OS PERCALÇOS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DESDE A LICENCIATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.1.n.25.2024.p.34-44

Resumo

Este artigo traz um breve panorama das dificuldades enfrentadas pelos professores de matemática durante a licenciatura. O objetivo consistiu em investigar desafios e dificuldade a que os estudantes de licenciatura em matemática estão submetidos durante a sua formação e atuação. A metodologia utilizada neste estudo possui uma abordagem mista que abrange a análise qualitativa e a análise quantitativa. Além disso, foram realizadas uma revisão bibliográfica, uma pesquisa documental e uma busca de dados e informações disponibilizadas pelo Ministério da Educação (MEC) e demais órgãos e/ou Instituições que tratam do estudo em questão. Os resultados apontaram que, embora tenha havido avanço no desenvolvimento de políticas de Assistência Estudantil nesse nível de ensino, as dificuldades e desafios persistem diante da falta de recursos didáticos e financiamento suficiente para os cursos de licenciaturas. Apontaram também que, embora essas políticas tenham contribuído com estudantes que demandam delas, elas necessitem de revisões e atualizações. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Atair Silva de Sousa, Universidade de São Paulo (USP)

Pesquisador em Informações e Avaliações Educacionais pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - Anísio Teixeira - Inep.

Doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Especialização em Gestão Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialização em Ensino de Ciências - Física pela Universidade Federal de Minas Gearais (UFMG).  Graduado em Física (Licenciatura).

Colabora como Parecerista nos seguinte Periódicos:

Periódico: Archivos Analíticos de políticas Educativas / Education Policyanalysis arc

Periódico: Anais do Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (UFMS)

Periódico: Horizontes (EDUSF)

Periódico: Trabalho & Educação (UFMG)

Periódico: Educação em Revista (ONLINE)

Periódico: Educação em Foco (UFJF)

Periódico: Educação em Foco (UEMG)

Periódico: Pesquisa e Debate em Educação (CAEd/UFJF)

Periódico: #Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia (IFRS

Prof. Wanderley, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG)

Professor Titular do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet/MG).

Doutor em Engenharia Metalúrgica e de Minas, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).  Mestrado em Ciências Técnicas Nucleares pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduado em Física pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Colaborador: avaliador do MEC/INEP no ENEM, no ENADE e para credeniamento e recredenciamento de Instituições de Ensino Superior.

Publicado

2024-08-03

Como Citar

Sousa, A. S. de, & Roberto, W. dos S. (2024). OS PERCALÇOS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DESDE A LICENCIATURA . Educação Matemática Em Revista - RS, 1(25). https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.1.n.25.2024.p.34-44