Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Modalidade:
 

Corpo Editorial

Corpo Editorial PDF
Agnaldo da Conceição Esquincalha, Fábio Alexandre Borges

Relatório do I ENEMI

Um evento histórico: o que foi e como aconteceu o I Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva - ENEMI PDF
Coordenação do I ENEMI

Conferência de Abertura

O que foi feito de tudo o que a gente sonhou? Abertura e Fuga em Linha Reta PDF
Carlos Roberto Vianna

Mesas Redondas

MR1 - Aspectos Teóricos e Práticos da Educação Matemática Especial e Inclusiva PDF
Solange Hassan Ahmad Ali Fernande, Lulu Healy, Guilherme Henrique Gomes da Silva
MR2 - Teorias de Sustentação para Pesquisas em Educação Matemática Especial e Inclusiva PDF
Clélia Maria Ignatius Nogueira, Bartira Fernandes Teixeira, Sílvia Terezinha Frizzarini
MR 2 - Didática da Matemática Francófona na Educação Inclusiva: alguns exemplos PDF
Clélia Maria Ignatius Nogueira
MR3 - Contribuições das Escolas Especializadas para Educação Matemática Inclusiva PDF
Claudia Coelho de Segadas Vianna, Paula Marcia Barbosa, Edson Akira Yahata
MR4 - Atividades Potencialmente Inclusivas no Ensino de Matemática PDF
Ana Maria Martensen Roland Kaleff, Fabiane Guimarães Vieira Marcondes, Jurema Lindote Botelho Peixoto
MR4 - Recursos didáticos manipulativos potenciais para Educação Matemática Inclusiva de pessoas com deficiência visual PDF
Ana Maria Martensen Roland Kaleff
MR5 - Formação de professores para a diversidade PDF
Agnaldo da Conceição Esquincalha, Fábio Alexandre Borges, Ana Lúcia Manrique
MR6 - Educação Matemática e os Direitos Humanos para pessoas socialmente excluídas PDF
Edmar Reis Thiengo, Fernanda Malinosky Coelho da Rosa, Geraldo Estáquio Moreira

