Uma proposta de aula para a promoção do pensamento funcional na Educação Básica

Autores

  • Carolina Bueno Silvestre Universidade Tecnológica Federal do Paraná/UTFPR, Câmpus Cornélio Procópio/Londrina, Paraná.
  • André Luis Trevisan UTFPR, Londrina.
  • Jader Otávio Dalto Universidade Tecnológica Federal do Paraná/UTFPR, Câmpus Cornélio Procópio/Londrina, Paraná.

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta de tarefa voltada para a sala de aula de Matemática, no intuito de auxiliar/orientar o professor na promoção de discussões coletivas na Educação Básica, com foco nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Para o seu desenvolvimento, utilizamos a Trajetória Hipotética de Aprendizagem como suporte metodológico para a organização do planejamento da aula proposta. Pretendemos analisar como o trabalho com discussões coletivas em sala de aula pode contribuir para a promoção do pensamento algébrico com os alunos, principalmente no que tange ao pensamento funcional. Esperamos contribuir para a prática docente em sala de aula, com possíveis orientações para os professores, de modo a auxiliar nos processos de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Bueno Silvestre, Universidade Tecnológica Federal do Paraná/UTFPR, Câmpus Cornélio Procópio/Londrina, Paraná.

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ensino de Matemática, Universidade Tecnológica Federal do Paraná/UTFPR, Câmpus Cornélio Procópio/Londrina, Paraná.

André Luis Trevisan, UTFPR, Londrina.

Professor do Dep. de Matemática e do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Londrina. Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina.

Jader Otávio Dalto, Universidade Tecnológica Federal do Paraná/UTFPR, Câmpus Cornélio Procópio/Londrina, Paraná.

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Londrina/UEL, Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática, Universidade Tecnológica Federal do Paraná/UTFPR, Câmpus Cornélio Procópio/Londrina, Paraná.

Publicado

2022-05-16

Como Citar

Silvestre, C. B., Trevisan, A. L., & Dalto, J. O. (2022). Uma proposta de aula para a promoção do pensamento funcional na Educação Básica. Educação Matemática Em Revista, 27(74), 5-24. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2763

Edição

Seção

Atividades para Sala de Aula