GD 01 - Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
A Literatura Infantil no Ensino de Matemática para o Ciclo de Alfabetização da Rede Municipal de São Paulo |
PDF
|
Michele Ferreira Silva |
|
UMA ANÁLISE DE PROPOSTAS DE ATIVIDADES RELACIONADAS À SEQUÊNCIAS REPETITIVAS NOS ANOS INICIAIS |
PDF
|
YASMIN RODRIGUES DA ROCHA |
|
EXPLORANDO AS OPERAÇÕES COM NÚMEROS FRACIONÁRIOS: UMA ABORDAGEM POR MEIO DAS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS |
PDF
|
Leticia Dornellas Dias |
|
Álgebra inicial no primeiro segmento da Educação de Jovens e Adultos |
PDF
|
Ludmila Wanderley Martins |
|
UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO DE SITUAÇÕES DESENCADEADORAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
PDF
|
Jocimara Rossa Rodrigues |
|
A APROPRIAÇÃO DE CONCEITOS ALGÉBRICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CONTEXTO DO CLUBE DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Ana Luiza de Araujo Ribeiro |
|
A Relação Entre O Desenvolvimento Do Pensamento Aritmético Em Alunos Do 1º E Do 2º Ano Dos Anos Iniciais E A Constituição Do Material Didático Oficial Do Estado De São Paulo. |
PDF
|
Shalimar Silvia Santos Maximo |
|
PRÁTICAS DE NUMERAMENTO PARA INCLUSÃO SOCIAL: UM ESTUDO COM ALFABETIZANDO DAS TERCEIRA IDADE |
PDF
|
Douglas Silva Santos |
|
O USO DE MATERIAL PARADIDÁTICO NA ALFABETIZAÇÃO ESTATÍSTICA NOS ANOS INICIAIS DE UMA ESCOLA DE COMUNIDADE DO RIO DE JANEIRO |
PDF
|
Luciane Lage Pazito |
|
QUE COMECEM OS JOGOS! O JOGO COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS |
PDF
|
Adriana Marques Sampaio |
|
O letramento matemático e a formação de professores: uma jornada pelas unidades temáticas da BNCC. |
PDF
|
MarcÃlia Cavalcante Viana |
|
LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Karen Maria Jung Valk |
|
FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL ENVOLVENDO REPRESENTAÇÃO GEOMÉTRICA DE SÓLIDOS |
PDF
|
Beatriz da Penha Santos |
|
ENSINO DE ESTATÍSTICA: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, A PARTIR DO QUE É PROPOSTO NOS DOCUMENTOS CURRICULARES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E DA CIDADE DE SÃO JOÃO DE MERITI |
PDF
|
Loise Tarouquela Medeiros |
|
O ENSINO DE MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PRÁTICAS DE LETRAMENTO MATEMÁTICO EM TURMAS DE 3º ANO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE SÃO MATEUS/ES |
PDF
|
Rafaela Dos Santos Ribeiro |
|
CONTRIBUIÇÕES DA METODOLOGIA DE ENSINO SEQUÊNCIA FEDATHI PARA O ENSINO DO CAMPO MULTIPLICATIVO |
PDF
|
srº Leandro Nogueira Quinto |
|
OS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO ARTICULADO AOS DIFERENTES TIPOS DE PENSAMENTOS MATEMÁTICOS |
PDF
|
Gustavo Gomes Moreno Senhora |
|
O PENSAMENTO GEOMÉTRICO DE VAN HIELE NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES FEDATHIANAS INCLUSIVAS |
PDF
|
Roberto da Rocha Miranda |
|
MOBILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE JANUÁRIA-MG |
PDF
|
Mirelle Pereira da Silva |
|
FORMAÇÃO CONTINUADA ONLINE EM SERVIÇO: Memes na expressão de memórias de professoras que ensinam matemática nos anos iniciais |
PDF
|
Rute Ribeiro Meireles |
|
GD 02 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental
SEQUÊNCIA RECURSIVA COM O USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHO: UMA ABORDAGEM INOVADORA PARA O PENSAMENTO ALGÉBRICO |
PDF
|
Alaide CecÃlia de Lima, ALAIDE CECÃLIA DE LIMA |
|
O impacto das Gaiolas Epistemológicas na transição do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental |
PDF
|
Eliane Santos Alves |
|
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE EQUAÇÃO QUADRÁTICA À LUZ DO ENFOQUE ONTOSSEMIÓTICO DOS CRITÉRIOS DE ADEQUAÇÃO DIDÁTICA |
PDF
|
Robert David Fernandes Sousa |
|
O ENSINO CONCEITO DE FRAÇÃO A PARTIR DE SEUS SIGNIFICADOS |
PDF
|
Carla Daniella Barreto dos Santos |
|
EXPLORANDO A SINERGIA DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES: INTEGRAÇÃO INTERDISCIPLINAR ENTRE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS DA NATUREZA |
PDF
|
Marusa Rosa Dreher |
|
UM ESTUDO SOBRE A RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES POLINOMIAIS DO SEGUNDO GRAU: POR QUE A PREDILEÇÃO E USO QUASE EXCLUSIVO DA FÓRMULA DE BHÁSKARA? |
PDF
|
Francisco Fabiano dos Santos |
|
JOGOS NO ENSINO DE EQUAÇÃO DO PRIMEIRO GRAU: UMA PROPOSTA DIDÁTICA |
PDF
|
Suzy Kelly da Silva |
|
ANÁLISE DE UM PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL A RESPEITO DE FRAÇÕES, A PARTIR DO MODELO DOS CAMPOS SEMÂNTICOS |
PDF
|
Bruna Moll Fernandes |
|
JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DAS OPERAÇÕES DA MATEMÁTICA ESCOLAR E A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS |
PDF
|
Charlene Onhas Galo |
|
UTILIZANDO MEIOS DE COMUNICAÇÃO PARA DESENVOLVER A LINGUAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
Isadora Roth |
|
INDÍCIOS DE PENSAMENTO ALGÉBRICO EM INVESTIGAÇÕES MATEMÁTICAS COM ALUNOS DO SÉTIMO ANO |
PDF
|
Rafaella Freitas Vargas |
|
PERCEPÇÕES DE CRITICIDADE VIA PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TECNOLÓGICA |
PDF
|
Bruno Tumelero Fetter |
|
O USO DE JOGOS ONLINE COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DA MATEMÁTICA NO SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Eliane Fraga Silveira |
|
TAREFAS MATEMÁTICAS E A RELAÇÃO ENTRE DESEMPENHO ACADÊMICO E ANSIEDADE MATEMÁTICA |
PDF
|
Nadia Alves Brito |
|
