GD2 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental
					
			
				| 
				ATELIÊ DE MATEMÁTICA: UM ESPAÇO PARA DIÁLOGO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Leandro de Andrades Campos									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				FEIRAS DE MATEMÁTICA DE JUIZ DE FORA: INVESTIGANDO  PROCESSOS FORMATIVOS NOS ALUNOS PARTICIPANTES				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Nayara de Oliveira Costa									 | 
				 | 
			
			
		
					
					GD3 - Educação Matemática no Ensino Médio
					
			
				| 
				TEORIA DOS JOGOS PARA O ENSINO MÉDIO				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Luiz Cláudio Alves de Carvalho									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				ANÁLISE DAS PRAXEOLOGIAS DOS ESTUDANTES DO 1ºANO DO ENSINO MÉDIO EM UM MODELO INTERDISCIPLINAR ENVOLVENDO FUNÇÃO AFIM ENTRE MATEMÁTICA, QUÍMICA E FÍSICA				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Abel de Oliveira Carneiro									 | 
				 | 
			
			
		
					
					GD4 - Educação Matemática no Ensino Superior
					
			
				| 
				UNIDADES DE ENSINO POTENCIAMENTE SIGNIFICATIVAS NA DISCIPLINA DE PRÉ-CÁLCULO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO FUNCIONAL				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											João Paulo Correa de Oliveira Junior									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				A PRESENÇA DA MATEMÁTICA NAS PROVAS DO ENADE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Sonia Maria Martins Corsi									 | 
				 | 
			
			
		
					
					GD5 - História da Matemática e da Educação Matemática
					
			
				| 
				ENSINO DE MATEMÁTICA EM SALAS MULTISSERIADAS NO RIO GRANDE DO NORTE: PERSPECTIVAS EM CONSTRUÇÃO				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Bárbara Fernandes Costa									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				ABAIXO EUCLIDES OU IGUAL EUCLIDES? ALGUMAS IMPRESSÕES SOBRE O ENSINO DE GEOMETRIA EM TEMPOS DE MATEMÁTICA MODERNA				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Marizete Nink de Carvalho									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				SABERES PARA ENSINAR MATEMÁTICA (GEOMETRIA): MANUAIS ESCOLARES EM TEMPOS DE ESCOLA NOVA				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Evellin Sena Cruz									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				UMA CARACTERIZAÇÃO DO SABER CÁLCULO MENTAL SISTEMATIZADO POR MARIA DO CARMO SANTOS DOMITE PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1980 – 1996				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Antônio Robert Chagas Conceição									 | 
				 | 
			
			
		
					
					GD6 - Educação Matemática, Tecnologias e Educação à Distância
					
			
				| 
				PRODUÇÃO DE VÍDEOS MULTIMOLDAIS: POSSIBILIDADE DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE INTEGRAIS MÚLTIPLAS				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Geciara da Silva Carvalho									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				ROBÓTICA NA ESCOLA PÚBLICA: UMA ATIVIDADE EXTRACURRICULAR PARA ALUNOS DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM DIFICULDADES NO APRENDIZADO DE MATEMÁTICA				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Danubia Baltazar da Cruz									 | 
				 | 
			
			
		
					
					GD7 - Formação de Professores que Ensinam Matemática
					
			
				| 
				IMPLICAÇÕES DA BNCC PARA O CONHECIMENTO PROFISSIONAL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Cássia Edmara Coutinho Murback Maggioni									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				SABERES PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOMETRIA ESPACIAL A PARTIR DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Zelia Beserra Camelo									 | 
				 | 
			
			
		
					
					GD8 - Avaliação em Educação Matemática
					
			
				| 
				AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA NO PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Manuella Heloisa de Souza Carrijo									 | 
				 | 
			
			
		
					
					GD9 - Processos Cognitivos e Linguísticos em Educação Matemática
					
			
				| 
				TRANSIÇÃO DO 5º PARA O 6º ANO: UM ESTUDO CORRELACIONAL ENTRE CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA, ATITUDES E ATRIBUIÇÃO DE CAUSALIDADE				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Milena Conceição Coutinho									 | 
				 | 
			
			
		
					
					GD10 - Modelagem Matemática
					
			
				| 
				PROPOR E RESPONDER TAREFAS COM VÍDEOS: UMA POSSÍVEL INTERLOCUÇÃO ENTRE MODELAGEM E PRODUÇÃO DE VÍDEOS DIGITAIS				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Neil da Rocha Canedo Junior									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				COMPETÊNCIAS METACOGNITIVAS NO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Élida Maiara Velozo de Castro									 | 
				 | 
			
			
		
					
					GD12 - Ensino de Probabilidade e Estatística
					
			
				| 
				COMPREENSÕES DE LETRAMENTO ESTATÍSTICO ENTRE LICENCIANDOS DE MATEMÁTICA: EXPLORANDO DIMENSÕES CRÍTICAS EM UMA SITUAÇÃO DE FORMAÇÃO				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											José Roberto Costa Junior									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				A INSUBORDINAÇÃO CRIATIVA NA EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA COMO CONSEQUÊNCIA DA AUTORREFLEXÃO DA PESQUISADORA				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Solange Aparecida Corrêa									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				O ENSINO DE PROBABILIDADE BASEADO NA LITERACIA ESTATÍSTICA E PROBABILÍSTICA PARA A TOMADA DE DECISÃO				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Cristimara Rodrigues de Castilho									 | 
				 | 
			
			
		
					
					GD13 - Educação Matemática e Inclusão
					
			
				| 
				ANSIEDADE MATEMÁTICA: COMO DIMINUIR OS EFEITOS DELETÉRIOS POR MEIO DO FLOW DE IMERSÃO AOS JOGOS MATEMÁTICOS – REVISÃO DE LITERATURA				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Ana Maria Antunes de Campos									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				APRENDIZAGEM COLABORATIVA: EDUCAÇÃO FINANCEIRA POR MEIO DA REDE SOCIAL FACEBOOK				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Márcio Alexandre do Nascimento Chagas									 | 
				 | 
			
			
					
			
				| 
				EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM UMA CLASSE HOSPITALAR – VIVÊNCIAS PARTILHADAS				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Eunice Maria Figueira Cajango									 | 
				 | 
			
			
		
					
					GD14 - Resolução de Problemas
					
			
				| 
				A METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA O ENSINO DE PROGRESSÃO GEOMÉTRICA NO ENSINO SUPERIOR				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Matheus Metz Correa									 | 
				 | 
			
			
		
					
					GD17 - Currículo, Políticas Públicas e Educação Matemática
					
			
				| 
				EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: UMA ANÁLISE DE PUBLICAÇÕES DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO				 | 
				
																		PDF
															 | 
			
			
				| 
											Maiéli Masteloto Crestani									 | 
				 | 
			
			
		
			
		
			
		
		Este trabalho está licenciado sob uma 
Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
ISSN: 2764-2100
Contato: enemi.gt13@gmail.com