CULTIVANDO A CONSCIÊNCIA EMOCIONAL NA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA

UMA ABORDAGEM PRÁTICA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Rodrigo Ramos de Souza Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.1.n.25.2024.p.77-86

Resumo

Este trabalho apresenta relatos do desenvolvimento e aplicação de uma proposta didática para um ensino de matemática orientado para a promoção da consciência emocional nos estudantes. Sob uma abordagem qualitativa e por meio uma pesquisa descritiva e um estudo de campo, a proposta foi posta em prática em uma turma de 9° ano do Ensino Fundamental, buscando oferecer uma abordagem prática em sala de aula para fomentar a consciência emocional durante as interações dos alunos com conteúdos matemáticos. Foi possível notar alguns traumas, aflições e processos de exclusão que a disciplina e o ambiente escolar podem gerar nas crianças desde tão cedo. Essa experiência possibilitou vislumbrar caminhos para novas perspectivas na Educação Matemática no que tange à importância e à urgência de se considerar as emoções dos alunos como parte integrante do processo educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2024-08-03

Como Citar

Souza, R. R. de. (2024). CULTIVANDO A CONSCIÊNCIA EMOCIONAL NA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM PRÁTICA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Educação Matemática Em Revista - RS, 1(25). https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.1.n.25.2024.p.77-86