollossi, Rosilene Beatriz Machado, Daiana Zanelato dos Anjos |
|
A auto narrativa e o percurso formativo: experiências e vivências a partir da perspectiva autista. |
PDF
|
Tamyris Aparecida Simoni dos Reis, Clelia Maria Ignatius Nogueira, Marcus Bessa Menezes |
|
Práticas pedagógicas para o ensino de matemática envolvendo estudantes com deficiência intelectual: Uma proposta de pesquisa |
PDF
|
Elcio Pasolini Milli, Edmar Reis Thiengo |
|
Vivências Educacionais de pessoas com Discalculia em Campo Grande/ Mato Grosso do Sul |
PDF
|
Lara Fernanda Leonel Ramires, Fernanda Malinosky Coelho da Rosa |
|
Mobile Plan: material didático para o estudo de funções quadráticas na perspectiva do Desenho Universal |
PDF
|
Nicholas Yuri Naufal, Ana Gabriela Massako Sato, José Ricardo Dolenga Coelho, Maria Lucia Panossian, Anderson Roges Teixeira Góes |
|
Desenho Universal para Aprendizagem e Geometria: indícios nas publicações dos ENEMIs |
PDF
|
José Ricardo Dolenga Coelho, Anderson Roges Teixeira Góes, Heliza Colaço Góes, Diovana Bzunek |
|
Aspectos identitários das professoras de apoio: mediando o ensino de Matemática |
PDF
|
Marianna Florentina Lima Alves de Oliveira Drummond |
|
Matemática ao alcance de todos: levando a inclusão para a sala de aula |
PDF
|
Ruth Grigorio Pederzini, Marcia Gabriel Albani, Gisély de Abrêu Corrêa |
|
Altas Habilidades ou Superdotação: um olhar para os Encontros Nacionais de Educação Matemática Inclusiva |
PDF
|
Déborah Liz Rodrigues de Souza, Fábio Palácio Batista, Fernanda Malinosky Coelho da Rosa |
|
Um relato de propostas didáticas em Geometria Plana com um estudante com Síndrome de Down no Ensino Fundamental |
PDF
|
Matheus Carvalho Carrijo Silveira, Inaya Faria Nomura, Arianne Vellasco Gomes |
|
Educação de Surdos na perspectiva inclusiva: alfabetização matemática na proposta bilíngue |
PDF
|
Solange Sodré Sodré de Jesus, Jaqueline Araújo Civard |
|
O Processo de elaboração dos Cadernos de Matemática do PAES: por uma aprendizagem de todos/as |
PDF
|
Christiane Milagre da Silva Rodrigues |
|
Estudo do projeto pedagógico de uma instituição federal de ensino: versões 2016-2020 e 2023-2027 |
PDF
|
Yara PatrÃcia Barral de Queiroz Guimarães, Wagner Barbosa de Lima Palanch |
|
Síndrome de Down e Matemática: uma revisão de literatura |
PDF
|
Carlos Eduardo Rocha dos Santos, Jeferson da Silva Gonçalves |
|
Lives no YouTube como fomento para reflexão docente sobre processos de exclusão/inclusão de pessoas LGBT+ nas aulas de matemática |
PDF
|
Glauber Carvalho da Silva, Agnaldo da Conceição Esquincalha |
|
Ensinando fração com sólidos geométricos: uma proposta para a educação matemática inclusiva |
PDF
|
Samuel Carlos Wiedemann, Ângela Paloma Zelli Wiedemann, Adriano David dos Anjos, Wellington Meira Dancini dos Santos, Diego Manoel Panonceli |
|
Vivências educacionais de pessoas com Discalculia em Campo Grande/ Mato Grosso do Sul |
PDF
|
Lara Fernanda Leonel Ramires, Fernanda Malinosky Coelho da Rosa |
|
Identificação de atitudes capacitistas no decorrer de uma pesquisa sobre inclusão |
PDF
|
Karen Valencia Mercado, Rosa Monteiro Paulo |
|
Leitura e Transcrição em Braille: uma discussão de aspectos de aspectos semiocognitivos de enunciados apresentados a estudantes cegos |
PDF
|
Daiana Zanelato dos Anjos, Clélia Maria Ignatius Nogueira |
|
Tarefas Matemáticas Inclusivas discutidas em investigações brasileiras |
PDF
|
Salvador Cardoso Silva Muniz, Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino, Fábio Alexandre Borges |
|
Processo inclusivo: relato de experiência de uma professora no estudo dos números com crianças do Infantil 4 |
PDF
|
Adriana Indreli, Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus |
|
Desafio e Diversão para todos: uma proposta de jogo matemático |
PDF
|