COMPREENSÃO DE EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU NA PERSPECTIVA DE TAREFAS EXPLORATÓRIAS |
PDF
|
PatrÃcia Andressa Maieski |
|
A ÁLGEBRA NOS DOCUMENTOS CURRICULARES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO ESTADO DE SÃO PAULO NAS ÚLTIMAS DÉCADAS |
PDF
|
Paulo Eugênio Silva |
|
UM ESTUDO DAS POSSIBILIDADES DE INTEGRAÇÃO DA GEOMETRIA COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS SOB UM OLHAR DOS CRITÉRIOS DE ADEQUAÇÃO DIDÁTICA |
PDF
|
Marcelo Henrique dos Reis Filho |
|
A GAMIFICAÇÃO E AS COMPETÊNCIAS GERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM AULAS DE MATEMÁTICA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Gustavo Henrique Zanette |
|
O CLUBE DE MATEMÁTICA COMO AGENTE CRIADOR DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Ayronn da Silva Santos |
|
O papel das tarefas no ensino de variáveis - Uma trajetória hipotética de aprendizagem no 8° ano do Ensino Fundamental. |
PDF
|
Amanda Oliveira Calazans |
|
GD 03 - Educação Matemática no Ensino Médio
ANÁLISE DAS ABORDAGENS DA MATEMÁTICA FINANCEIRA EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DE CAMPINA GRANDE - PB |
PDF
|
Caio VinÃcius Silva |
|
ARGUMENTAÇÃO, GEOMETRIA E HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: UMA INVESTIGAÇÃO DAS RELAÇÕES E CONTRIBUIÇÕES DA GEOMETRIA E DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO DESENVOLVIMENTO DA ARGUMENTAÇÃO |
PDF
|
Amanda de Araujo Queiroz |
|
VÍNCULO DO SABER CIENTÍFICO SOBRE GEOMETRIAS NÃO-EUCLIDIANAS COM OS SABERES ESCOLARES DO ENSINO BÁSICO VÍNCULO DO SABER CIENTÍFICO SOBRE GEOMETRIAS NÃO-EUCLIDIANAS COM OS SABERES ESCOLARES DO ENSINO BÁSICO |
PDF
|
Milenko Schiavetti Basilio Kovacevic |
|
CONTRIBUIÇÕES DE UM REPOSITÓRIO PARA A PRÁTICA DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA |
PDF
|
Izabella Arpini Ferreira |
|
A MATEMATICA E O PENSAMENTO SUSTENTAVEL |
PDF
|
NORMA DIAS CRUZ DE CARVALHO |
|
O DIÁLOGO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NA EJA: UM OLHAR PARA O QUE DIZEM OS EDUCANDOS E A EDUCADORA MATEMÁTICA. |
PDF
|
Eduardo dos Reis Mendes da Silva |
|
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA RELAÇÃO TRABALHO MANUAL/INTELECTUAL: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO EM REDES DE COMPUTADORES |
PDF
|
Stella Gomes de Souza |
|
UMA DISCUSSÃO INICIAL A RESPEITO DE EMPODERAMENTO FEMININO NAS AULAS DE MATEMÁTICA: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DO MODELO DOS CAMPOS SEMÂNTICOS. |
PDF
|
Euléssia Costa Silva |
|
UM PANORAMA DAS PUBLICAÇÕES SOBRE A ABORDAGEM DO ENSINO EXPLORATÓRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
PDF
|
Luiz Fernando Ferreira Machado |
|
Um olhar da Educação Matemática Crítica para as dissertações e teses brasileiras que relacionam vídeos ao ensino de Matemática da Educação Básica |
PDF
|
LuÃs Fernando Mesquita de Lima |
|
GD 04 - Educação Matemática no Ensino Superior
UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA PARA O ENSINO DE CÁLCULO INTEGRAL A PARTIR DE UM PROBLEMA CLÁSSICO DA ENGENHARIA CIVIL |
PDF
|
Karina Bradaschia Rocha |
|
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL |
PDF
|
Gabriel Ribeiro Padilha |
|
UMA PESQUISA SOBRE A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA EM CURSOS DE MATEMÁTICA DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL MINEIRA |
PDF
|
Cyndi Menezes Pimentel |
|
GD 05 - História da Matemática e da Educação Matemática
Uso de Textos Históricos e Lendas em Matemática: Uma Abordagem em História da Matemática |
PDF
|
Denise Aparecida Enes RIBEIRO |
|
NA LUTA PELO DIREITO À EDUCAÇÃO: HISTÓRIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS/EDUCACIONAIS DE UMA COMUNIDADE DO CAMPO |
PDF
|
Gleisson Santos de Oliveira |
|
PROPOSTA DE FORMAÇÃO COM ARTICULAÇÕES EM INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA E MODELO DOS CAMPOS SEMÂNTICOS |
PDF
|
Thaciane Jahring Schunk |
|
O ESTUDO DIRIGIDO COMO TÉCNICA DIDÁTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA |
PDF
|
Rogério Joaquim Santana |
|
UMA HISTÓRIA SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM RONDÔNIA. |
PDF
|
Rafaela Ferreira Afonso |
|
O ENSINO DE MATEMÁTICA NO SERTÃO PARAIBANO: A APLICAÇÃO DA METODOLOGIA LESSON STUDY EM CONJUNTO COM OS CRITÉRIOS DE IDONEIDADE DIDÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES |
PDF
|
Péricles Dennys Santana Costa |
|
AS GEOMETRIAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UEMS |
PDF
|
Marisa Raquel de Melo Pereira |
|
PERSPECTIVAS DE PROFESSORES E ESTUDANTES ACERCA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REGIONAL DO RIO GRANDE DO NORTE |
PDF
|
Tiely Virginio da Hora Lima |
|
MEMÓRIAS DA DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA: LUTAS E RESISTÊNCIAS NO TEMPO PRESENTE |
PDF
|
Ledevande Martins da Silva |
|
ANÁLISE DA DISCIPLINA DIDÁTICA NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO/CEUNES: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DE 1960 A 2002 |
PDF
|
Célio Moacir dos Santos |
|
O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA MENINAS: UMA ANÁLISE HISTÓRICA DE ORIENTAÇÕES PARA ENSINAR MATEMÁTICA QUE CIRCULARAM NO INÍCIO DO SÉCULO XX EM ESCOLAS FEMININAS |
PDF
|
Thainá Araujo Bonfim |
|
GEOMETRIA ANALÍTICA NO ENSINO SUPERIOR NAS DÉCADAS DE 1960 E 1970: ANÁLISE DE MANUAIS DE AUTORES BRASILEIROS |
PDF
|
Daniel José de Paula |
|
UMA VISÃO HISTÓRICA SOBRE JOAQUIM GOMES DE SOUZA (1829-1864) E UMA TRADUÇÃO PARCIAL DO PRIMEIRO CAPÍTULO DE SEU LIVRO MÉLANGES DE CALCUL INTEGRAL |
