JOGO DE TABULEIRO E TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO RECURSOS METODOLÓGICOS PARA AULAS DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.1.n.25.2024.p.69-76

Resumo

São perceptíveis os desafios enfrentados pelos professores no ensino de Matemática, no que diz
respeito ao interesse dos estudantes pela disciplina e ao entendimento dos conceitos
matemáticos. A justificativa deste trabalho se dá através da inquietação no que diz respeito às
aulas tradicionais de matemática, nas quais é comum a memorização de fórmulas por parte dos
alunos, sem uma compreensão das ideias que estão por trás dos conceitos. A questão colocada é:
a utilização do material didático paralelo ao uso de recursos tecnológicos contribuirá para o
interesse dos alunos e um melhor entendimento acerca dos conteúdos matemáticos? O objetivo
geral deste artigo é contribuir com o ensino de geometria através da análise do desenvolvimento
e experienciação de um jogo de tabuleiro, elaborado pela primeira autora, buscando possibilitar
a compreensão dos conceitos matemáticos. Espera-se que, com as atividades aqui propostas, o
ensino de Matemática seja mais significativo e dinâmico.

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Biografia do Autor

Márcio Vianna, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Castelo Branco (UCB). Mestre em Educação Matemática pela Universidade Santa Úrsula. Doutor em Ciência Tecnologia e Inovação em Agropecuária
pelo PPGCTIA – UFRRJ. Professor UFRRJ/IE-Depto. de Teor. e Planej. de Ensino-Professor Adjunto III.

Publicado

2024-08-03

Como Citar

Soriano, M., & Vianna, M. (2024). JOGO DE TABULEIRO E TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO RECURSOS METODOLÓGICOS PARA AULAS DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO. Educação Matemática Em Revista - RS, 1(25). https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.1.n.25.2024.p.69-76