Comunicações Científicas e Relatos de Experiências

Educação Matemática Inclusiva: o Atendimento Educacional Especializado a alunos com deficiência visual em Campo Grande/MS. PDF
Joyce Braga, Fernanda Malinosky Coelho da Rosa
O ENSINO DO SOROBAN EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL SÃO OS PROTAGONISTAS PDF
Wagner Rohr Garcez, Regina Lucia Silveira Martins, Regina Kátia Cerqueira Ribeiro
Atividades Orientadas no Contexto da Alfabetização Matemática na Educação Especial para a APAE de Maringá PDF
Wynston Anunciado Olimpo, Lucieli M. Trivizoli
O Jogo Tangram no processo de Ensino e de Aprendizagem de Matemática com estudantes com Deficiência Intelectual na perspectiva de Resolução de Problemas PDF
Débora Resende Pereira Barbosa, Rosana Maria Mendes
Representações Sociais acerca do processo de inclusão de alunos com deficiência visual construídas por professores de Física, alunos deficientes visuais e alunos videntes da escola regular PDF
Karla Silene Oliveira Marinho Sathler, Agnaldo da Conceição Esquincalha
O Estágio Supervisionado e a Prática de Ensino na Licenciatura de Matemática da UNIRIO como fontes de pesquisa em uma Educação Matemática Inclusiva PDF
Raquel Tavares Scarpelli, Agnaldo Esquincalha
Narrativas sobre o processo formativo de licenciandos em Matemática autistas na modalidade a distância PDF
Renata Gilaberte Campos dos Santos, Agnaldo Esquincalha, Fernanda Malinosky Coelho da Rosa3
Tampimática e o Pensamento Aritmético: um estudo de quantificação com um estudante com deficiência intelectual no Proeja PDF
Elcio Pasolini Milli, Edmar Reis Thiengo
Práticas de professores que ensinam matemática para alunos autistas: panorama dos artigos científicos brasileiros PDF
Ana Gabriela Cardoso do Nascimento, Agnaldo Esquincalha
A inclusão de um aluno com TEA nas aulas de Matemática: as vozes dos envolvidos PDF
Roberta Caetano Fleira, Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes Fernandes
A PLATAFORMA KHAN ACADEMY PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA POR ALUNOS COM TDAH PDF
Alexandre Matias Russo, Celina A A P Abar
Apropriação do Conceito de Números por um Estudante com síndrome de Williams a partir do Conceito de Compensação de Vigotski PDF
Flavia Fassarella Cola dos Santos, Edmar Reis Thiengo
TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA O ENSINO DO CAMPO MULTIPLICATIVO PARA AUTISTAS XML
Jéssica Maria de Oliveira Luna, Agnaldo Esquincalha
O Desafio do Atendimento Educacional Especializado no Ensino de Matemática: uma análise bibliográfica PDF
Silvia Teresinha Frizzarini, Rogério de Aguiar, Ana Cristina Soares Almendana Silveira, Lucilaine Coradin Adão Carvalho Bueno
Construção de Materiais Pedagógicos para o Ensino de Matemática de Alunos Surdos PDF
Kelvia Nunes da Silva, Walber Christiano Lima da Costa
Discalculia do Desenvolvimento: alguns resultados para compreensão desse transtorno PDF
ISABEL Cristina Machado de LARA
A trajetória de escolarização de um aluno com deficiência visual em uma escola pública na cidade do Rio de Janeiro PDF
Fábio Garcia Bernardo, Cláudia Coelho Segadas-Vianna
ANÁLISE DO REGISTRO DAS ATIVIDADES MATEMÁTICAS PARA ESTUDANTES CEGOS: DA TINTA AO BRAILE PDF
Karen Valencia Mercado, Ivete Baraldi
Ansiedade Matemática: como diminuir os efeitos deletérios por meio do Flow de imersão aos jogos matemáticos PDF
Ana Maria Antunes de Campos, Ana Lucia Manrique
Estudantes surdos e a construção da noção de tempo: estratégias de ensino em contexto bilíngue (Libras/Língua Portuguesa) PDF
Silene Pereira Madalena, Caroline Lima de Souza
Um cenário de aprendizagem de probabilidade: uma possibilidade para alunos com deficiência visual PDF
Jaqueline LIXANDRÃO SANTOS, Rute Elizabete de Souza Rosa Borba
Da teoria à prática: uma experiência com um licenciando surdo PDF
Joseli Alves da Silva
Tangram: Uma proposta para o ensino de porcentagem a alunos com deficiência intelectual PDF
Rosângela Pimenta de Sousa, Alcione Marques Fernandes
Inclusão Escolar em escolas inovadoras e criativas: um olhar por meio da Educação Matemática PDF
