“Mas esta questão já está resolvida!?” Como os alunos do ensino fundamental analisam produções escritas em uma prova de matemática.

Autores/as

Resumen

Este artigo relata e analisa a experiência da aplicação de uma prova escrita de matemática que apresentava uma questão com cinco resoluções para que os alunos pudessem analisá-las. Os dados da experiência, que foi realizada com alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental, de uma escola particular em uma cidade do interior do Estado do Paraná, foram coletados mediante diário de campo e análise dos registros escritos pelos alunos, caracterizando, assim, uma pesquisa de abordagem qualitativa. Os resultados desta experiência mostram que a análise da produção escrita fornece uma excelente oportunidade de problematização nas aulas de matemática, uma vez que exige habilidades de reflexão e crítica dos alunos que vão além da realização de cálculos, da memorização e da repetição de procedimentos. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2018-01-21

Cómo citar

Cardoso, M. A. M., & Dalto, J. O. (2018). “Mas esta questão já está resolvida!?” Como os alunos do ensino fundamental analisam produções escritas em uma prova de matemática. Educação Matemática Em Revista, 22(56), 162-175. Recuperado a partir de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/788

Número

Sección

Avaliação e a Sala de Aula de Matemática