PDF
|
Gabriel Faria Vieira |
|
SABERES PROFISSIONAIS RELATIVOS AO ENSINO DE GEOMETRIA: FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTES – PRIMEIRAS CONSIDERAÇÕES |
PDF
|
Rosane Miguel Alvin Mendonça |
|
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO ALIADA NO ENSINO DA MULTIPLICAÇÃO: UMA PROPOSTA PRA INVESTIGAÇÃO |
PDF
|
Bárbara C. Toledo Lima |
|
SIGNIFICADOS PRODUZIDOS A PARTIR DE UM ESTUDO HISTÓRICO SOBRE A RAZÃO ÁUREA NA ELABORAÇÃO DE UMA PROPOSTA EDUCACIONAL |
PDF
|
Patrick Storch Sorio |
|
A ÁLGEBRA ESCOLAR NO COMPÊNDIO ELEMENTOS DE ÁLGEBRA DE OTTONI |
PDF
|
VÃtor da Silva Botelho |
|
ZOLTAN P. DIENES E O ENSINO DE FRAÇÕES: UMA ANÁLISE DOS SABERES A E PARA ENSINAR EM PUBLICAÇÕES DIRIGIDAS A PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (1960-1980) |
PDF
|
Armando Freitas Tramontano |
|
GD 06 - Educação Matemática, Tecnologia e Educação à Distância
FAZER E COMPREENDER NA PROGRAMAÇÃO: ANÁLISE SOBRE A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS |
PDF
|
Luiza Lehmen Kerkhoff |
|
TIKTOK NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE VÍDEOS PARA O ENSINO DO CONCEITO DE FRAÇÃO NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SÃO MATEUS - ES |
PDF
|
Marinete Santana Wutke Welmer |
|
PROCESSOS DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA |
PDF
|
Jhonattan Gonçalves de Araújo |
|
Vídeos Digitais em um ambiente de Modelagem Matemática: uma proposta para o Ensino Fundamental |
PDF
|
Emanuel Rodrigues Kapczynski |
|
A UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO GEOGEBRA NO ENSINO DA ÁLGEBRA LINEAR: UMA VISÃO ALÉM DO ABSTRATO |
PDF
|
VinÃcius dos Santos Honorato |
|
Geometria do táxi e desenvolvimento do pensamento computacional |
PDF
|
Lucas Henrique Viana |
|
LEAGUE OF LEGENDS (LoL) E O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A CRIAÇÃO DE ATIVIDADES-MATEMÁTICAS-COM-O-LoL |
PDF
|
Leonardo Pessin da Silveira |
|
UMA PROPOSTA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO POR MEIO DA ATIVIDADE DE PROGRAMAÇÃO |
PDF
|
Rúbia Carla Pereira |
|
DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL POR MEIO DE UM PROCESSO FORMATIVO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA UTILIZANDO A COMPUTAÇÃO DESPLUGADA |
PDF
|
Lézia Cristina Dias dos Santos |
|
A MATEMÁTICA ENTRE POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO NEOTECNICISTA: UMA LEITURA CRÍTICA DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL |
PDF
|
João Vitor Pires Vieira |
|
COGNOMATIZET: EXPLORANDO A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA E MIDIÁTICA NA IDENTIFICAÇÃO/COMPREENSÃO DE FAKE NEWS |
PDF
|
Pablo Henrique Tolfo |
|
ÉTICA NA CYBERFORMAÇÃO COM PROFESSORAS/PROFESSORIES/PROFESSORES DE MATEMÁTICA: CINEMA COMO MEIO DE REVELAÇÃO DE POSTURAS LIBERTADORAS |
PDF
|
Marcelo Augusto Fontana |
|
A APRENDIZAGEM DE AUTOVALORES E AUTOVETORES POR MEIO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS: POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES |
PDF
|
Gabriel Cordelina |
|
PROJETOS DE APRENDIZAGEM E TECNOLOGIA: ABORDAGENS E POSSIBILIDADES PARA UM ESTUDO SOBRE FUNÇÕES EM TURMAS DE EJA DO ENSINO MÉDIO |
PDF
|
Mauricio Rosa |
|
Reconfigurações na Pesquisa Educacional: a produção de vídeos e a experiência na sala de aula de matemática |
PDF
|
Fernanda Martins da Silva |
|
Investigando o uso do ChatGPT no ensino da proporcionalidade para alunos do 1º ano do Ensino Médio em uma escola do norte do Espírito Santo |
PDF
|
Amanda Freitas Cazadine |
|
VERIFICAÇÃO DE PROPRIEDADES DA GEOMETRIA PLANA COM O GEOGEBRA DISCOVERY EM UM CONTEXTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
PDF
|
Daniel Mendes Inácio de Souza |
|
IMPORTÂNCIA DE ESTUDOS PRELIMINARES PARA UMA PESQUISA DE MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
PDF
|
Érika Verzegnassi |
|
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CURTAS METRAGENS ANIMADOS: PROJETANDO A VIDA. |
PDF
|
Claudio Roberto Coelho da Silva |
|
O ChatGPT como um sistema de tutoria inteligente na Educação Matemática |
PDF
|
David Zatz Correia |
|
GEOMETRIA ESPACIAL: UM ESTUDO COM A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE SKECHUP |
PDF
|
Eduarda Santos de Oliveira |
|
STRANGER THINGS: O CINEMA NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA - DISCUTINDO A ASSIMETRIA DA VULNERABILIDADE SOCIAL |
PDF
|
Rafael Dutra Ferrugem |
|
EXPLORANDO NARRATIVAS QUEER NA MATEMÁTICA COM PODCAST: UM POSSÍVEL ESPAÇO DE REPRESENTATIVIDADE E ACOLHIMENTO |
PDF
|
Johnatan Boeira Boeira Rodrigues |
|
INTERAÇÕES DE ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM DISPOSITIVOS DIGITAIS MÓVEIS TIPO TABLETS: GESTOS E TOQUES EM TELAS QUE DESVELAM O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO |
PDF
|
Késia Alves Penna Ferreira |
|
TRIGONOMETRIA E FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS COM TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA PESQUISA-FORMAÇÃO COM LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA |
PDF
|
Gabriel Santos Muniz |
|
DO MUNDO DAS RELAÇÕES PARA O MUNDO DA EDUCAÇÃO: O USO DAS REDES SOCIAIS NO ENSINO A PARTIR DA PANDEMIA DA COVID-19. |
PDF
|
Rúbia Araújo Pessoa de Albuquerque |
|
MATEMÁTICA FINANCEIRA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM JOGOS DIGITAIS |
PDF
|
WALLACE RODRIGUES ALMEIDA |
|
