RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID

MANIPULÁVEIS NO ENSINO DE ANÁLISE COMBINATÓRIA

Autores

  • Fernanda de Jesus Neves Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB
  • Lucas de Oliveira Santana Tanan Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB
  • Lucas Ribeiro de Jesus Cerqueira Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB
  • Otávio Augusto Rodrigues Melo Secretaria de Educação do Estado da Bahia
  • Zulma Elizabete de Freitas Madruga Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) http://orcid.org/0000-0003-1674-0479

DOI:

https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.1.n.25.2024.p.87-91

Resumo

Este relato apresenta as experiências obtidas na elaboração e desenvolvimento de uma oficina de matemática envolvendo o uso de letras e números confeccionados em material flexível, para o ensino de Análise Combinatória, proporcionada pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Matemática. A atividade foi realizada em uma ocasião que houve a junção de duas turmas de 2º série do Ensino Médio, noturno, de um colégio estadual localizado no município de Amargosa - BA. Foi escolhido um material manipulável devido à potencialidade que esse tipo de material possui em motivar os estudantes a estarem envolvidos na aula, sem perder de vista a busca pelo entendimento do conteúdo e contextualização com a realidade. Como resultado percebeu-se uma maior participação dos estudantes durante a aula, e indícios de compreensão do conteúdo em questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda de Jesus Neves, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Licencianda em Matemática no Centro de Formação de Professores da Univesidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Lucas de Oliveira Santana Tanan, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Licenciando em Matemática no Centro de Formação de Professores da Univesidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Lucas Ribeiro de Jesus Cerqueira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Licenciando em Matemática no Centro de Formação de Professores da Univesidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Otávio Augusto Rodrigues Melo, Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Mestre em Matemática. Licenciado em Matemática. Professor na Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Supervisor do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Doutora em Educação em Ciências e Matemática. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática (PPGEM/UESC)

Publicado

2024-08-03

Como Citar

Neves, F. de J., Tanan, L. de O. S., Cerqueira, L. R. de J., Melo, O. A. R., & Madruga, Z. E. de F. (2024). RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID: MANIPULÁVEIS NO ENSINO DE ANÁLISE COMBINATÓRIA. Educação Matemática Em Revista - RS, 1(25). https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.1.n.25.2024.p.87-91