Samuel Carlos Wiedemann, Angela Paloma Zelli Wiedemann, Anderson Roges Teixeira Góes, Laura Boufleur, Wellington Meira Dancini dos Santos |
|
Fotos Sentidas e Faladas: acessibilidade às imagens da cidade de Curitiba com indícios do Desenho Universal para Aprendizagem |
PDF
|
Juliana Alves Brungari Raffaelli, Anderson Roges Teixeira Góes, Janaina Zanon Roberto Stellfeld |
|
Inclusão Múltipla: ampliando horizontes audiotatéis por meio do Desenho Universal para Aprendizagem |
PDF
|
Juliana Alves Brungari Raffaelli, Anderson Roges Teixeira Góes |
|
O Desenho Universal para Aprendizagem na Educação Matemática Inclusiva: um caminho possível à luz do pensamento complexo |
PDF
|
Paula Regina Raksa, Heliza Colaço Góes |
|
Ser professor (de Matemática) gago: memórias de processos de in/exclusão |
PDF
|
Claudemir Aniz, Fernanda Malinosky Coelho da Rosa |
|
Quantos Cabem? Uma proposta de atividade para introdução do conceito de Área para Alunos com Deficiência Visual e Alunos Surdos |
PDF
|
Júlio César dos Santos Moreira, Rodrigo Cardoso dos Santos, Claudia Coelho de Segadas Vianna, Edney Dantas de Oliveira, Amanda dos Santos da Silva |
|
A Formação em Educação Matemática Inclusiva e a prática com uma Estudante Cega: olhares dos licenciandos em Matemática |
PDF
|
Lahis Braga Souza, Salete Maria Chalub Bandeira |
|
A formação do professor de matemática: percepções acerca da profissão a partir do Pibid e de reflexões na área da educação matemática inclusiva |
PDF
|
Pedro Henrique Conceição de Oliveira, Jaqueline Araujo Civardi, PatrÃcia Giliê de Melo |
|
Práticas Pedagógicas Antimachistas e AntiLGBTI+fóbicas para o Ensino de Matemática |
PDF
|
Carolina Salviano, Renata Arruda Barros |
|
Três entre muitos: as percepções dos perfis de estudantes com Altas Habilidades ou Superdotação no Ensino Médio Integrado |
PDF
|
Thiago da Silva e Silva, Marlise Geller |
|
Vivências de investigação do conceito de área com estudantes em Atendimento Educacional Especializado |
PDF
|
Waleska Maria Silva Santos Barcellos, Ayandara Pozzi de Moraes Campos, Dilcineia Souza Bragança, Maria Auxiliadora Vilela Paiva |
|
Ensino de matemática para estudante com Deficiência Intelectual: um estudo de caso |
PDF
|
Cintia Aurora Quaresma Cardoso, Elielson Ribeiro de Sales |
|
Uso de Tecnologias Digitais no ensino e aprendizagem de Matemática para alunos Público-Alvo da Educação Especial |
PDF
|
Matheus Carvalho Carrijo Silveira, Inaya Faria Nomura, Arianne Vellasco-Gomes, Silene Rodolfo Cajuella |
|
Investigações sobre o Ensino e a Aprendizagem de Estudantes Cegos: uma revisão da literatura nos anais do EBRAPEM |
PDF
|
MAYRA DARLY DA SILVA, LILIANE MARIA TEIXEIRA LIMA DE CARVALHO |
|
A Educação Matemática Inclusiva na formação inicial de pedagogas/os |
PDF
|
Cláudia Rosana Kranz, Mércia de Oliveira Pontes |
|
A VOZ DE UM TRANSGRESSOR: narrativas do primeiro aluno cego licenciado em matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA) – Campus Capanema |
PDF
|
Cristian Andrey Pinto Lima, Alessandra Mariana dos Santos Oliveira, Cláudio Pires Viana, Marlene Barbosa de Freitas Reis |
|
MathLibras na sala de aula: a primeira aplicação de vídeo do projeto com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental |
PDF
|
Thais Philipsen Grutzmann |
|
Gifted Students como Membros de um Grupo Cultural Específico: uma pesquisa na perspectiva Etnomatemática |
PDF
|
Lucas Fré Campos |
|
Área de Figuras Planas com o Tangram Quadrado: uma experiência entre um licenciando e um estudante com deficiência visual |
PDF
|
ERIKA SILOS SILOS DE CASTRO BATISTA, ANA MARIA Martensen Roland Kaleff, LUCAS PERASSOLI DA SILVA |
|
Atividades Inclusivas em Matemática e Física para Deficientes Visuais |
PDF
|
João Paulo Attie, Aline Santos de Jesus, ThaÃs Santos Costa |
|
Atividades matemáticas no processo de inclusão do atendimento de pessoas com surdocegueira em uma escola bilíngue no RS |
