AVALIANDO A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DOS ESTUDANTES PÓS ENSINO REMOTO

Autores

  • Carla Denize Ott Felcher Universidade Federal do Rio Grande do Sul http://orcid.org/0000-0002-9733-9451
  • Matheus Nogueira Lopes UFPel
  • Karen Klug Kruger UFPel
  • Nelitiane Soares dos Santos UFPel

DOI:

https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.1.n.24.2023.p.71-80

Resumo

Este artigo tem como objetivo avaliar a aprendizagem dos estudantes pós ensino remoto, no que tange a unidade temática números. Para tal, foi aplicada um instrumento avaliativo com cinco questões, a cento e um estudantes do oitavo ano do Ensino Fundamental, de seis escolas do Rio Grande do Sul.  Os dados analisados quantitativamente e apresentados em porcentagens, revelam uma expressiva quantidade de questões em branco e das demais, uma pequena quantidade correta. Visto que, nenhuma das questões obteve mais de 50% de acertos, o mais próximo disso foi a questão sobre o princípio multiplicativo da contagem, que ficou com 43,56%. Inclusive, a questão sobre potenciação, conceito abordado desde o 6º ano, obteve apenas 8,91% de acertos. Por fim, os dados alertam para a necessidade de buscar alternativas para minimizar a defasagem de aprendizagem, desconstruindo assim a ideia de que a Matemática é para poucos, para os gênios.

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Biografia do Autor

Matheus Nogueira Lopes, UFPel

Acadêmico do Curso de Licenciatura em Matemática da UFPel

Karen Klug Kruger, UFPel

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Matemática da UFPel

Nelitiane Soares dos Santos, UFPel

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Matemática da UFPel

Publicado

2023-07-15

Como Citar

Felcher, C. D. O., Nogueira Lopes, M. ., Klug Kruger, K. ., & Soares dos Santos, N. . (2023). AVALIANDO A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DOS ESTUDANTES PÓS ENSINO REMOTO. Educação Matemática Em Revista - RS, 1(24). https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.1.n.24.2023.p.71-80