Corpo Editorial
Corpo Editorial |
PDF
|
Agnaldo da Conceição Esquincalha, Fábio Alexandre Borges |
|
Relatório do I ENEMI
Um evento histórico: o que foi e como aconteceu o I Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva - ENEMI |
PDF
|
Coordenação do I ENEMI |
|
Conferência de Abertura
O que foi feito de tudo o que a gente sonhou? Abertura e Fuga em Linha Reta |
PDF
|
Carlos Roberto Vianna |
|
Mesas Redondas
MR1 - Aspectos Teóricos e Práticos da Educação Matemática Especial e Inclusiva |
PDF
|
Solange Hassan Ahmad Ali Fernande, Lulu Healy, Guilherme Henrique Gomes da Silva |
|
MR2 - Teorias de Sustentação para Pesquisas em Educação Matemática Especial e Inclusiva |
PDF
|
Clélia Maria Ignatius Nogueira, Bartira Fernandes Teixeira, SÃlvia Terezinha Frizzarini |
|
MR 2 - Didática da Matemática Francófona na Educação Inclusiva: alguns exemplos |
PDF
|
Clélia Maria Ignatius Nogueira |
|
MR3 - Contribuições das Escolas Especializadas para Educação Matemática Inclusiva |
PDF
|
Claudia Coelho de Segadas Vianna, Paula Marcia Barbosa, Edson Akira Yahata |
|
MR4 - Atividades Potencialmente Inclusivas no Ensino de Matemática |
PDF
|
Ana Maria Martensen Roland Kaleff, Fabiane Guimarães Vieira Marcondes, Jurema Lindote Botelho Peixoto |
|
MR4 - Recursos didáticos manipulativos potenciais para Educação Matemática Inclusiva de pessoas com deficiência visual |
PDF
|
Ana Maria Martensen Roland Kaleff |
|
MR5 - Formação de professores para a diversidade |
PDF
|
Agnaldo da Conceição Esquincalha, Fábio Alexandre Borges, Ana Lúcia Manrique |
|
MR6 - Educação Matemática e os Direitos Humanos para pessoas socialmente excluídas |
PDF
|
Edmar Reis Thiengo, Fernanda Malinosky Coelho da Rosa, Geraldo Estáquio Moreira |
|
Comunicações Científicas e Relatos de Experiências
Educação Matemática Inclusiva: o Atendimento Educacional Especializado a alunos com deficiência visual em Campo Grande/MS. |
PDF
|
Joyce Braga, Fernanda Malinosky Coelho da Rosa |
|
O ENSINO DO SOROBAN EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL SÃO OS PROTAGONISTAS |
PDF
|
Wagner Rohr Garcez, Regina Lucia Silveira Martins, Regina Kátia Cerqueira Ribeiro |
|
Atividades Orientadas no Contexto da Alfabetização Matemática na Educação Especial para a APAE de Maringá |
PDF
|
Wynston Anunciado Olimpo, Lucieli M. Trivizoli |
|
O Jogo Tangram no processo de Ensino e de Aprendizagem de Matemática com estudantes com Deficiência Intelectual na perspectiva de Resolução de Problemas |
PDF
|
Débora Resende Pereira Barbosa, Rosana Maria Mendes |
|
Representações Sociais acerca do processo de inclusão de alunos com deficiência visual construídas por professores de Física, alunos deficientes visuais e alunos videntes da escola regular |
PDF
|
Karla Silene Oliveira Marinho Sathler, Agnaldo da Conceição Esquincalha |
|
O Estágio Supervisionado e a Prática de Ensino na Licenciatura de Matemática da UNIRIO como fontes de pesquisa em uma Educação Matemática Inclusiva |
PDF
|
Raquel Tavares Scarpelli, Agnaldo Esquincalha |
|
Narrativas sobre o processo formativo de licenciandos em Matemática autistas na modalidade a distância |
PDF
|
Renata Gilaberte Campos dos Santos, Agnaldo Esquincalha, Fernanda Malinosky Coelho da Rosa3 |
|
Tampimática e o Pensamento Aritmético: um estudo de quantificação com um estudante com deficiência intelectual no Proeja |
PDF
|
Elcio Pasolini Milli, Edmar Reis Thiengo |
|
Práticas de professores que ensinam matemática para alunos autistas: panorama dos artigos científicos brasileiros |
PDF
|
Ana Gabriela Cardoso do Nascimento, Agnaldo Esquincalha |
|
A inclusão de um aluno com TEA nas aulas de Matemática: as vozes dos envolvidos |
