GD1 - Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
					
			
				| 
				IDEIAS DO CONCEITO DE FUNÇÃO MOBILIZADAS POR ALUNOS DO 5ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA INVESTIGAÇÃO A PARTIR DE PROBLEMAS MISTOS				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Carla Larissa Halum Rodrigues									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				QUE CONHECIMENTOS REVELAM CRIANÇAS DO 3ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE GRÁFICOS E TABELAS DURANTE A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DO EMAI				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Valdinéia Prates Ribeiro									 | 
				 | 
			
			
		
					
					GD3 - Educação Matemática no Ensino Médio
					
			
				| 
				PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE GRANDEZAS E MEDIDAS COM ALUNOS DO CURSO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO - PROEJA				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Solange Taranto de Reis									 | 
				 | 
			
			
		
					
					GD5 - História da Matemática e da Educação Matemática
					
			
				| 
				UM MAPEAMENTO DAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REALÍSTICA NO INSTITUTO FREUDENTHAL				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Fernanda Boa Sorte Rocha									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO ESTADO DO CEARÁ: ENTRADAS E TRÂNSITOS				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Gisane Fagundes Rodrigues									 | 
				 | 
			
			
		
					
					GD6 - Educação Matemática, Tecnologias e Educação à Distância
					
			
				| 
				SMARTPHONE E INTEGRAIS MÚLTIPLAS: O QUE PODEMOS?				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Victor Ferreira Ragoni									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				DIÁLOGOS (IM)POSSÍVEIS ENTRE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS: UM ESTUDO SOBRE WEB CURRÍCULO				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Vera Lúcia de Oliveira Freitas Ruas									 | 
				 | 
			
			
		
					
					GD7 - Formação de Professores que Ensinam Matemática
					
			
				| 
				CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA MOBILIZADO POR FUTUROS PROFESSORES EM UMA DISCIPLINA DE PRÁTICA DE ENSINO				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											André Lima Rodrigues									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				MATEMÁTICA FINANCEIRA EM UMA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Vera Mônica Ribeiro									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E O MOVIMENTO DE SEUS SENTIDOS SOBRE AS PRÁTICAS: O CLUBE DE MATEMÁTICA				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Juliana Ribeiro Andrade									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DO CONTEÚDO DE DIVISÃO A PARTIR DOS SETE PROCESSOS MENTAIS BÁSICOS				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Iracema Sbizera dos Santos Ribeiro									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				O LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA ESCOLA BÁSICA: UM CURSO DE EXTENSÃO PARA PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Ana Luiza de Araujo Ribeiro									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE UMA PROFESSORA PROMOVIDO POR UM ESTUDO DE AULA				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Silmara Ribeiro Rodrigues									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				UMA ABORADGEM PARA ENSINO E APRENDIZAGEM DA DIVISÃO NAS SÉRIES INICIAIS COM ENFOQUE NA  FORMAÇÃO   DE PROFESSORES				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Josiane Rochemback									 | 
				 | 
			
			
		
					
					GD8 - Avaliação em Educação Matemática
					
			
				| 
				PROVA ESCRITA COM CONSULTA DE CADERNO EM UM CURSO DE CÁLCULO				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Renata Graciele Batista Rodrigues									 | 
				 | 
			
			
		
					
					GD9 - Processos Cognitivos e Linguísticos em Educação Matemática
					
			
				| 
				A EDUCAÇÃO INFANTIL E O DESENVOLVIMENTO DO SENTIDO DE NÚMERO PELAS CRIANÇAS				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Thayná Reis									 | 
				 | 
			
			
		
					
					GD10 - Modelagem Matemática
					
			
				| 
				COMUNICAÇÃO EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Robson Aparecido Ramos Rocha									 | 
				 | 
			
			
		
					
					GD13 - Educação Matemática e Inclusão
					
			
				| 
				UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE MATEMÁTICO GEOGEBRA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL HOSPITALAR				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Claire Fátima Sachet Ramos									 | 
				 | 
			
			
		
					
					GD16 - Etnomatemática
					
			
				| 
				PROJETO TRILHAS DA MATEMÁTICA: UM ESTUDO TEÓRICO BASEADO NA PERSPECTIVA DA ETNOMODELAGEM				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Jéssica Rodrigues									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				O JOGO AFRICANO OLÓPÓN AYÓ/MANCALA NA PERSPECTIVA DA ETNOMATEMÁTICA, DA DECOLONIALIDADE E DA INTERCULTURALIDADE				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Adriana Ferreira Rebouças Campelo									 | 
				 | 
			
			
		
					
					GD17 - Currículo, Políticas Públicas e Educação Matemática
					
			
				| 
				O PRAGMATISMO NA MATEMÁTICA, HISTORICAMENTE INSTITUCIONALIZADO: UM OLHAR SOBRE OS DOCUMENTOS LEGAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Italo Salomão Ribas									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				CENTRALIZAÇÃO CURRICULAR: INQUIETAÇÕES DE UMA PROFESSORA QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Renata Cristina Albieri dos Reis									 | 
				 | 
			
			
		
			
		
			
		
		Este trabalho está licenciado sob uma 
Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
ISSN: 2764-2100
Contato: enemi.gt13@gmail.com