PDF
|
Heniane Passos Aleixo, ThaÃs Philipsen Grützmann |
|
O conceito de casal na Combinatória: uma discussão sob a perspectiva da Educação Matemática |
PDF
|
Daniel Bazolli Santos, Geisa Abreu Lira Corrêa Santos, Hygor Batista Guse, Vitor Hugo Matias Santos |
|
Pibid e inclusão na formação de professores de matemática |
PDF
|
Bruno Moreira Marques |
|
Desenho Universal para Aprendizagem e Matemática: desenvolvendo habilidades da geometria com estudantes do AEE Visual |
PDF
|
Elis Angela Silva Vieira, Marli de Almeida Giusti, Anderson Roges Teixeira Góes, Priscila Kabbaz Alves da Costa |
|
Avaliação guiada: uma proposta de inclusão de alunos com dificuldades de aprendizagem em matemática |
PDF
|
Yara PatrÃcia Barral de Queiroz Guimarães, ClÃstenes Lopes da Cunha |
|
Formação de Professores que ensinam Matemática: compreensões sobre práticas matemáticas inclusivas |
PDF
|
Rodrigo Miranda Ferreira, Fernanda Malinosky Coelho da Rosa |
|
Atividades de redução ao primeiro quadrante usando o multiplano como recurso a partir de um relato de experiência em uma sala inclusiva |
PDF
|
Jean Avelino Soares, Daniel Felipe Matins |
|
Recursos grafotáteis no reconhecimento de gráficos para o letramento estatístico na educação de estudantes com Deficiência Visual |
PDF
|
Fábio Garcia Bernardo, Rafael Duarte dos Santos |
|
Reflexões sobre o processo de construção do Repositório de Pesquisa em Educação Matemática Inclusiva |
PDF
|
Mylena Sarah Louzada Rodrigues |
|
Inclusão de um estudante cego no Ensino de Matemática: o uso de materiais táteis e tecnologias assistivas no desenvolvimento dos Campos Conceituais |
PDF
|
Luiza Ojeda Hoffmann, Marlise Geller, Claudia Lisete Oliveira Groenwald |
|
Corpos que (re)existem transformam o Ensino de Matemática |
PDF
|
Jessica OLIVEIRA DE LUNA |
|
Cenas de um ambiente oralizado traduzido e de um ambiente sinalizado traduzido: águas que escorrem do interior de sistemas didáticos que pretendem ser inclusivos |
PDF
|
Aniel Peixoto, Sidiane Kemmerich, Douglas Willian Nogueira de Souza |
|
A produção de cenários de uma surdez inventada em aulas de Matemática: caminhos que, ao incluir, excluem?! |
PDF
|
Douglas Willian Nogueira de Souza, Camila de Oliveira da Silva, Marilena Bittar |
|
Imaginação Pedagógica, Educação Inclusiva e formação de professores de Matemática para a justiça social |
PDF
|
Priscila Coelho Lima |
|
O Desenho Universal para Aprendizagem como subsídio para o Atendimento Educacional Especializado: Desenvolvendo habilidades matemáticas descritas na Base Nacional Comum Curricular |
PDF
|
Elis Angela Silva Vieira |
|
Uma experiência no Curso de Licenciatura em Matemática a Distância com Planta Baixa Adaptada |
PDF
|
Thais Philipsen Grutzmann |
|
Laboratório de Estudos de Inclusão (LEI): pesquisas desenvolvidas na área da Educação Matemática Inclusiva |
PDF
|
Maria Adelina Raupp Sganzerla, Marlise Geller |
|
A Identidade no contexto da Educação Matemática |
PDF
|
Roberta Caetano Fleira, Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes |
|
O ensino-aprendizagem das operações fundamentais com material manipulável: uma reflexão a partir da mediação inclusiva. |
PDF
|
Rosiane Figueredo Prates |
|
O Mundo Colorido de Maria: acessibilidade atitudinal em um curso de Licenciatura em Matemática |
PDF
|
Célia Regina Roncato |
|
Estudantes do 9º ano investigando o conceito de área: uma prática pedagógica alinhada à educação matemática inclusiva |
PDF
|
Nayta Trancoso Pestana, Ayandara Pozzi de Moraes Campos, Edna Vanuza Vitoraci, Maria Auxiliadora Vilela Paiva |
|
Aprendizagem em Matemática de um Estudante Autista: Experiências no programa Residência Pedagógica a partir do uso de Jogos |
PDF
|
Daniel dos Santos Gonçalves Cruz, Edmar Reis Thiengo, Gilson Abdala Prata Filho |
|
Formação de professores e vivencias em turmas de 6° ano após a Pandemia |
