https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/ripem/issue/feed Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática 2024-06-07T22:11:06+00:00 Gilberto Januario ripem@sbembrasil.org.br Open Journal Systems Ripem https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/ripem/article/view/3742 Resources of curriculum materials that induce teachers' professional knowledge of the additive conceptual field 2024-01-22T02:10:02+00:00 Iolanda Márcia de Souza iolanda.marcia@educacao.mg.gov.br Gilberto Januario gilberto.januario@unimontes.br Ana Paula Perovano paula.perovano@gmail.com <p>Assuming that curriculum materials reverberate the knowledge of teachers, we sought to <em>identify and discuss features of the materials, related to the additive field, which induce professional knowledge in Mathematics</em>. Through a documentary analysis of three 2nd, 3rd and 4th grade Mathematics Teacher's Manuals, the addition and subtraction problems were mapped and analyzed; the texts presenting the material and the units corresponding to the mapped problems were analyzed, as well as the specific guidelines for working with these problems. Considering the Conceptual Fields Theory and the Knowledge of Knowledge of Curriculum Embedded Mathematics as references, we identified a variety of problem classes, as well as guidelines on the different meanings of operations. We observed weaknesses in the approach taken in the 2nd grade Manual corresponding to the addition and subtraction approach, to the detriment of the other Manuals. We noted the absence of explicitly stated information in the three manuals, which may have an impact on the way teachers read and interpret the guidelines, and evaluate the problems, implying the teaching knowledge mobilized or constructed.</p> 2024-05-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/ripem/article/view/3880 Trajetória Hipotética de Aprendizagem: avanços teóricos e práticos das pesquisas no contexto educacional brasileiro 2024-03-28T18:58:59+00:00 Armando Traldi Jr. traldijr@gmail.com Rogério Marques Ribeiro rmarques@ifsp.edu.br <p>Este artigo aborda avanços teóricos e práticos na pesquisa de trajetórias hipotéticas de aprendizagem (THA) no contexto educacional brasileiro. Por meio de uma metassíntese, foram analisadas 36 dissertações e teses baseadas na THA, revelando diversos objetivos, como a compreensão construtivista do ensino de Matemática, diálogos hipotéticos entre professores e estudantes sobre conceitos matemáticos, identificação de conhecimentos mobilizados por professores na elaboração e desenvolvimento da THA e compreensão do processo de construção do conhecimento de conceitos matemáticos. Os estudos analisados foram motivados por desafios na implementação de inovações curriculares, especialmente relacionados à prática do professor em sala de aula. O artigo amplia a compreensão sobre as diversas aplicações da THA na pesquisa educacional brasileira, evidenciando-a como um modelo teórico-analítico que possibilita a compreensão do ensino de Matemática sob a perspectiva construtivista, abrangendo tanto a aprendizagem do estudante quanto o papel do professor e a implementação de inovações curriculares.</p> 2024-05-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/ripem/article/view/3746 O Interacionismo Simbólico e o Pensamento Matemático Avançado no estudo de Funções Polinomiais e suas Derivadas 2024-03-08T15:59:58+00:00 Saulo Macedo de Oliveira saulomacedo308@gmail.com Rieuse Lopes rieuse.lopes@unimontes.br <p>O artigo refere-se a um estudo realizado com estudantes de Cálculo Diferencial e Integral, 1º período de um curso de Sistemas de Informação. Fundamenta-se nos construtos imagem e definição conceitual do Pensamento Matemático Avançado e em aspectos do Interacionismo Simbólico. Teve como objetivo compreender como e de que forma as definições matemáticas são mobilizadas em discussões entre estudantes e professores durante apresentações em um seminário. A análise revelou discrepâncias entre as imagens e as definições conceituais de funções polinomiais e suas derivadas, e contribuiu com a aprendizagem de conceitos do Cálculo a partir das interações entre estudantes e professores.</p> 2024-05-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/ripem/article/view/3784 “Mas e a gente? Quantas perguntas a gente vai ter que fazer?”: apropriações do uso pedagógico de uma pesquisa de opinião 2024-03-18T00:12:30+00:00 Amanda Vieira Mendes amanda.vieira@ymail.com André Augusto Deodato andre.deodato@ufop.edu.br <p>Este artigo objetiva analisar como professores se apropriaram do uso pedagógico da pesquisa de opinião. A fundamentação teórica vale-se do conceito de apropriação, entendido na perspectiva histórico-cultural, e alinha-se com autores comprometidos com o compartilhamento do conhecimento historicamente acumulado e socialmente valorizado. A pesquisa, de natureza qualitativa, teve como participantes seis professores da rede pública, atuantes no Ensino Fundamental. No percurso metodológico, destaca-se que tais professores realizaram uma Pesquisa de Opinião, remotamente, em 23 encontros síncronos. O material empírico foi produzido por meio da aplicação de um questionário inicial aos participantes, de observações e dos registros em vídeos dos encontros e das entrevistas. A partir da análise, foram percebidos indícios de que os participantes começaram a se apropriar do uso pedagógico da pesquisa de opinião. Destaca-se, dentre os resultados identificados, que o processo de apropriação se mostrou complexo, flagrado ora em negociações harmônicas, ora a partir de tensionamento entre os envolvidos.