Raciocínio lógico formal e aprendizagem em cálculo diferencial e integral:

O caso da Universidade Federal do Ceará

Autores

  • Gerardo Oliveira Barbosa Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Hermínio Borges Neto Universidade Federal do Ceará - UFC

Resumo

Considerando o baixo nível de rendimento escolar, que, historicamente, se tem verificado na disciplina Calculo Diferencial e Integral I, obrigatória para 17 cursos de graduação da UFC, este trabalho tem como objetivo aferir e avaliar fatores intervenientes no rendimento escolar dos alunos nessa disciplina. O estudo visa responder às questões a investigar através do estudo da variavel dependente - rendimento dos alunos na disciplina e das variaveis independentes: - ligação entre conteúdo e niveis de ensino, nível de desenvolvimento do racíocinio lógico fonnal, nivel de interação entre alunos, relação conteudo / especificidade do curso, modelo de transmissão do conteúdo e regime de matrícula/ sistema de créditos.

A população objeto do estudo foi constituída pelos alunos matriculados na disciplina no semestre 92.2, tendo-se tomado uma amostra de tamanho 97, calculada  para uma confiança de 95% e erro absoluto 0,5 na escala O ..... 10, tomada proporcionalmente segundo a distribuição por curso na população. Aplicou-se na amostra um questionário de caracterização com 15 questões, um teste de raciocínio lógico com 42 itens e registraram-se os dados secundários fornecidos pela Pró-Reitoria de Graduação numa ficha de rendimento na disciplina (síntese de rendimento escolar).

Da análise conclui-se que:

  • os alunos apresentam bom nível de desenvolvimento das estruturas de raciocínio necessária para operar com os conteúdos da disciplina .
  • Nas questões relacionadas com o sistema de matricula/regime de créditos, observou-se a interferência no rendimento dos alunos, acarretando a fragmentação do trabalho educativo, gerando a dispersão, descontinuidade e heterogeneidade que, certamente, inviabilizam a eficácia do ensino.
  • A formação deficiente em matemática é a causa principal das dificuldades dos alunos na aprendizagem dos conteúdos da disciplina.
  • Além disso, eles questionam a forma tradicional de transmissão do conhecimento, utilizada pelos professores, que inviabiliza a relação ensinoaprendizagem

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gerardo Oliveira Barbosa, Universidade Federal do Ceará - UFC

Mestre em Educação pela FACED/UFC e Professor Adjunto do Departamento de Matemática da UFC e UECe

Hermínio Borges Neto, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutor em Matemática. Professor Adjunto do Departamento de Matemática da UFC

Publicado

2020-11-16