PDF
|
Roberta Caetano Fleira, Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes Fernandes |
|
A PLATAFORMA KHAN ACADEMY PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA POR ALUNOS COM TDAH |
PDF
|
Alexandre Matias Russo, Celina A A P Abar |
|
Apropriação do Conceito de Números por um Estudante com síndrome de Williams a partir do Conceito de Compensação de Vigotski |
PDF
|
Flavia Fassarella Cola dos Santos, Edmar Reis Thiengo |
|
TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA O ENSINO DO CAMPO MULTIPLICATIVO PARA AUTISTAS |
XML
|
Jéssica Maria de Oliveira Luna, Agnaldo Esquincalha |
|
O Desafio do Atendimento Educacional Especializado no Ensino de Matemática: uma análise bibliográfica |
PDF
|
Silvia Teresinha Frizzarini, Rogério de Aguiar, Ana Cristina Soares Almendana Silveira, Lucilaine Coradin Adão Carvalho Bueno |
|
Construção de Materiais Pedagógicos para o Ensino de Matemática de Alunos Surdos |
PDF
|
Kelvia Nunes da Silva, Walber Christiano Lima da Costa |
|
Discalculia do Desenvolvimento: alguns resultados para compreensão desse transtorno |
PDF
|
ISABEL Cristina Machado de LARA |
|
A trajetória de escolarização de um aluno com deficiência visual em uma escola pública na cidade do Rio de Janeiro |
PDF
|
Fábio Garcia Bernardo, Cláudia Coelho Segadas-Vianna |
|
ANÁLISE DO REGISTRO DAS ATIVIDADES MATEMÁTICAS PARA ESTUDANTES CEGOS: DA TINTA AO BRAILE |
PDF
|
Karen Valencia Mercado, Ivete Baraldi |
|
Ansiedade Matemática: como diminuir os efeitos deletérios por meio do Flow de imersão aos jogos matemáticos |
PDF
|
Ana Maria Antunes de Campos, Ana Lucia Manrique |
|
Estudantes surdos e a construção da noção de tempo: estratégias de ensino em contexto bilíngue (Libras/Língua Portuguesa) |
PDF
|
Silene Pereira Madalena, Caroline Lima de Souza |
|
Um cenário de aprendizagem de probabilidade: uma possibilidade para alunos com deficiência visual |
PDF
|
Jaqueline LIXANDRÃO SANTOS, Rute Elizabete de Souza Rosa Borba |
|
Da teoria à prática: uma experiência com um licenciando surdo |
PDF
|
Joseli Alves da Silva |
|
Tangram: Uma proposta para o ensino de porcentagem a alunos com deficiência intelectual |
PDF
|
Rosângela Pimenta de Sousa, Alcione Marques Fernandes |
|
Inclusão Escolar em escolas inovadoras e criativas: um olhar por meio da Educação Matemática |
PDF
|
Erica Aparecida Capasio Rosa, Ivete Maria Baraldi |
|
Uma experiência com o GeoGebra utilizando dispositivos móveis envolvendo alunos do 8º ano em condições especiais |
PDF
|
Talita Araújo Salgado Alvarez Faustino |
|
A experiência de utilizar o Soroban e o Material Dourado no ensino de Matemática a um Estudante Cego |
PDF
|
Adrielly Antonia Santos Gomes, Franciana Teixeira Franco Ribeiro, Rosana Maria Mendes |
|
Uma atividade introdutória ao conceito de função para alunos surdos: da concepção à aplicação |
PDF
|
Renata Gilaberte Campos dos Santos, Júlio César dos Santos Moreira |
|
Uma Experiência com Monitoria Acadêmica de Matemática para Alunos Surdos no PROEJA: Expectativas e Desafios em Um Cenário de Precarização. |
PDF
|
FabrÃcia Nicodemos de Souza, Jéssica Passos Barreira, André Guimarães Valente, Fernanda Paixão de Souza Gouveia |
|
Surdez, Matemática e Visualidade: uma experiência com um estudante Surdo. |
PDF
|
CÃntia de Fátima Botelho, Rosana Maria Mendes |
|
Práticas de ensino de Matemática para alunos com TEA: diálogos com a BNCC na perspectiva inclusiva |
PDF
|
Maximiliam Albano Hermelino Ferreira, Ana Lúcia Manrique |
|
Educação Matemática e Educação do Campo: possibilidades de ensino |
PDF
|
Fernando Helder Cassimiro da Silva, Thiago Donda Rodrigues |
|
