O USO DE TDIC EM PRÁTICAS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: O CASO DE PROFESSORES INICIANTES EM ALEGRETE - RS

Autores

  • Leonardo Alves Vargas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha
  • Rafael Winícius da Silva Bueno Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha http://orcid.org/0000-0002-9573-8053

DOI:

https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.1.n.24.2023.p.126-134

Resumo

A presente pesquisa, de natureza qualitativa, teve por objetivo construir compreensões sobre percepções de professores de Matemática, em início de carreira, quanto à utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nas suas dinâmicas pedagógicas. Utilizou-se como referencial teórico o Construcionismo. Assim, foram entrevistados dez professores, com até cinco anos de trabalho, e as respostas fornecidas às questões dissertativas foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva. Constatou-se que esse grupo de educadores apresenta uma visão positiva sobre a utilização das TDIC em sala de aula e relaciona o seu uso com a maior participação dos estudantes nas atividades pedagógicas. As perspectivas apresentadas pelos participantes, quanto aos efeitos da utilização das TDIC para a aprendizagem, conectam-se com as ideias apontadas no Construcionismo, pois eles entendem que as TDIC podem ser um diferencial no desenvolvimento do estudante, fomentando-o a assumir maior protagonismo nas dinâmicas de ensino e aprendizagem.

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Biografia do Autor

Leonardo Alves Vargas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

Especialista em Ensino de Ciências e Matemática

Rafael Winícius da Silva Bueno, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

Departamento de Matemática

Publicado

2023-07-15

Como Citar

Vargas, L. A., & Bueno, R. W. da S. (2023). O USO DE TDIC EM PRÁTICAS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: O CASO DE PROFESSORES INICIANTES EM ALEGRETE - RS. Educação Matemática Em Revista - RS, 1(24). https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.1.n.24.2023.p.126-134