Erica Aparecida Capasio Rosa, Ivete Maria Baraldi
Uma experiência com o GeoGebra utilizando dispositivos móveis envolvendo alunos do 8º ano em condições especiais PDF
Talita Araújo Salgado Alvarez Faustino
A experiência de utilizar o Soroban e o Material Dourado no ensino de Matemática a um Estudante Cego PDF
Adrielly Antonia Santos Gomes, Franciana Teixeira Franco Ribeiro, Rosana Maria Mendes
Uma atividade introdutória ao conceito de função para alunos surdos: da concepção à aplicação PDF
Renata Gilaberte Campos dos Santos, Júlio César dos Santos Moreira
Uma Experiência com Monitoria Acadêmica de Matemática para Alunos Surdos no PROEJA: Expectativas e Desafios em Um Cenário de Precarização. PDF
Fabrícia Nicodemos de Souza, Jéssica Passos Barreira, André Guimarães Valente, Fernanda Paixão de Souza Gouveia
Surdez, Matemática e Visualidade: uma experiência com um estudante Surdo. PDF
Cíntia de Fátima Botelho, Rosana Maria Mendes
Práticas de ensino de Matemática para alunos com TEA: diálogos com a BNCC na perspectiva inclusiva PDF
Maximiliam Albano Hermelino Ferreira, Ana Lúcia Manrique
Educação Matemática e Educação do Campo: possibilidades de ensino PDF
Fernando Helder Cassimiro da Silva, Thiago Donda Rodrigues
Uma tentativa de rastrear adolescentes com indícios de discalculia PDF
Talita Neves Silva, Roberta D'Angela Menduni-Bortoloti
Experiências na Educação Matemática vinculadas a surdocegueira PDF
Heniane Passos Aleixo, Thaís Philipsen Grützmann
Perspectivas para a Formação de Professores no Contexto da Educação Matemática Inclusiva para Estudantes com Deficiência Visual PDF
Valéria Belissa Pasuch, Anelise Maria Regiani
Vendando alunos videntes para um mergulho na Matemática Combinatória Inclusiva PDF
André Martins Pinto Ferreira Alves, Ágatha Cristina de Almeida Santos
Apropriação de práticas de numeramento por estudantes jovens e adultos surdos bilíngues em um curso de educação financeira PDF
Rodrigo Carlos Pinheiro
O uso de tecnologias assistivas no ensino de matemática para alunos com deficiência visual no ensino superior PDF
Mariane de Almeida da Silva, Claudia Segadas Vianna
Inclusão e Matemática: realidade e desafios em uma universidade pública PDF
Fernanda Barbosa Damasceno, Natália dos Santos Carvalho, Eulina Coutinho Silva do Nascimento, Gisela Maria da Fonseca Pinto
O DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO REFLEXIVA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL PDF
Paula Soares Gomes da Silva, Carlos Eduardo Rocha dos Santos
REFLEXÕES SOBRE A METODOLOGIA E O USO DE MATERIAIS GRAFOTÁTEIS NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA EM UM CONTEXTO INCLUSIVO PDF
Claudio Mendes Dias
Do surdo para o surdo: estratégias de ensino e aprendizagem da matemática PDF
Janielli de Vargas Fortes, Edmar Reis Thiengo
Abandono na inclusão: Um olhar de um professor em formação PDF
Juan Costa Lemos, Rafael Felipe Novôa Vaz
Trajetória escolar e profissional de uma docente negra em um Instituto de Matemática de uma Universidade Federal: experiências e superação de obstáculos. PDF
Juliana Severino Mendonça Coutinho, Antonio Carlos Fontes dos Santos
O Impacto do Projeto Fundão na Formação de Licenciandos para a Educação Matemática Inclusiva PDF
Pedro Paixão Borges, Esthela de Oliveira Santos Godoi
A Matemática na capoeira: uma abordagem contextualizada PDF
Thais Guimarães Oliveira, Antonio Carlos Fontes dos Santos
Uma parceria universidade-escola: atividades em Sala de Recursos Multifuncionais PDF
Vanessa Barreto da Silva, Jeanne Denise Bezerra de Barros
Intersecções de práticas pedagógicas para surdos e ouvintes no ensino de Matemática: o caso de uma professora bilíngue PDF
Renata Vanessa Souza Gonçalves Pereira, Clélia Maria Ignatius Nogueira, Fábio Alexandre Borges
A participação de expositores público da Educação Especial nas Feiras de Matemática: alinhamento à perspectiva de Educação Inclusiva PDF
Carla Peres Souza
Competência Percebida por alunos de Matemática da UFRJ PDF
Rodrigo de Salles Macena da Cruz, Antônio Carlos Fontes dos Santos
