UMA PROPOSTA DE ENSINO DE PROBABILIDADE EM UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E SUAS RELAÇÕES COM CONHECIMENTOS ESTATÍSTICOS
DOI:
https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.D15Resumo
Neste trabalho apresentamos uma proposta de ensino de probabilidade e as relações que se estabelecem com conhecimentos estatísticos em uma coleção de livros didáticos destinada aos anos finais do ensino fundamental. Para isso, analisamos uma coleção aprovada no PNLD de 2017 a partir de elementos teóricos e metodológicos da Teoria Antropológica do Didático, que nos possibilitou mapear, modelar e analisar as escolhas para o ensino de probabilidade e as relações com a estatística. Concluímos que nesta coleção, propõe-se certa relação entre a probabilidade e a estatística em algumas ocasiões nos sétimo e oitavo anos, especialmente quanto a leitura e análise de tabelas e gráficos para o cálculo de probabilidades de eventos específicos. Entretanto, tal relação é priorizada somente no último volume da coleção. Esses e outros fatores fortalecem a ideia da necessidade de elaboração de propostas de ensino alternativas que ultrapassem as problemáticas identificadas nessa investigação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2022 Educação Matemática em Revista - RS
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.