O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA SOB O OLHAR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL DA ATIVIDADE E APRENDIZAGEM EXPANSIVA |
PDF
|
Samuel Souza Vaz |
|
UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA ENVOLVENDO TAREFAS DE INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA COM CONSTRUÇÃO DE JOGOS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO |
PDF
|
Andressa Solane Moreira Costa |
|
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: SUSTENTABILIDADE, CULTURA E SOCIEDADE A PARTIR DE UM USO HUMANIZADO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL |
PDF
|
Thainá do Nascimento |
|
DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO POR MEIO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS COM USO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL NA PERSPECTIVA DA TEORIA DE COGNIÇÃO CORPORIFICADA |
PDF
|
Roger da Trindade Gomes |
|
UM PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS AO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM MOVIMENTOS DE UMA CULTURA MAKER |
PDF
|
CLEIDE MARIA DOS PASSOS ARRUDA |
|
ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM CAMINHO PARA A MOTIVAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DE POTENCIALIDADES EM MATEMÁTICA |
PDF
|
Ednéia Leite Petry |
|
FORMAS EM MOVIMENTO: O GEOGEBRA E A APRENDIZAGEM ATIVA |
PDF
|
Robson Hessler |
|
PRODUÇÃO DE VÍDEOS DIGITAIS MATEMÁTICOS COM PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Pamella Aleska Silva Santos |
|
Jogos Matemáticos e o Desenvolvimento do Pensamento Algébrico: Uma Análise das Potencialidades do Jogo Odisseia Matemática |
PDF
|
André Sousa Braz de Araújo |
|
USING ED-TECH TOOLS TO SUPPORT MATHEMATICS TEACHING AND LEARNING FOR SECOND LANGUAGE LEARNERS |
PDF
|
Jinos Nejad Mikailli |
|
DO DESIGN AO REDESIGN EM PESQUISAS: INSERINDO O GEOGEBRA NAS TAREFAS MATEMÁTICAS |
PDF
|
Leonardo Martins |
|
Má_temática – em que a matemática não é uma temática ruim: a produção de podcast no ensino e aprendizagem da matemática no ensino médio |
PDF
|
Thamiris Cristina Gomes Lopes |
|
POTENCIAÇÃO NO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DOS ANOS FINAIS: EXPLORANDO O USO DO INSTAGRAM COMO SUPORTE NA APRENDIZAGEM |
PDF
|
Raphael Ferreira Bortolassi |
|
GD 07 - Formação de Professores que ensinam Matemática
PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE PRODUTO EDUCACIONAL EM UMA PESQUISA DE DOUTORADO PROFISSIONAL DO IFES |
PDF
|
Adriano de Souza Viana |
|
Emoções e Identidade Profissional de professores de Matemática em Início de Docência |
PDF
|
André Lima Rodrigues |
|
AS OPERAÇÕES COM FRAÇÕES A PARTIR DE MATERIAIS CONCRETOS MONTESSORIANOS |
PDF
|
Edilene Regina Janjar |
|
Visão e Visualização na formação inicial de professores de matemática: um estudo envolvendo o pensamento geométrico |
PDF
|
Talisson Fernando Leiria |
|
A FORMAÇÃO ACADEMICA E A PRÁTICA PROFISSIONAL: CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES ACERCA DOS DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA |
PDF
|
Tiago Emanuel Domingos de Moura |
|
PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA MATEMÁTICA: PROPOSTA DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORES |
PDF
|
Carlos Bruno Freitas Baptista |
|
ANÁLISE COMBINATÓRIA, ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM RONDÔNIA: EM FOCO A ANÁLISE DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO PRESENCIAL DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIR/JI-PARANÁ |
PDF
|
Anne Cristiny Borges |
|
O ENSINO DE TRIGONOMETRIA: A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA ATRELADA AOS ARTEFATOS HISTÓRICOS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL A PARTIR DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA |
PDF
|
Poliana Figueiredo Cardoso Rodrigues |
|
PROCESSO FORMATIVO COM ABORDAGEM BLENDED PARA O ENSINO DE GEOMETRIA COM TECNOLOGIAS DIGITAIS |
PDF
|
Bárbara Silva Gumiero |
|
A DISCIPLINA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL: memórias de estudantes |
PDF
|
Jenifer Souza |
|
PROFESSORES INICIANTES E O ENSINO DE MATEMÁTICA: ALTERNATIVAS PARA O PROCESSO DE INÍCIO DE CARREIRA DE PROFESSORES LICENCIADOS EM PEDAGOGIA E MATEMÁTICA |
PDF
|
Roger Eduardo Silva Santos |
|
TENDÊNCIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA EMERSÕES E CONCEPÇÕES EM UM CURSO DE EXTENSÃO |
PDF
|
Joana de Lima Moraes |
|
Investigações a respeito da construção do conceito de números racionais por professores dos anos iniciais. |
PDF
|
Rosane Cordeiro Rafael |
|
PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS EM PRÁTICAS ENVOLVENDO NÚMEROS FIGURADOS TRIDIMENSIONAIS |
PDF
|
Filyppe Neves de Andrade |
|
FORMAÇÃO CONTINUADA SOBRE PENSAMENTO ALGÉBRICO PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA: QUAIS CONHECIMENTOS ESPECIALIZADOS SÃO MOBILIZADOS PELOS PARTICIPANTES? |
PDF
|
Renata Mendes Soares |
|
DIVISÃO POR FRAÇÕES: COMPREENSÃO PROFUNDA DA MATEMÁTICA FUNDAMENTAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
PDF
|
Lorena Rosa Branquinho |
|
COLETIVO DE PROFESSORAS FORMADORAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA: INTRODUÇÃO À GÊNESE DOCUMENTAL |
PDF
|
Samilly Alexandre Souza |
|
TRABALHO DOCUMENTAL NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: formação de coletivos e recursos para ensinar matemática |
PDF
|
Rosana Maria da Silva |
|
