UM ESTUDO SOBRE OS EFEITOS DO CONTRATO DIDÁTICO NA AULA DE MATEMÁTICA EM UMA TURMA DE 8º ANO
DOI:
https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.1.n.25.2024.p.45-53Resumo
Este artigo é um recorte de uma Dissertação de Mestrado e tem como objetivo principal analisar situações didáticas e as possíveis rupturas envolvendo o saber algébrico, resolução e elaboração de problemas em sistema linear de equações do 1º grau sob a ótica dos elementos e efeitos do Contrato Didático. Uma pesquisa de natureza qualitativa foi realizada com uma professora e seus estudantes de uma turma do 8º ano Ensino Fundamental de uma escola municipal localizada no agreste de Pernambuco. Foi aplicada uma entrevista semiestruturada com a professora e houve a observação das aulas referentes ao conteúdo. Diante dos dados, pôde-se identificar os elementos e os efeitos do Contrato Didático e constatar que a resolução de problemas é uma habilidade usual na sala de aula investigada, revelando-se como uma ruptura do contrato, levando o professor e os alunos a algumas mudanças na relação didática.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2024 Educação Matemática em Revista - RS
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.