SOBRE A APRENDIZAGEM DE ANÁLISE COMBINATÓRIA NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DIAGNÓSTICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.1.n.25.2024.p.102-114

Resumo

Apresentamos resultados de um estudo diagnóstico que buscou responder à questão de pesquisa: “Que dificuldades os estudantes do ensino médio apresentam ao estudar análise combinatória?” As informações foram coletadas em junho de 2023, por meio da consulta a 67 estudantes do terceiro ano do ensino médio da rede estadual de ensino de Belém-PA, mediante a aplicação de um teste de verificação de aprendizagem. As informações foram sistematizadas e apresentadas por meio de gráficos e tabelas. Tais resultados indicaram que, segundo a nossa amostra, a escolaridade dos pais é fator importante na formação dos filhos, os alunos apresentam hábitos de estudos incondizentes com às exigências da disciplina matemática, que a metodologia adotada pelo professor influencia grandemente na aprendizagem e que os alunos continuam apresentando baixo rendimento neste conteúdo. Ao final concluímos que ainda temos muito a evoluir nos processos de ensino e de aprendizagem de análise combinatória, no ensino médio.

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Biografia do Autor

Fabrício Lobato da Silva, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2014). Doutorado em andamento em Educação em Ciências e Matemáticas(UFPA). Atualmente é professor de Matemática em Pré -Vestibular. Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática pela Universidade do Estado do Pará (UEPA-2022). Especialista em ENEM: COMPETÊNCIAS E HABILIDADES EM MATEMÁTICA E CIÊNCIAS DA NATUREZA(Estácio-RJ). Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática (Estácio-RJ). Especialista em Matemática e suas tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Membro do Grupo de Pesquisa em Didática da Matemática (GEDIM-UFPA). Membro do Grupo de Pesquisa em Estatística (GEDIM-Statistics-UFPA). Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Pesquisando e publicando em Alto nível nas áreas de Didática da Matemática, História da Matemática e Estudos sobre Competências e Habilidades em Matemática para o Enem.

Ronaldo Matheus Castro da Costa, Universidade do Estado do Pará

Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática

Marco Aurélio Kistemann Junior, Universidade Federal de Juiz de Fora

Marco Aurélio Kistemann Jr. é Pesquisador de campo e Líder do Grupo Pesquisa de Ponta (UFJF) e Pesquisador Colaborador do Grupo PEA-MAT-PUC-SP-Processo de Ensino-Aprendizagem da Matemática. Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1999), Bacharel em Ciências Humanas na UFJF (2023), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Doutorado na Universidade Estadual Paulista (UNESP-RioClaro-2011) em Educação Matemática com tema referente à Educação Financeira, Produção de Significados e Educação Matemática Crítica. É também professor-associado do Departamento de Matemática e professor da Linha de Pesquisa 1(Formação de Professores de Matemática) do Mestrado-Doutorado Profissional em Educação Matemática (UFJF) e do Mestrado Profissional em Gestão Escolar e Avaliação do CAED/UFJF. Membro da Cátedra Sérgio Vieira de Mello-Pareceria Acnur-ONU-UFJF com ações de Educação Financeira para Refugiados, Coordenador de diversos Projetos de Extensão Universitária com temática de Educação Financeira, Inclusão e Justiça Social e Economia Solidária na UFJF e membro do Conselho Editorial da Editora UFJF. Atualmente é bacharelando em Ciências Sociais (UFJF) e licenciando em Filosofia (Unicesumar). Orcid:https://orcid.org/0000-0002-8970-3954.Lattes:http://lattes.cnpq.br/0321706175094911.E-mail:marco.kistemann@.ufjf.br kistemann1972@gmail.com 

Publicado

2024-08-03

Como Citar

Silva, F. L. da ., Costa, R. M. C. da ., Giordano, C. C., & Kistemann Junior, M. A. . (2024). SOBRE A APRENDIZAGEM DE ANÁLISE COMBINATÓRIA NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DIAGNÓSTICO . Educação Matemática Em Revista - RS, 1(25). https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.1.n.25.2024.p.102-114