EMENTA GT07

O grupo se dedica ao estudo e à pesquisa relacionados à formação e desenvolvimento profissional de professores que lecionam Matemática em qualquer nível de ensino, em situações formais e/ou informais. Isso envolve, principalmente, os seguintes focos de investigação e estudo:

a) a formação inicial em cursos de Licenciatura em Matemática, de Pedagogia, bem como outros cursos que lhe permitam atuar como docente (em especial, com conteúdos matemáticos) em qualquer modalidade de ensino (regular, supletivo, cursinho, EJA, EaD, etc) para qualquer nível de ensino (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Técnico e Ensino Superior). Dessa forma, as matrizes curriculares dos cursos em questão, suas disciplinas e atividades formativas (PIBID, PET, etc.), bem como discussões acerca do que ensinar e como fazê-lo nesses cursos, também se constituem em focos de investigação.

b) a formação/desenvolvimento profissional do formador de professores que lecionam Matemática,

c) a formação/desenvolvimento profissional do professor que leciona Matemática no Ensino Superior (não necessariamente para a Licenciatura em Matemática ou Pedagogia),

d) as experiências formais e informais de formação continuada, o desenvolvimento profissional e as aprendizagens docentes envolvendo grupos de professores da escola e/ou futuros professores e/ou professores da universidade,

e) saberes docentes: quais são, como se constróem/desenvolvem, etc.  

f) os processos de constituição da identidade profissional (percursos profissionais) e a profissionalidade docente.

Portal Mec CNPQ CAPES SBPC Anped CIAEM FISEM

Sociedade Brasileira de Educação Matemática 2012. Todos os direitos reservados.