ALÉM DAS FACES COLORIDAS: A UTILIZAÇÃO DO CUBO MÁGICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.1.n.25.2024.p.92-101

Resumo

O presente artigo busca investigar e promover as potencialidades do Cubo Mágico como recurso pedagógico no ensino e aprendizagem da matemática. Para isso, realizou-se um resgate histórico para compreender sua evolução, relevância como objeto de entretenimento e desafio e, além disso, uma pesquisa acerca de possibilidades de utilização em sala de aula. Foram analizadas nove dissertações sobre o tema, identificando as potencialidades da utilização do Cubo Mágico no desenvolvimento de habilidades matemáticas e na motivação dos estudantes. Relata-se a aplicação de uma proposta pedagógica, com o objetivo identificar alguns conceitos matemáticos relacionados com o Cubo e melhorar o engajamento de estudantes de uma turma de terceiro ano do Ensino Médio. A pesquisa, busca contribuir para a disseminação e ampliação do uso do Cubo Mágico como recurso pedagógico, promovendo a concentração, o raciocínio lógico, planejamento estratégico e perseverança na resolução de problemas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cinthya Maria Schneider Meneghetti, Universidade Federal do Rio Grande

Universidade Federal do Rio Grande

Instituto de Matemática Estatística e Física

Área: Matemática

Publicado

2024-08-03

Como Citar

Meneghetti, C. M. S., & Andrade Pedrotti, V. . (2024). ALÉM DAS FACES COLORIDAS: A UTILIZAÇÃO DO CUBO MÁGICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA. Educação Matemática Em Revista - RS, 1(25). https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.1.n.25.2024.p.92-101