FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
POSSIBILIDADE E DESAFIOS
DOI:
https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.1.n.25.2024.p.26-33Resumo
Este trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa de doutorado desenvolvida com professores de matemática que atuam na educação básica. Objetiva dialogar sobre possibilidades e desafios associados com a formação inicial de professores de matemática na modalidade de educação a distância (EaD). Para isso desenvolveu-se uma entrevista semiestruturada com 10 professores de matemática, dialogando sobre o processo pessoal de formação inicial. Como corpus desse estudo utilizam-se as transcrições fiéis das entrevistas desenvolvidas, e cuja análise é realizada pelo método da Análise Textual Discursiva. Dos resultados destaca-se que na formação inicial de professores de matemática, a EaD apresenta benefícios em termos de acesso e flexibilidade, mas enfrenta desafios relacionados à falta de engajamento dos acadêmicos, à ausência de interação presencial e à falta de espaços físicos para atividades práticas. Assim, é essencial repensar continuamente as políticas públicas educacionais, almejando garantir uma formação mais qualificada, e que prepare adequadamente os futuros profissionais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2024 Educação Matemática em Revista - RS
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.