PDF
|
Gabriel Afonso de Oliveira, Douglas Alves Ferreira de Carvalho |
|
Formação docente na perspectiva da educação matemática inclusiva: um desafio a ser enfrentado. |
PDF
|
Gabriela Gomes de Almeida |
|
Explorando padrões com o tato e audição: possibilidades do desenvolvimento do pensamento algébrico com estudantes cegos e videntes nos anos iniciais |
PDF
|
Ana Carolina Faustino, Elielson Ribeiro Sales |
|
Ensino e Aprendizagem Matemática de Estudantes com TDAH: uma revisão de literatura |
PDF
|
Cizelly Victória Martins Alves, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão Santos |
|
Pibid/Matemática: proposta de formação na perspectiva da educação matemática inclusiva |
PDF
|
Sabrina Lopes Borges, Daniel Dutra Oliveira, Jaqueline Araújo Civardi, PatrÃcia Giliê de Melo |
|
Jogos pedagógicos no ensino médio: uma experiência junto a um aprendiz com deficiência intelectual |
PDF
|
Débora da Silva Tores, Cátia Aparecida Palmeira, Edmar Reis Thiengo |
|
Etnomatemática: uma perspectiva inclusiva no ensino e aprendizagem da matemática |
PDF
|
LUCAS HENRIQUE SIQUEIRA PAIVA, JAQUELINE APARECIDA FORATTO LIXANDRÃO SANTOS |
|
“Corpos dissidentes” na Educação [Matemática]: problematizações acerca do gênero e da sexualidade no ensino de Matemática |
PDF
|
Eduardo Mariano Silva, João Gabriel Souza Freitas, Fernando Helder Cassimiro Silva |
|
O diverso é o normal: um convite aos professores em formação inicial para aulas de Matemática Inclusivas |
PDF
|
Fabiane Guimarães Vieira Marcondes |
|
A Identidade no contexto da Educação Matemática |
PDF
|
Roberta Caetano Fleira |
|
Dialogando questões étnico-raciais na Matemática: uma experiência no Programa de Residência Pedagógica |
PDF
|
Hiago Stofeles Santos, Edmar Reis Thiengo, Tatiane Silva Lima |
|
MATEMÁTICA, CORPO, MOVIMENTO, BRINCADEIRA: VIVÊNCIAS MULTISSENSORIAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL |
PDF
|
Roseli Rosalino Dias da Silva Angelino, Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes |
|
Jogos matemáticos, Desenho Universal para Aprendizagem e pensamento complexo: uma tríade possível. |
PDF
|
PAULA FERNANDA MUNIZ, Heliza Colaço Goes |
|
Trabalhando operações aritméticas básicas junto a estudantes com deficiência intelectual: experiências no programa Residência Pedagógica |
PDF
|
Marisa Velmer, Tatiane da Silva Lima, Edmar Reis Thiengo |
|
Identificação de atitudes capacitistas no decorrer de uma pesquisa sobre inclusão corregido |
PDF
|
Karen Valencia Mercado |
|
O Ensino de Matemática envolvendo Estudantes com Deficiência Intelectual: uma experiência com o material didático “mãozinhas adicionais” no campo aritmético |
PDF
|
Flávia Santos Rodrigues, Elcio Pasolini Milli |
|
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA ALUNOS AUTISTAS NOS ANOS INICIAIS E A NEUROCIÊNCIA COGNITIVAS: UMA PESQUISA INTERVENÇÃO NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL FURUSATO TOMIO DO MUNICÍPIO DE UBIRATÃ - PARANÁ |
PDF
|
GISLAINE BRUNIERI |
|
Tratamento da Informação: um plano de aula para aluno autista |
PDF
|
Silvia Teresinha Frizzarini, Maria Clara De Oliveira Zaparoli |
|
Matemática e Dominó de Frações: Uma Experiência Junto a Crianças com Deficiência Intelectual no Programa de Residência Pedagógica |
PDF
|
Leandro Macedo De Jesus, Tatiane Da Silva Lima, Edmar Reis Thiengo |
|
Jogos matemáticos e Transtorno do Espectro Autista em um projeto de Educação Matemática Inclusiva – UFPel-DEMAT |
PDF
|
Maristel Carrilho da Rocha Tunas, Thais Philipsen Grutzmann |
|
Créditos
Editoração dos Anais do III Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva |
|
Prof. Dr. Agnaldo da Conceição Esquincalha, Prof. Dr. Janivaldo Pacheco Cordeiro |
|
Este trabalho está licenciado sob uma
Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
ISSN: 2764-2100
Contato: enemi.gt13@gmail.com