Desenvolvimento Profissional de Professores e as Trajetórias Hipotéticas de Aprendizagem: estudos sobre a Teoria dos Campos Conceituais com professores de matemática |
PDF
|
Theo Santana Sander |
|
FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM SOBRE O USO DO MATERIAL DIDÁTICO MANIPULÁVEL |
PDF
|
Lais Scorziello Feitosa da Silva |
|
A MULTIDIMENSIONALIDADE DOS SABERES DOCENTES: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A EXPERIÊNCIA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE UM INSTITUTO FEDERAL |
PDF
|
Fábio Gomes Lagoeiro |
|
O ENSINO DE GEOMETRIA NA PRÉ-ESCOLA: OS CONHECIMENTOS E AS APRENDIZAGENS DE UM GRUPO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DO ESTUDO DE AULA |
PDF
|
Renata Ribeiro |
|
INVESTIGAÇÃO DO CONCEITO DE ÁREA PARA O ENSINO: SABERES E IMPASSES EMERGENTES DE PRÁTICAS DOCENTES |
PDF
|
AYANDARA POZZI DE MORAES CAMPOS |
|
DESENVOLVIMENTO DA “MATEMÁTICA PARA O ENSINO” A PARTIR DE REFLEXÕES COLETIVAS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA INVESTIGAÇÃO DO CONCEITO PROPORCIONALIDADE |
PDF
|
Andressa de Olivera Faria Lorenzutti |
|
TECNOLOGIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA E UMA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO MUNICÍPIO DE SÃO ROQUE DO CANAÃ/ES |
PDF
|
Rafael Melotti |
|
O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA CRIATIVA NOS (FUTUROS) PROFESSORES PARA O DESENHO DE TAREFAS MATEMÁTICAS |
PDF
|
Adriana Santos Sousa |
|
FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL SOBRE TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS |
PDF
|
Sabrine Costa Oliveira |
|
UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR POLIVALENTE E AS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA SUA INSTRUMENTALIZAÇÃO |
PDF
|
Shirlei Costa Araujo |
|
Explorando as potencialidades da Plataforma Quizizz: estratégias de utilização para professores em um minicurso |
PDF
|
FabrÃcio da Silva Santos |
|
O RACIOCÍNIO MATEMÁTICO NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA REFLEXÃO TEÓRICA. |
PDF
|
Lucas do Nascimento Corrêa |
|
CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS PRÓPRIOS DA DOCÊNCIA QUE CIRCULAM NOS DOCUMENTOS OFICIAIS E NA PERCEPÇÃO DE DOCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE UM INSTITUTO FEDERAL MINEIRO |
PDF
|
Maria de Fátima Dias da Silva |
|
APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA: UM MAPEAMENTO DE PESQUISAS |
PDF
|
Diva Prohmann de Lima |
|
UMA INVESTIGAÇÃO DE ENTRELINHAS NOS DOCUMENTOS NORTEADORES DO PIBID DE 2007 A 2022 (2023). |
PDF
|
Eliandra Aparecida Portela Kmita |
|
IMPACTOS DA PORTARIA MEC Nº1.428/2018 NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. |
PDF
|
Fabiana Cristina Pinto |
|
Um Estudo Sobre a Formação de professores de Matemática no Timor-Leste |
PDF
|
Carlos Soares |
|
PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E ESTUDANTES ACERCA DA UTILIZAÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA EM UMA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE TEIXEIRA DE FREITAS/BA |
PDF
|
Mariangela Silva Souza |
|
ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS DIDÁTICO-MATEMÁTICOS MOBILIZADOS POR UM PROFESSOR FORMADOR DURANTE A CONDUÇÃO DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO |
PDF
|
Ana Paula Morito Neves |
|
O PROCESSO FORMATIVO DE LICENCIANDOS EM UM CLUBE DE MATEMÁTICA: DISCUSSÕES A PARTIR DO ESTUDO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS NUMA PERSPECTIVA LÓGICO-HISTÓRICA |
PDF
|
Organdi Mongin Rovetta |
|
FORMAÇÃO DOCENTE DE MATEMÁTICA: ABORDANDO GRANDEZAS GEOMÉTRICAS NA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL |
PDF
|
GLAZIELA VIEIRA FREDERICH |
|
MOBILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO DIDÁTICO-MATEMÁTICO NA ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA |
PDF
|
Flávia Silva Souza |
|
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS SOBRE O SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL E SEU MOVIMENTO LÓGICO-HISTÓRICO: DISCUSSÕES PRELIMINARES |
PDF
|
Yolanda Pinto dos Santos |
|
CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS DE PROFESSORES EM UM CONTEXTO DE FORMAÇÃO CONTINUADA A RESPEITO DOS VÁRIOS ASPECTOS DO RACIOCÍNIO MATEMÁTICO |
PDF
|
Loryane Santos de Oliveira |
|
AVALIAÇÃO DA FACETA EPISTÊMICA DO CONHECIMENTO DIDÁTICO-MATEMÁTICO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EGRESSOS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. |
PDF
|
Marina da Silva Cardoso |
|
FORMAÇÃO COM PROFESSORES EMBASADA NA MATEMÁTICA PARA O ENSINO E NA INVESTIGAÇÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃO AFIM |
PDF
|
Tatiana Bonomo Bonomo de Sousa |
|
EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: COMO ANALISAR DADOS PRODUZIDOS COM ENTREVISTAS NARRATIVAS? |
PDF
|
Edna Paola Fresneda-Patiño |
|
FORMAÇÃO CONTINUADA EM MODELAGEM MATEMÁTICA: RESSIGNIFICANDO A PRÁTICA PROFISSIONAL |
PDF
|
Andressa Côco Lozorio |
|
AS CONTRIBUIÇÕES DO GRUPO EMFOCO PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA CONTEMPORANEIDADE: REVISITANDO MEMÓRIAS E A TRAJETÓRIA |
PDF
|
José Walber Souza Ferreira |
|
Uma Educação Financeira para além da Matemática: Diálogos com docentes de diferentes áreas do conhecimento |
PDF
|
Lucas Lopes Gueiros de Souza |
|
NOTICING PROFISSIONAL DE UMA FORMADORA AO EXPLORAR CASOS MULTIMÍDIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Jéssika Naves de Oliveira |
|
COMO O PROFESSOR DE MATEMÁTICA CONCEBE O ENSINO DE MATEMÀTICA A ESTUDANTES DO ENSINO MÈDIO DA EJA? |
