UMA PROPOSTA DE ENSINO DE PROBABILIDADE EM UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E SUAS RELAÇÕES COM CONHECIMENTOS ESTATÍSTICOS

Autores

  • Janielly Taila dos Santos Verbisck
  • Marilena Bittar

DOI:

https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.D15

Resumo

Neste trabalho apresentamos uma proposta de ensino de probabilidade e as relações que se estabelecem com conhecimentos estatísticos em uma coleção de livros didáticos destinada aos anos finais do ensino fundamental. Para isso, analisamos uma coleção aprovada no PNLD de 2017 a partir de elementos teóricos e metodológicos da Teoria Antropológica do Didático, que nos possibilitou mapear, modelar e analisar as escolhas para o ensino de probabilidade e as relações com a estatística. Concluímos que nesta coleção, propõe-se certa relação entre a probabilidade e a estatística em algumas ocasiões nos sétimo e oitavo anos, especialmente quanto a leitura e análise de tabelas e gráficos para o cálculo de probabilidades de eventos específicos. Entretanto, tal relação é priorizada somente no último volume da coleção. Esses e outros fatores fortalecem a ideia da necessidade de elaboração de propostas de ensino alternativas que ultrapassem as problemáticas identificadas nessa investigação. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-11-10

Como Citar

Verbisck, J. T. dos S. ., & Bittar, M. . (2022). UMA PROPOSTA DE ENSINO DE PROBABILIDADE EM UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E SUAS RELAÇÕES COM CONHECIMENTOS ESTATÍSTICOS. Educação Matemática Em Revista - RS, 2(23). https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.D15