</p> 2024-05-12T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/ripem/article/view/3889 First Mathematics Education laboratory in Higher Education in Portugal: stories built with words 2024-04-15T18:41:17+00:00 Américo Junior Nunes da Silva amerjun2005@hotmail.com Isabel Cabrita icabrita@ua.pt Isabel Piteira Vale isabel.vale@ese.ipvc.pt <p>This article aims to narrate the trajectories of the first Maths Education Labs (MEL) in higher education in Portugal. It seeks, in particular, to understand the perspectives inherent in its creation and evolution, to scrutinize the formative practices that took place there, and to identify the challenges facing its sustainability. It is a narrative investigation that, for data collection, opted for conducting interviews and documents focused on this MEL. Data analysis revealed that the MEL was established in 1989 to support students in initial training as well as teachers, in order to bring innovations to the teaching and learning of Mathematics. Over time, there was a need to revisit its principles, as the old function of supporting the construction of materials was no longer relevant. Among the main challenges are institutional difficulties and resource acquisition.</p> 2024-06-05T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/ripem/article/view/3773 Reflexões na confecção de um produto educacional envolvendo um estudante com deficiência intelectual: a produção do Tampimática 2024-05-15T13:52:54+00:00 Elcio Pasolini Milli elciomilli@hotmail.com Edmar Reis Thiengo thiengo.thiengo@gmail.com <p>O Tampimática é um produto educacional desenvolvido por meio das práticas pedagógicas desenvolvidas com um estudante com deficiência intelectual durante uma pesquisa de mestrado profissional em Educação em Ciências e Matemática. Este artigo objetiva apresentar reflexões que surgiram no planejamento, na estruturação e na confecção desse recurso didático. A pesquisa foi fundamentada no método funcional da estimulação dupla associada à observação livre e buscou compreender os processos cognitivos do aluno participante, associados à interação social como meio para obter informações sobre o desenvolvimento do pensamento aritmético. As análises foram pautadas em discussões relacionadas aos processos de mediação, às interações sociais e aos mecanismos compensatórios. Estas apontaram que utilizar materiais manipuláveis como o Tampimática, associado às representações da escrita e aos símbolos icônicos, possibilitou o desenvolvimento do pensamento matemático, ressaltando que vivências entre diferentes grupos de estudantes promoveram interações sociais relevantes para o ensino de matemática.</p> 2024-06-09T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/ripem/article/view/3737 Pensamento matemático em Call of Duty Mobile (2019): dialogando com o ensino de Matemática 2024-04-15T18:11:03+00:00 Adriana Falqueto Lemos flemos.adriana@gmail.com Alexsander Wendel Garcia Elias alexsanderelias.2000@gmail.com <p>O presente trabalho tem como objetivo entender de que formas os aspectos matemáticos são evidenciados pelo jogo <em>Call of Duty Mobile</em> (2019) em seu <em>design</em>, funcionamento e jogabilidade. O estudo trata-se de uma pesquisa empírico documental e qualitativa, com identificação e análise de dados matemáticos presentes no jogo. Os dados foram coletados através da observação e análise do jogo. Desse modo, observou-se que há possibilidade de desenvolver conceitos para entender a Matemática em situações envolvendo operações fundamentais, razões, expressões algébricas, equações; conhecimentos da área Estatística, como moda, mediana e média, análise de gráficos e tabelas e análise combinatória, como o PFC — Princípio Fundamental da Contagem, entre outros. Como conclusão, notou-se que é possível a utilização do jogo de forma que os jogadores, em geral, criem simulações subsidiadas por cálculos matemáticos para se sustentarem, assim como a possibilidade de entender como professores podem usar os jogos nas aulas de matemática.</p> 2024-06-09T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/ripem/article/view/3947 Curriculum, Curricular Justice, and Mathematics Education: a political manifesto 2024-06-07T22:11:06+00:00 Flavio Augusto Leite Taveira flaviotaveira16@gmail.com <p>This study aims to carry out a systematic literature review on curricular justice in mathematics education in databases that offer privileged spaces for disseminating knowledge about the curriculum-mathematics education binomial. Since this review offers no results, it discusses how some publications on the curricular debate in mathematics education approach Robert Connell’s theorization on curricular justice. Thus, this review defends the need to think about curricular justice in mathematics education in our times and states that no production focuses on discussions about issues of curricular justice in privileged spaces for disseminating curricular knowledge in mathematics education, exemplifying the scarcity of this debate in Brazilian mathematics education.</p> 2024-06-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024