PDF
|
senhora Alves Porcellis Alves Pereira |
|
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES SOBRE GEOMETRIA A PARTIR DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA EM ESTUDOS BIBLIOGRÁFICOS NA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL |
PDF
|
Aparecida Ferreira Lopes |
|
MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE EQUAÇÕES NUMA FORMAÇÃO COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
PDF
|
Wallace Coutinho Soares |
|
O ENSINO DE DISCIPLINAS MATEMÁTICAS NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: O CASO DAS VARIÁVEIS COMPLEXAS |
PDF
|
LectÃcia Sobreiro Rezende de Souza |
|
O Programa Residência Pedagógica – Subprojeto Matemática no contexto da Formação Inicial de Professores: alcances e repercussões |
PDF
|
Guilherme Oliveira Souza |
|
Construindo saberes profissionais a partir dos erros nas demonstrações de estudantes de Licenciatura em Matemática |
PDF
|
Marcelo Eduardo Pereira |
|
PRÁTICAS DE ENSINO DE ALTA ALAVANCAGEM NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE O ENSINO DAS DESIGUALDADES MATEMÁTICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
PDF
|
Valdir Alves Silva |
|
Professores no futuro? Perspectivas futuras de estudantes da Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de São João del Rei e os fatores que as impactam. |
PDF
|
Maximiliano Garcia de Almeida |
|
O domínio afetivo no ensino de geometria: um olhar para as concepções de futuros professores de matemática |
PDF
|
Thales Pessoa de Sousa Silva |
|
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: A ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA COMO ESPAÇO FORMATIVO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
PDF
|
wester francisco de almeida |
|
A PESQUISA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: PRÁTICAS E REFLEXOS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR |
PDF
|
Jonatas de Sousa Marques |
|
FORMAÇÃO COMPARTILHADA ON-LINE DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: NARRATIVAS DOCENTES E PRÁTICAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Erica Gonçalves de Carvalho |
|
GD 09 - Processos cognitivos e linguísticos em Educação Matemática
INFLUÊNCIAS DA APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE LINGUAGEM ALGÉBRICO NO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO ALGÉBRICO |
PDF
|
Paola La Corte E Almeida Ramos |
|
O trabalho com os textos de cordel na aula de Matemática da EPJAI |
PDF
|
Jabson Costa Santos |
|
Língua materna e linguagem matemática: uma interface necessária para a leitura e interpretação de enunciados matemáticos |
PDF
|
Kelly Cristina Coutinho |
|
GD 10 - Modelagem Matemática
Modelagem Matemática no Proeja: Contribuições que interligam a Matemática ao mundo do trabalho |
PDF
|
Wanderson Pinto Moreira |
|
Modelagem Matemática e o pensamento computacional em um Design de curso de formação de professores |
PDF
|
Emerson Alves Rosa |
|
UMA PESQUISA SOBRE A CRITICIDADE NA MODELAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
MESSIAS SANTOS DE MORAIS |
|
ESTUDO COM MODELOS MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM UMA PERSPECTIVA CRÍTICA |
PDF
|
Ailson Lopes Alzeri |
|
DESAFIOS E ESTRATÉGIAS RELATADOS POR PROFESSORES QUE DESENVOLVEM ATIVIDADES DE MODELAGEM |
PDF
|
João Victor de França Gomes |
|
MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E AS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS: ALGUMAS REFLEXÕES |
PDF
|
Silvana Cocco Dalvi |
|
AVALIAÇÃO PARA APRENDIZAGEM EM AMBIENTES DE MODELAGEM MATEMÁTICA SEGUNDO A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA |
PDF
|
JONISARIO LITTIG |
|
MODELAGEM MATEMÁTICA COMO UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA ALÉM DA SALA DE AULA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
JanaÃna Milagres Martins |
|
ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM HONDURAS |
PDF
|
Luis Padilla |
|
GD 11 - Filosofia da Educação Matemática
PROBLEMATIZANDO A RELAÇÃO ENTRE UMA POLÍTICA DE RESISTÊNCIA E (RE)EXISTÊNCIA DO POVO NASA E UMA POLÍTICA DO CONHECIMENTO JUNTO COM AS CRIANÇAS E A MATEMÁTICA |
PDF
|
Estudante Carolina Higuita RamÃrez |
|
SIMETRIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: QUE SIGNIFICADOS SE DESTACAM? |
PDF
|
Luana Milagres Fernandes |
|
COMPREENSÕES DO NÚMERO NA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
PDF
|
Thalia Falquievicz Corassa |
|
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
PDF
|
Vitória Fenilli Vidaletti |
|
GD 12 - Educação Estatística
EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA APLICADA À METEOROLOGIA: UMA PRÁTICA NO ENSINO MÉDIO. |
PDF
|
Allan Schroefer Gomes de Carvalho |
|
CONTRIBUTOS DA INTEGRAÇÃO DO GEOGEBRA PARA ANÁLISE GRÁFICA DE DADOS ESTATÍSTICOS |
PDF
|
José Ronaldo Alves Araújo |
|
MEDIDAS DE DISPERSÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
ANDERSON MARCOLINO DE SANTANA |
|
PRÁTICA DOCENTE COMPARTILHADA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR ESTATÍSTICO |
PDF
|
Maria Helena Monteiro Mendes Baccar |
|
AS TRÊS PARTES: HISTÓRIA PARA VIVENCIAR PROBABILIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
PDF
|
Kelly de Lima Azevedo Spinelli |
|
O USO DO JOGO PARA O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Bárbara Gonçalves Fenille Velasco |
|
CONFIGURAÇÕES DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO NAS PRÁTICAS DOCENTES |
