APRENDIZAGEM SOBRE TABELAS POR ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Betânia Evangelista
  • Gilda Guimarães
  • Izabella Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.D13

Resumo

Investigamos a aprendizagem de alunos 2º ano do Ensino Fundamental sobre tabelas a partir de uma pesquisa experimental com todos os alunos de três turmas, sendo que duas constituíram o grupo experimental (35 alunos) e outra o grupo controle (20 alunos). Os alunos do grupo experimental vivenciaram uma sequência de atividades envolvendo interpretar e construir tabelas simples e de dupla entrada e interpretar tabelas de dupla entrada com variáveis numéricas e nominais. Inicialmente os alunos que apresentavam dificuldades em interpretar e construir para tomada de decisão e análise de conclusão, após a sequência de atividades, apresentaram avanços significativos, passando interpretar informações em tabelas com mais de uma variável e a construírem tabelas simples. Assim, podemos afirmar que alunos dos anos iniciais, quando levados a refletir sobre a representação em tabela como objeto de ensino, são capazes de aprender interpretar e construir tabelas.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-11-10

Como Citar

Evangelista, B., Guimarães, G., & Oliveira, I. . (2022). APRENDIZAGEM SOBRE TABELAS POR ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL . Educação Matemática Em Revista - RS, 2(23). https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.D13