ALÉM DAS FACES COLORIDAS: A UTILIZAÇÃO DO CUBO MÁGICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.1.n.25.2024.p.92-101Resumo
O presente artigo busca investigar e promover as potencialidades do Cubo Mágico como recurso pedagógico no ensino e aprendizagem da matemática. Para isso, realizou-se um resgate histórico para compreender sua evolução, relevância como objeto de entretenimento e desafio e, além disso, uma pesquisa acerca de possibilidades de utilização em sala de aula. Foram analizadas nove dissertações sobre o tema, identificando as potencialidades da utilização do Cubo Mágico no desenvolvimento de habilidades matemáticas e na motivação dos estudantes. Relata-se a aplicação de uma proposta pedagógica, com o objetivo identificar alguns conceitos matemáticos relacionados com o Cubo e melhorar o engajamento de estudantes de uma turma de terceiro ano do Ensino Médio. A pesquisa, busca contribuir para a disseminação e ampliação do uso do Cubo Mágico como recurso pedagógico, promovendo a concentração, o raciocínio lógico, planejamento estratégico e perseverança na resolução de problemas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2024 Educação Matemática em Revista - RS
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.