PDF
|
Heloisa Almeida de Figueiredo |
|
ENSINO E APRENDIZAGEM DE CLASSIFACAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
PDF
|
Manuela Francisca Souza |
|
GD 13 - Educação Matemática e Inclusão
DECODIFICANDO PROBLEMAS: AQUISIÇÃO DE CONCEITOS SOB A TEORIA DA ATIVIDADE POR UM ESTUDANTE COM TEA |
PDF
|
José Jorge de Sousa |
|
DIVERSIDADE DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DE PROBLEMAS DE LIVROS DIDÁTICOS |
PDF
|
Amanda Lima Araújo |
|
Jogos e inclusão na aula de Matemática de um estudante com síndrome de down: a importância das ações inclusivas |
PDF
|
Hudson de Souza Barbosa |
|
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ENVOLVENDO ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL |
PDF
|
Elcio Pasolini Milli |
|
ENSINO DE MATEMÁTICA A ESTUDANTES SURDOS POR UM PROFESSOR SURDO |
PDF
|
Rafael Cunha Braga |
|
APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL A PARTIR DE RELAÇÕES ENTRE A TEORIA DE P. YA. GALPERIN E A FEIRA DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Gisély de Abrêu Corrêa |
|
A PESQUISA SOBRE SUPERDOTAÇÃO MATEMÁTICA: TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS NO CENÁRIO INTERNACIONAL |
PDF
|
Weberson Campos Ferreira |
|
CRIANÇAS, DEFICIÊNCIAS, SEXUALIDADES E MATEMÁTICA: VIOLÊNCIA E SILENCIAMENTO |
PDF
|
Gilson Abdala Prata Filho |
|
COMO NASCEM AS CORALINES? REFLEXÕES E INFLEXÕES DE UM CONCEITO DE CRIANÇA PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
PDF
|
Paulo Roberto Pereira Junior |
|
SOMOS TODOS REPRESENTADOS NAS IMAGENS DOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA? |
PDF
|
RIVISON SOARES SOARES DE SOUZA LIM |
|
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA COM PESSOAS LGBTQIA+ PRIVADAS DE LIBERDADE TENDO EM VISTA A REINSERÇÃO SOCIAL |
PDF
|
Aline Borel Monteiro de Castro |
|
GD 14 - Resolução de Problemas
ENSINO DA OPERAÇÃO DE ADIÇÃO COM NÚMEROS INTEIROS VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
PDF
|
Flávia Hisayo Ribeiro Matsuo |
|
ESTRATÉGIAS DE ALUNOS DO 7º ANO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENVOLVENDO ÁREA E PERÍMETRO |
PDF
|
Rodrigo de Menezes Cruz |
|
EXPLORAÇÃO-PROPOSIÇÃO-RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS: O CAMINHAR DE UMA PESQUISA |
PDF
|
Jair Dias de Abreu |
|
SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA ABORDAGEM COM ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Graziella Natali Machado |
|
Abordando o conceito de Circunferência e deduzindo sua equação através da Resolução de Problemas |
PDF
|
Mário Barbosa da Silva |
|
GD 15 - Educação Financeira
Olhares e discussões envolvendo a Educação Financeira Crítica pela ótica do dialogismo realizado no terceiro módulo da Série Educação Financeira em Debate |
PDF
|
Ivan Bezerra de Sousa |
|
A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA FINANCEIRA A PARTIR DAS PRÁTICA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS |
PDF
|
Gustavo Perini do Amaral |
|
UMA ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA A RESPEITO DE NOÇÕES DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA A PARTIR DO MODELO DOS CAMPOS SEMÂNTICOS |
PDF
|
Davi Magalhães Vieira |
|
EDUCAÇÃO FINANCEIRA POR MEIO DO TEMA INFLAÇÃO: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO À LUZ DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA |
PDF
|
Aline Sousa Jacinto |
|
INTERFACES ENTRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA E MODELAGEM MATEMÁTICA, NO ESPECTRO DO MODELO DOS CAMPOS SEMANTICOS |
PDF
|
Antônio Eduardo Monteiro da Silva |
|
ANÁLISE DOS LIVROS DE PROJETOS INTEGRADORES DO PNLD 2021 QUANTO A EDUCAÇÃO FINANCEIRA |
PDF
|
Luis Gomes do Nascimento |
|
UMA ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DA EMENTA DE “EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA A COOPERAÇÃO” NAS ESCOLAS DE ASSENTAMENTO E ACAMPAMENTO DO PARANÁ |
PDF
|
Rafaela Lopes Caetano |
|
Educação Financeira sob uma perspectiva Crítica e Neoliberalismo: um olhar para estudantes em vulnerabilidade social |
PDF
|
Fabio Alves Menecucci |
|
LETRAMENTO FINANCEIRO NO ENSINO MÉDIO: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA DESENVOLVER A CONSCIENTIZAÇÃO DE JOVENS SOBRE DECISÕES ENVOLVENDO JUROS E FINANCIAMENTOS |
PDF
|
Hanna Karolina Rodrigues Barros |
|
EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR: O ENSINO DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO FAMILIAR |
PDF
|
Iolanda da Silva Luz |
|
UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO ENVOLVENDO SITUAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS À LUZ DO MODELO DOS CAMPOS SEMÂNTICOS |
PDF
|
Allana Matos de Andrade |
|
“EU NÃO PLANEJO MEU FUTURO, NÃO TENHO MAIS SONHOS”: REFLETINDO SOBRE FOREGROUNDS DE ESTUDANTES DA EJA |
PDF
|
Arlam Dielcio Pontes da Silva |
|
GD 16 - Etnomatemática
TECENDO CESTOS IMBÉ NO QUILOMBO SÃO DOMINGOS NO SAPÊ DO NORTE DO ESPÍRITO SANTO:ENTRELAÇANDO SABERES,CULTURA E MATEMÁTICA |
PDF
|
Bianca Blandino Florentino |
|
ETNOMODELAGEM E ETNOMODELOS DA PRODUÇÃO DE ARROZ NA CIDADE DE AMARANTE – PIAUÍ |
PDF
|
Luciano de Santana Rodrigues |
|
“QUEM PODE CONTAR A NOSSA HISTÓRIA SOMOS NÓS” DA ALDEIA À ESCOLA: PROFESSORES GUARANI E TUPINIKIM NO FAZER DA PESQUISA |
PDF
|
Ana Paula Azevedo Moura |
|
ESTADO DA ARTE DA PESQUISA EM ETNOMATEMÁTICA COM INDÍGENAS NO ESPÍRITO SANTO |
PDF
|
Géssica Gonçalves Martins |
|
