Terceira Chamada - VIII FPMAT 2023

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Categoria: Notícias
Data de publicação Escrito por Antonio Nascimento

VIII FÓRUM NACIONAL DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA – VIII FPMAT

Tema: POLÍTICAS NACIONAIS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: REFLEXÕES, DESAFIOS E PROPOSIÇÕES

INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ - IFPI (30 DE NOVEMBRO A 02 DE DEZEMBRO DE 2023 TERCEIRA CHAMADA)

APRESENTAÇÃO

O Grupo de Trabalho Formação de Professores que Ensinam Matemática (GT07) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática tem o prazer de convidar a todas e todos a participarem do VIII Fórum Nacional de Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática (VIII FPMat) que ocorrerá no Instituto Federal do Piauí, Campus Teresina Central, no período de 30 de novembro a 02 de dezembro de 2023. O evento ocorrerá de forma totalmente presencial.

Como divulgado nas chamadas anteriores, o VIII FPMat é direcionado principalmente a pesquisadoras e pesquisadores, professoras e professores que ensinam matemática em todos os contextos sociais, etapas e modalidades escolares, formadoras e formadores, estudantes em formação, mas é aberto a todas e todos que se interessem pelos temas. O evento visa debater as especificidades da formação inicial de professores que ensinam Matemática em contextos diversos, tais como cursos de Licenciatura em Matemática, Pedagogia, Educação do Campo, Educação Indígena, dentre outros, para uma Educação Matemática que seja mediadora na formação de estudantes críticos e solidários. Considerando as especificidades desses diversos contextos de formação, objetiva-se discutir acerca do conhecimento matemático, o perfil dos formadores de professores, bem como políticas públicas curriculares incluindo estágio, RP e PIBID.

O VIII FPMat terá como tema “Políticas Nacionais de Formação de Professores due Ensinam Matemática: Reflexões, Desafios e Proposições”. Busca-se com isso destacar o desafio e o compromisso político com a afirmação da docência na Educação Básica como uma profissão, com saberes e práticas próprios, bem como o desafio para a garantia de uma educação pública, gratuita, inclusiva, laica e socialmente referenciada como um princípio fundante da democracia.

Tomando como referência as pesquisas recentes nos campos da Educação e da Educação Matemática o evento objetiva ainda apresentar e discutir pesquisas na área, em particular, aquelas oriundas de inquietações do GT07 e desenvolvidas por coletivos de pesquisadores desse GT. Espera-se, como resultado do VIII FPMat, que os Grupos de Discussão (GD) produzam documentos orientadores com posicionamentos e parâmetros para os debates nas instituições formadoras.

O evento receberá a submissão de pôsteres para cada um dos GTs. As orientações de submissão serão divulgadas na próxima chamada.

Visando uma articulação das discussões entre o Fórum Nacional e os Fóruns Regionais a coordenação do GT07 divulga as ementas dos Grupos de Discussão (GDs), cujas temáticas já foram divulgadas na Segunda Chamada.

EMENTAS DOS GDS PARA ORIENTAR AS DISCUSSÕES

GD1 - Licenciatura em Matemática e os conhecimentos próprios da docência: Este GD tem como objetivo promover discussões a respeito das especificidades dos processos formativos de professores e professoras de matemática. A intencionalidade é problematizar: (i) os conhecimentos e os saberes próprios de professores e professoras de matemática; (ii) elementos constitutivos de sua Identidade Profissional; (iii) aspectos da profissionalidade docente; (iv) novos ambientes de aprendizagens e (v) desafios urgentes da Licenciatura em Matemática frente aos contextos atuais.

GD2 - Perfil profissional e acadêmico de formadores de professoras e professores: O GD2 propõe reflexões/discussões acerca de aspectos relacionados ao formador de professores que ensinam Matemática na educação básica, tais como: perfil e trajetória profissional, percurso formativo, conhecimentos necessários para o desenvolvimento do trabalho e suas especificidades, exigências dos editais de concurso das universidades públicas, atuação junto às políticas públicas, dentre outros, que podem vir a se somar.

GD3 - Políticas Públicas Curriculares para a formação inicial de professores que ensinam matemática: Pesquisas que discutem o Programa de Iniciação à Docência (PIBID) e a Residência Pedagógica (RP) na perspectiva de políticas públicas; as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial de professores que ensinarão matemática; Implementação das políticas públicas nos cursos de licenciatura em Matemática, em Pedagogia e em Educação no Campo.

GD4 - Formação inicial em Educação Matemática na Licenciatura em Pedagogia: Os trabalhos deste grupo objetivam discutir potencialidades e limites relativos à formação inicial de professores que ensinam Matemática na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Pedagogia, tanto na modalidade presencial, como na EAD, à luz das atuais políticas públicas. Dentre os múltiplos aspectos envolvidos, é importante problematizar como a formação pretendida articula-se às orientações curriculares de matemática e às necessidades formativas para os alunos aos quais se destina.

