CULTIVANDO A CONSCIÊNCIA EMOCIONAL NA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA
UMA ABORDAGEM PRÁTICA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.1.n.25.2024.p.77-86Resumo
Este trabalho apresenta relatos do desenvolvimento e aplicação de uma proposta didática para um ensino de matemática orientado para a promoção da consciência emocional nos estudantes. Sob uma abordagem qualitativa e por meio uma pesquisa descritiva e um estudo de campo, a proposta foi posta em prática em uma turma de 9° ano do Ensino Fundamental, buscando oferecer uma abordagem prática em sala de aula para fomentar a consciência emocional durante as interações dos alunos com conteúdos matemáticos. Foi possível notar alguns traumas, aflições e processos de exclusão que a disciplina e o ambiente escolar podem gerar nas crianças desde tão cedo. Essa experiência possibilitou vislumbrar caminhos para novas perspectivas na Educação Matemática no que tange à importância e à urgência de se considerar as emoções dos alunos como parte integrante do processo educacional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2024 Educação Matemática em Revista - RS
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.