Uma tentativa de rastrear adolescentes com indícios de discalculia |
PDF
|
Talita Neves Silva, Roberta D'Angela Menduni-Bortoloti |
|
Experiências na Educação Matemática vinculadas a surdocegueira |
PDF
|
Heniane Passos Aleixo, ThaÃs Philipsen Grützmann |
|
Perspectivas para a Formação de Professores no Contexto da Educação Matemática Inclusiva para Estudantes com Deficiência Visual |
PDF
|
Valéria Belissa Pasuch, Anelise Maria Regiani |
|
Vendando alunos videntes para um mergulho na Matemática Combinatória Inclusiva |
PDF
|
André Martins Pinto Ferreira Alves, Ãgatha Cristina de Almeida Santos |
|
Apropriação de práticas de numeramento por estudantes jovens e adultos surdos bilíngues em um curso de educação financeira |
PDF
|
Rodrigo Carlos Pinheiro |
|
O uso de tecnologias assistivas no ensino de matemática para alunos com deficiência visual no ensino superior |
PDF
|
Mariane de Almeida da Silva, Claudia Segadas Vianna |
|
Inclusão e Matemática: realidade e desafios em uma universidade pública |
PDF
|
Fernanda Barbosa Damasceno, Natália dos Santos Carvalho, Eulina Coutinho Silva do Nascimento, Gisela Maria da Fonseca Pinto |
|
O DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO REFLEXIVA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL |
PDF
|
Paula Soares Gomes da Silva, Carlos Eduardo Rocha dos Santos |
|
REFLEXÕES SOBRE A METODOLOGIA E O USO DE MATERIAIS GRAFOTÁTEIS NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA EM UM CONTEXTO INCLUSIVO |
PDF
|
Claudio Mendes Dias |
|
Do surdo para o surdo: estratégias de ensino e aprendizagem da matemática |
PDF
|
Janielli de Vargas Fortes, Edmar Reis Thiengo |
|
Abandono na inclusão: Um olhar de um professor em formação |
PDF
|
Juan Costa Lemos, Rafael Felipe Novôa Vaz |
|
Trajetória escolar e profissional de uma docente negra em um Instituto de Matemática de uma Universidade Federal: experiências e superação de obstáculos. |
PDF
|
Juliana Severino Mendonça Coutinho, Antonio Carlos Fontes dos Santos |
|
O Impacto do Projeto Fundão na Formação de Licenciandos para a Educação Matemática Inclusiva |
PDF
|
Pedro Paixão Borges, Esthela de Oliveira Santos Godoi |
|
A Matemática na capoeira: uma abordagem contextualizada |
PDF
|
Thais Guimarães Oliveira, Antonio Carlos Fontes dos Santos |
|
Uma parceria universidade-escola: atividades em Sala de Recursos Multifuncionais |
PDF
|
Vanessa Barreto da Silva, Jeanne Denise Bezerra de Barros |
|
Intersecções de práticas pedagógicas para surdos e ouvintes no ensino de Matemática: o caso de uma professora bilíngue |
PDF
|
Renata Vanessa Souza Gonçalves Pereira, Clélia Maria Ignatius Nogueira, Fábio Alexandre Borges |
|
A participação de expositores público da Educação Especial nas Feiras de Matemática: alinhamento à perspectiva de Educação Inclusiva |
PDF
|
Carla Peres Souza |
|
Competência Percebida por alunos de Matemática da UFRJ |
PDF
|
Rodrigo de Salles Macena da Cruz, Antônio Carlos Fontes dos Santos |
|
UMA ANÁLISE SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM EM LÓGICA MATEMÁTICA DE UM ALUNO SURDO NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO EM CAMPO GRANDE/MS |
PDF
|
Jaqueline Ferreira Cordeiro, Fernanda Malinosky Coelho da Rosa |
|
A matemática da diferença na formação inicial de professores |
PDF
|
ERIKA SILOS DE CASTRO BATISTA, LEILIANE COUTINHO DA SILVA RAMOS, LULU HEALY |
|
A prática revela uma experiência atípica |
PDF
|
Edilena Costa Silva |
|
Investigando a sala de aula de matemática com alunos incluídos: dando vozes a alguns envolvidos |
PDF
|
Erasto Piedade Alonso, Anna Paula de Oliveira Queiroz, Rayana de Oliveira França Carvalho, Scarlett Andrade Pereira |
