AVALIANDO A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DOS ESTUDANTES PÓS ENSINO REMOTO
DOI:
https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.1.n.24.2023.p.71-80Resumo
Este artigo tem como objetivo avaliar a aprendizagem dos estudantes pós ensino remoto, no que tange a unidade temática números. Para tal, foi aplicada um instrumento avaliativo com cinco questões, a cento e um estudantes do oitavo ano do Ensino Fundamental, de seis escolas do Rio Grande do Sul. Os dados analisados quantitativamente e apresentados em porcentagens, revelam uma expressiva quantidade de questões em branco e das demais, uma pequena quantidade correta. Visto que, nenhuma das questões obteve mais de 50% de acertos, o mais próximo disso foi a questão sobre o princípio multiplicativo da contagem, que ficou com 43,56%. Inclusive, a questão sobre potenciação, conceito abordado desde o 6º ano, obteve apenas 8,91% de acertos. Por fim, os dados alertam para a necessidade de buscar alternativas para minimizar a defasagem de aprendizagem, desconstruindo assim a ideia de que a Matemática é para poucos, para os gênios.
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