GD1 - Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
					
			
				| 
				LETRAMENTO MATEMÁTICO: DOS DOCUMENTOS CURRICULARES AOS SABERES E PRÁTICAS DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Anie Masquete Paruta									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				LETRAMENTO ESTATÍSTICO:  CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS DE BARRAS COM EXCEL OU LÁPIS E PAPEL				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Marcilia Elane do Nascimento Pontes									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				O CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO E AS SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM: UMA INVESTIGAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL I, A RESPEITO DAS IDEIAS BASE DE FUNÇÃO				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Luciana Del Castanhel Peron									 | 
				 | 
			
			
		
					
					GD2 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental
					
			
				| 
				DIVISÃO: AS COMPREENSÕES DE ALUNOS DO 5º E DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Daiane Gomes Prior									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				O TRABALHO COM TAREFAS DE UM LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REALÍSTICA				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Diego Barboza Prestes									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				APROPRIAÇÃO DE CONCEITOS DE DIVISÃO: UMA POSSIBILIDADE PARA A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA SOB A PERSPECTIVA TEÓRICA DE BROUSSEAU E A DINÂMICA DOS JOGOS				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Celia Alves Pereira									 | 
				 | 
			
			
		
					
					GD3 - Educação Matemática no Ensino Médio
					
			
				| 
				TAREFAS DE ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE ANÁLISE COMBINATÓRIA				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Erika Regina Santana da Silva Pereira									 | 
				 | 
			
			
		
					
					GD4 - Educação Matemática no Ensino Superior
					
			
				| 
				ÁLGEBRA LINEAR NOS CURSOS DE ENGENHARIA: UMA ANÁLISE DA ESTRUTURA CURRICULAR DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE TRÊS UNIVERSIDADES DO ESTADO DE SÃO PAULO				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Juliana Martins Philot									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS NA ENGENHARIA CIVIL				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Rieuse Lopes Pinto									 | 
				 | 
			
			
		
					
					GD5 - História da Matemática e da Educação Matemática
					
			
				| 
				ARITMÉTICA INTUITIVA: OS PROBLEMAS DE ARITMÉTICA NOS LIVROS DE RAMON ROCA DORDAL (1891)				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											karina Cristina dos Santos Pavarin									 | 
				 | 
			
			
		
					
					GD6 - Educação Matemática, Tecnologias e Educação à Distância
					
			
				| 
				O PROJETO DE LEGO ROBÓTICA DA RME À LUZ DA THC: CONTRIBUIÇÕES AO CAMPO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Desirée Silva Lopes Pereira									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				KHAN ACADEMY: CONTEXTOS DE USOS PARA UMA APRENDIZAGEM INOVADORA				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Juliano Caetano Pinto									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				REALIDADE AUMENTADA: POSSIBILIDADES PARA A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Anderson LuÃs Pereira									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				CYBERFORMAÇÃO COM PROFESSORES IMERSOS EM TECNOLOGIAS DIGITAIS DE REALIDADE VIRTUAL				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Rosana Piovesan Pinheiro									 | 
				 | 
			
			
		
					
					GD7 - Formação de Professores que Ensinam Matemática
					
			
				| 
				UM CAMINHO, UM OLHAR, UM NOVO FAZER: NARRATIVAS DE PROFESSORES APÓS FORMAÇÃO CONTINUADA SOBRE EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Ana Paula Gonçalves Pita									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA E O ENSINO COM AS TD: O INÍCIO DE UMA CAMINHADA				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Eder Paulo Pereira									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				AS POSSÍVEIS NARRATIVAS DE PRÁTICA, AINDA QUE IMAGINÁRIAS, DE TRANSFORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA EM EDUCADOR MATEMÁTICO CRÍTICO				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Bruno de Carvalho Pereira									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA: QUE CRITÉRIOS SÃO IDENTIFICADOS?				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Ana Paula Perovano									 | 
				 | 
			
			
		
					
					GD8 - Avaliação em Educação Matemática
					
			
				| 
				ANÁLISE PRAXEOLÓGICA DE QUESTÕES DO SARESP RELACIONADOS A TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Ederson Sales Pastor									 | 
				 | 
			
			
		
					
					GD9 - Processos Cognitivos e Linguísticos em Educação Matemática
					
			
				| 
				UMA ANÁLISE PRAXEOLÓGICA DA GEOMETRIA FRACTAL EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Ana Eliza Pescini									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				O ENSINO DO RACIOCÍNIO LÓGICO  NO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DE SILOGISMOS				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Valéria Aparecida Pilate									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				RESOLUÇÕES DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS ATRAVÉS DA LITERATURA: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR BASEADA NA OBRA DE MALBA TAHAN				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Ana Marlice Manhães Paes									 | 
				 | 
			
			
		
					
					GD10 - Modelagem Matemática
					
			
				| 
				MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO SOB A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Hedy de Paula Paiva									 | 
				 | 
			
			
		
					
					GD13 - Educação Matemática e Inclusão
					
			
				| 
				GAMIFICAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Luis Fernando Pacheco Pereira									 | 
				 | 
			
			
		
					
					GD14 - Resolução de Problemas
					
			
				| 
				EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA: UMA PROPOSTA DE ESTUDO ARTICULADA COM A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											CÃntia Poffo									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				AVALIAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM DURANTE A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Marcio Pironel									 | 
				 | 
			
			
		
					
					GD17 - Currículo, Políticas Públicas e Educação Matemática
					
			
				| 
				A BNCC DE MATEMÁTICA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E POSSÍVEIS CAMINHOS PARA RESISTÊNCIAS				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											ValmÃria Barcellos Pereira									 | 
				 | 
			
			
		
			
		
			
		
		Este trabalho está licenciado sob uma 
Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
ISSN: 2764-2100
Contato: enemi.gt13@gmail.com