|
Uma dinâmica para a socialização de um aluno autista do nono ano do ensino fundamental |
PDF
|
Karla Eliz de Borba Gomes de Oliveira, Rogério de Aguiar, Silvia Teresinha Frizzarini |
|
As Transformações no Saber Ensinado para um Aluno Cego Incluído em uma Sala Regular: no ensino das medidas de tendência central |
PDF
|
Marcus Bessa de Menezes, Wanessa Lays Oliveira dos Santos |
|
Construção de tarefas por meio da noção de variáveis em um modelo praxeológico para inclusão de alunos surdos |
PDF
|
Nadjanara Ana Basso Morás, Clélia Maria Ignatius Nogueira |
|
Formação de Professores sob o olhar da preceptora:alunos do programa de residência pedagógica em matemática e uma prática inclusiva |
PDF
|
Amália Bichara Guimarães, Gisela Maria Pinto |
|
Ensino de geometria para uma estudante com deficiência intelectual |
PDF
|
Marcelio Adriano Diogo |
|
Consciência e Representatividade Afro-Brasileira: uma experiência de uma educação matemática inclusiva no ensino básico |
PDF
|
Luis Gustavo Marques Soares, Liliana Manuela Gaspar Cerveira da Costa |
|
Uma visão helleriana da inserção social na EaD: Análise do cotidiano e da cotidianidade na formação de professores de Matemática em rede nacional (PROFMAT). |
PDF
|
Débora Gaspar Soares, Márcio Rufino Silva |
|
Alunos surdos e suas multiplicações: interlocuções com a Etnomatemática |
PDF
|
Francisca Melo Agapito, Ieda Maria Giongo, Morgana Domênica Hattge |
|
Possíveis relações entre o ensino de Matemática e representações sociais docentes acerca de estudantes com autismo |
PDF
|
Dayane Fernanda Borges de Araujo Walker, Fábio Alexandre Borges |
|
Discalculia do Desenvolvimento: um estado da arte |
PDF
|
Cristiane Teixeira Cordeiro Fonseca, Edmar Reis Thiengo |
|
As funções discursivas de Raymond Duval: análise do discurso de um aluno discalcúlico |
PDF
|
Jorge Paulino Silva Filho, Méricles Thadeu Moretti |
|
Uma estudante cega e a aprendizagem em matemática: apontamentos semio-cognitivos no acesso aos objetos de saber |
PDF
|
Daiana Zanelato dos Anjos, Méricles Thadeu Moretti |
|
Educação Matemática Inclusiva e a formação de professores: uma ciranda de pesquisas |
PDF
|
Ivete Maria Baraldi |
|
Interpretação de gráficos por estudantes cegos: reflexões sobre o uso de tecnologia assistiva |
PDF
|
MAYRA DARLY DA SILVA, Liliane Maria Teixeira Lima de Carvalho Carvalho |
|
Grafos e inclusão: conectando percepções no FESTMAT do Colégio Pedro II |
PDF
|
Vanessa Henriques Borges, Ivail Muniz Júnior |
|
A adaptação de tabelas e gráficos estatísticos em obras didáticas de Matemática em braille |
PDF
|
Rodrigo Cardoso dos Santos, Claudia Coelho de Segadas-Vianna, Antonio Carlos Fontes dos Santos |
|
Panorama brasileiro da Educação Matemática Inclusiva e a linguagem de programação Scratch: uma revisão bibliográfica |
PDF
|
TULA Rocha MORAIS |
|
Somos todos normais |
PDF
|
Ãria Bonfim Gaviolli |
|
O ATO DE LER E O LEDOR |
PDF
|
Ledo Vaccaro Machado, Cláudia Segadas-Vianna |
|
Experiência de ser surdo num curso de Licenciatura em Matemática: entrelaçando olhares |
PDF
|
Thamires Belo de Jesus, Rafael da Cunha Braga, Edmar Reis Thiengo |
|
As representações sociais de professores de Matemática acerca da disciplina Cálculo Diferencial e Integral |
PDF
|
Elizabete Leopoldina da Silva, Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes |
|
Créditos
Editoração dos Anais do I Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva |
|
Prof. Dr. Agnaldo da Conceição Esquincalha, Prof. Dr. Fábio Alexandre Borges |
|
Este trabalho está licenciado sob uma
Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
ISSN: 2764-2100
Contato: enemi.gt13@gmail.com