AS BRINCADEIRAS E O LETRAMENTO ESTATÍSTICO
UMA REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.1.n.25.2024.p.14-25.Resumo
Este artigo é um recorte de uma Dissertação de Mestrado em Educação. Tem como objetivo identificar como as brincadeiras estão sendo utilizadas nas práticas pedagógicas em prol do Letramento Estatístico. A pesquisa é caracteriza como qualitativa e está delineada como uma revisão bibliográfica. Para isso, foi realizado um levantamento de teses e dissertações brasileiras que abordassem a temática, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD. A escolha dos trabalhos considerou critérios que auxiliaram a responder o objetivo de pesquisa. Os resultados encontrados possibilitam afirmar que as pesquisas brasileiras não relacionam o brincar com a promoção do Letramento Estatístico ou com a Estatística. Quando considerado a palavra jogo, encontra-se apenas quatro trabalhos que analisam em sua maioria o Ensino Médio. Todas as pesquisas utilizam o jogo como uma estratégia de assimilação e maturação dos conteúdos, não se preocupando em analisar as práticas lúdicas, de interação e envolvimento do processo que caracterizariam o brincar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2024 Educação Matemática em Revista - RS
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.