Educação Financeira: um olhar para a abordagem matemática na EPJAI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/ripem.v14i2.3927

Palavras-chave:

Educação Financeira, Educação Matemática Crítica, Prática Pedagógica

Resumo

Objetivamos, por meio deste trabalho, compreender como a Educação Financeira (EF) pode promover a construção do pensamento crítico no contexto de uma turma da Educação de Pessoas, Jovens, Adultas e Idosas (EPJAI). Para a fundamentação, apoiamo-nos em aportes teóricos que contemplam as temáticas centrais deste trabalho. Destarte, a metodologia adotada é de cunho qualitativa e, como instrumentos para produção de dados, utilizamos observação participante, entrevista semiestruturada e questionários. Ressaltamos que, os dados foram produzidos durante duas aulas de EF, em uma turma de um colégio estadual de uma cidade no interior da Bahia. Os participantes da pesquisa foram os educandos da EPJAI e uma educadora matemática. Os resultados nos permitiram visualizar os diálogos emergentes a partir das temáticas trabalhadas, demonstrando que cada um dos educandos tem experiências individuais sobre o mundo financeiro que devem ser ouvidas e consideradas.

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Publicado

2024-07-12

Como Citar

SILVA, G. J. N. DA; SILVA, J. N. D. DA. Educação Financeira: um olhar para a abordagem matemática na EPJAI. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 14, n. 2, p. 1-17, 12 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos