Educação Matemática em Revista https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr Educação Matemática em Revista pt-BR emr@sbem.com.br (Edvonete Souza de Alencar & Fábio Alexandre Borges) webmaster@sbem.com.br (Webmaster) sex, 22 nov 2024 19:52:06 +0000 OJS 3.2.0.3 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Metacognição e Educação Matemática: análise das pesquisas apresentadas no Encontro Nacional de Educação Matemática entre 1987 e 2022 https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3683 <p>O artigo tem, como objetivo, mapear a produção científica sobre metacognição matemática publicada no Encontro Nacional de Educação Matemática, no período de 1987 a 2022. Como percurso metodológico, foram mapeados trabalhos, vinculados às edições de 1987 a 2022 do evento, disponibilizados no <em>site</em> da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, visando analisar as tendências das pesquisas sobre a temática. A investigação é de natureza qualitativa, do tipo bibliográfica, tendo utilizado a Análise de Conteúdo, dessa maneira se obteve dezoito produções, das quais treze estavam disponíveis integralmente para leitura e para extração de informações pertinentes, constituindo a análise final. Os resultados indicam que a metacognição tende a estar relacionada às estratégias metacognitivas, envolvendo os campos do ensino e da formação de professores, em que foram apresentadas algumas possibilidades para o trabalho em sala de aula, como planejamentos, descrições e análises de ações e outras.</p> Layane Caroline Silva Lima Braun, Ana Mara Coelho da Silva , Marcos Guilherme Moura-Silva Copyright (c) 2024 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3683 sex, 22 nov 2024 00:00:00 +0000 O potencial pedagógico de um jogo digital no ensino da Matemática https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3701 <p>Atualmente, percebe-se uma preocupação em desenvolver recursos que auxiliem no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Partindo dessa necessidade, esta pesquisa se propõe a responder à seguinte questão: em que medida a utilização de um jogo digital pode contribuir para o ensino de conceitos matemáticos de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental? A metodologia deste estudo baseia-se em uma abordagem qualitativa e quantitativa, com caráter bibliográfico, considerando a adequação desse procedimento por se tratar de uma pesquisa extensa no âmbito do desenvolvimento de jogos didáticos. Após os estudos, um artefato tecnológico foi desenvolvido, o jogo “Dina: Mistérios em Pernambuco”, projetado de forma lúdica com conceitos matemáticos. Diante dos resultados obtidos, foi possível constatar que os alunos participantes envolvidos no trabalho ficaram entusiasmados com a possibilidade de aprender Matemática de uma maneira tão significativa. Por fim, esse estudo estimula a utilização de jogos digitais como um recurso didático adequado para o ensino da Matemática.</p> <p align="justify"> </p> Larissa Gabrielle de Oliveira Cavalcante, Anderson Fernandes de Alencar Copyright (c) 2024 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3701 seg, 02 dez 2024 00:00:00 +0000 Educação Matemática Inclusiva: Revisão sistemática sobre práticas pedagógicas de professores/as que ensinam Matemática https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3897 <p>A Educação Matemática Inclusiva tem como pressuposto a equidade, garantindo que todos construam conhecimentos matemáticos. O objetivo deste artigo é investigar as produções brasileiras que abordam as práticas pedagógicas dos/as professores/as que ensinam Matemática em salas regulares inclusivas e em salas de recursos, em colaboração com a classe regular, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. De abordagem qualitativa, a metodologia utilizada foi a revisão sistemática com análise de nove produções: duas teses e sete dissertações. Os resultados apontam a escassez de pesquisas sobre a temática, a preferência pela abordagem qualitativa, o uso de instrumentos de coleta de dados variados, a prevalência do referencial histórico-cultural e a coexistência de práticas pedagógicas comprometidas com a Educação Matemática Inclusiva e de práticas que ainda não efetivam a inclusão nas aulas de Matemática. Conclui-se, assim, que há necessidade de pesquisas que enfoquem práticas pedagógicas na perspectiva da Educação Matemática Inclusiva.</p> Ellen Michelle Barbosa de Moura, Geraldo Eustáquio Moreira Copyright (c) 2024 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3897 qui, 05 dez 2024 00:00:00 +0000 Articulações entre Tendências em Educação Matemática e Resolução de Problemas https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3918 <p>Este artigo apresenta as compreensões que emergiram da resolução de problemas no contexto das tendências metodológicas da Educação Matemática: Etnomatemática, História da Matemática, Modelagem Matemática, Investigação Matemática, Materiais Manipuláveis, Jogos e Tecnologias Digitais. Metodologicamente, na análise de teses e dissertações brasileiras, selecionamos o período de 2016 a 2020. A Análise Textual Discursiva foi a metodologia utilizada para obtenção de categorias emergentes: orientações didático-pedagógicas para o trabalho com resolução de problemas; tendências em educação matemática e resolução de problemas e resolução de problemas na formação de professores. Como resultado, destacamos as práticas relacionadas à Educação Básica, indicando que a Etnomatemática e a História da Matemática mostram-se importantes aliadas na resolução de problemas, seja pelo estudo de matemáticas específicas de grupos sociais, seja pela abordagem histórica da origem dos conhecimentos, das motivações e das dificuldades enfrentadas no processo de validação dos conteúdos/conceitos estudados.</p> Kaique Nascimento Martins, Marlúbia Corrêa de Paula, Larissa Pinca Sarro Gomes, Marcelo de Araújo Lino Copyright (c) 2024 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3918 qui, 05 dez 2024 00:00:00 +0000 Tecnologia e jogos digitais em matemática do ensino fundamental: uma revisão de relatos de pesquisa https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3939 <p>Fomos motivados pelas dificuldades de ensinar e aprender matemática no ensino fundamental, e pela relevância da tecnologia e jogos digitais nesse contexto. Realizamos uma revisão sistemática de relatos de pesquisa sobre essas ferramentas no ensino de matemática, publicados entre 2010 e 2020, com o objetivo principal de compreender o estado da produção científica acerca da relação entre tecnologia e jogos digitais e o ensino de matemática no ensino fundamental. Encontramos que essas pesquisas partiram da justificativa da necessidade de estudantes que sejam mais ativos e engajados. Os objetivos das pesquisas giraram em torno da promoção do engajamento estudantil e da desmistificação da matemática. No geral, as pesquisas foram qualitativas e procederam a partir de métodos quase experimentais. Os resultados das pesquisas apontaram para a tecnologia e jogos digitais como elementos funcionais para a ampliação do conhecimento da matemática, do engajamento e da autonomia estudantil em etapa de ensino fundamental.</p> Rafaela Guidio, Diego Marques da Silva, Adriana Fátima de Souza Miola Copyright (c) 2024 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3939 qui, 12 dez 2024 00:00:00 +0000 Leitura, interpretação e avaliação, por duas professoras, da Matemática e Química incorporadas a materiais curriculares integradores https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/4359 <p>O artigo se orienta pelo objetivo de discutir como professores de Química leem, interpretam e avaliam materiais curriculares integradores da área de Ciências da Natureza. O referencial teórico reporta-se a integração curricular e ao conhecimento profissional docente. Trata-se de um estudo de caso em que os dados foram produzidos por meio de entrevistas concedidas por duas professoras, realizadas em conjunto. A análise se deu a partir de duas categorias, das quais os principais resultados indicam que as professoras leem a integração curricular como interdisciplinaridade e a interpretam como flexibilidade. A ausência de clareza e explicitação de justificativas dos procedimentos químicos e matemáticos nos textos de orientação e na apresentação das respostas esperadas, nas informações referentes à variação no grau de complexidade das atividades e na organização dos conteúdos, implica o comprometimento das aprendizagens das professoras em relação aos procedimentos que justificam as estratégias nas resoluções das atividades, o que pode reverberar os processos de ensino e de aprendizagem em uma proposta com projetos integradores.</p> Jackelany de Souza França Durães Machado, Gilberto Januario Copyright (c) 2024 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/4359 qui, 12 dez 2024 00:00:00 +0000 Um estudo sobre jogos digitais para o ensino de Frações no Ensino Fundamental https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/4280 <p>Os alunos da Educação Básica ainda apresentam muitas dificuldades em relação às Frações. Vários estudos apontam que essas dificuldades podem estar relacionadas à forma como o conteúdo é ensinado, aos métodos de ensino e aos recursos didáticos utilizados. Nesse sentido, os jogos digitais surgem como uma alternativa promissora, que tem muito a contribuir para o processo de ensino e aprendizagem desse tópico matemático. Assim, este estudo teve como objetivo investigar os jogos digitais que podem ser utilizados no processo de ensino e aprendizagem das Frações nos anos finais do Ensino Fundamental e analisá-los de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa foi realizada na plataforma ‘Coquinhos: jogos educativos’ e para a análise dos dezessete jogos digitais encontrados, adotou-se uma abordagem documental, de natureza qualitativa. Como resultado, observou-se que, embora a maioria dos jogos seja acessível e envolvente, há uma escassez de jogos voltados especificamente ao público adolescente.</p> Jefferson de Melo Batista, Paula Reis de Miranda Copyright (c) 2024 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/4280 seg, 16 dez 2024 00:00:00 +0000 Uma proposta de abordagem para o Cálculo Integral a partir de um problema da Engenharia Civil https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3676 <p>Neste artigo, apresenta-se uma proposta de organização didática de um evento contextualizado (problema que vincula a matemática às áreas específicas da Engenharia), elaborado com subsídio da Teoria A Matemática no Contexto das Ciências (TMCC). Esse evento foi elaborado a partir de um problema usual da Engenharia Civil — a análise e o projeto de vigas — com o intuito de possibilitar a estudantes do primeiro ano de Engenharia, na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral, a construção de alguns conhecimentos relativos ao Cálculo Integral e o reforço de conhecimentos relativos a máximos e mínimos de funções reais de uma variável. Como resultados, são apontados alguns potenciais desse evento, bem como algumas dificuldades que os alunos podem enfrentar durante a resolução.</p> Karina Bradaschia Rocha, Gabriel Loureiro de Lima Copyright (c) 2024 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3676 sex, 20 dez 2024 00:00:00 +0000 Conteúdos procedimentais: o “saber fazer” a luz da recomposição da aprendizagem de Mato Grosso do Sul https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/4311 <p>A finalidade deste artigo é analisar o “saber fazer” como conteúdo procedimental de ensino/aprendizagem de modo a descrever um conjunto de ações ordenadas e com finalidade para a realização de objetivos educacionais. Trazemos parte de uma dissertação do Programa de Mestrado em Educação Científica e Matemática da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – PROFECM - desenvolvida na cidade de Dourados-MS utilizando como referencial teórico os trabalhos de Zabala; neste recorte propomos analisar o Plano de Recomposição da Aprendizagem - PRA - diante da disciplina de Recomposição da Aprendizagem de Matemática (RA-MAT) a partir do documento orientativo apontado pela Secretaria do Estado de Mato Grosso do Sul - SED/MS - cujo resultado buscamos apontar que a resolução, as finalidades, os propósitos gerais ou as intenções educacionais constituem o ponto de partida primordial que determina, ampara nossa investigação e dá sentido à intervenção pedagógica.</p> Fernando Akiito Moltocaro, Sonner Arfux de Figueiredo Copyright (c) 2024 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/4311 sex, 20 dez 2024 00:00:00 +0000 Implementação da educação STEM por meio de atividades didáticas com simulações https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/4262 <p>O estudo destaca o papel dos simuladores na Educação, como ferramentas didáticas no processo de aprendizagem, integrados aos princípios da abordagem educacional STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). O objetivo foi desenvolver simuladores digitais para uso integrado a sequências didáticas, permitindo que os alunos visualizem situações reais, colocando em prática seus conhecimentos teóricos ao observar e testar suas conjecturas, com foco na Trigonometria. Os simuladores, desenvolvidos com GeoGebra, foram organizados em três atividades independentes com diferentes graus de complexidade, focando na compreensão do espaço e das ações que um braço robótico deve executar. Por não ser uma pesquisa aplicada, os resultados são os próprios simuladores como objetos de aprendizagem disponíveis para uso livre. O estudo mostra que é possível oferecer uma alternativa prática e imersiva para a Educação STEM, ajudando os alunos a aplicarem conhecimentos teóricos em situações reais utilizando simuladores.</p> Agostinho Iaqchan Ryokiti Homa Copyright (c) 2024 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/4262 seg, 09 dez 2024 00:00:00 +0000 Recurso Didático Virtual Dinâmico e Interativo sobre Seções Cônicas https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3692 <p>Este trabalho apresenta a elaboração do livro didático virtual “Aprendendo Seções Cônicas e Suas Propriedades de Reflexão”, projetado como uma ferramenta dinâmica e interativa. Voltado para estudantes do Ensino Médio, concentra-se nos conteúdos matemáticos relacionados às seções cônicas, destacando sua importância prática. O material foi desenvolvido na plataforma GeoGebra, um recurso acessível e gratuito, adotando uma abordagem interativa para facilitar a compreensão e aplicação prática dos conceitos, visando a proporcionar uma experiência de aprendizado ativa. Em sintonia com as demandas contemporâneas de uma educação dinâmica e tecnológica, o trabalho detalha a relevância de materiais dinâmicos e interativos, além de explicar a motivação por trás da escolha da estrutura e elementos utilizados na criação do material.</p> Leonardo Antonio Borgo, Nara Bobko Copyright (c) 2024 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3692 sex, 13 dez 2024 00:00:00 +0000