GD1 - Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
					
			
				| 
				UM LEVANTAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM DE NÚMEROS RACIONAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (1997-2017)				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Diana Maia									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				A EXPLICAÇÃO ORAL NO ENSINO DE GRÁFICOS NOS ANOS INICIAIS				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Rita de Cássia Gonçalves Muniz									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				QUIZ – UM ELEMENTO MEDIADOR DE APRENDIZAGEM ENTRE A CRIANÇA E O CONHECIMENTO				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Éllen Alves Matsuchita									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DO PROFESSOR NO ÂMBITO DAS PLANIFICAÇÕES DE SUPERFÍCIES GEOMÉTRICAS ESPACIAIS				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Débora Mares Meireles									 | 
				 | 
			
			
		
					
					GD2 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental
					
			
				| 
				OS JOGOS COMO RECURSO NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL II				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Simone Aparecida Martins									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				A INTRODUÇÃO DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU COM UMA INCÓGNITA POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E DO USO DE ALGEBRA TILES				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Franciele Marciane Meinerz									 | 
				 | 
			
			
		
					
					GD3 - Educação Matemática no Ensino Médio
					
			
				| 
				O NÚMERO RACIONAL EM SUA FORMA FRACIONÁRIA: O LUGAR DE UM CONCEITO EM FORMAÇÃO NO ENSINO MÉDIO				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Maria das Graças Morato Lobato Menezes									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				SITUAÇÕES-PROBLEMAS QUE ENVOLVEM O CONCEITO DE FUNÇÃO AFIM: UMA ANÁLISE À LUZ DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Clarice de Almeida Miranda									 | 
				 | 
			
			
		
					
					GD4 - Educação Matemática no Ensino Superior
					
			
				| 
				INVESTIGANDO AS CONTRIBUIÇÕES DOS LESSON STUDY NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES DERIVADAS EM CÁLCULO I				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											José Cirqueira Martins Júnior									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS E SIGNIFICADOS DA INTEGRAL DEFINIDA NA PERSPECTIVA DO PENSAMENTO MATEMÁTICO AVANÇADO				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Janine Freitas Mota									 | 
				 | 
			
			
		
					
					GD5 - História da Matemática e da Educação Matemática
					
			
				| 
				A EXPERTISE PROFISSIONAL DA PROFESSORA VITALIA CAMPOS NA UTILIZAÇÃO DAS CARTAS DE PARKER PARA O ENSINO DE ARITMÉTICA				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Robert Rene Michel Michel Junior									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				O ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA VISCONDE DE CAIRU NO PERÍODO DO MOVIMENTO DA ESCOLA NOVA				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Aline Suemi Moroto									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				UM ESTUDO SOBRE A ESCOLA RURAL ÁGUA DO MANDI POR MEIO DA HISTÓRIA ORAL				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Juliana de Melo									 | 
				 | 
			
			
		
					
					GD6 - Educação Matemática, Tecnologias e Educação à Distância
					
			
				| 
				ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO DE MATEMÁTICA: COMO OS CONTEÚDOS SE FAZEM PRESENTES?				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Neumar Regiane Machado Albertoni									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRÁTICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Sandra Menezes									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				SALA DE AULA INVERTIDA: UMA PROPOSTA PARA O ESTUDO DA FORMA TRIGONOMÉTRICA DOS NÚMEROS COMPLEXOS				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											João Anderson Mendes									 | 
				 | 
			
			
		
					
					GD7 - Formação de Professores que Ensinam Matemática
					
			
				| 
				UMA LEITURA DAS FALAS DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA SOBRE “SER PROFESSOR DE MATEMÁTICA”				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Walter LuÃs Moura Silva									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Jéssica Tomiko Araújo Mitsuuchi									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DA PESQUISA-FORMAÇÃO: PROGRAMA OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO E OS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Aline Luz Mesquita									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				O PENSAMENTO ESTATÍSTICO DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES DO CICLO INVESTIGATIVO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Mariângela da Costa Mendonça									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				IMPACTOS DE UM CURSO DE FORMAÇÃO ACERCA DO CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO NO CONHECIMENTO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Leila de Souza Mello									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				DINÂMICA DA PRODUÇÃO DE SIGNIFICADO A RESPEITO DE NÚMEROS COM REPRESENTAÇÃO DECIMAL POR PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO CONTINUADA				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Veronica Borsonelli Marcarini									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				ENSINO E APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA NOS ANOS INICIAIS: FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Iasmim Martins Noro									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA PROFESSORA POLIVALENTE NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Darlan Maurente Rangel									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				CONCEPÇÕES SOBRE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM CURSOS DE PEDAGOGIA				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Michela Caroline Macêdo									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				O ENSINO DE EQUAÇÃO DO 1º GRAU ATRAVÉS DE UM JOGO DE REGRAS: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Rafael da Cruz Moreira									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				UM ESTUDO DAS DIFICULDADES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES INICIANTES EM MATEMÁTICA				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Emerson Batista Ferreira Mota									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				A CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA E AGÊNCIA DE UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA QUE PARTICIPA DE UMA COMUNIDADE FRONTEIRIÇA				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Cristina Meyer									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Ediel Pereira de Macedo									 | 
				 | 
			