GD5 - O ensino de Matemática na formação de educadores indígenas, quilombolas e do campo: práticas de interculturalidade: Este grupo de discussão visa fomentar o debate acerca da Educação Matemática em contextos socioculturais específicos, como a Educação (Escolar) Indígena, Educação (Escolar) Quilombola a Educação do Campo, a partir de práticas socioculturais e formativas mobilizadas em comunidades, escolas de educação básica e em cursos de formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática nos referidos contextos e outros que promovem diálogos interculturais

ARTICULAÇÃO ENTRE OS FÓRUNS REGIONAIS E O FÓRUM NACIONAL: ORIENTAÇÕES PARA AS DIRETORIAS REGIONAIS

Visando garantir a articulação entre as discussões realizadas nos Fóruns Regionais e as discussões a serem realizadas no VIII Fórum Nacional de Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática (VIII FPMat) é importante que:

1. As Diretorias Regionais (DR) assumam como referência na organização dos Fóruns Regionais dos GDs as sugestões indicadas na Segunda Chamada do VIII FPMat, agora ampliadas com a divulgação das ementas. Consideramos que é possível a adequação tanto da quantidade de GDs quanto da ênfase dada a cada temática, em função do acúmulo da discussão local, bem como das necessidades emergentes.

2. As discussões e reflexões resultantes dos fóruns regionais sejam registradas de modo que possam orientar a composição de um texto disparador das discussões dos GDs do Fórum Nacional. Para isso, cada DR pode produzir um texto de até três páginas para cada um dos GDs do Fórum Nacional. No começo do segundo semestre criaremos um espaço virtual para a postagem desses textos.

Vamos construir juntas e juntos o VIII Fórum Nacional!

CRONOGRAMA REGRESSIVO

A organização do VIII Fórum Nacional de Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática passa a operar com o seguinte cronograma:

- Maio de 2023: Lançamento da Quarta Chamada do VIII FPMat com orientações para submissão de posters, como data e modalidade.  
- Até Julho 2023: Realização dos Fóruns Regionais.
- Agosto de 2023: Espaço virtual para envio dos textos produzidos pelas DR. O link será compartilhado com o email @sbem de cada DR.
- Setembro de 2023: Lançamento da Quinta Chamada do VIII FPMat, com a programação geral do evento.
- Data de Realização do VIII FPMat: 30 de novembro e 02 de dezembro de 2023.

Comissão Científica

Aldinete Silvino de Lima (UFRB)
Anemari Roesler Luersen Lopes (UFSM)
Enio Freire de Paula (IFSP)
Ettiene Guerios (UFPR)
Fabiana Fiorezi de Marco (UFU)
Flávia Cristina de Macêdo Santana (UEFS)
Jonei Cerqueira Barbosa (UFBA)
Márcia da Costa Trindade Cyrino (UEL)
Miguel Ribeiro(UNICAMP)
Neusa Maria Marques de Souza (UFMS)
Patrícia Sandalo Pereira (UFMS)
Renata Camacho Bezerra (UNIOESTE)
Roberta D'Angela Menduni (UESB)
Rogério Marques Ribeiro (IFSP)
Samira Zaidan (UFMG)
Sandra Aparecida Fraga da Silva (IFES)
Vanessa Dias Moretti (Unifesp)
Victor Augusto Giraldo (UFRJ)

Comissão Organizadora

Edda Curi (UNICSUL)
Fabiana Fiorezi de Marco (UFU)
Flávia Cristina de Macêdo Santana (UEFS)
Leila P. da Costa (UEM)
Márcia da Costa Trindade Cyrino (UEL)
Sueli Fanzini (UFMT)
Vanessa D. Moretti (UNIFESP)
Victor Augusto Giraldo (UFRJ)

Comissão Organizadora Local

Ronaldo Campelo da Costa (IFPI – Campus Picos/ Coord. da Comissão Local/ Diretor SBEM-PI
Alan Kardec Carvalho Sarmento (UFPI - Campus Ministro Petrônio Portella)
Alberto Cunha Alves (IFPI – Campus Piripiri)
Francisco de Paula Santos de Araújo Júnior (UEMA)
Francismar Holanda (IFPI – Campus Teresina Central)
Guilherme Luiz de Oliveira Neto (IFPI – Campus Floriano/ Coordenador do PROFMAT)
Jéssica de Sousa Santos (SEDUC–PI)
Kelly Cristine Rodrigues de Moura (UFPI – Campus Professora Cinobelina Elvas)
Lya Raquel Oliveira dos Santos (UFPI – Campus Ministro Petrônio Portela)
Mayara de Miranda Santos (IFPI – Campus São Raimundo Nonato)
Neuton Alves de Araújo (UFPI – Campus Ministro Petrônio Portela)
Rui Marques Carvalho (IFPI – Campus Picos)

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