EXPLORANDO A ÁLGEBRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS: REFLEXÕES A PARTIR DE UM PROBLEMA NO CURSO DE FUNDAMENTOS DE ÁLGEBRA
DOI:
https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.1.n.25.2024.p.62-68Resumo
Este artigo apresenta reflexões sobre o Ensino da Álgebra na Educação Básica, com foco na abordagem da Álgebra através da Resolução de Problemas e o uso de Tecnologias Digitais como ferramentas de ensino. Também apresentamos recorte da disciplina de Fundamentos de Álgebra como cenário para investigação. O trabalho de pesquisa ressalta a importância de um estudo dinâmico e colaborativo, enfatizando a colaboração entre os colegas e a integração das Tecnologias Digitais no processo de aprendizagem. Argumenta-se que é possível desenvolver mecanismos de resolução de problemas que sejam instigantes e que promovam uma melhor compreensão dos conceitos de Álgebra. Ao longo do artigo, são apresentadas percepções e reflexões obtidas durante a resolução de um problema proposto em uma disciplina de pós-graduação. Essas percepções oferecem ideias valiosas sobre a eficácia da abordagem da Álgebra através da Resolução de Problemas e do uso de Tecnologias Digitais no contexto educacional. No final, o artigo busca inspirar outros educadores a adotar práticas inovadoras e dinâmicas no ensino da Álgebra, visando uma aprendizagem mais significativa e engajadora para os alunos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2024 Educação Matemática em Revista - RS
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.