O USO DE TDIC EM PRÁTICAS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: O CASO DE PROFESSORES INICIANTES EM ALEGRETE - RS
DOI:
https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.1.n.24.2023.p.126-134Resumo
A presente pesquisa, de natureza qualitativa, teve por objetivo construir compreensões sobre percepções de professores de Matemática, em início de carreira, quanto à utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nas suas dinâmicas pedagógicas. Utilizou-se como referencial teórico o Construcionismo. Assim, foram entrevistados dez professores, com até cinco anos de trabalho, e as respostas fornecidas às questões dissertativas foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva. Constatou-se que esse grupo de educadores apresenta uma visão positiva sobre a utilização das TDIC em sala de aula e relaciona o seu uso com a maior participação dos estudantes nas atividades pedagógicas. As perspectivas apresentadas pelos participantes, quanto aos efeitos da utilização das TDIC para a aprendizagem, conectam-se com as ideias apontadas no Construcionismo, pois eles entendem que as TDIC podem ser um diferencial no desenvolvimento do estudante, fomentando-o a assumir maior protagonismo nas dinâmicas de ensino e aprendizagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2023 Educação Matemática em Revista - RS
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.