GD2 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental
					
			
				| 
				UM ESTUDO SOBRE OS CRITÉRIOS UTILIZADOS PELOS PROFESSORES ENVOLVENDO A SELEÇÃO DE TAREFAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Franciéllem Roberta Gonçalves									 | 
				 | 
			
			
		
					
					GD4 - Educação Matemática no Ensino Superior
					
			
				| 
				ORIGAMI: UM ESTUDO SOBRE A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Carolina Yumi Lemos Ferreira Graciolli									 | 
				 | 
			
			
		
					
					GD5 - História da Matemática e da Educação Matemática
					
			
				| 
				O MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA: ORIENTAÇÕES DADAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, SÃO PAULO, DÉCADA DE 1970				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Relicler Pardim Gouveia									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				“ELEMENTOS” DE EUCLIDES E GEOGEBRA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Thais Maria Barbosa Goulart									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				AS REVISTAS PEDAGÓGICAS PAULISTAS E AS ORIENTAÇÕES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES: UM LEVANTAMENTO QUALI-QUANTITATIVO, 1890 – 1903				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Victor Hugo de Lemos Gomes									 | 
				 | 
			
			
		
					
					GD6 - Educação Matemática, Tecnologias e Educação à Distância
					
			
				| 
				CONTRIBUIÇÕES DA ROBÓTICA EDUCACIONAL PARA A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA EURICO DE AGUIAR SALLES				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Roger da Trindade Gomes									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				APROPRIAÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS EM AMBIENTES COMPUTACIONAIS SOB UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Elivelton Henrique Gonçalves									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				MATEMÁTICA, ARTE E TECNOLOGIA: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES INSCRITOS NO III FESTIVAL DE VÍDEOS DIGITAIS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA SOBRE PERFORMANCE MATEMÁTICA DIGITAL				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Hercules Gimenez									 | 
				 | 
			
			
		
					
					GD7 - Formação de Professores que Ensinam Matemática
					
			
				| 
				PROCESSOS FORMATIVOS DE PROFESSORES NO MOVIMENTO DAS FEIRAS DE MATEMÁTICA				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Araceli Gonçalves									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				A HISTÓRIA ORAL COMO ABORDAGEM PEDAGÓGICA NA DISCIPLINA “HISTÓRIA E SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO: QUESTÕES DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA” EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											TaÃs Fernanda Gutzlaf									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				MOBILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO DOCENTE EM AULAS DE GEOMETRIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Bárbara Silva Gumiero									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				APRENDIZAGENS PROFISSIONAIS EM UM CONTEXTO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Flávia Maria Gonçalves da Costa									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E SITUAÇÕES DIDÁTICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: COMO O CONHECIMENTO DE CONCEPÇÕES TEÓRICAS PODE AJUDAR O PROFESSOR NO ENSINO DA GEOMETRIA				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Luciano Soares Gabriel									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				CURSOS DE SEGUNDA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA: UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Simone Batista Guedes									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				INVESTIGANDO A PRÓPRIA PRÁTICA EM UM ENSINO EXPLORATÓRIO ENVOLVENDO SIMETRIA EM CONTEXTOS ALGÉBRICOS				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Marcel Messias Gonçalves									 | 
				 | 
			
			
		
					
					GD12 - Ensino de Probabilidade e Estatística
					
			
				| 
				CONCEPÇÕES SOBRE ESTATÍSTICA: UM ESTUDO COM PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO MÉDIO				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Cassio Cristiano Giordano									 | 
				 | 
			
			
		
					
					GD13 - Educação Matemática e Inclusão
					
			
				| 
				A ANÁLISE ARQUEOLÓGICA DO DISCURSO COMO MÉTODO PARA UMA AGENDA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Ãria Bonfim Gaviolli									 | 
				 | 
			
			
		
					
					GD14 - Resolução de Problemas
					
			
				| 
				O ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO METODOLOGIA PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA GEOMETRIA ESPACIAL				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Ricardo Gonçalves									 | 
				 | 
			
			
		
					
					GD17 - Currículo, Políticas Públicas e Educação Matemática
					
			
				| 
				DIRETRIZES CURRÍCULARES PARA FORMAÇÃO DE PROFESSOREES DE MATEMÁTICA – O ESTADO EM AÇÃO				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Ronaldo Antonio Junior Gollo									 | 
				 | 
			
			
		
			
		
			
		
		Este trabalho está licenciado sob uma 
Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
ISSN: 2764-2100
Contato: enemi.gt13@gmail.com