A Matemática superior no Brasil a partir de 1810

Uma visão panorâmica

Autores

  • Clóvis Pereira da Silva Universidade Federal do Paraná - UFPR

Resumo

Nesta exposição faremos uma abordagem histórica sobre o ensino, desenvolvido e direcionamento da Matemática superior no Brasil, no período que vai de 1810 (ano da criação da Academia Real Militar da Corte do Rio de Janeiro) até a década de 1970.
Neste contexto, abordaremos a valiosa contribuição de Otto de Alencar Silva (1874-1912) no processo de iniciação do ciclo de ruptura das influências do positivismo comtiano sobre o plano da orientação da produção científica ( a matemática) no Brasil, na segunda metade do século XIX e primeiras décadas do século XX. Assim fazendo, procuraremos mostrar que Otto de Alencar foi, em sua época, o matemático brasileiro que estava em maior contato com renomados matemáticos do exterior, fato que o tornava muito atualizado nas áreas de seus interesses de pesquisa.
Abordaremos também, a partir da criação da Universidade de São Paulo - USP, em 1934, as contribuições de matemáticos estrangeiros no processo de formação de jovens estudantes brasileiros, bem como no processo de introdução, no Brasil, da matemática de vanguarda da época. Para tal, contribuiram matemáticos italianos, franceses, portugueses e norteamericanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clóvis Pereira da Silva, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Professor Dr. do Departamento de Matemática da UFPR. Curitiba. PR.

Publicado

2020-11-14