GRAFISMO INDÍGENA: HISTÓRIA E ETNOMATEMÁTICA EM TERRAS INDÍGENAS NO ESPÍRITO SANTO |
PDF
|
Fabricia de Jesus da Silva |
|
Práticas Etnomatemáticas em Comunidades de Jogos Digitais - Possibilidades de Aprendizagem através dos Territórios Digitais |
PDF
|
Ana Gabrielle Camargo de Souza |
|
RELACIONANDO MATEMÁTICA E CULTURA INDÍGENA AO CONTAR HISTÓRIAS NO SOFTWARE SCRATCH |
PDF
|
Yasmin Menger |
|
MOMENTOS E MOVIMENTOS DE UM ESTUDO ETNOMÁTEMÁTICO SOBRE O MOÇAMBIQUE CAMISA ROSA |
PDF
|
Flávia De Fatima Santos Silva |
|
Saberes matemáticos em um grupo de mulheres costureiras mineiras |
PDF
|
FabrÃcio Rodrigues Alves |
|
CONECTANDO A MATEMÁTICA E A CULTURA NA PERSPECTIVA DA ETNOMODELAGEM POR MEIO DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS: UM ESTUDO QUALITATIVO NUMA ESCOLA QUILOMBOLA |
PDF
|
Ana Maria da Silva Gonçalves |
|
UM OLHAR SOBRE AS APRENDIZAGENS NO ENSINO FUNDAMENTAL: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E OS SABERES MATEMÁTICOS DOS POVOS DE ANGOLA |
PDF
|
Carlos Mucuta Santos |
|
OS TEMPOS QUE MARCAM E AS MARCAS DO TEMPO |
PDF
|
Mônica Taffarel |
|
AS ABORDAGENS DIALÓGICAS (GLOCAL) DA ETNOMODELAGEM NA PRODUÇÃO DE VINHO ARTESANAL DE JABUTICABA |
PDF
|
Ãlvaro Moisés Borges |
|
ETNOMODELAGEM NA GEOMETRIA FRACTAL: UMA AÇÃO PEDAGÓGICA PARA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI N° 10.639/03 |
PDF
|
Lucas Junior Paixão |
|
PRÁTICA SOCIOCULTURAL DE CULTIVO, PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE HORTALIÇAS: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA COM ESTUDANTES DO CAMPO |
PDF
|
Lucina Soares da Paixao |
|
PROCESSO DE FABRICAÇÃO DA CASACA TUPINIKIM COMO RECURSO DIDÁTICO PARA PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS ETNOMATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
PDF
|
Alexandre Maia Ferreira |
|
ETNOMATEMÁTICA: UMA PERSPECTIVA COGNITIVA NO ENSINO DA MATEMÁTICA |
PDF
|
Tatiana Gonçalves Martins |
|
JOGOS E BRINCADEIRAS INDÍGENAS: UMA ABORDAGEM NA PERSPECTIVA DA ETNOMATEMÁTICA |
PDF
|
Francimário da Silva |
|
APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA POR MEIO DO SKATE DE RUA: UM ESTUDO DAS POTENCIALIDADES DA MANIFESTAÇÃO CULTURAL EM ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL |
PDF
|
Renan Subtil Torres |
|
CARTOGRAFIA DOS AFETOS: A ETONOMATEMÁTICA SOB A DIMENSÃO ANCESTRAL COMO POTENCIA DE UMA ESCOLA OUTRA |
PDF
|
Rafael Bida Guabiraba Martins |
|
ETNOMATEMÁTICA E A SALA DE AULA: POSSIBILIDADE DE ENXERGAR OUTRAS MATEMÁTICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
PDF
|
Camila Santos Silva |
|
GD 17 - Currículo, Políticas Públicas e Educação Matemática
PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA E OS ITINERÁRIOS FORMATIVOS: O QUE ESTÁ ACONTECENDO NA ESCOLA? |
PDF
|
Ana Carolina Ferreira Rangel |
|
ENSINO DE MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO INTEGRAL: COMPREENSÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE UMA ESCOLA ESTADUAL LOCALIZADA EM UM MUNICÍPIO DO INTERIOR DE MINAS GERAIS |
PDF
|
Claudiane Ferreira de Jesus |
|
APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS ENTRE AS PRÁTICAS MATEMÁTICAS E OS DOCUMENTOS ORIENTADORES EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL DE MINAS GERAIS. |
PDF
|
Ana Flávia Siqueira P Dias |
|
UMA ANÁLISE DO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA IMPLEMENTADO NO ENSINO INTEGRAL NA REDE MUNICIPAL DE MARICÁ/RJ |
PDF
|
Jessica Pereira De Souza |
|
A CONFIGURAÇÃO DO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM REFORMAS CURRICULARES EM PAÍSES LATINO-AMERICANOS (BRASIL E CHILE). |
PDF
|
Claudemir Monteiro Lima |
|
PROJETOS POLÍTICOS DE CURSO: O QUE ELES DIZEM SOBRE A EDUCAÇÃO DO CAMPO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Carlos Daniel Raminelli |
|
O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM ESTUDO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO ENSINO DE MATEMÁTICA SOB A LUZ DA TEORIA DA ATIVIDADE |
PDF
|
Jaderson Luiz Marques |
|
MATERIAL CURRICULAR EDUCATIVO: UM OLHAR SOBRE O ENSINO DE TRIGONOMETRIA NO ENSINO MÉDIO |
PDF
|
CLAUDIA REGINA CRUZ COELHO De Jesus |
|
GD 18 - Didática da Matemática
ENSINO DE DERIVADAS E SITUAÇÕES DIDÁTICAS: REFLEXÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DE UM MEIO DIDÁTICO PARA TAXAS RELACIONADAS |
PDF
|
Maria Iane de Araújo Gonçalves |
|
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DAS TRANSFORMAÇÕES QUE OCORREM DURANTE A EDUCAÇÃO BÁSICA |
PDF
|
Agatha Carvalho de Lima |
|
OBRAS DE ESCHER E AS GEOMETRIAS: INTERSECÇÕES À LUZ DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO |
PDF
|
Rosemeri Neves de Souza |
|
CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO AO RESOLVEREM SITUAÇÕES DE CONCENTRAÇÃO COMUM DE SOLUÇÕES EM QUÍMICA: UM ESTUDO À LUZ DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS |
PDF
|
Juliane Washov Pereira |
|
UMA ANÁLISE DE OBSTÁCULOS IDENTIFICADOS POR MEIO DA APLICAÇÃO DE EXPERIMENTOS MENTAIS |
PDF
|
Cristiane Corrêa Amaral |
|
CONHECIMENTOS DE ESTUDANTES DO 6º ANO RELACIONADOS À PORCENTAGEM E SUAS DIFERENTES REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS |
PDF
|
Adriana Maria Loss |
|
A INVISIBILIDADE DAS DESIGUALDADES DE GÊNERO NA FORMAÇÃO DE QUEM ENSINA MATEMÁTICA: UMA APROXIMAÇÃO |
PDF
|
Maria Ester Duarte Pedrosa Rechi |
|
Este trabalho está licenciado sob uma
Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
ISSN: 2764-2100
Contato: enemi.gt13@gmail.com