			
		
					
					GD10 - Modelagem Matemática
					
			
				| 
				MODELAGEM MATEMÁTICA E SEQUÊNCIA FEDATHI: INTERFACES E IMPLICAÇÕES NA AÇÃO DOCENTE				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Adriana Ferreira Mendonça									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				MODOS DE VER E SIGNIFICAR AS MATEMÁTICAS/CIÊNCIAS EM PRÁTICAS DE CULTIVO DE ALFACE DE UM AGRICULTOR RURAL À LUZ DA TERAPIA DESCONSTRUCIONISTA				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Suliany Victória Ferreira Moura									 | 
				 | 
			
			
		
					
					GD12 - Ensino de Probabilidade e Estatística
					
			
				| 
				ENSINO E APRENDIZADO DE ESTATÍSTICA EM CONTEXTO DE SAÚDE EMOCIONAL DOS ADOLESCENTES				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Vanessa Maciel Mangelot									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				A EQUIVALÊNCIA DE ESTÍMULOS CONTRIBUINDO PARA O  ENSINO DE PROBABILIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Cláudio Marcelo Alves Marques									 | 
				 | 
			
			
		
					
					GD13 - Educação Matemática e Inclusão
					
			
				| 
				CAMINHANDO JUNTOS: PROGRAMANDO E APRENDENDO PARA ALÉM DOS DADOS EM UMA TURMA INCLUSIVA DO ENSINO FUNDAMENTAL				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Tula Rocha Morais									 | 
				 | 
			
			
		
					
					GD14 - Resolução de Problemas
					
			
				| 
				A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA A CONSTRUÇÃO DOS CONCEITOS DE “POTENCIAÇÃO E RADICIAÇÃO” COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Marcela Camila Picin de Melo									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				O ENSINO DE MATEMÁTICA VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Luiz Otavio Rodrigues Mendes									 | 
				 | 
			
			
		
					
					GD15 - Educação Financeira
					
			
				| 
				EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE DE MATERIAIS UTILIZADOS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE RECIFE				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Joseilda Machado Mendonça									 | 
				 | 
			
			
		
					
					GD16 - Etnomatemática
					
			
				| 
				INTERCULTURALIDADE E ETNOMATEMÁTICA: REFLEXÕES A PARTIR DO PENSAMENTO DECOLONIAL				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Danielle Alves Martins									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				DA FALA, DAS MÃOS, DO CORPO: A PRODUÇÃO CULTURAL NAS COMUNIDADES ARTESÃS DE CAMPO BURITI E CAMPO ALEGRE/MG EM UMA ABORDAGEM ETNOMATEMÁTICA				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Rafael Antunes Machado									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				ETNOMATEMÁTICA: AS CONCEPÇÕES DE CULTURA NAS TESES DEFENDIDAS NA ÁREA NO PERÍODO ENTRE 1996 E 2017				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Claudia de Jesus Meira									 | 
				 | 
			
			
		
					
					GD17 - Currículo, Políticas Públicas e Educação Matemática
					
			
				| 
				OLHAR SOBRE O CURRÍCULO OCULTO A PARTIR DO PONTO DE VISTA DE UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Nilza Zanon de Sousa Machado									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				A IDENTIDADE CAMPESINA EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Danusa Nunes de Menezes									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				CENÁRIOS DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA COM ADOLESCENTES INFRATORES EM SOCIOEDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE PROTAGONISMO DE ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI PRIVADOS DE LIBERDADE				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											João Marcos Marques Machado									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				A TRAVESSIA DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS PAULISTAS				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Igor Micheletto Martins									 | 
				 | 
			
			
		
			
		
			
		
		Este trabalho está licenciado sob uma 
Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
ISSN: 2764-2100
Contato: enemi.gt13@gmail.com