AS BRINCADEIRAS E O LETRAMENTO ESTATÍSTICO

UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Pedro Henrique Barcarolo Universidade de São Paulo - USP
  • Raquel Milani Universidade de São Paulo -USP

DOI:

https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.1.n.25.2024.p.14-25.

Resumo

Este artigo é um recorte de uma Dissertação de Mestrado em Educação. Tem como objetivo identificar como as brincadeiras estão sendo utilizadas nas práticas pedagógicas em prol do Letramento Estatístico. A pesquisa é caracteriza como qualitativa e está delineada como uma revisão bibliográfica. Para isso, foi realizado um levantamento de teses e dissertações brasileiras que abordassem a temática, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD. A escolha dos trabalhos considerou critérios que auxiliaram a responder o objetivo de pesquisa. Os resultados encontrados possibilitam afirmar que as pesquisas brasileiras não relacionam o brincar com a promoção do Letramento Estatístico ou com a Estatística. Quando considerado a palavra jogo, encontra-se apenas quatro trabalhos que analisam em sua maioria o Ensino Médio. Todas as pesquisas utilizam o jogo como uma estratégia de assimilação e maturação dos conteúdos, não se preocupando em analisar as práticas lúdicas, de interação e envolvimento do processo que caracterizariam o brincar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2024-08-03

Como Citar

Barcarolo, P. H., & Milani, R. (2024). AS BRINCADEIRAS E O LETRAMENTO ESTATÍSTICO: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Educação Matemática Em Revista - RS, 1(25). https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.1.n.25.2024.p.14-25.