UMA ANÁLISE SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM EM LÓGICA MATEMÁTICA DE UM ALUNO SURDO NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO EM CAMPO GRANDE/MS PDF
Jaqueline Ferreira Cordeiro, Fernanda Malinosky Coelho da Rosa
A matemática da diferença na formação inicial de professores PDF
ERIKA SILOS DE CASTRO BATISTA, LEILIANE COUTINHO DA SILVA RAMOS, LULU HEALY
A prática revela uma experiência atípica PDF
Edilena Costa Silva
Investigando a sala de aula de matemática com alunos incluídos: dando vozes a alguns envolvidos PDF
Erasto Piedade Alonso, Anna Paula de Oliveira Queiroz, Rayana de Oliveira França Carvalho, Scarlett Andrade Pereira
Uma dinâmica para a socialização de um aluno autista do nono ano do ensino fundamental PDF
Karla Eliz de Borba Gomes de Oliveira, Rogério de Aguiar, Silvia Teresinha Frizzarini
As Transformações no Saber Ensinado para um Aluno Cego Incluído em uma Sala Regular: no ensino das medidas de tendência central PDF
Marcus Bessa de Menezes, Wanessa Lays Oliveira dos Santos
Construção de tarefas por meio da noção de variáveis em um modelo praxeológico para inclusão de alunos surdos PDF
Nadjanara Ana Basso Morás, Clélia Maria Ignatius Nogueira
Formação de Professores sob o olhar da preceptora:alunos do programa de residência pedagógica em matemática e uma prática inclusiva PDF
Amália Bichara Guimarães, Gisela Maria Pinto
Ensino de geometria para uma estudante com deficiência intelectual PDF
Marcelio Adriano Diogo
Consciência e Representatividade Afro-Brasileira: uma experiência de uma educação matemática inclusiva no ensino básico PDF
Luis Gustavo Marques Soares, Liliana Manuela Gaspar Cerveira da Costa
Uma visão helleriana da inserção social na EaD: Análise do cotidiano e da cotidianidade na formação de professores de Matemática em rede nacional (PROFMAT). PDF
Débora Gaspar Soares, Márcio Rufino Silva
Alunos surdos e suas multiplicações: interlocuções com a Etnomatemática PDF
Francisca Melo Agapito, Ieda Maria Giongo, Morgana Domênica Hattge
Possíveis relações entre o ensino de Matemática e representações sociais docentes acerca de estudantes com autismo PDF
Dayane Fernanda Borges de Araujo Walker, Fábio Alexandre Borges
Discalculia do Desenvolvimento: um estado da arte PDF
Cristiane Teixeira Cordeiro Fonseca, Edmar Reis Thiengo
As funções discursivas de Raymond Duval: análise do discurso de um aluno discalcúlico PDF
Jorge Paulino Silva Filho, Méricles Thadeu Moretti
Uma estudante cega e a aprendizagem em matemática: apontamentos semio-cognitivos no acesso aos objetos de saber PDF
Daiana Zanelato dos Anjos, Méricles Thadeu Moretti
Educação Matemática Inclusiva e a formação de professores: uma ciranda de pesquisas PDF
Ivete Maria Baraldi
Interpretação de gráficos por estudantes cegos: reflexões sobre o uso de tecnologia assistiva PDF
MAYRA DARLY DA SILVA, Liliane Maria Teixeira Lima de Carvalho Carvalho
Grafos e inclusão: conectando percepções no FESTMAT do Colégio Pedro II PDF
Vanessa Henriques Borges, Ivail Muniz Júnior
A adaptação de tabelas e gráficos estatísticos em obras didáticas de Matemática em braille PDF
Rodrigo Cardoso dos Santos, Claudia Coelho de Segadas-Vianna, Antonio Carlos Fontes dos Santos
Panorama brasileiro da Educação Matemática Inclusiva e a linguagem de programação Scratch: uma revisão bibliográfica PDF
TULA Rocha MORAIS
Somos todos normais PDF
Íria Bonfim Gaviolli
O ATO DE LER E O LEDOR PDF
Ledo Vaccaro Machado, Cláudia Segadas-Vianna
Experiência de ser surdo num curso de Licenciatura em Matemática: entrelaçando olhares PDF
Thamires Belo de Jesus, Rafael da Cunha Braga, Edmar Reis Thiengo
As representações sociais de professores de Matemática acerca da disciplina Cálculo Diferencial e Integral PDF
Elizabete Leopoldina da Silva, Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes

Créditos

Editoração dos Anais do I Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva
Prof. Dr. Agnaldo da Conceição Esquincalha, Prof. Dr. Fábio Alexandre Borges


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

ISSN: 2764-2100

Contato: enemi.gt13@gmail.com