Raciocínio lógico formal e aprendizagem em cálculo diferencial e integral:
O caso da Universidade Federal do Ceará
Resumo
Considerando o baixo nível de rendimento escolar, que, historicamente, se tem verificado na disciplina Calculo Diferencial e Integral I, obrigatória para 17 cursos de graduação da UFC, este trabalho tem como objetivo aferir e avaliar fatores intervenientes no rendimento escolar dos alunos nessa disciplina. O estudo visa responder às questões a investigar através do estudo da variavel dependente - rendimento dos alunos na disciplina e das variaveis independentes: - ligação entre conteúdo e niveis de ensino, nível de desenvolvimento do racíocinio lógico fonnal, nivel de interação entre alunos, relação conteudo / especificidade do curso, modelo de transmissão do conteúdo e regime de matrícula/ sistema de créditos.
A população objeto do estudo foi constituída pelos alunos matriculados na disciplina no semestre 92.2, tendo-se tomado uma amostra de tamanho 97, calculada para uma confiança de 95% e erro absoluto 0,5 na escala O ..... 10, tomada proporcionalmente segundo a distribuição por curso na população. Aplicou-se na amostra um questionário de caracterização com 15 questões, um teste de raciocínio lógico com 42 itens e registraram-se os dados secundários fornecidos pela Pró-Reitoria de Graduação numa ficha de rendimento na disciplina (síntese de rendimento escolar).
Da análise conclui-se que:
- os alunos apresentam bom nível de desenvolvimento das estruturas de raciocínio necessária para operar com os conteúdos da disciplina .
- Nas questões relacionadas com o sistema de matricula/regime de créditos, observou-se a interferência no rendimento dos alunos, acarretando a fragmentação do trabalho educativo, gerando a dispersão, descontinuidade e heterogeneidade que, certamente, inviabilizam a eficácia do ensino.
- A formação deficiente em matemática é a causa principal das dificuldades dos alunos na aprendizagem dos conteúdos da disciplina.
- Além disso, eles questionam a forma tradicional de transmissão do conhecimento, utilizada pelos professores, que inviabiliza a relação ensinoaprendizagem